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Você já ouviu falar em B2B e B2C? Saiba o significado dessas siglas

set 1, 2021 | Varejo | 0 Comentários

Para quem estuda ou trabalha em uma organização é comum se deparar com termos ou abreviações usadas pelos profissionais, especialmente na área de Negócios. Mas nem sempre são fáceis de entender e algumas vezes geram dúvidas.

Veja o caso do B2B e B2C. Embora essas siglas apareçam repetidamente em conversas e reuniões, ainda provocam questionamento. Então, vamos ajudá-lo a entender as diferenças entre eles:

Começando pelo significado

Ambas são siglas de palavras na Língua Inglesa. B2B significa Business to Business. E B2C é o mesmo que Business to Consumer.
Olhando para as expressões que cada uma delas contêm, já podemos ter uma primeira ideia daquilo que as diferencia.

Tanto uma quanto a outra se referem a modelos de negócio, mas diferem entre si, sobretudo, pelo público com que se relacionam.
Vamos começar, então, falando sobre B2B para que as diferenças se mostrem mais evidentes.

O que é B2B?

Vimos no tópico anterior que B2B é uma sigla em inglês que significa Business to Business. Portanto, em tradução literal do inglês para o português, seria algo como Empresa para Empresa ou Negócio para Negócio.

Ou seja, B2B se constitui como um modelo de negócios em que uma empresa vende para outras empresas. São diversos os exemplos desse tipo de transação entre pessoas jurídicas. Ela envolve a aquisição de produtos e serviços de muitas naturezas.

A venda/compra de matéria-prima e insumos para linha de produção e comércio é aquilo que mais imediatamente nos vem à cabeça quando falamos de uma negociação B2B.

Isso porque pensamos de imediato na relação entre indústria e todos os segmentos que atuam diretamente com a comercialização e/ou prestação de serviços para o consumidor final. Porém, o modelo B2B diz respeito a qualquer transação de venda e compra de produtos e serviços entre empresas.

Quando uma organização contrata um serviço de manutenção da rede de ar condicionado de sua sede, temos um exemplo de operação B2B. Se uma rede varejista de vestuário necessita repor os estoques de determinada peça ou produto-base para a confecção de um dado item, a negociação com fornecedores é mais um exemplo de B2B.

O que é B2C?

Você já deve ter uma ideia do que seja B2C a partir do significado da sigla (Business to Consumer). Em linhas gerais, trata-se de um modelo de negócio em que as empresas se relacionam diretamente com o consumidor final de seus produtos e serviços.

Como você já pode supor, tal modalidade de negociação está presente no dia a dia de qualquer um de nós. Por exemplo, quando você adquire um livro em um e-commerce, tal operação se dá por meio de um B2C.

Ao fazer suas compras de supermercado — seja presencialmente, seja online —, a rede da qual você é consumidor também estabelece com você uma relação B2C. Quando você contrata um serviço de dedetização para a sua casa, você está, mais uma vez, envolvido numa negociação B2C.

E quais são as principais diferenças?

A partir dos tópicos anteriores, fica claro que a principal diferença entre os modelos de negócio B2B e B2C diz respeito ao público com que as empresas se relacionam.

Se uma empresa comercializa com outra empresa, estamos diante de um modelo B2B. Mas, se um negócio tem como público-alvo o consumidor final, temos uma relação B2C. Ou seja, se os públicos são diferentes, logo as estratégias e o planejamento de vendas também se diferenciam nas operações B2B e B2C.

De modo geral, as negociações B2B tendem a ser mais recorrentes e duradouras. Além disso, devido ao fato de se estabelecerem entre pessoas jurídicas, a tendência é que elas sejam de valor mais alto também. Assim, é mais provável que os clientes de um B2B pautem suas decisões de compra a partir de aspectos mais objetivos implicados na operação, como vantagens do produto ou serviço ofertado e avaliação das reais necessidades de aquisição para a empresa.

No caso do B2C, em que o público é o consumidor final — ou seja, uma pessoa física —, as estratégias de vendas levam mais em conta, por exemplo, fatores emocionais que influenciam a lógica do consumo.

No entanto, seja no B2B ou no B2C, investir num bom e prolongado relacionamento com o cliente, com foco em atender suas necessidades e seus desejos, é sempre o caminho mais acertado para o sucesso de qualquer negócio.

Como você já sabe diferenciar esses modelos de negócio, aproveite a visita ao nosso blog para conhecer nossa Pós-graduação em Gestão de Vendas e Negociação e nosso MBA Gestão de Negócios: Finanças.

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