Pós-graduação

Gestão de Crédito e Cobrança

Informações Gerais

17/10/2017

Terças e quintas-feiras
das 19h00 às 23h00.

Instalações FIA em São Paulo

Pós-Graduação em Gestão de Crédito e Cobrança


Coordenadores:

Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo
Presidente do Conselho do PROVAR e Professor Titular da FEA – USP.
Prof. Dr. José Roberto Securato
Presidente do Conselho do LABFIN e Professor Titular da FEA – USP.

Apresentação do Curso

O crédito é um dos responsáveis pelo desenvolvimento de uma economia, por oferecer instrumentos para quantificar e reduzir os riscos decorrentes da inadimplência.

No Brasil, a atividade ganhou espaço nos últimos anos, graças à estabilização da economia e aperfeiçoamento da estrutura do sistema financeiro nacional. Com isso, bancos e empresas têm utilizado de forma crescente os instrumentos de análise e gestão de crédito.

A Especialização em Gestão de Crédito e Cobrança é um curso de Pós-Graduação Lato Sensu voltado para o aprimoramento das ferramentas de crédito e cobrança, desde os aspectos econômicos, mercadológicos e estratégicos, até a execução da análise, gestão e contabilização e cobrança das operações de crédito.

Diferencial do Curso

O programa envolve uma abordagem adequada para instituições financeiras e empresas, utilizando as mais atuais ferramentas, normas e práticas. Para que isso ocorra, é demonstrado o papel das atividades de crédito e cobrança no contexto do mercado financeiro, destacando os impactos de sua aplicação para o desempenho das organizações.

Os assuntos são frequentemente abordados por meio de métodos quantitativos de tal forma que a matemática e a estatística sejam utilizadas no processo decisório.

O corpo docente do curso é outro diferencial, pois conta com a participação de professores e pesquisadores do Laboratório de Finanças – LABFIN-FIA, referência em qualidade educacional no país.

Objetivos:

  • Aprimorar as competências de gestão relacionadas ao ambiente de negócios das atividades de crédito e cobrança nas empresas, nos bancos e instituições especializadas;
  • Contextualizar as atividades de Crédito e Cobrança como parte das atividades do Mercado Financeiro, permitindo sua utilização aliada a outros produtos financeiros;
  • Desenvolver os conhecimentos e habilidades relacionadas ao ambiente econômico, mercadológico para aplicação na Gestão do Crédito e Cobrança como serviço para os bancos e como parte da atividade de empresas.
  • Aplicar a troca de experiências entre as teorias e as práticas de Crédito e Cobrança.

Perfil do Aluno:

  • Profissionais que atuem nas atividades relacionadas a crédito e cobrança em instituições financeiras;
  • Analistas responsáveis pelo desenvolvimento de modelos de análise e gestão de crédito;
  • Profissionais que atuem em atividades de tesouraria, crédito e cobrança de empresas;
  • Gerentes de relacionamento e assistentes de instituições financeiras;
  • Analistas de mercado, que necessitam compreender as informações relacionadas à análise de crédito;
  • Auditores e consultores de empresas e instituições financeiras;
  • Profissionais responsáveis pela implementação das práticas recomendadas pelos Acordos de Basiléia;
  • Analistas, coordenadores e gestores de atividades de Cobrança;
  • Profissionais que desejam ampliar seus conhecimentos sobre as atividades de crédito e cobrança.

Metodologia:

A metodologia do curso é composta por aulas expositivas, estudos de caso, resolução de exercícios, palestras e simulações empresariais, conferindo maior dinamismo ao desenvolvimento das atividades. O curso também utiliza vários casos estruturados pelo LABFIN para a ilustração de conceitos abordados durante as aulas teóricas e vídeos para motivar o debate e a troca de ideias entre os alunos.

Credenciamentos:

AMBA – The Association of MBAs criada em 1967 e sediada em Londres.
ANAMBA – Associação Nacional de MBA
ANPAD – Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração
FIA – Fundação instituto de Administração
MEC – Ministério da Educação e Cultura.

Carga Horária

520 horas/aula, divididas da seguinte forma:

  • 360 hrs – aulas presenciais;
  • 60 hrs – estudos dirigidos (Ensino a distância – EaD)
  • 100 hrs – atividades extra-classe e TCC

Estudos Dirigidos:

Tratam-se de atividades mandatórias que serão realizadas, a distância, via portal eletrônico, sendo que o aluno será aprovado apenas se obter nota superior ou igual a 7,0 (sete). Os Estudos Dirigidos devem ser cumpridos antes do término das aulas presenciais do programa.

TCC:

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um dos instrumentos utilizados na avaliação do aproveitamento do aluno nos MBAs e Pós-Graduações da FIA. É uma oportunidade orientada para o experimento e a aplicabilidade dos conceitos estudados e debatidos ao longo do curso.

Constitui-se em um trabalho próprio, individual, original, redigido em língua portuguesa, oferecendo uma contribuição relevante para a área de conhecimento em questão, satisfazendo os requisitos de complexidade exigidos para o nível de especialista nos cursos de Pós-Graduação e MBAs da FIA.

Não serão aceitos estudos puramente bibliográficos, fundamentados apenas em informações de livros, Internet e dados disponíveis ao público em geral.

Matriz Curricular

MóduloDisciplinaCarga HoráriaCH
Economia e Estratégia Aplicada ao CréditoAula Inaugural (tendências / Mercado de Crédito)432
Economia Aplicada ao Crédito14
Estratégia Empresarial Aplicada ao Crédito14
Contabilidade e GiroContabilidade e Análise das Demonstrações Financeiras Aplicada ao Crédito1832
Análise do Capital de Giro Voltada ao Crédito14
Métodos Quantitativos Aplicados ao CréditoCálculo Financeiro e Análise de Investimentos1836
Estatística Aplicada ao Crédito18
Gestão de CréditoFundamentos da Gestão de Crédito1832
Análise de Contratos e Direitos de Crédito14
Estrutura de Capital e Valoração da EmpresaEstrutura e Custo de Capital1432
Construção de Fluxo de Caixa e Avaliação de Empresas18
Risco de CréditoAnálise e Gestão de Risco de Crédito1836
Mensuração do Risco de Crédito18
Monitoramento de CréditoControles Internos e Compliance1024
Monitoramento e Sinais de Deterioração do Crédito14
Gestão de CobrançaCobrança e Recuperação de Crédito1832
Negociação14
Operações Estruturais e Hedge de Empresas para CréditoOperações Estruturadas e Securitização de Recebíveis1428
Derivativos e Estratégias de Hedge de Empresas14
Aspectos Comportamentais e Soluções de CréditoAspectos Comportamentais Ligados ao Crédito1020
Práticas Consultivas e Soluções de Crédito10
Simulação Empresarial Aplicada a CréditoSimulação Empresarial Aplicada a Crédito5656
Estudos Dirigidos (EaD)Governança Corporativa e Ética Empresarial3060
Sustentabilidade e Responsabilidade Sócio-Empresarial30
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)Trabalho de Conclusão de Curso100100
 TOTAL GERAL 520

Ementa das Disciplinas

ECONOMIA E ESTRATÉGIA APLICADA AO CRÉDITO

Aula Inaugural – 4hr

Economia aplicada ao crédito – 14 hr

Fundamentos de política econômica e seus Instrumentos. Agregados macroeconômicos. Principais variáveis macroeconômicas e suas relações. PIB-Produto Interno Bruto, taxa de juros, taxa de câmbio e balanço de pagamentos. Cenários econômicos nacionais e internacionais. Regras importantes para elaboração de cenários econômicos. Avaliação de cenário econômico e de tendências. Avaliação de cenários globais: mercados emergentes e mercados desenvolvidos. Impactos do cenário mundial na economia brasileira.

Estratégia empresarial aplicada ao crédito – 14 hr

Definição de planejamento estratégico. As questões fundamentais do planejamento estratégico e benefícios. Planejamento estratégico X Plano de negócios. Análise do ambiente externo: identificação de ameaças e oportunidades. Elaboração de diagnóstico: identificação de fatores críticos de sucesso do negócio, análise dos pontos fortes e fracos das funções empresariais e análise das vantagens competitivas. Modelo de análise setorial e ferramentas de análise estratégica aplicadas à análise de risco. Estratégias genéricas. Impactos das decisões estratégicas para a análise do crédito. BSC – Balanced Scorecard: modelo de referência para planejamento estratégico.

 


CONTABILIDADE E GIRO

Contabilidade e Análise das Demonstrações Financeiras Aplicada ao Crédito – 18hs

A importância da Contabilidade como um sistema de informações. Estrutura das Demonstrações Financeiras. Balanço Patrimonial, DRE – Demonstração de Resultado do Exercício. Demonstração de Fluxo de Caixa. Análise das Demonstrações Financeiras. Análise vertical e horizontal. Análise por índices (rentabilidade, liquidez, estrutura de capital, índices operacionais). Relação entre risco e retorno do ativo e passivo; Análise do conteúdo das notas explicativas para compreensão e detalhamento dos riscos associados à atividade da empresa; Análise da qualidade dos resultados e a relação com as decisões de investimento e financiamento; Identificação dos riscos de crédito de curto e longo prazo; Classificação e análise de eventos recorrentes, não recorrentes, operacionais e financeiros.

Análise do Capital de Giro Voltada ao Crédito – 14hs

Ciclo operacional e financeiro; Conflito risco e retorno na administração do capital de giro; Fluxos de caixa e capital de giro; Necessidade de investimento em capital de giro e capital de giro líquido; Relação entre EBITDA, Fluxo de caixa e Capital de giro: conversão do EBITDA; Fontes de financiamento e capital de giro; Magnitude do fluxo de caixa operacional e a relação com o potencial de geração de caixa pela operação (EBITDA); Relação entre o ciclo financeiro e o ramo de atividade; Modelos de administração de caixa; Administração do contas a receber; Administração financeira de estoques; Criação de cenários e análise de sensibilidade do fluxo de caixa a fatores de risco; Análise do perfil da empresa baseado nos fluxos de caixa.

 


MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS AO CRÉDITO

Cálculo Financeiro e Análise de Investimentos – 18hs

Juros simples e compostos. Modelos de capitalização aplicado à análise de crédito; Taxas proporcionais e equivalentes. Taxas reais e nominais. Taxas efetivas e taxas nominais. Estrutura Temporal de Taxas de Juros em reais e dólar. Formação de taxa de juros nas operações de crédito; Séries de pagamentos (uniformes e diferidas); Sistemas de Amortização (Price, SAC e Americano). Ferramentas para análise de investimentos: Payback (simples e descontado), TIR, VPL, TIR-modificada dentro do contexto de análise de crédito; Análise de investimento com perpeituidades; Duration – conceito e aplicações para a mensuração do risco de uma carteira de crédito.

Estatística Aplicada ao Crédito – 18hs

Estatística descritiva: Desvio padrão, covariância e coeficiente de correlação. Retorno esperado e retorno histórico. Introdução à probabilidade. Variáveis aleatórias discretas e contínuas. Análise Exploratória de Dados. Noções de probabilidade e aplicações para a análise e gestão do crédito; Principais distribuições de probabilidades; Testes de hipóteses: H0 e H1; erros tipo I e II, ANOVA, Teste t. Análise de Regressão Linear Simples. Método dos Mínimos Quadrados. Coeficiente de Determinação. Teste de Significância. Regressão Múltipla. Análise de Regressão Linear Múltipla. Noções de simulação (modelo de monte Carlo) aplicado ao crédito; Modelos para Séries Temporais Estacionárias. Modelos para Séries Temporais não Estacionárias. ARCH – GARCH. Regressão logística.

 


GESTÃO DE CRÉDITO

Fundamentos da Gestão de Crédito – 18hs

Conceito e finalidade do crédito. O conhecimento do cliente e as informações importantes para avaliação. Classificação do crédito (Resolução 2682 do BACEN). Processo de análise e decisão de crédito. Principais produtos de crédito e suas características. C’s de crédito. Características das Operações de Crédito. Momento e Etapas da Concessão de crédito. Avaliação das necessidades dos clientes. Política de Crédito e Estratégias de Negócio. Componentes da Política de Crédito. Impactos da Política de Crédito sobre o desempenho do negócio. Formalização da Política de Crédito. Revisões da Política de Crédito em função de Cenários Econômicos e Setoriais. Melhores práticas de Política de Crédito. Avaliação da decisão de crédito: alçadas e comitês. Estabelecimento de prazo e limite de crédito.

Análise de Contratos e Direitos de Crédito – 14hs

Conceito de contrato. Conteúdo e interpretação do contrato. Características gerais. Execução de contratos.  Extinção do contrato. Covenants. Garantias nas operações de crédito. Finalidade das Garantias. Modalidades de Garantias (Reais e Pessoais). Riscos na constituição das garantias.


ESTRUTURA DE CAPITAL E VALORAÇÃO DA EMPRESA

Estrutura e Custo de Capital  – 14hr

Fontes de recursos próprias e de terceiros. Financiamento de recursos no longo prazo. Custo da dívida. Estimativa do custo de capital próprio. Custo médio ponderado de capital (WACC). Decisões envolvendo a estrutura de capital. Política de dividendos. Estrutura de capital, equilíbrio financeiro e impacto para os modelos de risco de crédito. Custo de capital e risco das empresas.

Construção de Fluxo de Caixa e Avaliação de Empresas – 18hs

Fluxos de caixa para orçamento de capital.  Risco em análise de investimentos, Modelo de Múltiplos. Modelos de avaliação de empresas: Modelo de Avaliação por Fluxo de Caixa Descontado; Determinação do Valor da Empresa para o Acionista. Modelo de Avaliação Patrimonial Contábil. Modelo de Liquidação. Premissas de projeção (considerações macro e setoriais, ciclo operacional e financeiro da empresa). Projeção de receitas e resultados. Relações entre crescimento e investimento Ações Ordinárias e Preferenciais. Hipótese de Eficiência dos Mercados. DDM – Dividend Discount Model (Modelo de Gordon): Crescimento Nulo; Crescimento Constante ou Normal; Crescimento Variável ou Supernormal. Múltiplos: P/E (Price on Earnings); M/B (Market to Book Value). Avaliação de Marcas. Avaliação do Capital Intelectual.

 


RISCO DE CRÉDITO

Análise e Gestão de Risco de Crédito – 18hs

Conceito de Risco.  Fatores de Risco em Operações de Crédito. Gestão de Riscos. Risco do cliente. Risco da operação. Risco de crédito. Contingências e constituição de PDD sob a ótica da resolução 2682 do BACEN. Nível de Comprometimento – Parâmetros para mensuração. Classes de risco e fraud scoring. Análise do Grupo Econômico. Know Your Customer (KYC). Modelos de análise de crédito. Compondo modelos estatísticos e julgamentais para a avaliação do crédito; Modelagem Credit Scoring e behavioral scoring. Análise de sobrevivência para modelagem de Credit Scoring; Métricas de validação de modelos. Métricas de backtests. Aplicação: determinação de um modelo de Credit Scoring. Análise de Crédito no contexto do Ciclo de Crédito.

Mensuração do Risco de Crédito – 18hs

RAROC – Risk Adjusted Return on Capital e modelos de otimização do crédito. Metodologias de cálculo do VaR: Credit Risk. Mensuração e modelagem dos componentes do Risco de Crédito: LGD (Loss Given Default), EAD (Exposure at Default), PD (probability of Default) e risk neutral (implícito no spread). Matrizes de migração de risco de crédito. Modelo Merton. Taxa de Recuperação. Metodologias de cálculo do CCF e determinação de limites de crédito. Credit Metrics e Simulação de Monte Carlo. Teste de Estresse. Exposição de crédito em operação com derivativos (PFE e EPE). Credit Valuation Adjustment (CVA). Mensuração do risco de contraparte (Wrong Way Risk – WWR). Spread de crédito. Otimização do Risco de Crédito.

 


MONITORAMENTO DE CRÉDITO

Controles Internos e Compliance – 10hs

Os três acordos de Basiléia. Fundamentos de Basiléia. Os pilares de Basiléia II. Níveis de alocação de Capital em Basiléia III. Impactos dos acordos de Basiléia sobre a atividade das empresas e bancos. O Processo de Crédito e os Controles Internos. Riscos legais e Compliance. Prevenção a lavagem de dinheiro. Prevenção a Fraudes. Pessoas politicamente expostas (PPE).

Monitoramento e Sinais de Deterioração do Crédito – 14hs

Indícios e motivações de default. Sinais de dificuldades financeiras em diferentes setores. Indicadores críticos para cada setor: o que faz a empresa perder a capacidade de liquidação dos créditos. Acompanhamento de indicadores para identificação dos sinais de dificuldades financeiras. Monitoramento do crédito e revisão de limites baseado nos sinais de deterioração.

 


GESTÃO DE COBRANÇA

Cobrança e Recuperação de Crédito – 18hr

Relações entre Crédito e Cobrança. Processo de Cobrança. Abordagens de cobrança. O Código de Defesa do Consumidor nos processos de Cobrança. Cobrança interna. Cobrança terceirizada. Cobrança judicial: aspectos gerenciais das principais ações. Tipos de Cobranças: Cobrança administrativa, Cobrança Judicial. Crédito com garantia x sem garantia. Execução de garantias. Régua de cobrança. Modelos utilizados na definição de ações de cobrança. Modelos de propensão à pagamento; Modelo de Collection scoring; Gerenciamento e recuperação do crédito. Protesto e negativação em cadastros de restrição ao crédito.

Negociação14hr

Conceito de Negociação: o que é e o que não é uma negociação. Princípios Gerais da negociação.  Tipos de negociadores. Principais tipos e modelos de negociação; Conhecimento da outra parte: valores e atitudes. Variáveis básicas da negociação: tempo, poder e informação. Tipos psicológicos na solução dos conflitos. Comunicação assertiva e a construção de relacionamentos vantajosos. Habilidades de um negociador. Estratégias e táticas ativas e defensivas no processo de negociação. Principais erros cometidos em uma negociação. Exercícios e dicas práticas para uma boa negociação.

 

 

OPERAÇÃO ESTRUTURADAS E HEDGE DE EMPRESAS PARA CRÉDITO

Operações Estruturadas e Securitização de Recebíveis – 14hr

Conceitos e definições das operações de securitização. Diretrizes e principais características. Base Legal e Aspectos jurídicos. Vantagens e riscos na securitização. Participantes do Mercado. Práticas de Mercado e Principais Produtos. A estrutura operacional da securitização. Funções, responsabilidades e segregação. Operação Primária x Secundária. Cessão de Recebíveis. Fundos de Direitos Creditórios. Conceitos básicos sobre fundos de investimento.  Principais atrativos na ótica do emissor e do investidor. Riscos inerentes aos fundos estruturados. Regulamentação e aspectos jurídicos. Principais características: estruturação, distribuição e formas de registro. Administração fiduciária: seu papel na estruturação, cumprimento das regras e normas legais. Acompanhamento da carteira, cálculo de cotas e marcação a mercado. Personagens envolvidos na estruturação e distribuição. Overview do mercado de securitização no Brasil.

Derivativos e Estratégias de Hedge de Empresas – 14hs

Derivativos: conceito, evolução histórica e dimensões do mercado. Mercados de Balcão e de Bolsa. Conceitos Fundamentais do Mercado de Derivativos. Mecânica operacional e características dos mercados a termo, mercados futuros e swaps. Formação dos preços no mercado futuro. Participantes do mercado de derivativos. Funcionamento dos derivativos no Brasil. Funcionamento dos mercados – custos. Preços – spread. Sistema Operacional do mercado de derivativos. Membros de compensação versus as corretoras. Sistemas de Garantias. Principais produtos do mercado de derivativos: Contratos a Termo. Contratos Futuros. Contratos de Swaps. Hedge On-Balance-Sheet e Off-Balance-Sheet. Identificando o risco e suas variáveis. Estratégias de neutralização de risco. Riscos excepcionais (Hedge com o mercado em condições de crise). Identificando o interesse da empresa pelo Hedge. Vantagens da execução do controle da exposição ao risco e impactos para a análise de crédito. Implantação da estratégia de Hedge. Risco de fluxo de caixa. Risco de crédito em posições de hedge. Hedge Accounting.

Aspectos Comportamentais Ligados ao Crédito – 10hr

Visitas a clientes. Apresentação em comitês. Os vários tipos/estilos de clientes. Se programando para uma visita. Como agir e como se portar. Conceito de “boa apresentação”. Etapas no Desenvolvimento de uma apresentação. Melhores práticas e o que não fazer. Estruturando uma mensagem para ser mais clara e persuasiva. Vias de comunicação não-verbais: aparência, postura, movimentação, expressões faciais e gestos.

Práticas Consultivas e Soluções de Crédito 10hr

Discussão de casos. Adequação do portfólio às necessidades dos clientes.


SIMULAÇÃO EMPRESARIAL

Simulação Empresarial Aplicada a Crédito – 56h

Simulação de gestão empresarial em um mercado simulado. Tomada de decisões estratégicas e operacionais visando a aplicação dos principais conceitos de administração geral. Administração de vendas e precificação. Administração financeira orçamentária. Administração de RH e sua gestão com uma avaliação imediata dos impactos nos resultados das empresas simuladas.

Corpo Docente:

O corpo docente é composto, em sua maioria, por mestres e doutores, além de contar com especialistas e profissionais com notório saber na área e sólida experiência didática e de mercado, o que garante a excelente capacitação técnica, acadêmica e didática aos alunos.

Sistema de Avaliação:

Cada módulo é composto por disciplinas. Os alunos serão avaliados em cada uma das disciplinas do programa por meio de prova escrita, além de trabalhos individuais ou em grupo. No caso da avaliação da disciplina ocorrer por prova e trabalhos, a média ponderada da mesma será composta pelos pesos de 70% e 30%, respectivamente. Os trabalhos terão peso máximo de 30%. A nota do módulo será composta pela média das disciplinas que o compõe e deverá ser, no mínimo, 7,0 (sete).

Frequência:

O certificado de frequência será fornecido aos alunos que tiverem frequência mínima de 50% nas disciplinas e nos módulos e 75% no total do curso. Somente será permitido o abono de faltas, conforme regulamentação do MEC, em casos de gravidez (licença maternidade) e doenças infectocontagiosas.

Certificação:

Será considerado aprovado no curso, o aluno que obtiver simultaneamente: (1) média nos módulos igual ou superior a 7 (sete), (2) atingir frequência mínima de 50% (cinquenta por cento) das aulas programadas de cada disciplina ou módulo e, também, de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas-aula do curso, (3) ter sido aprovado no Trabalho de Conclusão do Curso, com média final igual ou superior a 7 (sete). Ao pós-graduando que cumprir tais requisitos é conferido o certificado de pós-graduação lato sensu, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, de acordo com a Resolução CNE/CES nº 1 de 8/6/2007, em nível de Especialização ou MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar.

Pré-requisitos:

  • Formação superior completa com título reconhecido pelo MEC
  • Desejável experiência profissional relevante superior a 2 anos
  • Disponibilidade de tempo para estudos extraclasse
  • Leitura na língua inglesa

Seleção:

Os interessados no curso passam por processo seletivo para a formação das turmas, no qual é realizada uma análise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição, além de uma entrevista individual com a coordenação do programa.

O coordenador buscará entender na entrevista de seleção as expectativas dos candidatos e se as mesmas estão em consonância com os objetivos e fundamentos do próprio curso.

Salientamos que as inscrições e entrevista com o coordenador não acarretam qualquer custo ao candidato.

Contato:

Relacionamento Labfin/Provar
Tel.: (11) 3894-5004
Email: cursoslabfinprovar@fia.com.br

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