A preservação dos recursos naturais e do meio ambiente tornou-se um assunto muito importante nas últimas décadas no universo corporativo. O ESG configura colocar na pauta urgente das marcas, ações que estejam relacionadas às questões de governança, ambientais e sociais.
As empresas deixam de focar apenas na divulgação de produtos e serviços e passam a pensar na construção de uma reputação ligada aos apelos emocionais. E há uma preocupação genuína por trás desta estratégia corporativa.
Afinal, estudos mostram que se a população mantiver seu nível atual de consumo, as empresas continuarem a extrair recursos naturais deliberadamente e sem projetos de reposição à natureza, o planeta Terra entrará em colapso.
Decerto que a vida humana sofrerá graves consequências devido à má utilização do seu ambiente.
As iniciativas ESG trazem outros benefícios significativos para quem segue esse posicionamento, pois pode também atrair investidores.
Ou seja, a sustentabilidade está remodelando as finanças e os negócios.
Sistema de gestão ético
As empresas devem se organizar para apresentar um sistema de gestão mais ético, transparente e com processos mais limpos, pois a fiscalização está mais rigorosa e os consumidores cada vez mais atentos.
Dessa forma, o papel do governo e das empresas não deve se restringir apenas a criação de leis e práticas de produção sustentáveis, ambos são responsáveis por educar e instruir a população sobre o consumo consciente.
O método correto de descarte ou a reutilização de materiais e preservação do meio ambiente deve fazer parte da rotina de empresas e consumidores.
Tanto nas escolas quanto nas organizações, este assunto deve ser tratado com importância e seriedade, revelando assim à população e gerações futuras as formas adequadas de cuidar do local em que vivem.
Nesse sentido, o conceito de Marketing Verde pode ser utilizado como uma ferramenta estratégica que busca o equilíbrio entre o consumo com o menor impacto possível ao meio ambiente, criando produtos ecologicamente corretos que vão desde a sua produção até o seu reaproveitamento ou descarte para atender a uma demanda crescente de clientes ambientalmente conscientes.
Economia verde
A adoção de estratégias de Marketing Verde pode ser muito valiosa no desenvolvimento de produtos ecologicamente corretos, além de cooperar com a imagem social e ambiental das empresas.
A economia verde ressignifica paradigmas do mercado, dá um novo norte para o empreendedorismo e cria diversas necessidades de serviços que podem contribuir significativamente para a economia brasileira.
Alguns dos benefícios em aderir ao conceito são as oportunidades em inovação – com a criação de um novo mercado de serviços, aumento da produtividade e fortalecimento da relação com investidores.
O varejo ampliado no Brasil representa aproximadamente 26,2% do PIB brasileiro. Diante disso, quando o setor adere a uma nova modalidade de mercado, como a economia verde, seu impacto é imensurável perante à sociedade.
Atualmente, já é possível perceber que as grandes redes varejistas estão adotando práticas e ações verdes, porém, falta ainda um longo caminho de concretização dessa mentalidade no mercado.
Investimento sustentável
O termo ESG está em alta no varejo e foi cunhado para chamar a atenção de investidores para os aspectos que deveriam ser considerados em um investimento sustentável.
Impulsionada pela atenção do mercado de capitais internacional, a sigla ESG se tornou a bola da vez.
Síntese em inglês para Ambiental, Social e Governança, passou a ser adotada dando nova roupagem para o já cansado universo da sustentabilidade.
Realmente ESG parece sustentabilidade, mas não é o mesmo. ESG joga luz sobre aspectos não-financeiros que precisam ser considerados por uma companhia que busca ser sustentável.
ESG é, em essência, a abertura de informações e a mensuração da performance da gestão ambiental e social e das práticas de governança de uma organização.
Tudo que gerar evidências dos impactos da atividade produtiva e, principalmente, dos riscos inerentes ao negócio para a tomada de decisão dos detentores de capital.
Pensamento estratégico
Sustentabilidade, no seu entendimento moderno, é mais do que isso. É o pensamento estratégico da companhia, que integra esses aspectos não-financeiros considerados pelo ESG (sociais, ambientais e de governança) ao modelo de negócios voltado à geração de um impacto maior para a sociedade.
Sustentabilidade não olha somente para os riscos, mas principalmente para as oportunidades, aponta para o futuro e as transformações necessárias para alcançá-lo.
Portanto, a sustentabilidade é aspiracional, considera múltiplos stakeholders e uma agenda mais ampla de toda a sociedade.
Sua orientação é de fora para dentro da organização e de como ela se sustenta no tempo, mantendo-se conectada com as demandas da sociedade.
Curto e médio prazo
ESG tem um foco no curto e no médio prazo, seu olhar para oportunidades está mais concentrado na mitigação de riscos.
Sendo assim, o ESG desperta o interesse de públicos específicos – e muito importantes para o bom andamento dos negócios, como investidores, reguladores e ONGs fiscalizadoras.
Seu campo de atuação é o impacto das operações e de sua cadeia produtiva. Sua orientação é de dentro para fora.
Enfim, ESG está englobado dentro de sustentabilidade, o que não reduz a sua importância.
Afinal, é a performance ESG que produz evidências e gera credibilidade para todos os compromissos assumidos por uma organização em sua estratégia comunicada para a sociedade.
Certamente o ESG pavimenta o caminho de uma companhia na direção de um modelo de negócios sustentável.
Você, profissional em destaque
Se você é o agente de mudança, consegue disseminar a ideia em seu campo de atuação. Direcione as suas habilidades profissionais para esse propósito que está nos holofotes do mercado de trabalho.
Mas não deixe de investir na qualificação profissional para se atualizar sobre esse tema e tantos outros relevantes ao mercado.
A FIA – LABFIN.PROVAR foi eleita três vezes pela EXAME como a melhor escola de negócios do Brasil e possui uma grade de MBA e Pós-Graduação de excelência, com os programas atuais, flexíveis e de alto nível de qualidade e networking.
Não perca mais tempo para estar em destaque. Fale com nossa equipe pelo Whatsapp: (11) 98481-5427 e encontre a melhor qualificação para você.
Fonte: Redação FIA – LABFIN.PROVAR