Dizer que você deve pensar na sua carreira parece um clichê. Mas, reflita: quantas vezes realmente você analisa seu momento profissional e toma decisões assertivas em busca de crescimento?
Essa pergunta pode te direcionar a assumir um papel de protagonista e, se for o caso, até impulsionar uma mudança de carreira. Com uma postura de liderança sobre a própria vida profissional, você consegue entender o mercado e enxergar oportunidades.
Para começar, é recomendado identificar suas principais habilidades e traçar objetivos. Afinal, fica mais fácil acertar quando você sabe qual caminho está trilhando e onde pretende chegar.
Conheça suas competências
Muitas vezes ouvimos profissionais de diferentes áreas falarem que não obtiveram sucesso nos seus empregos por vários motivos.
Alguns colocam a culpa na falta de tempo para estudar ou pesquisar novas vagas, outros dizem que a empresa onde trabalham não oferece um programa de desenvolvimento, e há ainda aqueles que acreditam que seus cursos não foram adequados para seu aperfeiçoamento.
O primeiro passo é deixar esses argumentos de lado e tomar a frente das próximas ações. Refletir sobre o que gosta de fazer e o que realiza com mais facilidade ajuda a identificar suas melhores competências.
No webinar Sua Carreira Sem Você, Marcelo Medeiros – fundador da Leading.Zone que atua em parceria com a FIA – LABFIN.PROVAR – apresenta informações relevantes para você assumir a liderança de sua carreira e se destacar no mercado de trabalho.
O especialista no assunto fala que precisamos conhecer nossa própria marca. “Sua marca pessoal reflete seus conhecimentos e habilidades genuínas. São suas características diferenciadoras”, afirma.
Também é possível se descobrir aos poucos, pois algumas habilidades são afloradas com o tempo ou em um momento de crise. O importante é garantir que sua marca pessoal e sua carreira estejam jogando juntas.
Procure mentoria
Falar com quem admira e pedir ajuda nos momentos que mais precisa o auxilia no desenvolvimento pessoal e profissional. Ou seja, estar por perto de profissionais mais experientes pode te ajudar a adquirir técnicas e conceitos.
A observação durante uma atividade em equipe acrescenta conhecimentos e habilidades imperceptíveis inicialmente, mas que podem influenciar suas atitudes em momentos futuros.
Por exemplo, o comportamento de colegas e gestores é capaz de dar insights para você e demonstrar como agir ou não em determinadas situações.
Além de receber conselhos, oferecer seus conhecimentos também é uma forma interessante de aprender, que reforça sua autoestima e a confiança no seu trabalho.
Disponibilize uma agenda para sua carreira
Ter um horário destinado para seu próprio crescimento é essencial para se dedicar à carreira. Possuir um tempo para realizar um curso, ler, fazer networking e buscar oportunidades também contribui para seu desenvolvimento profissional.
Organização e disciplina são aliadas nesse processo. Separar materiais para estudar durante um tempo pré-definido e interagir em suas redes sociais são alguns exemplos que podem fazer parte dessa rotina.
Como mudar de carreira?
Sem uma fórmula mágica, a migração de carreira acontece na verdade quando o profissional se aproxima da sua marca pessoal, ou melhor, quando desperta para as habilidades que realmente domina e segue por esse caminho.
No webinar sobre Carreira, Marcelo Medeiros fala também em ter uma “saída de emergência”, o que muitos chamam de plano B. Enfatiza a necessidade de refletir sobre sua carreira ao longo do tempo para que não seja pego de surpresa com algum imprevisto. Ou seja, ter em mente o que faria se mudasse o cenário de repente na sua vida profissional.
Com essas dicas, você tem um desafio: identificar suas fortalezas e aplicar melhorias para evoluir!
Para dar um passo extra na especialização, conheça os benefícios de se tornar aluno de pós-graduação e MBA da FIA – LABFIN.PROVAR.
Saiba mais sobre mentoria e carreira assistindo ao vídeo: