PÓS-GRADUAÇÃO INTELIGÊNCIA DE MERCADO

Certificate in Market Intelligence 

Início das aulas: 24/03/2021

Quartas e quintas, das 19h às 23h

Av. Paulista, 302

}

Carga Horária: 420 horas

Como medida de proteção contra a atual situação do COVID-19 (coronavírus), informamos que, temporariamente, as aulas presenciais serão transmitidas ONLINE e, assim que possível, retomadas presencialmente.

Matricule-se agora e receba acesso GRATUITO ao nosso portifólio de cursos EaD.

A Pós-Graduação Especialização em Inteligência de Mercado ajuda os profissionais da área a aperfeiçoarem tanto a competência de análise quanto a habilidade de comunicação das recomendações a clientes internos e gestores, os tomadores de decisão. Explorando de que modo os conceitos de gestão são fundamentais para que dados e informações se transformem em conhecimento e inteligência, o curso compartilha métodos e estratégias para facilitar, a partir da comunicação das recomendações, as escolhas mais adequadas pelos tomadores de decisão.

Por que escolher o curso de Pós-graduação Inteligência de Mercado do LABFIN.PROVAR – FIA?

Primeiro curso de inteligência de mercado do Brasil, o Certificate in Market Intelligence vem sendo constantemente aperfeiçoado, desde o seu lançamento em 2007, para atender às exigências do mercado e às demandas dos profissionais de inteligência de mercado. Em sala de aula, o foco é discutir e analisar problemas reais e possíveis soluções, explorando a experiência prática/organizacional dos professores, especialistas no assunto que ministram, e usando metodologias participativas.

Objetivos do curso

  • Capacitar os alunos a realizar análises mais abrangentes e profundas, transformando dados e informações em conhecimento e inteligência;
  • Aperfeiçoar a forma como os alunos comunicam suas recomendações de inteligência de mercado às diversas áreas da organização, partindo da compreensão dos fatores que influenciam o processo de decisão;
  • Desenvolver uma visão crítica e sistêmica sobre inteligência de mercado, na medida em que alunos dos mais variados segmentos podem trocar experiências e ideias e, assim, expandir suas possibilidades de solução para problemas relacionados à coleta e à análise de dados e informações e à influência aos tomadores de decisão.

Para quem é?

  • Analistas que desejam se aperfeiçoar em inteligência de mercado;
  • Profissionais das áreas de inteligência de mercado, pesquisa, estratégia e marketing que buscam atualização e/ou especialização;
  • Profissionais que estão ingressando na área de inteligência de mercado e precisam adquirir os conhecimentos necessários para o desempenho das novas funções.

Como eu vou aprender?

Por meio de aulas expositivas, estudos de caso, resolução de exercícios, palestras e simulações empresariais, conferindo maior dinamismo ao desenvolvimento das atividades. O curso também utiliza vários casos estruturados pelo PROVAR (Programa de Administração de Varejo) para a ilustração de conceitos abordados durante as aulas teóricas e vídeos para motivar o debate e a troca de ideias entre os alunos.

Credenciamentos

  • ANPAD – Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração
  • FIA – Fundação Instituto de Administração
  • MEC – Ministério da Educação e Cultura

Investimento

Consulte a secretaria do curso, ligue no telefone (11) 3894-5004.

DEPOIMENTOS

TESTE GRATUITO

Conheça seu estilo de aprendizagem e saiba identificar melhor a forma de aprender

Matriz Curricular

Futuro e Inteligência de Mercado
  • O Papel de Inteligência de Mercado nas organizações
  • Futuro
Economia e Estratégia
  • Estratégia Empresarial
  • Cenários Econômicos
Inteligência de Mercado
  • Inteligência de Mercado
  • Análise do Mercado Concorrencial
Inteligência Analítica
  • Ferramentas e Técnicas Analíticas
  • Análise Estatística Aplicada I: Descritiva e Bivariada
Marketing e Mídias Digitais
  • Gestão de Marketing e Branding
  • Pesquisa de Mercado
  • Marketing Digital e Mídias Sociais
Finanças Aplicadas
  • Análise de Viabilidade Financeira de Projetos
  • Estrutura das Demonstrações Financeiras: Balanço Patrimonial, DRE, DMPL e DFC
Business Intelligence e Big Data Analytics
  • Business Intelligence (BI)
  • Big Data Analytics e Inteligência Artificial
Soft Skills em Inteligência de Mercado
  • Aprimorando soft skills por meio do coaching
  • Gestão dos Relacionamentos nos Negócios
  • Técnicas de Negociação
Inovação e Tomada de Decisão
  • Gestão da Inovação e Design Thinking
  • Análise Estatística Aplicada II: Multivariada
  • Gestão de Inteligência de Mercado e Tomada de Decisão
Simulação Empresarial
  • Simulação Empresarial
Módulos suplementares
  • Sustentabilidade e Responsabilidade Social
  • Empreendedorismo

Qual é a duração do curso?

A carga horária total do curso é de 420 horas/aula, divididas em aulas presenciais (360h) e estudos dirigidos (60h – Ensino a distância/EaD).

Estudos Dirigidos

Trata-se de atividades mandatórias que serão realizadas, à distância, via portal eletrônico, sendo que o aluno será aprovado apenas se obtiver nota superior ou igual a 7,0 (sete). Os Estudos Dirigidos devem ser cumpridos antes do término das aulas presenciais do programa.

TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um componente curricular obrigatório nos cursos de Pós-graduação Lato Sensu, conforme regulamentação interna. É exigido para a conclusão e obtenção do certificado final e deve ser elaborado em período e formato especificados ao longo do curso, e entregue na data agendada pelo coordenador, não podendo ultrapassar 90 (noventa) dias após a data da última aula presencial.

Quais são os pré-requisitos?

  • Formação superior completa com título reconhecido pelo MEC
  • Desejável dois anos de experiência profissional relevante
  • Disponibilidade de tempo para estudos extraclasse
  • Capacidade de leitura na língua inglesa (desejável)

Como é o processo de seleção?

O processo seletivo se dá por meio de uma análise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição, além de uma entrevista individual com a coordenação do programa, que buscará entender as suas expectativas e se elas estão em consonância com os objetivos e fundamentos do próprio curso. Ambas as etapas não acarretam nenhum custo ao candidato.

Como o aluno avalia o curso

  • Aderência do conteúdo das aulas ao propósito do curso 89% 89%
  • Nível de exigência de conhecimentos nas provas 90% 90%
  • Nível de exigência do curso 91% 91%
  • Satisfação quanto à qualidade das aulas 94% 94%
  • Satisfação quanto à qualidade do corpo docente 94% 94%
  • Satisfação geral com o curso 93% 93%

Coordenadores e corpo docente

Prof. Dr. José Roberto Securato
Criador e Idealizador do LABFIN e Professor Titular da FEA – USP

Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo
Presidente do Conselho do PROVAR e Professor Titular da FEA – USP

O corpo docente é composto, em sua maioria, por mestres e doutores, além de contar com especialistas e profissionais com notório saber na área e sólida experiência didática e de mercado, o que garante a excelente capacitação técnica, acadêmica e didática aos alunos.

Sistema de avaliação

Cada módulo é composto por disciplinas. Os alunos serão avaliados em cada uma das disciplinas do programa por meio de prova escrita e/ou trabalhos individuais ou em grupo. No caso da avaliação da disciplina ocorrer por prova e trabalhos, a média ponderada será composta pelos pesos de 70% e 30%, respectivamente. Os trabalhos terão peso máximo de 30%. A nota do módulo será composta pela média das disciplinas que o compõem e deverá ser, no mínimo, 7,0 (sete).

Frequência

O certificado de frequência será fornecido aos alunos que tiverem frequência mínima de 75% no total do curso. Somente será permitida a aplicação do regime de atividades domiciliares, conforme regulamentação do MEC, em casos como os de gravidez (licença-maternidade), doenças infectocontagiosas e cirurgias.

Certificação

Será considerado aprovado no curso o aluno que obtiver simultaneamente: média nos módulos igual ou superior a 7,0 (sete); atingir frequência mínima de 75% do total de horas-aula do curso; e ter sido aprovado no Trabalho de Conclusão do Curso, com média final igual ou superior a 7,0 (sete). Ao pós-graduando que cumprir tais requisitos é conferido o certificado de pós-graduação lato sensu, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, de acordo com a Resolução CNE/CES nº 1 de 06/04/2018, em nível de Especialização ou MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar.

Atendimento

Telefônico - de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h. 
Email - [email protected]

São Paulo - Unidade Paulista

Presencial – de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e aos sábados das 9h às 12h
Av. Paulista, 302 - 4o. andar - Bela Vista - ao lado do Metrô Brigadeiro

PARCEIRO INSTITUCIONAL

GOWORK

 

FIA - LABFIN.PROVAR:
A primeira escola de negócios
com o coworking integrado.