Dê o próximo passo na sua carreira!

Pós-graduação
Inteligência de Mercado

Turma: AV. PAULISTA

Início das aulas: 22/04/2020

Local: Av. Paulista, 302

Carga horária: 420 horas

O aumento da competitividade entre as empresas incita a necessidade de antecipar os movimentos dos concorrentes, compreender com precisão as necessidades dos clientes e interpretar os cenários financeiros e econômicos, além de preparar e engajar as equipes para que exerçam bem o papel esperado de Inteligência de Mercado: apoiar o processo decisório da empresa.
Embora não exista uma tomada de decisão inteiramente isenta de riscos, a ideia é tornar o processo decisório da empresa mais assertivo, processo esse que se insere no contexto do alcance dos objetivos que a organização se fixou, na maximização de oportunidades e na mitigação de riscos. É preciso, portanto, saber onde encontrar as informações pertinentes, considerando tudo o que está à volta, e quais ferramentas utilizar para analisá-las e gerar as recomendações esperadas, na hora certa.

Diferenciais da Pós-graduação Inteligência de Mercado

Este foi o primeiro curso de Inteligência de Mercado, lançado em 2007, no Brasil. De lá para cá, vem sendo permanentemente adaptado às exigências das empresas que contratam os alunos e ex-alunos, já que elas se beneficiam diretamente com as ferramentas dessa especialização.

Como o ideal é que a área de IM não funcione “sob demanda”, e sim de uma maneira proativa, há destaque para as competências analíticas e a identificação das necessidades de IM da organização em função da natureza das decisões a serem tomadas, das metas estratégicas (e eventualmente táticas) e das áreas de vigilância da empresa. Com isso, processos e metodologias de IM podem ser aplicados a diversos tipos de inteligência produzíveis: em produtos, competitiva, financeira, tecnologia, em compras/supply chain, comercial, em P&D, imobiliária, saúde etc.

O foco em trazer à discussão e analisar problemas e fatos reais está presente em todas as disciplinas, por meio da grande experiência dos professores, especialistas no assunto que ministram.

Objetivos

  • Capacitar os alunos a tomar decisões em ambientes de alta competitividade, com o uso de modernas ferramentas nas diversas disciplinas abordadas no curso.
  • Desenvolver uma visão crítica do processo de Inteligência, na medida em que alunos dos mais variados segmentos podem trocar experiências e ideias, transferindo o conhecimento de uma área para outra e com isso expandindo as possibilidades de compreensão das soluções para os problemas relacionados a informações e gestão.
  • Compreender a relatividade das áreas de conhecimento, fazendo com que a visão da solução de um problema ou da solução relacionada à inteligência seja abrangente e complexa, fugindo de uma solução simplista e óbvia.

Perfil do Aluno

  • Profissionais da área de pesquisa e inteligência de mercado que buscam reciclagem e especialização.
  • Analistas, planejadores e estrategistas de mercado, gestores de comunicação e relacionamento com o consumidor e demais profissionais que queiram se aprofundar na área de Inteligência de Mercado.
  • Profissionais que estão ingressando na área de pesquisa e inteligência de mercado, e precisam adquirir os conhecimentos necessários para o desempenho das novas funções.

Metodologia

A metodologia do curso de Pós-graduação Inteligência de Mercado é composta por aulas expositivas, estudos de caso, resolução de exercícios, palestras e simulações empresariais, conferindo maior dinamismo ao desenvolvimento das atividades. O curso também utiliza vários casos estruturados pelo PROVAR para a ilustração de conceitos abordados durante as aulas teóricas e vídeos para motivar o debate e a troca de ideias entre os alunos.

Credenciamentos

ANPAD – Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração
FIA – Fundação instituto de Administração
MEC – Ministério da Educação e Cultura.

Investimento

Consulte a secretaria do curso

Coordenadores

Prof. Dr. José Roberto Securato
Presidente do Conselho do LABFIN e Professor Titular da FEA – USP.
Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo
Presidente do Conselho do PROVAR e Professor Titular da FEA – USP.


Corpo docente

O corpo docente é composto, em sua maioria, por mestres e doutores, além de contar com especialistas e profissionais com notório saber na área e sólida experiência didática e de mercado, o que garante a excelente capacitação técnica, acadêmica e didática aos alunos.

Sistema de avaliação

Cada módulo é composto por disciplinas. Os alunos serão avaliados em cada uma das disciplinas do programa por meio de prova escrita e/ou trabalhos individuais ou em grupo. No caso da avaliação da disciplina ocorrer por prova e trabalhos, a média ponderada será composta pelos pesos de 70% e 30%, respectivamente. Os trabalhos terão peso máximo de 30%. A nota do módulo será composta pela média das disciplinas que o compõem e deverá ser, no mínimo, 7,0 (sete).

Frequência

O certificado de frequência será fornecido aos alunos que tiverem frequência mínima de 75% no total do curso. Somente será permitida a aplicação do regime de atividades domiciliares, conforme regulamentação do MEC, em casos como os de gravidez (licença-maternidade), doenças infectocontagiosas e cirurgias.

Certificação

Será considerado aprovado no curso, o aluno que obtiver simultaneamente: (1) média nos módulos igual ou superior a 7 (sete), (2) atingir frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas-aula do curso, (3) ter sido aprovado no Trabalho de Conclusão do Curso, com média final igual ou superior a 7 (sete). Ao pós-graduando que cumprir tais requisitos é conferido o certificado de pós-graduação lato sensu, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, de acordo com a Resolução CNE/CES nº 1 de 06/04/2018, em nível de Especialização ou MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar.

Pré-requisitos

  • Formação superior completa com título reconhecido pelo MEC
  • Desejável dois anos de experiência profissional relevante
  • Disponibilidade de tempo para estudos extraclasse
  • Leitura na língua inglesa (desejável)

Seleção

Os interessados no curso de Pós-graduação Inteligência de Mercado passam por processo seletivo para a formação das turmas, no qual é realizada uma análise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição, além de uma entrevista individual com a coordenação do programa.

O coordenador buscará entender na entrevista de seleção as expectativas dos candidatos e se as mesmas estão em consonância com os objetivos e fundamentos do próprio curso.

Salientamos que as inscrições e entrevista com o coordenador não acarretam qualquer custo ao candidato.

Carga Horária Total

420 horas/aula, divididas da seguinte forma:

  • 360 h – aulas presenciais;
  • 60 h – estudos dirigidos (Ensino a distância – EaD);

Estudos Digiridos

Tratam-se de atividades mandatórias que serão realizadas, a distância, via portal eletrônico, sendo que o aluno será aprovado apenas se obter nota superior ou igual a 7,0 (sete). Os Estudos Dirigidos devem ser cumpridos antes do término das aulas presenciais do programa.

TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso é um componente curricular obrigatório nos cursos de Pós-graduação Lato Sensu, conforme regulamentação interna. É exigido para a conclusão e obtenção do certificado final e deve ser elaborado em período e formato especificados ao longo do curso, e entregue na data agendada pelo coordenador, não podendo ultrapassar 90 (noventa) dias após a data da última aula presencial.

Ficará a critério do coordenador estabelecer o processo de apresentação do trabalho e de avaliação desse componente curricular. O aluno reprovado em tal componente poderá requerer matricula como dependência. Para tanto deverá pagar encargos financeiros correspondentes.

Caso o aluno não consiga finalizar o TCC no prazo máximo será considerado reprovado no curso, não fazendo jus ao certificado de conclusão.

Matriz Curricular Pós-graduação Inteligência de Mercado

Economia e Estratégia (40h)
  • O Papel de Inteligência de Mercado nas Organizações
  • Estratégia Empresarial
  • Cenários Econômicos
Inteligência de Mercado I (40h)
  • Inteligência de Mercado
  • Análise de Mercado Concorrencial
Marketing e Mídias Digitais (40h)
  • Gestão de Marketing e Branding
  • Pesquisa de Mercado
  • Marketing Digital e Mídias Sociais
Estatística e Coleta de Informações (36h)
  • Coleta de Informações Aplicada à Inteligência
  • Inteligência Analítica de Dados
Finanças Aplicadas (36h)
  • Análise de Viabilidade Financeira de Projetos
  • Estrutura das Demonstrações Financeiras: Balanço Patrimonial, DRE, DMPL e DFC
Gestão do Conhecimento e dos Relacionamentos (24h)
  • Gestão do Conhecimento
  • Gestão dos Relacionamentos nos Negócios
Inteligência de Mercado II (28h)
  • Aprimorando Soft Skills por Meio do Coaching
  • Business Intelligence (BI)
  • Big Data Analytics e Inteligência Artificial
Inovação e Negociação (32h)
  • Gestão da Inovação
  • Ténicas de Negociação
Inteligência de Mercado III (28h)
  • Geomarketing
  • Prática Consultiva
Simulação Empresarial (56h)
  • Simulação Empresarial
Estudos Dirigidos (60h)
  • Sustentabilidade e Responsabilidade Social EAD
  • Empreendedorismo EAD

Marketing Estratégico e Inteligência de Mercado

“POR QUE PRECISAMOS DE INFORMAÇÃO?”

Nesta aula a professora demonstra como a Inteligência de Mercado é uma ferramenta estratégica na gestão de uma organização. Ao longo da aula a professora apresenta o que é uma informação relevante para o negócio, impactando nos custos e nas vendas e o que é um ruído, não agregando nada valioso como informação estratégica. Para saber mais sobre o que é informação relevante como diferencial estratégico, acesse a aula.

Atendimento

Telefônico - de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h. 
Email - cursoslabfinprovar@fia.com.br

São Paulo - Unidade Paulista

Presencial – de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e aos sábados das 9h às 12h
Av. Paulista, 302 - 4o. andar - Bela Vista - ao lado do Metrô Brigadeiro

PARCEIRO INSTITUCIONAL

GOWORK

 

FIA - LABFIN.PROVAR:
A primeira escola de negócios
com o coworking integrado.