As novas tecnologias permeiam nosso cotidiano e muitas delas são utilizadas por nós sem nem percebermos mais. Esse é o caso dos aplicativos de música, por exemplo, ou até mesmo as redes sociais.
Muitas vezes, utilizamos serviços digitais de forma automática no nosso dia a dia. E precisamos ter um olhar diferente dessa utilização como profissionais, principalmente gestores, empreendedores ou atuantes na administração e marketing das empresas.
Aí entra um recurso bastante falado atualmente, quer dizer, ouvido! Trata-se dos podcasts, que são desenvolvidos por organizações e também por usuários leigos no assunto. Veja mais desse tema a seguir.
Como funcionam os podcasts?
Você já deve conhecer esse termo e certamente visto alguém utilizando ou você mesmo ouvido alguma vez.
A definição da palavra vem do inglês: podcasting, que significa o preparo e a distribuição de arquivos de áudio para pessoas através de serviços de streaming. Os usuários podem baixar esses conteúdos e ouvir por meio de computadores ou celulares.
Normalmente os podcasts são realizados individualmente ou por empresas com o intuito de contar uma história, ensinar, comentar uma notícia, trazer a público um debate ou entrevistado especial.
Tudo isso é editado e compilado para compartilhar abertamente, como uma série ou coleção de arquivos de áudio digital.
Portanto, podem ficar disponibilizados como em uma biblioteca virtual, onde os interessados nos temas consultam e selecionam o que desejam.
Uma abordagem do Marketing
Há algumas maneiras de se destacar nesse meio de comunicação. Para citar um exemplo, se você quer divulgar sua marca, pode desenvolver conteúdos com colaboradores ou líderes da organização e promover temas relevantes do segmento.
Para isso, dependendo do ramo de atuação, a empresa precisa contratar uma agência ou profissionais da área de Comunicação para intermediar a produção.
Outra forma de usar esse recurso em benefício da empresa, é ter uma entrada de propaganda durante o podcast de algum famoso ou influencer.
Neste caso, sua marca aparece como apoiadora ou patrocinadora de determinado produto ou serviço.
Assim, por meio do podcast, o público pode se entreter e tomar conhecimento de algo novo, como um lançamento realizado por sua companhia.
A ideia é informar e comunicar o público. Dessa forma, você pode utilizar esse recurso a favor dos negócios.
Acesso prático e baixo custo
Embora pareça um tanto complexo, quando a empresa opta por esse tipo de comunicação, rapidamente ganha mais espaço e atinge seus clientes através de um novo canal. Por isso, funciona muito bem como uma das estratégias de marketing.
O motivo do sucesso entre os ouvintes é que o podcast pode ser acessado a qualquer momento, baixado e pausado para ouvir quando tiver disponibilidade.
Além disso, o baixo custo (ou custo zero, em alguns casos) dos aplicativos de músicas e áudios facilita o acesso de grande parte dos usuários, principalmente os jovens.
Com isso, as empresas conquistam consumidores de diversas regiões, classes sociais e idade.
A facilidade de acesso faz com que essa mídia também seja adequada aos orçamentos de publicidade das empresas, que cada vez mais apostam nessa oportunidade!
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Fonte: FIA – LABFIN.PROVAR