O Brasil possui um dos maiores mercados consumidores do mundo. Claro, os números que representam o setor costumam ser positivos em tempos de crescimento econômico e negativos em tempos de crise.
No entanto, mesmo em épocas marcadas por crises alguns setores continuam crescendo. O varejo no nosso país é um gigante que deve ser observado de diferentes pontos de vista e para sua empresa se destacar no mercado, é preciso entender esse setor a fundo.
Quer saber mais sobre o assunto? Neste post vamos mostrar alguns dados recentes do mercado varejista brasileiro e dar algumas informações sobre como se tornar um especialista do setor. Acompanhe.
Dados recentes do comércio varejista no Brasil
O Brasil conta com mais de 4,8 milhões de negócios voltados ao comércio varejista. Entre os anos de 2017 e 2018 mais de 500 mil negócios abriram as portas. Apenas na primeira metade de 2019, mais de 400 mil empresas varejistas começaram a operar no Brasil.
Apesar da crise enfrentada pelo país, os dados do setor foram promissores. Segundo a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o comércio varejista fechou 2018 com alta de 2,3%. É a maior alta do setor desde 2013, ano que registrou um crescimento de 4,3%.
O resultado foi melhor que o registrado em 2017, que havia apresentado um crescimento de 2,1%. A receita nominal cresceu 4,8% no ano de 2018, no entanto, entre novembro e dezembro esse valor apresentou uma queda de 3,4%. Na comparação a dezembro de 2017, o varejo apresentou uma alta de 0,6% no volume e de 3,9% na receita.
Das oito atividades pesquisadas, metade exibiu crescimento no total acumulado do ano: alimentos, bebidas e supermercados (3,8%), artigos farmacêuticos e perfumaria (5,9%), artigos de uso pessoal (7,6%) e equipamentos de informática (0,1%).
Já segmentos como tecidos e vestuário, móveis, eletrodomésticos e livros apresentaram queda de até 5%. O varejo ampliado, que inclui dados referentes às vendas de veículos e de materiais de construção, registrou um aumento de 5% no volume de vendas. A receita nominal apresentou alta de 7%.
Na comparação de dezembro a novembro de 2018, o varejo ampliado apresentou queda de 1,7% no volume de vendas. Já na comparação com dezembro de 2018, o segmento apresentou aumento 1,8% no volume e de 4,5% na receita.
A queda nos últimos meses de 2018 foi impulsionada pelo recuo dos setores de tecidos, vestuário, calçados e supermercados que apresentaram queda de até 3,7%. Já os setores de combustíveis e o de artigos médicos ou farmacêuticos apresentaram alta de até 1,4% no mesmo período.
As variações que esse setor apresenta podem parecer confusas de início, mas, na verdade existem formas de se tornar um especialista no assunto. Quer entender todas as suas especificidades? Saiba como a seguir.
Impulsione sua carreira com uma Pós-graduação Varejo, Branding e Mercado de Consumo
Uma das possibilidades para se tornar um expert no assunto é apostar em cursos da área. No LABFIN.PROVAR – FIA, o curso apresenta grade curricular atualizada, capaz de garantir que o estudante passe a entender o funcionamento do mercado varejista a fundo, setor marcado pelo constante crescimento e transformação.
O curso conta com um time de docentes com ampla experiência no mercado varejista nacional e internacional, o que permite que o estudante entre em contato com as últimas novidades e tendências do varejo, marcas e consumo.
Além disso, os profissionais do corpo docente contam com grande capacidade didática, o que torna o processo de aprendizagem mais simples e prazeroso.
Objetivos do curso
O curso de Pós-Graduação Varejo do LABFIN.PROVAR – FIA apresenta ao aluno as estratégias usadas pelas empresas de maior destaque no mercado varejista nacional e internacional, oferecendo ao aluno uma ampla visão de gestão de marcas e suas principais interfaces.
Além disso, o curso garante que o aluno adquira maior conhecimento sobre todas as áreas relevantes para o funcionamento adequado do mercado varejista, capacitando o assim para aplicação imediata dos conceitos mais avançados da área.
Perfil do aluno
O curso de Pós-Graduação Varejo, Branding e Mercado de Consumo do LABFIN.PROVAR – FIA é voltado para todos os profissionais que atuam no mercado varejista, assim como nas indústrias de bens de consumo, agências publicitárias e demais setores relacionados a esse segmento como prestadores de serviço, consultorias e administradoras.
Metodologia
A metodologia conta com aulas expositivas, estudos de caso, palestras e simulações empresariais, o que confere grande dinamismo ao curso.
O curso também utiliza vários casos estruturados pelo PROVAR para a ilustração de conceitos voltados ao setor do varejo, que permitem a troca de informações e o debate entre os alunos.
Credenciamentos
O curso de Pós-Graduação Varejo do LABFIN.PROVAR – FIA é credenciado pela ANPAD, Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração, pela FIA, Fundação Instituto de Administração e pelo MEC – Ministério da Educação e Cultura.
Sistema de avaliação
Os alunos são avaliados em cada uma das disciplinas do curso por meio de provas escritas, trabalhos individuais e trabalhos em grupo. Nesse caso, a média ponderada é composta pelos pesos de 70% e 30%, respectivamente. A nota de cada módulo é composta pela média das disciplinas que o compõem e deverá ser, no mínimo, 7.
Certificado
Será considerado aprovado no curso de Pós-Graduação Varejo do LABFIN.PROVAR – FIA o aluno que obtiver média igual ou superior a 7 em cada um dos módulos e tiver frequência mínima de 75% do total de horas-aula.
Além disso, é preciso ser aprovado no Trabalho de Conclusão do Curso com média final igual ou superior a 7. Se cumprir todos esses pré-requisitos, o aluno receberá o certificado de pós-graduando latu sensu emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, ao nível de Especialização ou MBA.
Ficou interessado no curso curso? Entre em contato com a FIA agora mesmo e receba mais orientações sobre a pós-graduação Varejo do LABFIN.PROVAR – FIA!