O empreendedorismo é um termo que se popularizou nos últimos anos devido ao crescente desejo ou necessidade de muitos profissionais de abrirem seu próprio negócio. Para isso, adquirir uma microfranquia tem sido um dos caminhos mais fáceis. Mas é preciso se atentar a alguns pontos antes de tomar essa importante decisão.
Neste artigo, vamos comentar alguns procedimentos simples que você deve fazer antes de adquirir uma microfranquia.
Pesquise o setor de franquias como um todo
Sabemos que abrir um negócio próprio do zero exige, além de um montante considerável de capital, muita pesquisa de mercado.
Mesmo que a aquisição de uma microfranquia tenha a vantagem de incorporar um modelo de operação já avalizado, nem por isso a pesquisa é menos relevante.
Pelo contrário, ela é indispensável para que você conheça o setor de franquias com mais profundidade antes de iniciar o negócio.
Como o franchising é um sistema de infinitas possibilidades, você deve refinar o máximo possível a sua pesquisa em relação aos segmentos, às marcas e aos franqueadores com os quais você mais se identifica.
Assim, você terá mais facilidade de encontrar aquilo que dialogue de fato com os seus desejos de empreender e ter sucesso ao adquirir uma microfranquia.
Converse com franqueados e ex-franqueados do segmento e marca escolhidos
É comum que, ao adquirir um produto ou serviço, procuremos, enquanto consumidores, opiniões de quem já teve uma experiência de compra com determinada empresa ou marca.
No caso de uma aquisição de microfranquia, não seria diferente. É importante fazer um mapeamento de franqueados e ex-franqueados do segmento e da marca escolhidos.
A partir desse mapeamento, entre em contato com aqueles que se mostrarem disponíveis para uma conversa.
Dessa forma, você poderá ouvir de quem compartilha interesses de empreendedorismo similares aos seus a experiência já acumulada na área do franchising.
Além de avaliar a satisfação deles quanto à relação com o segmento, a marca e o franqueador, você poderá vislumbrar as suas próprias possibilidades de retorno financeiro.
Esse tipo de conversa também é fundamental para que você entenda o suporte que é dado pela franqueadora na prática da operação.
Analise atentamente a Circular de Oferta de Franquia antes de adquirir uma microfranquia
Se você pretende adquirir uma microfranquia, tomar conhecimento em detalhes da Circular de Oferta de Franquia (COF) deve ser um dos primeiros passos do seu projeto.
Trata-se a COF de um documento cujo conteúdo — elaborado pelo franqueador — apresenta, detalhada e claramente, as condições gerais do negócio.
Nele, portanto, você vai encontrar especificados aspectos legais, obrigações, deveres e responsabilidades de ambas as partes — franqueador e franqueado.
Ou seja, nenhum investimento no setor de franchising pode acontecer sem a leitura e avaliação detalhada dessa ferramenta jurídica.
Inclusive, para além das questões propriamente jurídicas, ele é útil para você avaliar se o seu perfil se encaixa de fato ao modelo de franquia em vista.
Caso se sinta inseguro ao fazer a análise da documentação, procure ajuda especializada de um advogado com sólidos conhecimentos em franchising.
Avalie com o franqueador o ponto comercial mais adequado
Para quem vai abrir um negócio do zero ou adquirir uma microfranquia, a escolha certa do ponto comercial deve ser um dos principais aspectos a se considerar antes de qualquer coisa.
Tal escolha depende de muitos fatores, tais como circulação de potencial público consumidor, demanda pelos produtos e serviços na área e índice e status da concorrência no entorno.
Nesse sentido, no caso do franchising é de praxe que os franqueadores orientem os empreendedores na escolha do ponto mais adequado de vendas.
De todo modo, tome à frente nesse processo para que você aumente as suas chances de sucesso no empreendedorismo e no setor de franquias.
Planeje-se financeiramente antes de adquirir sua microfranquia
Parece óbvio dizer isso, mas nunca é demais reforçar: antes de mais nada, elabore um planejamento financeiro para o negócio.
Isso diz respeito não só ao capital disponível para aquisição da franquia, mas também para o que vem imediatamente depois disso e nos meses seguintes.
Muitas vezes, ao adquirir uma microfranquia, é preciso reformar o espaço a ser alugado. Ou seja, deve-se prever no planejamento o custeio da reforma.
Após a abertura do ponto, sabemos que a geração de lucro não acontece de uma hora para outra.
Além disso, a manutenção do ponto e as responsabilidades com outras despesas fixas junto à franqueadora — sem contar gastos eventuais e inesperados — também precisam ser levadas em consideração.
Ou seja, um planejamento financeiro que contemple tudo isso garante mais segurança e respiro às suas contas até o momento em que o negócio finalmente começará a lhe trazer lucro.
Fonte: LABFIN.PROVAR – FIA
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