Pós

Inteligência de Mercado

Informações Gerais

24/04/2019
quartas e quintas-feiras
das 19h às 23h
Av. Paulista, 302
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Pós-Graduação Inteligência de Mercado



Coordenadores:

Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo
Presidente do Conselho do PROVAR e Professor Titular da FEA – USP.
Prof. Dr. José Roberto Securato

Presidente do Conselho do LABFIN e Professor Titular da FEA – USP.

Apresentação do Curso

O aumento da competitividade entre as empresas incita a necessidade de antecipar os movimentos dos concorrentes, compreender com precisão as necessidades dos clientes e interpretar os cenários financeiros e econômicos, além de preparar e engajar as equipes para que exerçam bem o papel esperado de Inteligência de Mercado: apoiar o processo decisório da empresa.

Embora não exista uma tomada de decisão inteiramente isenta de riscos, a ideia é tornar o processo decisório da empresa mais assertivo, processo esse que se insere no contexto do alcance dos objetivos que a organização se fixou, na maximização de oportunidades e na mitigação de riscos. É preciso, portanto, saber onde encontrar as informações pertinentes, considerando tudo o que está à volta, e quais ferramentas utilizar para analisá-las e gerar as recomendações esperadas, na hora certa.

Diferenciais do Curso

Este foi o primeiro curso de Inteligência de Mercado, lançado em 2007, no Brasil. De lá para cá, vem sendo permanentemente adaptado às exigências das empresas que contratam os alunos e ex-alunos, já que elas se beneficiam diretamente com as ferramentas dessa especialização.

Como o ideal é que a área de IM não funcione “sob demanda”, e sim de uma maneira proativa, há destaque para as competências analíticas e a identificação das necessidades de IM da organização em função da natureza das decisões a serem tomadas, das metas estratégicas (e eventualmente táticas) e das áreas de vigilância da empresa. Com isso, processos e metodologias de IM podem ser aplicados a diversos tipos de inteligência produzíveis: em produtos, competitiva, financeira, tecnologia, em compras/supply chain, comercial, em P&D, imobiliária, saúde etc.

O foco em trazer à discussão e analisar problemas e fatos reais está presente em todas as disciplinas, por meio da grande experiência dos professores, especialistas no assunto que ministram.

Objetivos:

  • Capacitar os alunos a tomar decisões em ambientes de alta competitividade, com o uso de modernas ferramentas nas diversas disciplinas abordadas no curso.
  • Desenvolver uma visão crítica do processo de Inteligência, na medida em que alunos dos mais variados segmentos podem trocar experiências e ideias, transferindo o conhecimento de uma área para outra e com isso expandindo as possibilidades de compreensão das soluções para os problemas relacionados a informações e gestão.
  • Compreender a relatividade das áreas de conhecimento, fazendo com que a visão da solução de um problema ou da solução relacionada à inteligência seja abrangente e complexa, fugindo de uma solução simplista e óbvia.

Perfil do Aluno:

  • Profissionais da área de pesquisa e inteligência de mercado que buscam reciclagem e especialização.
  • Analistas, planejadores e estrategistas de mercado, gestores de comunicação e relacionamento com o consumidor e demais profissionais que queiram se aprofundar na área de Inteligência de Mercado.
  • Profissionais que estão ingressando na área de pesquisa e inteligência de mercado, e precisam adquirir os conhecimentos necessários para o desempenho das novas funções.

Metodologia:

A metodologia do curso é composta por aulas expositivas, resolução de exercícios, palestras e simulações empresariais, conferindo dinamismo ao desenvolvimento das atividades. O curso também utiliza vários casos estruturados pelo PROVAR para a ilustração de conceitos abordados durante as aulas teóricas e vídeos para motivar o debate e a troca de ideias entre os alunos.

Credenciamentos

ANPAD – Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração
FIA – Fundação instituto de Administração
MEC – Ministério da Educação e Cultura.

Carga horária Total:

420 horas/aula, divididas da seguinte forma:

  • 360 hrs – aulas presenciais;
  • 60 hrs – disciplinas suplementares

Estudos Dirigidos

Tratam-se de atividades mandatórias que serão realizadas, à distância, via portal eletrônico, sendo que o aluno será aprovado apenas se obter nota superior ou igual a 7,0 (sete). Os Estudos Dirigidos devem ser cumpridos antes do término das aulas presenciais do programa.

TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um dos instrumentos utilizados na avaliação do aproveitamento do aluno nos MBAs e Pós-Graduações da FIA e constitui-se em uma oportunidade orientada para o experimento e a aplicabilidade dos conceitos estudados e debatidos ao longo do curso.

Constitui-se em um trabalho próprio, individual, original, redigido em língua portuguesa, oferecendo uma contribuição relevante para a área de conhecimento em questão, satisfazendo os requisitos de complexidade exigidos para o nível de especialista nos cursos de Pós-Graduação e MBAs da FIA.

Ressalta-se que, para o desenvolvimento do TCC, o aluno deve apresentar um trabalho associado aos dados e análises obtidas na realização de uma simulação empresarial aplicada aos negócios. Não serão aceitos estudos puramente bibliográficos, fundamentados apenas em informações de livros, internet e dados disponíveis ao público em geral.

Matriz Curricular:

Módulo

Disciplinas

Carga Horária
Economia e Estratégia O Papel de Inteligência de Mercado nas organizações
Estratégia Empresarial
Cenários Econômicos
Carga Horária Total (incluindo avaliação)

4
18
18
40

Inteligência de Mercado I Inteligência de Mercado
Análise do Mercado Concorrencial
Carga Horária Total (incluindo avaliação)

22
18
40

Marketing e Mídias Digitais Marketing Estratégico
Pesquisa de Mercado
Marketing Digital e Mídias Sociais
Carga Horária Total (incluindo avaliação)

14
12
14
40

Estatística e Coleta de Informações Coleta de Dados Aplicados à Inteligência
Inteligência Analítica de Dados
Carga Horária Total (incluindo avaliação)

18
18
36

Finanças Aplicadas Análise de Viabilidade Financeira de Projetos
Estrutura das Demonstrações Financeiras: Balanço Patrimonial, DRE, DMPL e DFC
Carga Horária Total (incluindo avaliação)

18
18
36

Gestão do Conhecimento e dos Relacionamentos Gestão Conhecimento
Gestão dos Relacionamentos nos Negócios
Carga Horária Total (incluindo avaliação)

14
10
24

Inteligência de Mercado II Aprimorando soft skills por meio de coaching
Business Intelligence (BI)
Big Data Analytics
Carga Horária Total (incluindo avaliação)

8
10
10
28

Decisões e Negociação Tomada de Decisões
Técnicas de Negociação
Carga Horária Total (incluindo avaliação)

14
18
32

Inteligência de Mercado III Geomarketing
Prática Consultiva

Carga Horária Total (incluindo avaliação)

14
14
28

Simulação Empresarial Simulação Empresarial

Carga Horária Total (incluindo avaliação)

56
56

Disciplinas Suplementares Sustentabilidade e Responsabilidade Social
Empreendorismo

Carga Horária Total (incluindo avaliação)

30
30
60

Total Geral

420

 

*A FIA reserva-se ao direito de modificar o conteúdo programático do curso caso seja necessário atualizá-lo, desde que mantendo a carga-horária adquirida pelo participante.

EMENTA DAS DISCIPLINAS

ECONOMIA E ESTRATÉGIA

b) O Papel de Inteligência de Mercado nas organizações

O papel da Inteligência Mercado como agregador de valor na organização. Arquiteturas organizacionais & Inteligência de Mercado. Estruturando uma área de IM. Tendências atuais em IM.

b) Estratégia Empresarial

Natureza da Estratégia e suas dimensões: desafios, definições e níveis (corporativo, competitivo e funcional). Processos de definição de Estratégia e Etapas de um processo de Planejamento Estratégico formal: Estratégias Deliberadas x Emergentes e Etapas do Planejamento. Conceituação sobre Vantagem Competitiva. Análise de Setores Competitivos (Análise Externa): Avaliação do macroambiente e 5 forças competitivas. Análise dos Recursos e Capacidades Organizacionais: Visão Baseada em Recursos e Análise SWOT. Estratégias Genéricas: Vantagem competitiva de custos e Vantagem competitiva de diferenciação.

c) Cenários Econômicos

Relação entre sistemas econômicos e financeiros. Atuação na construção de cenários. Compreensão dos diferentes sistemas de controle e gestão financeiros. Indicadores econômicos, evolução das economias do mundo e as decisões de inteligência. Antecipando-se aos movimentos financeiros. Como o contexto macroeconômico e microeconômico impactam nas decisões estratégicas.

 

INTELIGÊNCIA DE MERCADO I

a) Inteligência de Mercado

Fundamentos e conceitos centrais de Inteligência de Mercado. IM e tomada de decisões no dia a dia da organização. Identificação de necessidades: KITs (Key Intelligence Topics) e KIQs (Key Intelligence Questions) para uma operação em Inteligência. Ciclo de inteligência de mercado: Planejamento e vigilância; Processo de coleta; Proteção e armazenamento; Transformação de dados em inteligência; Disseminação; Feedback e mensuração. Ferramentas de coleta e análise de dados em IM. Ética em IM. Tendências em IM.

b) Análise do Mercado Concorrencial

Importância da análise concorrencial. Princípios de Análise Concorrencial. Estruturas de mercado, posição de mercado e principais manobras de competição. Influência das vantagens competitivas na análise da concorrência. Movimentos competitivos e reações esperadas. Método para análise da concorrência. Ferramentas práticas de monitoramento. Estudo de caso.

MARKETING E MÍDIAS DIGITAIS

a) Marketing Estratégico

Marketing Estratégico: segmentação, seleção de mercado alvo e posicionamento. Marketing Tático: decisões de Produto, Preço, Distribuição e Promoção (comunicação integrada). Processos de Gestão de Marketing. Plano de Marketing: Consolidação das decisões tomadas como guia de ação.

b) Pesquisa de Mercado

Definição dos objetivos de uma pesquisa de mercado. Pesquisas qualitativas. Pesquisas quantitativas. Cálculo amostral para pesquisas quantitativas. Técnicas de Pesquisa. A utilização de escalas em pesquisas. Avaliando os resultados de uma pesquisa. Como relacionar os resultados à estratégia de inteligência de uma empresa. Principais erros nas pesquisas. Pesquisa e Processo decisório. Definição de briefing.

c)Marketing Digital e Mídias Sociais

A Internet e os negócios. E-business conceitos e plataformas – Gestão de ações on-line de marketing e vendas. Tendências em Comunicação e Marketing Digitais. Comportamento digital. A era da mobilidade e do wearable Tech: Tablets, smartphones, convergência global e a internet das coisas. Consumidor no centro e o Omni Channel – “Drive to Customer on Centric”. Engajamento digital social. Social Business e Mídias Sociais (B2C e B2B). Geração de leads multimeios.

ESTATÍSTICA E COLETA DE INFORMAÇÕES

a) Coleta de Informações aplicada à Inteligência

O processo de coleta de dados/informações. Classificação, avaliação e qualificação de dados. Fontes internas e externas. Técnicas avançadas de coleta. Coleta de informação através de feiras, eventos e mídias tradicionais. Redes sociais corporativas. Armazenamento de informações e as principais ferramentas para inteligência: BI (Bussiness Intelligence), CRM (Customer Relationship Management) e Portais. Contrainteligência.

b) Inteligência Analítica de Dados

Análise Exploratória de Dados: Estatística descritiva de posição e de dispersão, Histogramas e Box-plot. Análise Quantitativa de Dados e Projeção: Medidas de associação (correlação e covariância), Regressão Simples e Múltipla. Casos Aplicados.

FINANÇAS APLICADAS

a) Análise de Viabilidade Financeira de Projetos

Decisões de investimentos. Análise de fluxo de caixa simples e descontado. Regime de capitalização: taxas de juros simples e composto, taxas proporcionais e equivalentes. Técnicas de análise de investimentos: TIR – taxa interna de retorno, VPL – valor presente líquido, IRR e outros indicadores de rentabilidade e gestão financeira. Compreensão do custo financeiro e da receita financeira.

b) b) Estrutura das Demonstrações Financeiras: Balanço Patrimonial, DRE, DMPL e DFC

Análise da qualidade da decisão de investimento e financiamento. Análise da qualidade dos resultados. Análise da qualidade do fluxo de caixa. Comparações de indicadores financeiros (liquidez, giro, endividamento e renbabilidade) entre empresas.

GESTÃO DO CONHECIMENTO E DOS RELACIONAMENTOSS

a)Gestão do Conhecimento

Importância do conhecimento organizacional para a competitividade. Fatores que estimulam o aprendizado organizacional. Propostas de ambientes organizacionais que estimulem a inovação. Geração, mapeamento, distribuição e compartilhamento do conhecimento. Plano de ação e continuidade do aprendizado.

b) Gestão dos Relacionamentos nos Negócios

Como funciona o processo de influência. Criação de redes de relacionamento com foco no enriquecimento do repertório do profissional de Inteligência de Mercado. Gerenciamento dos relacionamentos de negócios, com foco nas entidades e nos principais stakeholders. Mapeamento dos principais eventos, fóruns e, associações setoriais, e de formadores de opiniões nos setores.

INTELIGÊNCIA DE MERCADO II

a) Business Intelligence (BI)

Introduzir os conceitos de Business Intelligence. Aplicar os conceitos de Business Intelligence na tomada de decisão em gestão de negócios. Introdução à Visualização de Dados. Importância da Análise Gráfica. Objetivo da Visualização de Dados. Tipos de Gráficos e suas Aplicações. Princípios da Visualização de Dados. Visualização de associação entre duas variáveis. Análise Exploratória de Dados via Dashboard (Box-Plot, Gráfico de Barras). Análise Exploratória de Dados por meio de Mapas. Aplicações WEB.

b) Big Data Analytics

Introdução a Tecnologias Emergentes: contexto atual marcado pela coexistência de diversas tecnologias. Introdução a Big Data Analytics: contexto atual, principais desafios, tipos de aplicação, questões envolvendo qualidade, integração, segurança, governança de dados, business case, arquitetura funcional e exemplos/cases de negócio. Processo de Tomada de Decisão baseada em Dados (Data Driven Decision Process): o que é, como executá-lo, framework. Introdução ao Cloud: benefícios e desafios, modelos de serviços e estrutura.

c) Aprimorando soft skills por meio do coaching

Conhecer e reconhecer as habilidades, características e potenciais. Investigar sobre objetivos, propósito, princípios e valores. Entender mais sobre medos e bloqueios que dificultam o crescimento. Gerar autoconhecimento e subsídios para mais autonomia e protagonismo. Ampliar a visão sobre habilidades comportamentais e impactos no ambiente profissional. Conhecer mais sobre como monitorar o desenvolvimento de Soft Skills.

 

 

DECISÕES E NEGOCIAÇÃO

a) Tomada de Decisões

Processos organizados de tomada de decisão. Informações racionais e intuição. Modelos analíticos e estruturados. Árvore do processo decisório. Estudos de caso. A ligação das informações, reação emocional e a ligação com o futuro da organização.

b) Técnicas de Negociação

Negociação: principais conceitos e importância. Princípios da negociação. O processo de negociação. A comunicação na negociação. Variáveis básicas da negociação. Habilidades em negociação. Planejamento/fases da negociação. Estilos na negociação de conflitos. Estratégias e táticas da negociação.

INTELIGÊNCIA DE MERCADO III

a)Geomarketing

A localização e o estudo do perfil dos potenciais consumidores. Ferramentas de avaliação e análise. Conversão de bancos de dados. Desenvolvimento de estratégias para abordagem aos clientes potenciais. Gestão de concorrência territorial.

b) Prática Consultiva

Panorama do segmento de consultoria, perfil do consultor, fases típicas de um trabalho consultivo, técnicas de solução de problemas em consultoria, análise e organização de dados, escrita e apresentação de resultados em consultoria, simulações do processo consultivo por meio de estudos de caso e projetos reais de consultoria.

SIMULAÇÃO EMPRESARIAL

a) Simulação Empresarial

Simulação de gestão empresarial em um mercado simulado. Tomada de decisões estratégicas e operacionais visando a aplicação dos principais conceitos de administração geral. Administração de vendas e precificação. Administração financeira orçamentária. Administração de RH e sua gestão com uma avaliação imediata dos Impactos nos Resultados das empresas simuladas.

Informações gerais

Corpo docente:

O corpo docente é composto, em sua maioria, por mestres e doutores, além de contar com especialistas e profissionais com notório saber na área e sólida experiência didática e de mercado, o que garante excelente capacitação técnica e acadêmica aos alunos.

Sistema de Avaliação:

Cada módulo é composto por disciplinas. Os alunos serão avaliados em cada uma das disciplinas do programa por meio de prova escrita, além de trabalhos individuais ou em grupo. No caso da avaliação da disciplina ocorrer por prova e trabalhos, a média ponderada da mesma será composta pelos pesos de 70% e 30%, respectivamente. Os trabalhos terão peso máximo de 30%. A nota do módulo será composta pela média das disciplinas que o compõem e deverá ser, no mínimo, 7,0 (sete).

Frequência:

O certificado de frequência será fornecido aos alunos que tiverem frequência mínima de 50% nas disciplinas e nos módulos e 75% no total do curso. Somente será permitido o abono de faltas, conforme regulamentação do MEC, em casos de gravidez (licença maternidade) e doenças infectocontagiosas.

Certificação:

Será considerado aprovado no curso, o aluno que obtiver simultaneamente: (1) média nos módulos igual ou superior a 7 (sete), (2) atingir frequência mínima de 50% (cinquenta por cento) das aulas programadas de cada disciplina ou módulo e, também, de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas-aula do curso, (3) ter sido aprovado no Trabalho de Conclusão do Curso, com média final igual ou superior a 7 (sete). Ao pós-graduando que cumprir tais requisitos é conferido o certificado de pós-graduação lato sensu, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, de acordo com a Resolução CNE/CES nº 1 de 8/6/2007, em nível de Especialização ou MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar.

Pré-requisitos:

  • Formação superior completa com título reconhecido pelo MEC.
  • Desejável dois anos de experiência profissional relevante.
  • Disponibilidade de tempo para estudos extraclasse.
  • Leitura na língua inglesa (desejável).

Seleção:

Os interessados no curso passam por processo seletivo para a formação das turmas, no qual é realizada uma análise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição, além de uma entrevista individual com a coordenação do programa.

O coordenador buscará entender na entrevista de seleção as expectativas dos candidatos e se as mesmas estão em consonância com os objetivos e fundamentos do próprio curso.

Salientamos que as inscrições e a entrevista com o coordenador não acarretam qualquer custo ao candidato.

Contato:

Relacionamento Labfin/Provar
Tel.: (11) 3894-5004
Email: cursoslabfinprovar@fia.com.br


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