Alcançar os resultados planejados e ocupar um lugar de destaque no mercado exigem não só uma cuidadosa definição do seu público alvo, mas um profundo estudo da realidade e das tendências do segmento do seu ramo de atuação. Para isso, você precisa conhecer as estratégias e o posicionamento dos seus concorrentes no mercado. Sabia que o MBA Gestão de Negócios: Inteligência de Mercado do LABFIN.PROVAR – FIA pode lhe ajudar justamente a entender melhor a sua concorrência? Quer saber como? Continue a leitura deste artigo e descubra.
Como é o MBA Gestão de Negócios: Inteligência de Mercado?
Antes de tudo, que tal saber de modo geral como é o nosso MBA Gestão de Negócios: Inteligência de Mercado?
Nosso curso oferece a você a possibilidade de aprimorar suas competências tanto na gestão de negócios quanto em questões referentes à inteligência de mercado.
Ou seja, ao mesmo tempo em que você desenvolve uma visão crítica e sistêmica sobre gestão do negócio, aprende como a inteligência de mercado pode elevar a qualidade com que essa gestão é realizada.
Quais conhecimentos sobre concorrência eu vou aprender?
Um dos módulos do MBA Gestão de Negócios: Inteligência de Mercado é praticamente todo voltado à análise da concorrência.
Dessa forma, você se aprofunda em tópicos como princípios de análise concorrencial, principais manobras de competição, influência das vantagens competitivas na análise da concorrência e movimentos competitivos e reações esperadas.
Além disso, são trabalhados métodos para análise da concorrência e ferramentas práticas de monitoramento.
Ainda, o curso lhe dá a possibilidade de entender melhor os objetivos e os tipos de pesquisa de mercado, além de apontar os principais erros tanto em pesquisas qualitativas quanto naquelas quantitativas.
Para completar, você ainda aprende a realizar avaliações mais adequadas dos resultados dessas pesquisas e aplicá-los às estratégias de inteligência competitiva da sua empresa.
E você já sabe o que é Sistema de Informação de Marketing — ou simplesmente SIM — e a importância da aplicação dele na sua empresa? Já falamos aqui no blog sobre o assunto, mas no MBA Gestão de Negócios: Inteligência de Mercado você pode se aperfeiçoar nesse importante tópico para o entendimento da sua concorrência.
A partir de todos esses conhecimentos, o objetivo maior do curso é que você enriqueça a forma como comunica suas recomendações de inteligência de mercado às diversas áreas da organização para tomada de decisões mais assertivas frente à concorrência.
Será que o curso MBA Gestão de Negócios: Inteligência de Mercado é mesmo pra mim?
O curso é feito para profissionais que estão em início de carreira gerencial ou muito perto de alcançarem o primeiro posto de gestão.
Ou seja, precisam se fortalecer tanto no que diz respeito à parte mais técnica de inteligência de mercado quanto em gestão de negócios.
“O grande diferencial do curso é fazer tudo isso de forma muito prática para que o profissional possa aplicar o que aprende aqui no dia seguinte em seu trabalho”, comenta a professora e coordenadora do curso Érica Custódia Oliveira.
Além disso, outro diferencial importante para se levar em conta é o corpo docente. Composto, em sua maioria, por mestres e doutores, conta com especialistas e profissionais com notório saber na área e sólida experiência didática e de mercado, o que garante a excelência da capacitação técnica, acadêmica e didática aos alunos — característica dos programas do LABFIN.PROVAR – FIA.
O MBA Gestão de Negócios: Inteligência de Mercado recebe, especialmente, profissionais que querem se atualizar em gestão de negócios e se aprofundar em inteligência de mercado.
Outro público frequente são os que trabalham com análise de dados e têm como principal desafio atribuir significado a tais dados, transformando-os em informações e conhecimento — e, assim, impactando positivamente a tomada de decisão nas empresas e o posicionamento diante da concorrência.
Como eu vou aprender?
A metodologia se baseia em aulas expositivas, estudos de caso, resolução de exercícios, palestras e simulações empresariais, conferindo maior dinamismo ao desenvolvimento das atividades.
Além disso, o curso utiliza vários casos estruturados pelo PROVAR (Programa de Administração de Varejo) para a ilustração de conceitos abordados durante as aulas teóricas e vídeos para motivar o debate e a troca de ideias entre os alunos.
Em virtude da pandemia de COVID-19, todos os nossos cursos — inclusive o MBA Gestão de Negócios: Inteligência de Mercado — estão acontecendo atualmente em contexto virtual, com aulas online e interativas.
No entanto, nosso compromisso em oferecer aos alunos um espaço rico de aprendizado e networking se mantém o mesmo
Quer saber mais detalhes sobre o curso MBA Gestão de Negócios: Inteligência de Mercado? Acesse a página e comece a planejar esse importante passo em sua jornada profissional e pessoal