Pós-graduação
Inteligência de Mercado

Turma Av.paulista

Início das aulas: 18/09/2019
Dias e horários: Quarta-Feira 19h00 às 23h00 Semanal
Quinta-Feira 19h00 às 23h00 Semanal
Local: Av. Paulista, 302
Carga horária: 420 horas

O aumento da competitividade entre as empresas incita a necessidade de antecipar os movimentos dos concorrentes, compreender com precisão as necessidades dos clientes e interpretar os cenários financeiros e econômicos, além de preparar e engajar as equipes para que exerçam bem o papel esperado de Inteligência de Mercado: apoiar o processo decisório da empresa.
Embora não exista uma tomada de decisão inteiramente isenta de riscos, a ideia é tornar o processo decisório da empresa mais assertivo, processo esse que se insere no contexto do alcance dos objetivos que a organização se fixou, na maximização de oportunidades e na mitigação de riscos. É preciso, portanto, saber onde encontrar as informações pertinentes, considerando tudo o que está à volta, e quais ferramentas utilizar para analisá-las e gerar as recomendações esperadas, na hora certa.

Diferenciais da Pós-graduação Inteligência de Mercado

Este foi o primeiro curso de Inteligência de Mercado, lançado em 2007, no Brasil. De lá para cá, vem sendo permanentemente adaptado às exigências das empresas que contratam os alunos e ex-alunos, já que elas se beneficiam diretamente com as ferramentas dessa especialização.

Como o ideal é que a área de IM não funcione “sob demanda”, e sim de uma maneira proativa, há destaque para as competências analíticas e a identificação das necessidades de IM da organização em função da natureza das decisões a serem tomadas, das metas estratégicas (e eventualmente táticas) e das áreas de vigilância da empresa. Com isso, processos e metodologias de IM podem ser aplicados a diversos tipos de inteligência produzíveis: em produtos, competitiva, financeira, tecnologia, em compras/supply chain, comercial, em P&D, imobiliária, saúde etc.

O foco em trazer à discussão e analisar problemas e fatos reais está presente em todas as disciplinas, por meio da grande experiência dos professores, especialistas no assunto que ministram.

Objetivos

  • Capacitar os alunos a tomar decisões em ambientes de alta competitividade, com o uso de modernas ferramentas nas diversas disciplinas abordadas no curso.
  • Desenvolver uma visão crítica do processo de Inteligência, na medida em que alunos dos mais variados segmentos podem trocar experiências e ideias, transferindo o conhecimento de uma área para outra e com isso expandindo as possibilidades de compreensão das soluções para os problemas relacionados a informações e gestão.
  • Compreender a relatividade das áreas de conhecimento, fazendo com que a visão da solução de um problema ou da solução relacionada à inteligência seja abrangente e complexa, fugindo de uma solução simplista e óbvia.

Perfil do Aluno

  • Profissionais da área de pesquisa e inteligência de mercado que buscam reciclagem e especialização.
  • Analistas, planejadores e estrategistas de mercado, gestores de comunicação e relacionamento com o consumidor e demais profissionais que queiram se aprofundar na área de Inteligência de Mercado.
  • Profissionais que estão ingressando na área de pesquisa e inteligência de mercado, e precisam adquirir os conhecimentos necessários para o desempenho das novas funções.

Metodologia

A metodologia do curso de Pós-graduação Inteligência de Mercado é composta por aulas expositivas, estudos de caso, resolução de exercícios, palestras e simulações empresariais, conferindo maior dinamismo ao desenvolvimento das atividades. O curso também utiliza vários casos estruturados pelo PROVAR para a ilustração de conceitos abordados durante as aulas teóricas e vídeos para motivar o debate e a troca de ideias entre os alunos.

Credenciamentos

ANPAD – Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração
FIA – Fundação instituto de Administração
MEC – Ministério da Educação e Cultura.

Investimento

Consulte a secretaria do curso

Coordenadores

Prof. Dr. José Roberto Securato
Presidente do Conselho do LABFIN e Professor Titular da FEA – USP.
Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo
Presidente do Conselho do PROVAR e Professor Titular da FEA – USP.


Corpo docente

O corpo docente é composto, em sua maioria, por mestres e doutores, além de contar com especialistas e profissionais com notório saber na área e sólida experiência didática e de mercado, o que garante a excelente capacitação técnica, acadêmica e didática aos alunos.

Sistema de avaliação

Cada módulo é composto por disciplinas. Os alunos serão avaliados em cada uma das disciplinas do programa por meio de prova escrita, além de trabalhos individuais ou em grupo. No caso da avaliação da disciplina ocorrer por prova e trabalhos, a média ponderada da mesma será composta pelos pesos de 70% e 30%, respectivamente. Os trabalhos terão peso máximo de 30%. A nota do módulo será composta pela média das disciplinas que o compõe e deverá ser, no mínimo, 7,0 (sete).

Frequência

O certificado de frequência será fornecido aos alunos que tiverem frequência mínima de 50% nas disciplinas e nos módulos e 75% no total do curso. Somente será permitido o abono de faltas, conforme regulamentação do MEC, em casos de gravidez (licença maternidade) e doenças infectocontagiosas.

Certificação

Será considerado aprovado no curso, o aluno que obtiver simultaneamente: (1) média nos módulos igual ou superior a 7 (sete), (2) atingir frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas-aula do curso, (3) ter sido aprovado no Trabalho de Conclusão do Curso, com média final igual ou superior a 7 (sete). Ao pós-graduando que cumprir tais requisitos é conferido o certificado de pós-graduação lato sensu, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, de acordo com a Resolução CNE/CES nº 1 de 06/04/2018, em nível de Especialização ou MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar.

Pré-requisitos

  • Formação superior completa com título reconhecido pelo MEC
  • Desejável dois anos de experiência profissional relevante
  • Disponibilidade de tempo para estudos extraclasse
  • Leitura na língua inglesa

Seleção

Os interessados no curso de Pós-graduação Inteligência de Mercado passam por processo seletivo para a formação das turmas, no qual é realizada uma análise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição, além de uma entrevista individual com a coordenação do programa.

O coordenador buscará entender na entrevista de seleção as expectativas dos candidatos e se as mesmas estão em consonância com os objetivos e fundamentos do próprio curso.

Salientamos que as inscrições e entrevista com o coordenador não acarretam qualquer custo ao candidato.

Carga Horária Total

420 horas/aula, divididas da seguinte forma:

  • 360 h – aulas presenciais;
  • 60 h – estudos dirigidos (Ensino a distância – EaD);

Estudos Digiridos

Tratam-se de atividades mandatórias que serão realizadas, a distância, via portal eletrônico, sendo que o aluno será aprovado apenas se obter nota superior ou igual a 7,0 (sete). Os Estudos Dirigidos devem ser cumpridos antes do término das aulas presenciais do programa.

TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um dos instrumentos utilizados na avaliação do aproveitamento do aluno nos MBAs e Pós-Graduações da FIA. É uma oportunidade orientada para o experimento e a aplicabilidade dos conceitos estudados e debatidos ao longo do curso.

Constitui-se em um trabalho próprio, individual, original, redigido em língua portuguesa, oferecendo uma contribuição relevante para a área de conhecimento em questão, satisfazendo os requisitos de complexidade exigidos para o nível de especialista nos cursos de Pós-Graduação e MBAs da FIA.

Ressalta-se que, para o desenvolvimento do TCC, o aluno deve apresentar um estudo de caso aplicado. Não serão aceitos estudos puramente bibliográficos, fundamentados apenas em informações de livros, Internet e dados disponíveis ao público em geral.

Matriz Curricular Pós-graduação Inteligência de Mercado

Economia e Estratégia (40h)
  • O Papel de Inteligência de Mercado nas Organizações
  • Estratégia Empresarial
  • Cenários Econômicos
Inteligência de Mercado I (40h)
  • Inteligência de Mercado
  • Análise de Mercado Concorrencial
Marketing e Mídias Digitais (40h)
  • Gestão de Marketing e Branding
  • Pesquisa de Mercado
  • Marketing Digital e Mídias Sociais
Estatística e Coleta de Informações (36h)
  • Coleta de Informações Aplicada à Inteligência
  • Inteligência Analítica de Dados
Finanças Aplicadas (36h)
  • Análise de Viabilidade Financeira de Projetos
  • Estrutura das Demonstrações Financeiras: Balanço Patrimonial, DRE, DMPL e DFC
Gestão do Conhecimento e dos Relacionamentos (24h)
  • Gestão do Conhecimento
  • Gestão dos Relacionamentos nos Negócios
Inteligência de Mercado II (28h)
  • Aprimorando Soft Skills por Meio do Coaching
  • Business Intelligence (BI)
  • Big Data Analytics e Inteligência Artificial
Inovação e Negociação (32h)
  • Gestão da Inovação
  • Ténicas de Negociação
Inteligência de Mercado III (28h)
  • Geomarketing
  • Prática Consultiva
Simulação Empresarial (56h)
  • Simulação Empresarial
Estudos Dirigidos (60h)
  • Sustentabilidade e Responsabilidade Social EAD
  • Empreendedorismo EAD

Marketing Estratégico e Inteligência de Mercado

“POR QUE PRECISAMOS DE INFORMAÇÃO?”

Nesta aula a professora demonstra como a Inteligência de Mercado é uma ferramenta estratégica na gestão de uma organização. Ao longo da aula a professora apresenta o que é uma informação relevante para o negócio, impactando nos custos e nas vendas e o que é um ruído, não agregando nada valioso como informação estratégica. Para saber mais sobre o que é informação relevante como diferencial estratégico, acesse a aula.

Atendimento

Telefônico - de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h. 
Email - cursoslabfinprovar@fia.com.br

São Paulo - Unidade Paulista

Presencial – de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e aos sábados das 9h às 12h
Av. Paulista, 302 - 4o. andar - Bela Vista - ao lado do Metrô Brigadeiro

PARCEIRO INSTITUCIONAL

GOWORK

 

FIA - LABFIN.PROVAR:
A primeira escola de negócios
com o coworking integrado.