A inteligência de mercado consiste numa área que se apoia em dados e informações para o embasamento da tomada de decisão nos negócios. Dada a sua relevância atual, profissionais que estão se aperfeiçoando nesse campo são os talentos cuja expertise tem sido cada vez mais requerida pelas organizações.
Neste artigo, vamos apresentar duas soluções de ensino ideais para você que quer se destacar no segmento de inteligência de mercado. Mas, antes disso, confira um pouco mais sobre alguns pontos fundamentais para se ter em mente quando falamos nessa área de atuação tão promissora nos dias de hoje.
Campo estratégico para os negócios
Atualmente, a alta quantidade de informações geradas provém dos mais diversos ambientes, como as redes sociais ou CRM (Customer Relationship Management), de onde se pode coletar informações muito úteis para a definição de estratégias e o processo decisório.
No entanto, não basta apenas coletar esse montante de dados para que eles, de fato, tenham utilidade. É preciso analisá-los, de modo que esse todo faça sentido e possa embasar as decisões.
É nesse ponto em que reside a principal função da inteligência de mercado. A partir da coleta e análise de dados e informações, o objetivo é transformar tudo isso em informação que sustente o direcionamento de gestores e tomadores de decisão.
Com a inteligência de mercado, busca-se alcançar eficiência e assertividade nos processos decisórios.
Tais componentes se relacionam à inteligência de mercado na medida em que os tomadores de decisão, ao se basearem no monitoramento e na análise de dados, ganham agilidade e segurança em seus processos.
Com informações bem organizadas e acuradas, se torna mais fácil dar o direcionamento adequado às estratégias da empresa, com menores riscos no processo.
Importância da visão micro e macro para os profissionais da área
Profissionais de inteligência de mercado devem ter tanto uma visão micro quanto macro do universo em que sua empresa atua.
Por exemplo, referimo-nos, no tópico anterior, aos dados gerados a partir do relacionamento com os clientes via redes sociais e CRM.
É claro que a análise desses dados são cruciais para a inteligência de mercado, mas ela não deve se restringir ao comportamento e à resposta dos clientes aos produtos e serviços ofertados.
As organizações devem ampliar sua atenção para diversos outros fatores que envolvem a empresa, para que ela, de fato, ganhe vantagem competitiva.
Ou seja, um dos focos de atenção primordial também deve ser a análise da concorrência, do segmento de atuação e do mercado como um todo.
Com base nisso, é possível ter uma noção mais embasada e ampla das tendências do momento, avaliando de que modo as próprias ações e decisões têm refletido tais tendências e como novas estratégias podem antecipar necessidades e expectativas dos clientes e do mercado.
Destaque-se no mercado com uma das soluções do LABFIN.PROVAR – FIA
Oferecemos no LABFIN.PROVAR – FIA cursos de pós-graduação lato sensu (Certificate e MBA), nos formatos presencial e Live-EaD, para você se diferenciar na área de inteligência de mercado com uma formação de altíssima qualidade. Saiba mais sobre eles abaixo:
Melhores técnicas de inteligência de mercado, combinadas com pilares da gestão
Na Pós-graduação Inteligência de Mercado do LABFIN.PROVAR – FIA exploramos os métodos e as melhores técnicas para você aperfeiçoar as análises que precisa realizar em seu dia a dia de trabalho.
Os conteúdos explorados no curso combinam o aprofundamento nas etapas do ciclo de inteligência de mercado com quatro grandes pilares da gestão: estratégia, marketing, finanças e gestão de pessoas.
Ou seja, durante o curso, à medida que se aprofunda em planejamento, coleta, análise e transformação de dados e informações em inteligência, você aprende os conceitos mais importantes da gestão de qualquer negócio, de modo que possa aplicá-los com facilidade na sua prática profissional diária.
Dessa forma, o objetivo do curso é lhe tornar apto a fazer recomendações mais bem embasadas aos tomadores de decisão, aperfeiçoando a inteligência competitiva da sua empresa.
Inteligência de mercado e gestão de negócios num só curso
O MBA Gestão de Negócios: Inteligência de Mercado do LABFIN.PROVAR – FIA oferece ao profissional a possibilidade de aprimorar suas competências tanto na gestão de negócios quanto em questões referentes à inteligência de mercado.
Único no Brasil a tratar conjuntamente dessas duas competências, foi criado em 2016 e vem sendo constantemente aperfeiçoado para atender às exigências do mercado de trabalho.
Dessa forma, o curso procura abordar os diferentes pontos de vista sob os quais uma organização é administrada.
Ao mesmo tempo, explora todas as etapas do ciclo de transformação de dados e informações em conhecimento e inteligência.
Ou seja, ao mesmo tempo em que você desenvolve uma visão crítica e sistêmica sobre gestão do negócio, aprende como a inteligência de mercado pode elevar a qualidade com que essa gestão é realizada.
O objetivo, também, é que o aluno aprimore a forma com que comunica suas recomendações de inteligência de mercado às diversas áreas da organização para tomada de decisões mais assertivas.
Clique aqui para conhecer todas as nossas soluções de ensino e invista no know-how de uma das melhores escolas de negócios do Brasil e do mundo.
Fonte: LABFIN.PROVAR – FIA