• A Instituição
    • Nossa História
    • Nossos Pilares
    • Estrutura Organizacional
    • Números e Resultados
  • TCC Gamificado
  • Depoimentos
  • Blog
  • Conteúdos
    • Benefícios
    • Conteúdos Gratuitos
    • Pesquisa e Estudos
    • Teacher´s Lab
  • Portal do Aluno
FIA Business School
  • MBA e Pós-graduação
  • Curta Duração
    • Formação de Broker nos Mercados
    • EaD Curta Duração
    • Valuation
    • Psicologia para não Psicólogos no Ambiente Organizacional
    • Diversidade e Inclusão: Como entender e como implantar
  • In Company
  • Parceiros
Escolha uma Página

Descubra como elaborar um planejamento estratégico empresarial eficiente

maio 11, 2020 | Varejo | 0 Comentários

Descubra como elaborar o planejamento estratégico da sua empresa e determinar as metas e os objetivos de forma prática e assertiva.

De fato, o planejamento estratégico é fundamental para alcançar grandes resultados e garantir que a sua empresa ocupe um lugar de destaque no mercado. Além disso, esse plano de negócios facilita a comunicação entre os diferentes setores da empresa e permite que a organização atenda melhor os seus clientes.

Um planejamento eficiente deve analisar o ambiente de trabalho da empresa, definindo metas e objetivos de médio a longo prazo, o que permitirá obter resultados consistentes.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste post explicaremos como elaborar um planejamento estratégico eficiente para a sua empresa. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Como elaborar um planejamento estratégico de sucesso para a sua empresa

1. Determine os valores e a missão da empresa

Ao elaborar o planejamento estratégico é preciso definir a missão, visão e os valores (MVV) da empresa, o que permitirá que a organização atue de acordo com as suas crenças. 

Para desenvolver uma declaração de MVV, entenda cada um dos elementos citados:

  • visão: indica onde a empresa deseja chegar após um certo período, ou seja, daqui a 5 ou 10 anos;
  • missão: pode ser definida como a razão da existência da empresa;
  • valores: são as crenças e os princípios da empresa.

É possível se inspirar no exemplo de algumas empresas de sucesso. O Google, por exemplo, tem como missão “organizar as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis e úteis.”

Já a Starbucks tem como missão “inspirar e nutrir o espírito humano – uma pessoa, uma xícara e uma vizinhança de cada vez”.

A declaração da sua empresa pode ser pequena, no entanto é preciso impactar positivamente, sendo compreendida pelos seus clientes e parceiros de negócios.

2. Estabeleça os objetivos do negócio

Os objetivos que se deseja alcançar e o caminho que a empresa busca seguir também devem ser levados em conta, ao elaborar o planejamento estratégico.

Eles determinam onde a empresa deseja chegar, ou seja, são resultados maiores. Já as metas são as conquistas de curto prazo, ou seja, é preciso cumpri-las para que os objetivos sejam atingidos.

As metas devem seguir o padrão SMART. Ele é um acrônimo utilizado para orientar o desenvolvimento de metas mensuráveis. Cada objetivo deve ser específico, mensurável, alcançável e relevante. Além disso, deve ser cumprido em um prazo pré-determinado.

3. Considere o ambiente de trabalho da empresa

Claro, para se destacar no mercado, uma empresa precisa conhecer seu capital humano. Funcionários motivados e um ambiente de trabalho que incentive a interação são questões de grande valor para a organização; por isso, não deixe de investir nesses pontos.

Como fazer isso? Liste os recursos necessários para alcançar as metas e os objetivos da empresa. Verifique quais pontos precisam ser melhorados. Analise onde é preciso investir para não prejudicar o negócio. Como exemplo, podemos citar equipamentos ultrapassados e profissionais que precisam aprimorar os seus conhecimentos em uma área específica.

4. Estude o seu público-alvo

Ao elaborar o planejamento estratégico, também é preciso descobrir quais são os consumidores da empresa. Isso permitirá criar ações de marketing específicas para influenciar suas decisões de compra e fidelizá-los.

Uma boa estratégia é segmentar os consumidores buscando entender seus hábitos de compra. Aqui, é possível dividi-los em quatro grupos:

  • psicológico, que leva em consideração aspectos como o estilo de vida e as convicções dos clientes;
  • comportamento, que analisa questões como as atitudes dos consumidores;
  • demográfico, que analisa fatores como idade e sexo dos consumidores;
  • geográfico, que observa o local onde os clientes moram.

Usando o perfil de cliente-alvo como guia, considere onde seus clientes obtêm suas informações, quais outros interesses apresentam e como usam as mídias sociais. Ter um plano de marketing definido permite não apenas atingir o público-alvo desejado, mas fazê-lo da maneira mais econômica possível.

5. Conheça os seus colaboradores

Além de conhecer o público-alvo da sua empresa, é preciso construir um bom relacionamento com todos os profissionais que fazem parte da sua equipe de trabalho, focando na boa comunicação. Isso garantirá que a organização opere com sucesso e se diferencie da concorrência.

6. Observe o ambiente externo

O ambiente externo também influencia na dinâmica de uma empresa. Recessão financeira, mudanças nos hábitos dos consumidores e o surgimento de novas legislações devem ser analisados com antecedência, já que esses fatores podem impactar na dinâmica da organização.

O ambiente externo pode ser dividido em macroambiente e ambiente de tarefa. São exemplos do primeiro a economia global e o comportamento do mercado consumidor, ou seja, são aspectos considerados abstratos.

Já o ambiente de tarefa se caracteriza por fatores concretos como os concorrentes e os clientes da sua empresa.

Cada bloco deve ser analisado de modo a permitir que a sua empresa observe ameaças e encontre oportunidades de negócios que potencializem o seu rendimento. Toda a sua equipe de trabalho pode se envolver nesse projeto, o que garantirá uma análise mais ampla e completa.

7. Defina as estratégias que serão usadas

Ao elaborar o planejamento estratégico, é preciso observar como os objetivos da empresa serão alcançados, gerando os resultados pretendidos. Claro, boas estratégias são fundamentais para que a empresa crie um diferencial competitivo.

É possível optar por três caminhos:

  • diferenciação: permite que a empresa se destaque devido à qualidade dos produtos ou serviços oferecidos;
  • baixo custo: ocorre quando a empresa vende seus produtos ou serviços a preços competitivos;
  • foco: objetiva focar em um único segmento do mercado.

Qual estratégia utilizar?

É preciso observar o seu público-alvo e a declaração de MVV especificada no seu planejamento estratégico. Por exemplo, se o seu público-alvo for composto por consumidores jovens, aposte em produtos inovadores que exibam um diferencial em relação aos concorrentes.

8. Elabore um plano de ação

Um plano de ação permite que as tarefas propostas para a realização dos objetivos da empresa sejam cumpridas. Esse plano pode ser desenvolvido com base em uma ferramenta de melhoria de processo conhecida como 5w2h, que agrupa as seguintes perguntas traduzidas do inglês:

  • 5 W: What ( O que será feito?), Why (Por que isso deve ser feito?), Where (Onde a sua empresa precisa atuar?), Who (Quem deve realizar a tarefa?); When (Quando será feito);
  • 2 H: How (Como as tarefas serão feitas?), How much (Quanto irá custar?).

Responder essas perguntas permitirá que a sua empresa obtenha um documento que auxiliará na implementação do planejamento empresarial. Além disso, essa ferramenta permitirá definir com clareza o que deverá ser feito, por quem e como, garantindo o sucesso na execução do plano de ação.

O método 5W2H é considerado uma ferramenta eficaz, por ser fácil e simples de usar.

Em um mundo empresarial produtivo e extremamente competitivo, tanto as atividades práticas quanto a comunicação organizacional precisam ser rápidas e ágeis, pois muitos problemas podem surgir se as informações transmitidas apresentarem erros. Essa metodologia garantirá que os procedimentos sejam realizados de forma eficiente e sem a ocorrência de erros.

9. Monitore as conquistas

Monitorar os resultados é fundamental para que os planos ocorram conforme o planejado. Além disso, permite analisar se o planejamento estratégico precisa de ajustes.

Mas quais ferramentas podem ser usadas nesse processo? Cronogramas permitem analisar se os planos são colocados em prática, de acordo com o que foi estabelecido pela empresa. Indicadores de desempenho (KPIs) também podem ser utilizados para analisar os resultados. Entre eles podemos citar:

  • NPS: permite analisar o nível de satisfação dos clientes;
  • ROI: mensura o retorno sobre o investimento;
  • Churn: permite analisar a evasão de clientes.

O indicador ideal varia de acordo com os objetivos de cada empresa e fatores que precisam ser analisados. Deseja atrair e fidelizar clientes? Nesse caso, é preciso acompanhar o nível NPS e Churn. Quer tornar-se líder no mercado? O importante aqui é acompanhar o índice de lucratividade.

10. Avalie os resultados

Avaliar os resultados permite verificar se o planejamento estratégico precisa ser modificado, para que as metas estipuladas sejam atingidas. Também permite reconhecer quais ações podem ser mantidas.

Esse processo de aprendizagem garantirá melhores resultados no futuro. Anote e arquive os valores obtidos. Isso permitirá que eles possam ser usados para a implementação de novas estratégias. Se o plano for de longo prazo, essa análise deverá ser subdividida em pequenos blocos, o que facilitará a análise.

Essas dicas permitirão elaborar um planejamento estratégico eficiente que diferencie a sua empresa da concorrência. Além disso, por meio dessa ferramenta será possível obter resultados fora da curva.

Agora que você já sabe como elaborar um planejamento estratégico empresarial eficiente, que tal descobrir como se preparar para processos seletivos remotos e conquistar uma nova colocação profissional?

Cadastre-se em nossa newsletter!

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Notícias Recentes

  • Dominar o Valuation pode ser um diferencial para a sua carreira15/01/2026
  • Fintechs e Pagamentos: a nova lógica do varejo13/01/2026
  • Gestão baseada em valor forma líderes para decisões estratégicas08/01/2026
  • Lifelong learning: por que nunca parar de aprender18/12/2025
  • Liderança situacional fortalece a controladoria estratégica16/12/2025

Categorias

  • Cenário econômico
  • Finanças
  • Inovação
  • Na Mídia
  • Pessoas
  • Varejo
Desenvolvido por FIA Business School - núcleo Finanças e Varejo. Todos os direitos reservados