À primeira vista, o processo de vendas parece simples e, algumas vezes, profissionais de outras áreas se arriscam nessa atividade. Porém, como em todo departamento, quem trabalha nesse setor precisa buscar conhecimento para obter resultados satisfatórios para o negócio.
As empresas normalmente cobram metas e investem esforços na área comercial, com objetivo de melhorar seus lucros e conseguir crescer no mercado. Então, os profissionais de vendas sentem a necessidade de se prepararem para ultrapassar grandes desafios.
De pequenos empreendedores a grandes organizações, todos necessitam da criação de um planejamento estratégico. Esse é o primeiro passo para os profissionais e vendedores conseguirem alcançar os objetivos do negócio e ficar acima da concorrência.
Planejar é preciso
A gestão comercial pode começar com um plano, analisando métricas e resultados anteriores. O desenho das próximas ações funciona como um mapa, onde a liderança e a equipe se apoiam por um objetivo comum.
Dessa forma, entender os recursos disponíveis e a situação atual ajuda a programar o cenário futuro. Ou, ao menos, imaginar como serão as vendas no próximo período.
Considere pontos fortes e fracos da empresa
Nesse tipo de planejamento, é importante incluir os pontos fortes e os aspectos a serem desenvolvidos no trabalho da equipe. Isso pode ser feito ao visualizar a forma que as atividades são desempenhadas.
Outro ponto é entender como a concorrência vem se comportando. Na verdade, analisar seu posicionamento no mercado e como alavancar as vendas com base no que as empresas concorrentes realizam para seus clientes.
Os consumidores são ótimas fontes para alimentar seu conhecimento sobre o produto ou serviço prestado. Portanto, conhecer o que ele pensa, com base em pesquisas de mercado pode balizar as ações de vendas.
Colocando em prática
A partir do momento em que você e sua equipe conhecem as características positivas do negócio e as dificuldades a serem vencidas, fica mais claro para montar um argumento de vendas.
Munido desses tópicos, com certeza, os vendedores conseguirão negociar com maior facilidade. Isso vale tanto para negócios B2B quanto para B2C.
Embora pareça óbvio, ter empatia e entender as mudanças na vida das pessoas de acordo com cenários político e econômico também auxiliam no processo de vendas. Lembrando que o foco não deve ser apenas em conquistar mais clientes, e sim, manter a carteira que possui.
Por essa razão, o bom relacionamento com os consumidores e seu atendimento por diferentes canais contam na qualidade de entrega e, consequentemente, nos resultados e na receita.
Consulte e mude o plano, se necessário
Finalmente, para continuar o plano de ação, considere rever o planejamento inicial, porque, muitas vezes, o mapa é desenhado no início do ano e nem sempre revisitado. Por conta disso, os profissionais podem perder o foco ou não entender alguma mudança.
Por isso, recorra ao plano quando precisar se lembrar de alguma ação. Além disso, permita que sejam feitos ajustes, conforme as oscilações do mercado em que atua.
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Afinal, aperfeiçoar suas competências garante uma melhor gestão da sua empresa e seu crescimento no mundo dos negócios. Reveja seu planejamento e invista em você também!
Fonte: FIA – LABFIN.PROVAR