MBA Gestão de Negócios: Finanças


Coordenadores:

Prof. Dr. José Roberto Securato
Presidente do Conselho do LABFIN e Professor Titular da FEA – USP.
Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo
Presidente do Conselho do PROVAR e Professor Titular da FEA – USP.

FIA e o MBA:

A FIA – Fundação Instituto de Administração é uma entidade privada sem fins lucrativos, estabelecida em 1980 por iniciativa de professores do Depto. de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FEA/USP (Universidade de São Paulo).
Desde o lançamento do 1º curso de MBA, em 1993, mais de 40 mil alunos já foram formados pela FIA. Em 2005 foi declarada como instituição de utilidade pública federal conforme publicação no Diário Oficial da União.
Todos os cursos de MBAs são reconhecidos pelo MEC, bem como têm a sua qualidade certificada pela AMBA – Association of MBAs, entidade sediada em Londres e que reúne as mais conceituadas escolas de negócios do mundo.
O Pós-MBA classificou-se no ranking Educação Executiva da Financial Times 2010, obtendo a 26ª colocação entre 60 escolas do mundo todo e coloca a FIA entre as primeiras escolas brasileiras classificadas nesse prestigioso ranking, na categoria “Cursos Abertos de Educação Executiva”.
O MBAs FIA caracterizam-se pela seriedade do seu desenvolvimento, a exigência da presença dos alunos às aulas e a assiduidade dos alunos aos estudos. Também se caracterizam pela frequente avaliação dos conteúdos das disciplinas e desempenho dos professores de forma a manter a excelência da FIA como uma das melhores Escolas de Negócios do Brasil.

A coordenação do curso estará a cargo dos professores Dr. José Roberto Savoia e Dr. José Roberto Securato.

Diferenciais do Curso:

A área de Finanças é extremamente importante dentro do desenvolvimento das empresas, especialmente, em cenários econômicos adversos como o atual. Cada vez mais, a função dos principais gestores das empresas é permeada por decisões financeiras, portanto é necessário oferecer ferramentas adequadas a estes gestores.
Nesse contexto, o MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS: FINANÇAS, foi desenvolvido pela equipe do LABFIN, em parceria com gestores e profissionais do mercado, com o propósito de ser uma das referências na educação executiva em Finanças no Brasil.
O MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS: FINANÇAS é um curso de Especialização voltado para o aprimoramento das ferramentas de gestão e finanças, incluindo aspectos econômicos, mercadológicos e estratégicos.
O programa envolve uma abordagem adequada para as áreas de gestão e finanças de instituições financeiras e empresas, utilizando as mais atuais ferramentas, normas e práticas.

O corpo docente do curso é outro diferencial, pois conta com a participação de professores e pesquisadores do Laboratório de Finanças – LABFIN-FIA, referência em qualidade educacional no país.

Objetivos:

  • Oferecer uma sólida formação na área de Finanças, visando disponibilizar os conhecimentos, técnicas e instrumentos necessários para o aprimoramento profissional.
  • Contextualizar as atividades do gestor financeiro permitindo a utilização de produtos financeiros de forma a criar alternativas de captação de recursos;
  • Aprimorar os conhecimentos e habilidades relacionadas ao ambiente econômico e mercadológico para aplicação na Gestão Financeira.
  •  Proporcionar uma visão estratégica sobre gestão de negócios, capacitando o executivo para atuar em ambientes multifuncionais e preparando-os para o processo decisório focado em resultados.
  • Ser um laboratório para a troca de experiências entre as teorias e as práticas de Gestão Financeira.

Público Alvo

  • Profissionais graduados em todas as áreas, interessados em se especializar em gestão de negócios e aprofundar seus conhecimentos de Finanças.
  • Profissionais com experiência em cargos de gestão voltados às áreas de Finanças ou áreas afins.

Metodologia:

A metodologia do curso terá por base aulas expositivas com apoio de recursos audiovisuais e material de ensino auxiliar. Serão utilizados recursos didáticos que facilitem o processo de aprendizagem do grupo, com estudo de casos, conceituação e capacitação teórica, dinâmica de
grupo e exercícios em grupo e individuais. O emprego de múltiplas abordagens e técnicas de ensino contribui decisivamente para a fixação de conceitos e aquisição de habilidades.

Credenciamentos:

AMBA – The Association of MBAs criada em 1967 e sediada em Londres.
ANAMBA – Associação Nacional de MBA
ANPAD – Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração
FIA – Fundação instituto de Administração
MEC – Ministério da Educação e Cultura.

Carga horária Total:

600 horas/aula, divididas da seguinte forma:

  • 400 hrs – aulas presenciais;
  • 100 hrs – estudos dirigidos (Ensino a distância – EaD);
  • 100 hrs – TCC

Estudos Dirigidos:

Tratam-se de atividades mandatórias que serão realizadas, a distância, via portal eletrônico, sendo que o aluno será aprovado apenas se obter nota superior ou igual a 7,0 (sete). Os Estudos Dirigidos devem ser cumpridos antes do término das aulas presenciais do programa.

TCC:

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um dos instrumentos utilizados na avaliação do aproveitamento do aluno nos MBAs e Pós-Graduações da FIA e constitui-se em uma oportunidade orientada para o experimento e a aplicabilidade dos conceitos estudados e debatidos ao longo do curso.

Constitui-se em um trabalho próprio, individual, original, redigido em língua portuguesa, oferecendo uma contribuição relevante para a área de conhecimento em questão, satisfazendo os requisitos de complexidade exigidos para o nível de especialista nos cursos de Pós-Graduação e MBAs da FIA.

Ressalta-se que, para o desenvolvimento do TCC, o aluno deve apresentar um estudo de caso aplicado. Não serão aceitos estudos puramente bibliográficos, fundamentados apenas em informações de livros, internet e dados disponíveis ao público em geral.

Matriz Curricular:

 

MóduloDisciplinaCH
Estratégia e MarketingEstratégia Empresarial16
Marketing Estratégico16
Gestão de Pessoas e Liderança ContemporâneaGestão de Pessoas e Liderança Contemporânea28
Gestão de Operações e InformaçõesGestão de Operações e Informações20
Tópicos de Gestão em NegóciosTópicos de Gestão em Negócios16
Mercado Financeiro e EconomiaMercado Financeiro Nacional e Internacional16
Economia Aplicada e Cenários Econômicos Globais16
Tópicos de FinançasTópicos de Finanças16
Contabilidade e CustosContabilidade e Análise de Demonstrações Financeiras18
Controle de Custos18
Orçamento e Capital de GiroOrçamento e Planejamento Empresarial16
Administração do Capital de Giro16
Estrutura de Capital e Valoração da EmpresaEstrutura e Custo de Capital16
Avaliação de Investimentos e Avaliação de Empresas16
Planejamento Tributário e CréditoPlanejamento Tributário e Fiscal16
Gestão de Crédito16
Métodos Quantitativos Aplicados e Finanças CorporativasFinanças Corporativas: Cálculo Financeiro e Análise de Investimentos18
Estatística Aplicada18
Renda Fixa e HedgeCálculo Avançado das Tesourarias e Renda Fixa16
Gestão das Posições de Hedge e Valor em Risco16
Simulação EmpresarialSimulação Empresarial Aplicada aos Negócios56
Sustentabilidade e Responsabilidade SocialSustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa (ED)30
EmpreendedorismoEmpreendedorismo (ED)35
Governança Corporativa e Ética EmpresarialGovernança Corporativa e Ética Empresarial (ED)35

 

EMENTA DAS DISCIPLINAS

Estratégia e Marketing

ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

Natureza da Estratégia e suas dimensões: desafios, definições e níveis (corporativo, competitivo e funcional). Processos de definição de Estratégia e etapas de um processo de Planejamento Estratégico – Estratégias Deliberadas X Emergentes. Vantagem Competitiva: conceitos, vantagem competitiva de custos X diferenciação. Análise do ambiente externo: macro ambiente e ambiente competitivo. Análise dos Recursos e Capacidades Organizacionais: Visão Baseada em Recursos, Análise SWOT. Matriz de Decisões Estratégicas. Execução da Estratégia: desafios e modelos.

MARKETING ESTRATÉGICO

Fundamentos de Marketing. Planejamento, implementação e gestão de marketing. O papel do marketing nas organizações. Estratégias competitivas em marketing. Segmentação, posicionamento e colocação no mercado. Desenvolvimento do mix de marketing (produto, preço, canais de distribuição e promoção). Planejamento, implantação e controle de marketing. Processo de abertura de novos mercados e manutenção ou crescimento em mercados correntes. Decisões de Marketing em um ambiente de mercado dinâmico. Casos e exercícios.
Gestão de Pessoas e Liderança Contemporânea

GESTÃO DO CAPITAL HUMANO

Cenários em gestão de RH. Importância da gestão de RH. Fatores críticos na gestão de RH. Atração, captação e sucessão. Rotatividade. Remuneração. Avaliação de desempenho (como processo). Tendências: Gestão de talentos.=”LIDERANÇA E CONDUÇÃO DE EQUIPES” color=”Accent-Color” id=”b2″] Cenários e tendências em liderança. Teoria sobre liderança. Papel e desafios da liderança. Demandas do líder contemporâneo. Estilos de comunicação. ARCH – GARCH.
Gestão de Operações e Informações

GESTÃO ESTRATÉGICA DE OPERAÇÕES

 Importância da gestão estratégica das operações para as organizações. A relação benefício x preço x custo. Desenvolvimento de uma estratégia de operações orientada ao cliente. Alinhamento estratégico das operações. Fluxos em gestão da cadeia de valor. Novas formas de relacionamento na cadeia de valor. Escolha das dimensões competitivas. Decisões operacionais ou estratégicas na cadeia de valor. Ferramentas e técnicas de gestão de operações. Diferencial competitivo em redes de suprimentos. Desafios enfrentados na gestão de operações frente à competição global e o dinamismo das mudanças tecnológicas. Tendências na gestão de operações. 

GESTÃO ESTRATÉGICA DE INFORMAÇÃO

VBM – Os impactos que a TI tem exercido nos negócios. A tecnologia da Informação e suas aplicações no mundo corporativo. Sistemas de informação transacionais e gerenciais. E-business, quadros de referência de gestão de TI. Principais tendências.
Tópicos de Gestão em Negócios

NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

Relações Internacionais. Análise de Negócios Internacionais. Estratégias de Empresas Globais. Internacionalização de Empresas. Desafios e Tendências para os Negócios Internacionais.

INOVAÇÃO

Inovação e seus diversos significados. O valor da Inovação: produtividade, competitividade e aumento de performance. Adequação da inovação com a estratégia de negócio. Dimensões estratégicas para inovar: produto, marca, posicionamento, modelo de negócio, serviços. Ferramentas para inovação. Cultura da inovação – o perfil da empresa e do profissional inovador. Ciclo de vida da inovação. Estratégias quanto à operacionalização da gestão da inovação. Fatores críticos de sucesso na gestão da inovação. 

AMBIENTE LEGAL DE NEGÓCIOS: DIREITO DO CONSUMIDOR

Definições e Conceitos. Responsabilidade de Fornecedores e Comerciantes. Práticas Comerciais. Práticas Abusivas. Direitos Básicos dos Consumidores. Efeitos em outros Ramos do Direito. Órgão de Apoio.

RISCO ORGANIZACIONAL

Aspectos gerais da gestão de riscos. As quatros dimensões dos riscos: risco de mercado, risco de crédito, risco operacional e risco legal. Outros tipos de risco: Liquidez, Ambiental, Imagem. Introdução à medição dos riscos – aspectos estatísticos. Gestão Integrada de Riscos. 

Mercado Financeiro e Economia

MERCADO FINANCEIRO NACIONAL E INTERNACIONAL

Estrutura regulatória e participantes do mercado. Operações de Underwriting. Mercado monetário. Mercados de capitais. Títulos de dívida no mercado de capitais brasileiro. Títulos de dívida no mercado internacional. Emissão de ações no mercado nacional e internacional. Mercado de crédito. Recibos de depósito no mercado internacional. Mercado cambial e condições de paridade. Condições de paridade. Modelos de determinação cambial.

ECONOMIA APLICADA E CENÁRIOS ECONÔMICOS GLOBAIS

Fundamentos de política econômica e seus Instrumentos. Agregados macroeconômicos. Principais variáveis macroeconômicas e suas relações. PIB-Produto Interno Bruto, taxa de juros, taxa de câmbio e balanço de pagamentos. Cenários econômicos nacionais e internacionais. Regras importantes para elaboração de cenários econômicos. Avaliação de cenário econômico e de tendências. Avaliação de cenários globais: mercados emergentes e mercados desenvolvidos. Impactos do cenário mundial na economia brasileira.

Tópicos de Finanças

PRIVATE EQUITY E VENTURE CAPITAL

Conceitos: Capital de Risco, Venture Capital, Angels Investors, Seed Capital e Private Equity. Ciclos dos Negócios e Mecanismos de Financiamento. Fundos de Private Equity e sua regulamentação pela CVM. A indústria de Venture Capital no Brasil e no mundo.

ESTRATÉGIAS DE REMUNERAÇÃO

Modelos e Estratégias de Remuneração: Remuneração Estratégica; Modelos de Remuneração Estratégica; Remuneração Variável e por Resultados; Remuneração da Força de Vendas; Distribuição de Lucros e Resultados.

ANÁLISE TÉCNICA

Análise Gráfica, Indicadores de tendência, Tendências, suportes e resistências, Indicadores de reversão, Indicadores de volume, Projeções de preços, Rastreadores e osciladores, Pontos de compra e venda.

FUSÕES E AQUISIÇÕES

Definições e conceitos. Objetivo das Fusões e Aquisições. Geração de Valor através de Fusões e Aquisições. Fatores de sucesso de Fusões e Aquisições. 

Contabilidade e Custos

CONTABILIDADE E ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

A importância da Contabilidade como um sistema de informações. Estrutura das Demonstrações Financeiras. Balanço Patrimonial, DRE – Demonstração de Resultado do Exercício. Demonstração de Fluxo de Caixa. Análise das Demonstrações Financeiras. Análise vertical e horizontal. Análise por índices (rentabilidade, liquidez, estrutura de capital, índices operacionais). Ciclo Financeiro e Análise do Capital de Giro.

CONTROLE DE CUSTOS

Visão sistêmica de custos. Terminologia básica em custos. Classificação de custos e despesas quanto à relação com o volume. Relações custo-volume-lucro (margem de contribuição, ponto de equilíbrio, margem de segurança). Métodos de custeio (Absorção, Variável e Pleno). Introdução ao Custeio ABC.

Orçamento e Capital de Giro

ORÇAMENTO E PLANEJAMENTO EMPRESARIAL

Visão geral do processo orçamentário. Relacionamento entre planejamento estratégico e orçamento. Cenários e premissas para o orçamento. Tipos de orçamento. Orçamento-mestre. Orçamentos operacionais. Plano de vendas. Plano de gastos de capital. Plano de produção. Plano de aquisição de materiais. Plano de contratação e de treinamento de mão-de-obra. Plano de gastos administrativos e discricionários. Orçamentos financeiros. Balanço Patrimonial projetado. Demonstração de resultado projetada. Demonstração de fluxos de caixa esperados. Planejamento e controle. Benchmarking. Análise e classificação das variações orçamentárias. Indicadores para acompanhamento de orçamento. Desempenho das unidades de negócios.
 

ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO

Ciclo operacional e financeiro; Conflito risco e retorno na administração do capital de giro; Fluxos de caixa e capital de giro; Necessidade de investimento em capital de giro e capital de giro líquido; Modelos de administração de caixa; Administração do contas a receber; Administração financeira de estoques.
 

Estrutura de Capital e Valorização da Empresa

ESTRUTURA E CUSTO DE CAPITAL

Fontes de recursos próprias e de terceiros. Financiamento de recursos no longo prazo. Custo da dívida. Estimativa do custo de capital próprio. Custo médio ponderado de capital (WACC). Decisões envolvendo a estrutura de capital. Política de dividendos.

AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS E AVALIAÇÃO DE EMPRESAS

Fluxos de caixa para orçamento de capital. Risco em análise de investimentos, Modelo de Múltiplos. Modelos de avaliação de empresas: Modelo de Avaliação por Fluxo de Caixa Descontado; Determinação do Valor da Empresa para o Acionista. Modelo de Avaliação Patrimonial Contábil. Modelo de Liquidação. Ações Ordinárias e Preferenciais. Hipótese de Eficiência dos Mercados. DDM – Dividend Discount Model (Modelo de Gordon): Crescimento Nulo; Crescimento Constante ou Normal; Crescimento Variável ou Supernormal. Múltiplos: P/E (Price on Earnings); M/B (Market to Book Value). Avaliação de Marcas. Avaliação do Capital Intelectual.

Planejamento Tributário e Crédito

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO E FISCAL

Gestão de impostos para pessoas jurídicas. Conceitos básicos (elisão, evasão e simulação) e escolha da melhor forma de tributação das pessoas jurídicas; Lucro Presumido e Real (recomendações e dicas), PIS/Cofins, ISS, juros sobre o capital próprio, fusões e aquisições; Fusões e aquisições (ágio/deságio, compensação de prejuízos fiscais), IOF em mútuo Intercompany, remessa ao exterior.

GESTÃO DE CRÉDITO

Conceito e finalidade do crédito. O conhecimento do cliente e as informações importantes para avaliação. A visita de Crédito. Processo de análise e decisão de crédito. Credit scoring. Rating de crédito. Análise de grupo econômico na decisão de crédito. Provisões. Gestão de carteira de crédito.
Métodos Quantitativos Aplicados e Finanças Corporativas

FINANÇAS CORPORATIVAS: CÁLCULO FINANCEIRO E ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

Juros simples e compostos. Taxas proporcionais e equivalentes. Taxas reais e nominais. Taxas efetivas e taxas nominais. Estrutura Temporal de Taxas de Juros em reais e dólar. Séries de pagamentos. Sistemas de Amortização (Price, SAC e Americano). Ferramentas para análise de investimentos: Payback, TIR, VPL, TIR-modificada. Precificação de títulos públicos e privados.

ESTATÍSTICA APLICADA

Estatística descritiva: Desvio padrão, covariância e coeficiente de correlação. Retorno esperado e retorno histórico. Introdução à probabilidade. Variáveis aleatórias discretas e contínuas. Análise Exploratória de Dados. Testes de hipóteses: H0 e H1; erros tipo I e II, ANOVA, Teste t. Análise de Regressão Linear Simples. Método dos Mínimos Quadrados. Coeficiente de Determinação. Teste de Significância. Regressão Múltipla. Análise de Regressão Linear Múltipla. Modelos para Séries Temporais Estacionárias. Modelos para Séries Temporais não Estacionárias. ARCH – GARCH.

Renda Fixa e Hedge

GESTÃO DAS POSIÇÕES DE HEDGE E VALOR EM RISCO

Definições de risco. Valor Esperado. Covariância e Correlação. Modelo de Markowitz (Fronteira Eficiente). CAPM (Capital Asset Pricing Model). Beta alavancado e desalavancado. Fama-French – modelo de 3fatores. Principais tipos de risco. Risco de mercado. Risco operacional. Modelo de avaliação de risco de mercado (VaR). Cálculo do VaR pelo método paramétrico e não paramétrico. Análise dos resultados.

CÁLCULO AVANÇADO DAS TESOURARIAS E RENDA FIXA

Títulos de renda fixa públicos e privados. Estrutura temporal de taxas de juros. Cupom cambial. Precificação de títulos públicos e privados. Duration e convexidade.

Simulação Empresarial

SIMULAÇÃO EMPRESARIAL APLICADA AOS NEGÓCIOS

Simulação de gestão empresarial em um mercado simulado. Tomada de decisões estratégicas e operacionais visando a aplicação dos principais conceitos de administração geral. Administração de vendas e precificação. Administração financeira orçamentária. Administração de RH e sua gestão com uma avaliação imediata dos impactos nos resultados das empresas simuladas.

Sustentabilidade e responsabilidade social

SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA

Conceito e histórico da responsabilidade social e da sustentabilidade nas empresas. Indicadores de responsabilidade social e sustentabilidade. Visão integrada de sustentabilidade. Balanço social. Sustentabilidade nas empresas brasileiras: casos, aplicações e políticas. Aplicação da responsabilidade social nas empresas: estudos de caso.

Empreendedorismo

EMPREENDEDORISMO

A importância do empreendedorismo corporativo nas empresas. O desenvolvimento da competência empreendedorismo corporativo em profissionais. Os elementos que constituem um empreendedor nas empresas. Empreendedor Clássico x Empreendedor Corporativo. O DNA de um empreendedor corporativo. Estrutura Geral e Tipos de Planos de Negócios. – Transformando uma ideia em oportunidade. Análise de Mercado (setor, concorrência e segmento de mercado). Plano Financeiro. Plano de Marketing no Plano de Negócios. Desenvolvendo a estratégia do Negócio.

Governança corporativa e ética empresarial

GOVERNANÇA CORPORATIVA E ÉTICA EMPRESARIAL

Práticas, Processos de Gestão e Teoria das Organizações. Conflitos de Agência e Teoria da Firma. Governança Corporativa: Definições e conceitos; Principais mecanismos; Custos e benefícios; Função-objetivo das empresas; Relação entre governança e valor das empresas; Códigos das Melhores Práticas. Ética empresarial. Ética nos Negócios. Código de Ética e Governança.

TCC

Informações gerais

Corpo docente:

O corpo docente é composto, em sua maioria, por mestres e doutores, além de contar com especialistas e profissionais com notório saber na área e sólida experiência didática e de mercado, o que garante a excelente capacitação técnica, acadêmica e didática aos alunos.

Sistema de Avaliação:

Cada módulo é composto por disciplinas. Os alunos serão avaliados em cada uma das disciplinas do programa por meio de prova escrita, além de trabalhos individuais ou em grupo. No caso da avaliação da disciplina ocorrer por prova e trabalhos, a média ponderada da mesma será composta pelos pesos de 70% e 30%, respectivamente. Os trabalhos terão peso máximo de 30%. A nota do módulo será composta pela média das disciplinas que o compõe e deverá ser, no mínimo, 7,0 (sete).

Frequência:

O certificado de frequência será fornecido aos alunos que tiverem frequência mínima de 50% nas disciplinas e nos módulos e 75% no total do curso. Somente será permitido o abono de faltas, conforme regulamentação do MEC, em casos de gravidez (licença maternidade) e doenças infectocontagiosas.

Certificação:

Será considerado aprovado no curso, o aluno que obtiver simultaneamente: (1) média nos módulos igual ou superior a 7 (sete), (2) atingir frequência mínima de 50% (cinquenta por cento) das aulas programadas de cada disciplina ou módulo e, também, de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas-aula do curso, (3) ter sido aprovado no Trabalho de Conclusão do Curso, com média final igual ou superior a 7 (sete). Ao pós-graduando que cumprir tais requisitos é conferido o certificado de pós-graduação lato sensu, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, de acordo com a Resolução CNE/CES nº 1 de 8/6/2007, em nível de Especialização ou MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar.

Pré-requisitos:

  • Formação superior completa com título reconhecido pelo MEC
  • Experiência profissional relevante superior a 5 anos
  • Disponibilidade de tempo para estudos extraclasse
  • Leitura na língua inglesa

Seleção:

Os interessados no curso passam por processo seletivo para a formação das turmas, no qual é realizada uma análise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição, além de uma entrevista individual com a coordenação do programa.

O coordenador buscará entender na entrevista de seleção as expectativas dos candidatos e se as mesmas estão em consonância com os objetivos e fundamentos do próprio curso.
Salientamos que as inscrições e entrevista com o coordenador não acarretam qualquer custo ao candidato.

Contato:

Relacionamento Labfin/Provar
Tel.: (11) 3894-5004
Email: cursoslabfinprovar@fia.com.br

Unidade Paulista – Outubro
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Unidade Paulista – Março
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Unidade Vila Olímpia – Abril
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Unidade Berrini – Abril
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