Desde os anos 1990, devido à globalização e ao advento de tecnologias cada vez mais avançadas, houve um aumento da competitividade no mercado. Tal competitividade se acirrou ainda mais nas últimas duas décadas com a transformação digital em larga escala. Com isso, cresceram também as dúvidas relacionadas ao desenvolvimento profissional e à gestão de carreira.
No entanto, em meio a tantas incertezas, existe algo que permanece praticamente igual: nós mesmos. É por isso que, quanto mais procurarmos nos conhecer profundamente, mais facilmente conseguiremos enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que o mundo VUCA nos traz.
Como o mundo VUCA afeta a gestão de carreira?
A expressão VUCA surgiu no fim do século passado e resume bem o cenário em que estamos inseridos atualmente.
Incorporado ao mundo empresarial, o termo inglês disseminado no final do período histórico conhecido como Guerra Fria (1945-1991) se constitui como uma sigla formada pela inicial das seguintes palavras: volatility (volatilidade), uncertainty (incerteza), complexity (complexidade) e ambiguity (ambiguidade).
A volatilidade diz respeito às constantes e aceleradas mudanças pelas quais o mundo vem passando nas últimas décadas.
Diante de tantas transformações, é de se esperar que seja cada dia mais difícil fazer previsões, não é mesmo? É disso que trata o segundo elemento da sigla, a incerteza.
Se tudo se transforma o tempo todo e não podemos prever o que virá em seguida com exatidão, o grau de complexidade de ações individuais e coletivas cresce na mesma proporção no mundo VUCA, de modo a acentuar a interconexão entre todas as coisas.
Acentua-se, também, a impossibilidade de haver respostas definitivas para qualquer coisa que seja — impossibilidade esta representada pelo último elemento da expressão VUCA, a ambiguidade.
Ou seja, diante de um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo, a gestão de carreira pode parecer uma tarefa árdua, pois nos exige adaptações numa velocidade muito intensa. Porém, se esse ritmo muito acelerado das mudanças pode nos sobressaltar, ele também nos dá a chance de nos questionarmos constantemente sobre as decisões e os caminhos que tomamos, de modo a ajustá-los cada vez mais aos nossos propósitos mais caros.
O autoconhecimento está diretamente ligado às soft skills
Também conhecidas como habilidades humanas, as soft skills são aquelas competências que se evidenciam na forma como nos relacionamos com as pessoas e as situações da nossa vida.
Diferentemente das habilidades técnicas associadas a campo de atuação, as soft skills não podem ser comprovadas por meio de currículo ou teste de habilidades específicas, por exemplo. Isso porque se trata de competências relacionadas à forma como pensamos, sentimos, agimos e afetamos os outros.
Se tudo no mundo se modifica de modo cada vez mais rápido e imprevisível, não é à toa que tais competências sejam tão valorizadas pelas organizações, lideranças e gestores de RH atualmente.
Isso porque não importa mais apenas quão tecnicamente habilidosos nós somos em nossa expertise: é preciso desenvolver e cultivar habilidades intrapessoais, interpessoais e cognitivas que possibilitem a adaptação às mudanças constantes do mundo VUCA.
São tais habilidades que nos permitem também explorar aquilo que temos de mais valioso para a gestão de nossa carreira: o autoconhecimento.
Procure ser fiel a si mesmo na gestão da sua carreira
Parece estranho dizer isso, mas, de fato, ainda que nos transformemos muito ao longo da vida, certos princípios, valores e metas persistem dentro de nós, nos constituindo e nos fazendo ser quem somos.
São justamente eles que devemos levar em conta no planejamento e gestão de nossa carreira para sermos mais felizes e trabalharmos com mais propósito.
E para isso, precisamos, fundamentalmente, trabalhar o nosso autoconhecimento. Só quem olha para si mesmo, contemplando suas forças e vulnerabilidades, pode realmente tomar decisões coerentes com aquilo que se é e se deseja para si.
Fonte: LABFIN.PROVAR – FIA
***
Sabia que agora você pode contar com o melhor da experiência dos cursos presenciais da FIA tendo a praticidade e a conveniência de escolher como e onde estudar? Clique aqui para saber mais