Alcançar as metas e satisfazer os clientes são alguns dos desafios dos profissionais de Vendas. Estar disponível para oferecer os produtos da empresa não basta para obter sucesso nessa área.
Acompanhar as mudanças e ficar atento para as necessidades do seu público podem fazer a diferença no fechamento de um negócio. Neste artigo, trazemos dicas valiosas para quem é do setor Comercial.
Habilidades pessoais
Muitas vezes vem à mente a imagem de um bom vendedor, como aquele que é amigável ou conversa bastante com seu cliente.
Porém, com o distanciamento social causado pela pandemia, quem tem esse perfil teve que se adaptar rapidamente. Assim, outras formas de interação passaram a substituir o contato pessoal.
Ser flexível e demonstrar empatia, neste momento, é ainda mais valorizado pelo consumidor e pelas empresas. Portanto, colaboradores que conseguem driblar situações inesperadas tendem a entender melhor os desejos de seus clientes. E, com isso, oferecer o produto certo para sua necessidade.
Saber ouvir é outro quesito importante que faz parte da negociação. Ao conhecer mais sobre o seu cliente, você pode estabelecer um relacionamento, que permite mais do que oferecer uma nova forma de pagamento, possibilita a recompra e satisfaz os dois lados.
Persistir, sem ser inadequado, é também valorizado neste segmento. O vendedor que encontra caminhos diferentes ao abordar seu cliente ganha pontos em sua carreira.
Por exemplo, tentar o contato por mensagem pode ser efetivo, se o cliente não consegue atender ligações. Sendo de comum acordo, esse tipo de ação pode gerar mais proximidade e auxiliar nas vendas.
Adquirir e aperfeiçoar competências
Em geral, conhecer o cliente e o produto, saber oferecer de forma adequada respeitando as necessidades de cada um, e ir um pouco além do trivial são requisitos básicos para atuar no setor Comercial.
Para auxiliar quem se aventura nessa carreira, existem métodos e técnicas para aprimorar sua eficiência e eficácia nas vendas realizadas.
Especialmente, nas vendas B2B – Business to Business – os colaboradores precisam se preparar para demonstrar seu produto. Neste caso, considerar que não há apenas um decisor, pois a compra e a venda são entre organizações.
Observar o trabalho de colegas que contam com experiência avançada, realizar treinamentos institucionais e ingressar em um curso mais extenso somam forças no desenvolvimento profissional.
Estar conectado com o que acontece no mundo e acompanhar as variações da economia ajudam na hora de negociar e também para ofertar o produto mais apropriado ao cliente.
Por isso, a Pós-graduação Gestão de Vendas e Negociação do LABFIN.PROVAR valoriza a interdisciplinaridade na discussão dos assuntos relacionados a vendas e negociação. Além disso, capacita os profissionais para aplicação dos conceitos, práticas, técnicas e ferramentas gerenciais mais atualizados em gestão.
Nossos alunos obtêm conteúdos relacionados aos principais temas abordados nas organizações – Estratégia, Marketing, Logística, Finanças e Gestão de Pessoas –, contextualizados para a área comercial, possibilitando aos participantes maior vantagem competitiva em suas carreiras.
Ou seja, com disciplina, organização pessoal e domínio de técnicas essenciais, o profissional de Vendas se sente seguro para avançar em sua carreira, ampliando seu portfólio e podendo assumir cargos de gestão.