Muito difundido hoje entre os jovens, o NFT é uma nova forma de empreender e embarcar em investimentos virtuais. No mundo dos negócios digitais, quem se antecipa pode obter ganhos e vantagens lá na frente.
Por isso, vamos contar neste artigo do que se trata essa sigla e um pouco mais do que vem acontecendo em relação ao tema. Acompanhe e aprenda conosco.
Qual é o significado de NFT?
A sigla vem do inglês e quer dizer “Tokens não-fungíveis”. Mas o que seria isso? Trata-se de um ativo, criado a partir da tecnologia blockchain, que serve como identidade digital de um item.
Cada NFT é único e exclusivo. Ou seja, não existe outro igual a não ser as cópias que o próprio desenvolvedor faça dele.
Em outras palavras, são figuras ou desenhos digitais, feitos a partir de um computador, onde os criadores colocam um valor e podem comercializá-lo pela Internet.
Essa criação única possibilita a negociação e valorização do bem, para ser trocado ou vendido pelas redes, entre pessoas do mundo todo.
Vantagens e desvantagens
Como as criptomoedas, esse formato também gera polêmicas e tem seus altos e baixos. Quando lançado, logo algumas peças tiveram valorização rápida e fizeram o NFT se tornar famoso.
Em pouco tempo, notamos algumas críticas e situações que geraram queda nos preços dos produtos. Dessa forma, o valor pode variar devido a alguns autores abandonarem projetos e deixaram de planejar novas criações, fazendo com que os valores caiam.
Aí surge a dúvida: por que alguém compraria essas imagens? É simplesmente por especulação e para entrar em um nicho de mercado promissor.
Considerando que o cenário futuro envolve metaverso e outras inovações digitais, quem estiver dentro desse mundo tende a obter sucesso nas negociações futuras. Essa é a possibilidade levantada por quem adere a essa prática.
Na verdade, para os compradores e produtores de NFTs, é normal acreditar que ao longo do tempo mais pessoas comprem com a intenção de ter acesso exclusivo a obras originais. Portanto, visam alcançar bons lucros com esses produtos.
Transações virtuais
Como em uma bolsa de valores, os NFTs podem ser equiparados a ações. Ou melhor, são produtos virtuais comprados com criptomoedas. Dessa maneira, os usuários da Internet que ganham com essas imagens podem “gastar” em outros produtos comprados via rede.
Esse tipo de transação faz ter um custo maior. Além disso, o que se considera ao anunciar uma peça é a exclusividade. E todo produto exclusivo, seja no mercado virtual ou físico, ganha uma notoriedade maior. Assim, os preços podem subir!
Aprenda novos conceitos
Existem plataformas e sites que auxiliam na construção e na comercialização dessas imagens. Quem estiver interessado, encontra vários caminhos possíveis para iniciar nessa jornada.
Se você se interessa por assuntos relacionados a Tecnologia ou Finanças, talvez perceba também a necessidade de aprimorar competências e técnicas.
Aproveite e navegue em nosso site para conhecer os cursos online de curta duração da FIA – LABFIN.PROVAR. Você vai ver um portfólio amplo e que pode ser acessado de forma ágil. Confira!
Fonte: FIA – LABFIN.PROVAR