Para que uma empresa possa sobreviver em longo prazo, ela precisa manter um fluxo de caixa saudável. Isso depende, em grande parte, de evitar problemas com o crédito. Em outras palavras, você precisa assegurar que seus clientes estejam efetivamente pagando pelo que eles compram, no valor e nas condições acordadas.
Essa tarefa é um desafio, especialmente considerando que a inadimplência no Brasil continua aumentando. Então, como evitar que a sua empresa acabe sofrendo com clientes que compram e não pagam? A solução está na gestão de risco de crédito.
Neste artigo, vamos apresentar as melhores práticas para a gestão de risco de crédito nas empresas. Acompanhe e descubra como implementar!
Estabeleça linhas e políticas de crédito
Existem inúmeras formas para oferecer crédito aos clientes. Por isso, é preciso determinar quais delas serão adotadas na sua empresa. Ou seja, conhecer as linhas de crédito disponíveis. Cada uma dessas linhas também é acompanhada por uma lista de critérios que o cliente deve atender para ser elegível. Essas são as políticas de crédito.
Dessa forma, você evita que as linhas de crédito com maior risco sejam disponibilizadas para clientes que também apresentam alto risco. O ideal é que as linhas de maior risco, aquelas com prazo de pagamento muito longo e baixa taxa de juros, sejam voltadas aos clientes de baixo risco (aqueles com um histórico sólido de bons pagadores).
Adote uma postura dinâmica
Existem épocas em que o problema da inadimplência torna-se mais forte, devido a circunstâncias socioeconômicas como o aumento do desemprego. Em outras épocas, o índice de brasileiros que “devem e não negam” diminui.
Como você pode ver, a situação é dinâmica. Portanto, uma boa prática para as empresas é também adotar uma postura dinâmica na gestão de risco de crédito. Tenha em mente que, se o país está enfrentando o período de maior inadimplência na sua história, você não precisa esperar esse problema bater à porta da sua empresa para reagir. De fato, a gestão de risco de crédito consiste justamente em perceber os sinais e tomar medidas antes que o risco se transforme em um problema concreto.
Isso significa endurecer as políticas de crédito durante os períodos em que a inadimplência geral no país aumenta, pois, nesses períodos, o risco de crédito é maior para as empresas. Naturalmente, também é possível ser mais flexível com o crédito naqueles períodos em que a inadimplência geral está mais baixa.
Alinhe as políticas de crédito
Criar políticas de crédito é uma boa prática, mas ela não terá o efeito desejado se não for respeitada por todos da organização. No dia a dia, o time comercial pode sentir a pressão dos clientes para criar exceções; porém, eles devem estar conscientes da importância de seguir os parâmetros estabelecidos para a concessão das linhas de crédito.
O primeiro passo é assegurar que todos conheçam as políticas de crédito da empresa. Alinhamento das informações é, portanto, indispensável. E ele deve ser feito sempre que um novo colaborador entrar na equipe ou uma regra de crédito for alterada.
Implemente Stress Tests
Stress Tests ou Testes de Estresse são uma forma de descobrir os problemas de risco de crédito existentes, por meios da realização de simulações que aplicam pressão no sistema de crédito. Eles são muito utilizados no mercado financeiro, mas podem ser adaptados por empresas de qualquer setor.
A questão, portanto, é como desenhar um Stress Test. Uma das formas de fazer isso é calculando o que aconteceria com as finanças da empresa se 1% dos seus clientes ficasse inadimplente. Então, aumente esse percentual gradativamente, para descobrir exatamente qual seria o efeito de cada grau de inadimplência.
Esse Stress Test permite identificar níveis de inadimplência aceitáveis, níveis que exigem atenção, e níveis que representam um perigo para a sustentabilidade do negócio. Dessa forma, é possível traçar metas coerentes, já que, infelizmente, uma meta de inadimplência zero costuma não ser realista para empresas que oferecem crédito aos clientes.
Automatize as análises de crédito
A automatização não traz apenas o benefício da produtividade, ela também permite eliminar a ocorrência de erros humanos, o que é muito positivo para a gestão de risco de crédito. Tenha em mente que um único erro na análise do perfil de um cliente pode custar milhares, ou até milhões, para as empresas.
A boa notícia é que já existem softwares desenvolvidos especificamente para realizar essas análises, cruzando dados da própria empresa com outros de fontes externas, como os cadastros de inadimplentes dos serviços de proteção ao crédito.
Um ponto importante é que o investimento realizado nesse tipo de software é compensado pelo próprio fato de que ele vai ajudar a reduzir o risco de crédito, significando que a empresa terá menos perdas financeiras.
Invista em especialização em gestão de risco de crédito
Uma equipe capacitada certamente é um elemento essencial para a adequada gestão de risco de crédito. Portanto, investir em especializações é uma excelente prática, seja por parte da empresa, seja por parte dos próprios profissionais que desejam atuar e crescer nessa área.
Pensando em suprir essa necessidade do mercado e manter os profissionais atualizados nas empresas, a FIA – LABFIN.PROVAR oferece a pós-graduação em Gestão de Crédito e Cobrança.
Este curso é adequado tanto para quem trabalha em instituições financeiras quanto em empresas de qualquer outro segmento. Nele, os alunos participam de aulas expositivas, estudos de caso, resolução de exercícios, palestras e simulações empresariais.
O objetivo do programa é aprimorar as competências ligadas à gestão de crédito e cobrança, por meio da troca de informações e experiências com professores e colegas.
Nesse artigo, você viu as melhores práticas para a gestão de risco de crédito nas empresas. É possível obter resultados superiores, combinando essas práticas com um processo de melhoria contínua. Dessa forma, avalie periodicamente a situação de crédito na sua empresa para identificar problemas no sistema de gestão de risco e oportunidades de melhoria desse sistema.
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Fonte: FIA – LABFIN.PROVAR