Pós-Graduação Inteligência de Mercado


Coordenadores:

Prof. Dr. José Roberto Securato
Presidente do Conselho do LABFIN e Professor Titular da FEA – USP.
Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo
Presidente do Conselho do PROVAR e Professor Titular da FEA – USP.

Apresentação do Curso

O aumento da competitividade entre as empresas aumenta a necessidade de antecipar os movimentos dos concorrentes, compreender as necessidades dos clientes, desenvolver inteligência sobre os movimentos financeiros e econômicos, além de engajar, preparar e apontar a direção para que as equipes alcancem resultados esperados.

É preciso, portanto, desenvolver um complexo arcabouço de informações sobre o que está à volta para tomar a melhor direção, na hora certa.

Diferenciais do Curso

Este foi o primeiro curso de Inteligência de Mercado, lançado em 2007, no Brasil. De lá para cá, foi sendo permanentemente adaptado às exigências das empresas que contratam os alunos que se beneficiam com as ferramentas desta especialização.

O principal diferencial do curso é apresentar aos alunos uma visão de Inteligência de Mercado que está pautada em diversas área da Gestão, como estratégia, finanças, marketing e gestão de pessoas, as quais permitem enxergar os acontecimentos da organização de maneira sistêmica e interdependente.

Dessa forma, é possível desenvolver soluções baseadas nos conceitos apresentados por este curso em áreas que não sejam exclusivamente as específicas para Inteligência de Mercado, agregando valor em praticamente todas as áreas da empresa, notadamente aquelas em que é necessário entender de gestão.

O foco em trazer à discussão problemas e fatos reais está presente em todas as disciplinas, por meio da grande experiência dos professores, especialistas no assunto que ministram. Além disso, há disciplinas totalmente focadas no mercado, como Prática Consultiva, que traz para a sala de aula empresas e seus problemas reais para que os alunos possam solucioná-los.

Objetivos:

  • Capacitar os alunos a tomar decisões em ambientes de alta competitividade, com o uso de modernas ferramentas nas diversas disciplinas abordadas no curso.
  • Desenvolver uma visão crítica do processo de Inteligência, na medida em que alunos dos mais variados segmentos podem trocar experiências e ideias, transferindo o conhecimento de uma área para outra e com isso expandindo as possibilidades de compreensão das soluções para os problemas relacionados a informações e gestão.
  • Compreender a relatividade das áreas de conhecimento, fazendo com que a visão da solução de um problema ou da solução relacionada à inteligência seja abrangente e complexa, fugindo de uma solução simplista e óbvia.

Perfil do Aluno:

  • Profissionais da área de pesquisa e inteligência de mercado que buscam reciclagem e especialização.
  • Analistas, planejadores e estrategistas de mercado, gestores de comunicação e relacionamento com o consumidor e demais profissionais que queiram se aprofundar na área de Inteligência de Mercado.
  • Profissionais que estão ingressando na área de pesquisa e inteligência de mercado, e precisam adquirir os conhecimentos necessários para o desempenho das novas funções.

Metodologia:

A metodologia do curso é composta por aulas expositivas, resolução de exercícios, palestras e simulações empresariais, conferindo dinamismo ao desenvolvimento das atividades. O curso também utiliza vários casos estruturados pelo PROVAR para a ilustração de conceitos abordados durante as aulas teóricas e vídeos para motivar o debate e a troca de ideias entre os alunos.

Credenciamentos

ANPAD – Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração
FIA – Fundação instituto de Administração
MEC – Ministério da Educação e Cultura.

Carga horária Total:

480 horas/aula, divididas da seguinte forma:

  • 320 hrs – aulas presenciais;
  • 60 hrs – estudos dirigidos (Ensino a distância – EaD)
  • 100 hrs – atividades extra-classe e TCC

Estudos Dirigidos

Tratam-se de atividades mandatórias que serão realizadas, à distância, via portal eletrônico, sendo que o aluno será aprovado apenas se obter nota superior ou igual a 7,0 (sete). Os Estudos Dirigidos devem ser cumpridos antes do término das aulas presenciais do programa.

TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um dos instrumentos utilizados na avaliação do aproveitamento do aluno nos MBAs e Pós-Graduações da FIA. É uma oportunidade orientada para o experimento e a aplicabilidade dos conceitos estudados e debatidos ao longo do curso.

Constitui-se em um trabalho próprio, individual, original, redigido em língua portuguesa, oferecendo uma contribuição relevante para a área de conhecimento em questão, satisfazendo os requisitos de complexidade exigidos para o nível de especialista nos cursos de Pós-Graduação e MBAs da FIA.

Ressalta-se que, para o desenvolvimento do TCC, o aluno deve apresentar um estudo de caso aplicado. Não serão aceitos estudos puramente bibliográficos, fundamentados apenas em informações de livros, Internet e dados disponíveis ao público em geral.

Matriz Curricular:

Módulo

Disciplinas

Carga Horária
Economia e EstratégiaEstratégia Empresarial
Cenários Econômicos
TOTAL

22
18
40

Inteligência de Mercado IInteligência de Mercado
Análise do Mercado Concorrencial
TOTAL

22
18
40

Marketing e Mídias DigitaisMarketing Estratégico
Pesquisa de Mercado
Marketing Digital e Mídias Sociais
TOTAL

14
12
14
40

Estatística e Coleta de InformaçõesColeta de Dados Aplicados à Inteligência
Inteligência Analítica de Dados
TOTAL

18
18
36

Finanças AplicadasAnálise de Viabilidade Financeira de Projetos
Estrutura das Demonstrações Financeiras: Balanço Patrimonial, DRE, DMPL e DFC
TOTAL

18
18
36

Gestão do Conhecimento e dos RelacionamentosGestão do Conhecimento
Gestão dos Relacionamentos nos Negócios
Técnicas de Negociação
TOTAL

14
10
12
36

Inteligência de Mercado IIBusiness Intelligence (BI)
Big Data Analytics
TOTAL

14
14
28

Decisões e InovaçãoTomada de Decisões
Inovação e Geração de Ideias
TOTAL

14
18
32

Inteligência de Mercado IIIGeomarketing
Prática Consultiva
TOTAL

14
14
28

Metodologia de PesquisaMetodologia de Pesquisa

4

Estudos Dirigidos (atividades a distância)
Sustentabilidade e Responsabilidade Social

30

Empreendedorismo

30

Trabalho de Conclusão de Curso

100

Total Geral

480

EMENTA DAS DISCIPLINAS

ECONOMIA E ESTRATÉGIA

a) Cenários Econômicos

Relação entre sistemas econômicos e financeiros. Atuação na construção de cenários. Compreensão dos diferentes sistemas de controle e gestão financeiros. Indicadores econômicos, evolução das economias do mundo e as decisões de inteligência. Antecipando-se aos movimentos financeiros. Como o contexto macroeconômico e microeconômico impactam nas decisões estratégicas.

b) Estratégia Empresarial

Natureza da Estratégia e suas dimensões: desafios, definições e níveis (corporativo, competitivo e funcional). Processos de definição de Estratégia e Etapas de um processo de Planejamento Estratégico formal: Estratégias Deliberadas x Emergentes e Etapas do Planejamento. Conceituação sobre Vantagem Competitiva. Análise de Setores Competitivos (Análise Externa): Avaliação do macroambiente e 5 forças competitivas. Análise dos Recursos e Capacidades Organizacionais: Visão Baseada em Recursos e Análise SWOT. Estratégias Genéricas: Vantagem competitiva de custos e Vantagem competitiva de diferenciação.

INTELIGÊNCIA DE MERCADO I

a) Inteligência de Mercado

Fundamentos e conceitos centrais de Inteligência de Mercado. IM e tomada de decisões no dia a dia da organização. Identificação de necessidades: KITs (Key Intelligence Topics) e KIQs (Key Intelligence Questions) para uma operação em Inteligência. Ciclo de inteligência de mercado: Planejamento e vigilância; Processo de coleta; Proteção e armazenamento; Transformação de dados em inteligência; Disseminação; Feedback e mensuração. Ferramentas de coleta e análise de dados em IM. Ética em IM. Tendências em IM.

b) Análise do Mercado Concorrencial

A Internet e os negócios. E-Strategy. Entendendo o público alvo – o consumidor on-line. Os impactos estratégicos da Internet nos negócios. As mudanças no comportamento do consumidor na era digital. As novas técnicas de marketing para a Internet. O futuro do marketing online. Gestão de ações on-line de marketing e vendas. E-Strategy. Internet marketing: tendências e atualidades. Redes Sociais. Exemplos e casos práticos.

INTELIGÊNCIA DE MERCADO I

a) Inteligência de Mercado

Fundamentos e conceitos centrais de Inteligência de Mercado. IM e tomada de decisões. Ciclo de inteligência de mercado: Planejamento e vigilância; Processo de coleta; Proteção e armazenamento; Transformação de dados em inteligência; Disseminação; Feedback e mensuração. Ferramentas de coleta e análise de dados em IM. Implantação de uma área de IM. Ética em IM. Tendências atuais em IM.

b) Análise do Mercado Concorrencial

Importância da análise concorrencial. Princípios de Análise Concorrencial. Estruturas de mercado, posição de mercado e principais manobras de competição. Influência das vantagens competitivas na análise da concorrência. Movimentos competitivos e reações esperadas. Método para análise da concorrência. Ética e contra-inteligência. Ferramentas práticas de monitoramento. Estudo de caso.

INTELIGÊNCIA DE MERCADO II

a) Pesquisa de Mercado

Conceito de Pesquisa. O processo de pesquisa. Pesquisa e Processo Decisório. Tipo de dados. Ética em Pesquisa. Problemas e Objetivos de Pesquisa. Pesquisa Qualitativa: Modelos, Técnicas e Amostragem. Pesquisa Quantitativa: Modelos, Técnicas e Amostragem. Técnicas de Pesquisa: Desenvolvimento de Produtos, Preço e Curva de Demanda, Comunicação e Mídia, e Localização e Distribuição. Escalas.

b) Geomarketing

A localização e o estudo do perfil dos potenciais consumidores. Ferramentas de avaliação e análise. Conversão de bancos de dados. Desenvolvimento de estratégias para abordagem aos clientes potenciais. Gestão de concorrência territorial.

FINANÇAS APLICADAS

a) Inteligência Financeira

Análise de riscos de curto e longo prazo por meio de índices. Relatórios Auxiliares para Análise. Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido. Principais linhas e elaboração. Demonstração dos Fluxos de Caixa. Componentes do DFC: FCO, FCI, FCF. Análise da DFC. Receita de Vendas. Custos dos Produtos Vendidos e Serviços Prestados. Despesas Operacionais. EBIT e EBITDA. Demais contas de resultados. Lucro Líquido e Lucro por Ação.

b) Análise de Investimentos

Decisões de investimentos. Análise de fluxo de caixa simples e descontado. Regime de capitalização: taxas de juros simples e composto, taxas proporcionais e equivalentes. Técnicas de análise de investimentos: TIR – taxa interna de retorno, VPL – valor presente líquido, IRR e outros indicadores de rentabilidade e gestão financeira. Compreensão do custo financeiro e da receita financeira. Estatística aplicada ao processo de tomada de decisão de investimentos. Modelagem financeira. Matemática financeira. Gerenciamento de ativos financeiros.

GESTÃO DO CAPITAL HUMANO I

a) Liderança

Tipos de liderança. Construção de uma relação de confiança com a equipe. Feedback, Coaching e Mentoring. Crenças, valores e valores corporativos. Influenciando pessoas na busca de resultados. Como conciliar estratégias da empresa e a gestão das particularidades da equipe. Motivação e conciliação de objetivos pessoais e profissionais. Obtendo engajamento do time de BI na busca dos resultados: conceitos, papéis e métodos. Conduzindo equipes de alto desempenho: os estágios de desenvolvimento do time.

b) Habilidades Gerenciais

Administração do tempo. Criação de valor no âmbito corporativo. Efetividade pessoal. Gestão de conflitos. Negociações internas. Autogestão e autoconhecimento. Influência. Negociações internas. Foco e eficiência. Habilidade política dentro das empresas. Compreensão da cultura organizacional.

GESTÃO DO CAPITAL HUMANO II

a) Gestão do Conhecimento

Complexidade organizacional e comportamento humano. Importância estratégica do capital humano. A Gestão de pessoas: valorização e investimentos nas pessoas. Importância do conhecimento organizacional para a competitividade. Fatores que estimulam o aprendizado organizacional. Propostas de ambientes organizacionais que estimulem a inovação. Geração, mapeamento, distribuição e compartilhamento do conhecimento. Plano de ação e continuidade do aprendizado.

b) Gestão dos Relacionamentos

Como reagimos aos relacionamentos. Como se dá o processo de ligação pessoal. Tipos psicológicos. Como funciona um processo de influência. Controle e Inteligência Emocional. Inteligência Social. Plano de evolução pessoal. Criação e posicionamento de uma marca pessoal. Network e criação de redes de relacionamento.

TÓPICOS AVANÇADOS I

a) Tomada de Decisões

Processos organizados de tomada de decisão. Informações racionais e intuição. Modelos analíticos e estruturados. Árvore do processo decisório. Estudos de caso. A ligação das informações, reação emocional e a ligação com o futuro da organização.

b) Inovação e Geração de Ideias

Inovação e seus diversos significados. Inovação contemporânea. Ruptura-vetores de inovação. Inovação intra corporativa ou inovação interna. Plataformas estratégicas para inovar: produto, marca, posicionamento, modelo de negócios. A gestão das boas ideias. Criatividade e a geração de ideias – processo criativo. Como as boas ideias podem ser colocadas em prática. Identificando soluções. Estudos de caso de inovação que vão além da tecnologia.

TÓPICOS AVANÇADOS II

a) Gestão de Clientes

CRM e gestão do relacionamento com os clientes. Comportamento do consumidor. Pós venda. Gerenciamento da equipe para o atendimento das necessidades dos clientes. Estratégias para identificar necessidades e demandas dos clientes. Foco no cliente. Foco do cliente. Estratégias para atendimento e fidelização. Pesquisa de satisfação.

b) Prática Consultiva

Simulações do processo consultivo, por meio de estudos de caso e/ou resolução de dilemas atuais apresentados por convidados representantes de empresas.

METODOLOGIA DE PESQUISA

a) Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso

Os métodos de pesquisa em Administração. Estrutura do TCC: elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Normas ABNT para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso. Orientação aos Trabalhos de Conclusão de Curso.

Informações gerais

Corpo docente:

O corpo docente é composto, em sua maioria, por mestres e doutores, além de contar com especialistas e profissionais com notório saber na área e sólida experiência didática e de mercado, o que garante excelente capacitação técnica e acadêmica aos alunos.

Sistema de Avaliação:

Cada módulo é composto por disciplinas. Os alunos serão avaliados em cada uma das disciplinas do programa por meio de prova escrita, além de trabalhos individuais ou em grupo. No caso da avaliação da disciplina ocorrer por prova e trabalhos, a média ponderada da mesma será composta pelos pesos de 70% e 30%, respectivamente. Os trabalhos terão peso máximo de 30%. A nota do módulo será composta pela média das disciplinas que o compõem e deverá ser, no mínimo, 7,0 (sete).

Frequência:

O certificado de frequência será fornecido aos alunos que tiverem frequência mínima de 50% nas disciplinas e nos módulos e 75% no total do curso. Somente será permitido o abono de faltas, conforme regulamentação do MEC, em casos de gravidez (licença maternidade) e doenças infectocontagiosas.

Certificação:

Será considerado aprovado no curso, o aluno que obtiver simultaneamente: (1) média nos módulos igual ou superior a 7 (sete), (2) atingir frequência mínima de 50% (cinquenta por cento) das aulas programadas de cada disciplina ou módulo e, também, de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas-aula do curso, (3) ter sido aprovado no Trabalho de Conclusão do Curso, com média final igual ou superior a 7 (sete). Ao pós-graduando que cumprir tais requisitos é conferido o certificado de pós-graduação lato sensu, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, de acordo com a Resolução CNE/CES nº 1 de 8/6/2007, em nível de Especialização ou MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar.

Pré-requisitos:

  • Formação superior completa com título reconhecido pelo MEC.
  • Desejável dois anos de experiência profissional relevante.
  • Disponibilidade de tempo para estudos extraclasse.
  • Leitura na língua inglesa (desejável).

Seleção:

Os interessados no curso passam por processo seletivo para a formação das turmas, no qual é realizada uma análise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição, além de uma entrevista individual com a coordenação do programa.

O coordenador buscará entender na entrevista de seleção as expectativas dos candidatos e se as mesmas estão em consonância com os objetivos e fundamentos do próprio curso.

Salientamos que as inscrições e a entrevista com o coordenador não acarretam qualquer custo ao candidato.

Contato:

Relacionamento Labfin/Provar Tel.: (11) 3894-5004 Email: cursoslabfinprovar@fia.com.br

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