Dê o próximo passo na sua carreira!

Pós-graduação
Inteligência de Mercado

Turma: AV. PAULISTA

Início das aulas: 22/04/2020

Local: Av. Paulista, 302

Carga horária: 420 horas

Dias e horários: Quartas e quintas 19h às 23h

Como medida de proteção contra a atual situação do COVID-19 (coronavírus), informamos que temporariamente, as aulas presenciais serão transmitidas ONLINE e assim que possível, retomadas presencialmente.

Matricule-se agora e receba acesso GRATUITO ao nosso portifólio de cursos EaD.

O curso

O propósito da Pós-Graduação Especialização em Inteligência de Mercado é aperfeiçoar duas competências centrais nos profissionais: a competência de análise e a competência de comunicação das recomendações a clientes internos e gestores, os tomadores de decisão.

Para aperfeiçoar a competência de análise, é preciso aprofundar as etapas do ciclo de Inteligência de Mercado, expandir o portfólio de análises que esses profissionais podem usar e explorar como os conceitos de gestão são fundamentais para que dados e informações se transformem em conhecimento e inteligência.

Já para aperfeiçoar a competência de comunicação das recomendações, é necessário compreender o que influencia o processo de decisão para facilitá-lo para quem vai tomá-la, fornecendo o que é preciso para decidir e na forma mais adequada.

Diferenciais do Curso

Esta pós-graduação é o único curso de Inteligência de Mercado no Brasil criado por professores da FEA USP, os fundadores da FIA. Foi, também, o primeiro curso de Inteligência de Mercado do Brasil, lançado em 2007. De lá para cá, vem sendo constantemente aperfeiçoada para atender às exigências do mercado de trabalho: são feitas pesquisas com alunos, ex-alunos e professores, e há monitoramento dos concorrentes nacionais e de universidades internacionais e consulta às demandas  das empresas sobre os profissionais de inteligência de mercado.

Em sala de aula, o foco é discutir e analisar problemas reais e possíveis soluções, explorando a experiência prática/organizacional dos professores, especialistas no assunto que ministram, e usando metodologias participativas: o objetivo é que a experiência seja repleta de conteúdo relevante e realizada de forma estimulante

Objetivos

  • Capacitar os alunos a realizar análises mais abrangentes e profundas, transformando dados e informações em conhecimento e inteligência.
  • Aperfeiçoar a forma com que os alunos comunicam suas recomendações de Inteligência de Mercado às diversas áreas da organização, partindo da compreensão dos fatores que influenciam o processo de decisão.
  • Desenvolver uma visão crítica e sistêmica sobre Inteligência de Mercado, na medida em que alunos dos mais variados segmentos podem trocar experiências e ideias e, assim, expandir suas possibilidades de solução para problemas relacionados à coleta e à análise de dados e informações, e à influência aos tomadores de decisão.

Público-Alvo

  • Analistas que desejam se aperfeiçoar em Inteligência de Mercado.
  • Profissionais das áreas de inteligência de mercado, pesquisa, estratégia e marketing que buscam atualização e/ou especialização.
  • Profissionais que estão ingressando na área de Inteligência de Mercado e precisam adquirir os conhecimentos necessários para o desempenho nas novas funções.

Metodologia e Desenvolvimento das Aulas

A metodologia do curso é composta por aulas expositivas, resolução de exercícios, palestras e simulações empresariais, conferindo dinamismo ao desenvolvimento das atividades. O curso também utiliza vários casos estruturados pelo PROVAR para a ilustração de conceitos abordados durante as aulas teóricas e vídeos para motivar o debate e a troca de ideias entre os alunos.

Credenciamentos

ANPAD – Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração
FIA – Fundação instituto de Administração
MEC – Ministério da Educação e Cultura.

Investimento

Consulte a secretaria do curso

Coordenadores

Prof. Dr. José Roberto Securato
Presidente do Conselho do LABFIN e Professor Titular da FEA – USP.
Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo
Presidente do Conselho do PROVAR e Professor Titular da FEA – USP.


Corpo docente

O corpo docente é composto, em sua maioria, por mestres e doutores, além de contar com especialistas e profissionais com notório saber na área e sólida experiência didática e de mercado, o que garante a excelente capacitação técnica, acadêmica e didática aos alunos.

Sistema de avaliação

Cada módulo é composto por disciplinas. Os alunos serão avaliados em cada uma das disciplinas do programa por meio de prova escrita e/ou trabalhos individuais ou em grupo. No caso da avaliação da disciplina ocorrer por prova e trabalhos, a média ponderada será composta pelos pesos de 70% e 30%, respectivamente. Os trabalhos terão peso máximo de 30%. A nota do módulo será composta pela média das disciplinas que o compõem e deverá ser, no mínimo, 7,0 (sete).

Frequência

O certificado de frequência será fornecido aos alunos que tiverem frequência mínima de 75% no total do curso. Somente será permitida a aplicação do regime de atividades domiciliares, conforme regulamentação do MEC, em casos como os de gravidez (licença-maternidade), doenças infectocontagiosas e cirurgias.

Certificação

Será considerado aprovado no curso, o aluno que obtiver simultaneamente: (1) média nos módulos igual ou superior a 7 (sete), (2) atingir frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas-aula do curso, (3) ter sido aprovado no Trabalho de Conclusão do Curso, com média final igual ou superior a 7 (sete). Ao pós-graduando que cumprir tais requisitos é conferido o certificado de pós-graduação lato sensu, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, de acordo com a Resolução CNE/CES nº 1 de 06/04/2018, em nível de Especialização ou MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar.

Pré-requisitos

  • Formação superior completa com título reconhecido pelo MEC
  • Desejável dois anos de experiência profissional relevante
  • Disponibilidade de tempo para estudos extraclasse
  • Leitura na língua inglesa (desejável)

Seleção

Os interessados no curso passam por processo seletivo para a formação das turmas, no qual é realizada uma análise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição, além de uma entrevista individual com a coordenação do programa.

O coordenador buscará entender na entrevista de seleção as expectativas dos candidatos e se as mesmas estão em consonância com os objetivos e fundamentos do próprio curso.

Salientamos que as inscrições e entrevista com o coordenador não acarretam qualquer custo ao candidato.

Carga Horária Total

420 horas/aula, divididas da seguinte forma:

  • 360 hrs – aulas presenciais
  • 60 hrs – disciplinas suplementares

Estudos Digiridos

Tratam-se de atividades mandatórias que serão realizadas, à distância, via portal eletrônico, sendo que o aluno será aprovado apenas se obter nota superior ou igual a 7,0 (sete). Os Estudos Dirigidos devem ser cumpridos antes do término das aulas presenciais do programa.

TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso é um componente curricular obrigatório nos cursos de Pós-graduação Lato Sensu, conforme regulamentação interna. É exigido para a conclusão e obtenção do certificado final e deve ser elaborado em período e formato especificados ao longo do curso, e entregue na data agendada pelo coordenador, não podendo ultrapassar 90 (noventa) dias após a data da última aula presencial.

Ficará a critério do coordenador estabelecer o processo de apresentação do trabalho e de avaliação desse componente curricular. O aluno reprovado em tal componente poderá requerer matricula como dependência. Para tanto deverá pagar encargos financeiros correspondentes.

Caso o aluno não consiga finalizar o TCC no prazo máximo será considerado reprovado no curso, não fazendo jus ao certificado de conclusão.

Matriz Curricular

Futuro e Inteligência de Mercado
  • O Papel de Inteligência de Mercado nas organizações
  • Futuro
Economia e Estratégia
  • Estratégia Empresarial
  • Cenários Econômicos
Inteligência de Mercado
  • Inteligência de Mercado
  • Análise do Mercado Concorrencial
Inteligência Analítica
  • Ferramentas e Técnicas Analíticas
  • Análise Estatística Aplicada I: Descritiva e Bivariada
Marketing e Mídias Digitais
  • Gestão de Marketing e Branding
  • Pesquisa de Mercado
  • Marketing Digital e Mídias Sociais
Finanças Aplicadas
  • Análise de Viabilidade Financeira de Projetos
  • Estrutura das Demonstrações Financeiras: Balanço Patrimonial, DRE, DMPL e DFC
Business Intelligence e Big Data Analytcs
  • Business Intelligence (BI)
  • Big Data Analytics e Inteligência Artificial
Soft Skills em Inteligência de Mercado
  • Aprimorando soft skills por meio do coaching
  • Gestão dos Relacionamentos nos Negócios
  • Técnicas de Negociação
Inovação e Tomada de Decisão
  • Gestão da Inovação e Design Thinking
  • Análise Estatística Aplicada II: Multivariada
  • Gestão de Inteligência de Mercado e Tomada de Decisão
Simulação Empresarial
  • Simulação Empresarial
Disciplinas Suplementares
  • Sustentabilidade e Responsabilidade Social
  • Empreendedorismo

Marketing Estratégico e Inteligência de Mercado

“POR QUE PRECISAMOS DE INFORMAÇÃO?”

Nesta aula a professora demonstra como a Inteligência de Mercado é uma ferramenta estratégica na gestão de uma organização. Ao longo da aula a professora apresenta o que é uma informação relevante para o negócio, impactando nos custos e nas vendas e o que é um ruído, não agregando nada valioso como informação estratégica. Para saber mais sobre o que é informação relevante como diferencial estratégico, acesse a aula.

Atendimento

Telefônico - de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h. 
Email - cursoslabfinprovar@fia.com.br

São Paulo - Unidade Paulista

Presencial – de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e aos sábados das 9h às 12h
Av. Paulista, 302 - 4o. andar - Bela Vista - ao lado do Metrô Brigadeiro

PARCEIRO INSTITUCIONAL

GOWORK

 

FIA - LABFIN.PROVAR:
A primeira escola de negócios
com o coworking integrado.