No mundo globalizado, a tecnologia atinge valores de desenvolvimento notáveis, desta forma, podemos definir três conceitos intrinsicamente interligados às práticas dos profissionais: o conhecimento, as habilidades (Skills) e as aptidões pessoais.
Você ainda não sabe o que são skills? Então vamos lá, skills realmente significa “habilidades”. Dentro dessa grande categoria de habilidades, temos as hard skills e as soft skills. O Skills é muito utilizado para designar a capacidade de concretização de uma ação, de forma rápida, eficiente e focado no objetivo. São as aptidões e as destrezas aplicadas por profissional para a execução de determinada tarefa.
Inúmeros profissionais do mercado de trabalho hoje, buscam aperfeiçoamento para se tornarem gestores mais comprometidos com sua equipe, seja porque estão iniciando uma nova etapa na área de liderança ou porque sentem que seus projetos não estão resultando grandes conquistas.
Agora, você por acaso tem ideia de como desenvolver suas habilidades comportamentais (soft skills) para ser diferenciado no mercado de trabalho? Não há nenhum mistério muito menos é um bicho de 7 cabeças. Acompanhe a leitura para entender melhor.
Veja de maneira simples, como desenvolver habilidades comportamentais
Dentro do entendimento sobre o que é soft skills, entende-se que elas são atributos e competências pessoais e ajudam cada pessoa a refinar suas interações com os colegas de trabalho e gestores, melhorando a comunicação organizacional, assim como, com o mundo ao seu redor. Hards Skills, consideradas as exigências técnicas ou o conhecimento teórico, prático e científico, consideradas como habilidades intangíveis, já as Soft Skills seria relacionada à personalidade do profissional.
Em uma pesquisa realizada pela empresa americana de recrutamento CareerBuilder, que analisou uma amostra de 2.138 gestores e profissionais de recursos humanos, 77% dos entrevistados acreditavam que as Soft Skills são tão importantes quanto as competências técnicas (Hards Skills ) aprendidas para executar um trabalho. Você concorda?
Por mais que um colaborador tenha uma função técnica, as habilidades comportamentais farão grande diferença no seu desempenho. Todo trabalhador precisa ter interações com outras pessoas, seja dentro do escritório, seja lidando com clientes e stakeholders externos.
Dessa forma, ter soft skills desenvolvidas permite que as pessoas consigam ter mais controle sobre suas emoções, além de saberem tirar o máximo proveito daquilo que elas dominam. Por exemplo, se um gerente de vendas tem flexibilidade, ele conseguirá lidar com as diferentes cobranças internas e com seus colegas.
As soft skills não serão “exigidas” na hora de uma contratação, porém, são extremamente valiosas para a manutenção de uma inteligência emocional no ambiente de trabalho, por isso que saber como desenvolver suas habilidades comportamentais é fundamental, pois elas tornarão as relações profissionais mais positivas. Para treiná-las, é preciso dedicação contínua.
3 exemplos clássicos de soft skills
Para um profissional de gestão se destacar como um líder dentro de uma organização, independentemente de habilidades e experiências mais técnicas, é crucial desenvolver habilidades e competências sociais. As 10 soft skills mais valorizadas no mercado de trabalho e que devem ser desenvolvidas e incorporadas pela equipe multidisciplinar são:
1. Inteligência emocional: o profissional precisa desenvolver a capacidade de reconhecer e lidar com as próprias emoções e com as emoções alheias.
2. Resiliência: saber lidar com situações adversas ou tomar uma decisão sob pressão, lidando com os problemas de maneira assertiva e facilmente adaptada.
3. Comunicação assertiva: importante em várias situações e com necessidade de equilíbrio, pois dependendo de como ela for exposta, pode ou não incitar ou apaziguar conflitos, tendo em vista que a mensagem precisa ser clara e objetiva, pois caso não seja compreensível, ela pode gerar desgaste, retrabalho e ruído nas entregas. Então, para evitar conflitos e também manter uma linearidade nos processos, é importante que haja uma comunicação assertiva dentro dos times.
As 10 habilidades mais demandadas nas empresas
- Princípios éticos.
- Confiança.
- Atitude positiva.
- Motivação.
- Trabalho em equipe.
- Organização e gestão do tempo.
- Capacidade de trabalhar sob pressão.
- Comunicação.
- Flexibilidade.
- Segurança.
Tipos de ferramentas para ajudar você a desenvolver suas habilidades comportamentais (soft skills)
Se você quer ser diferenciado no mercado de trabalho, você precisa dessas ferramentas para auxiliá-lo no seu desenvolvimento, bem como, no desenvolvimento de seus colaboradores. Esses instrumentos podem tanto ser aplicados presencialmente no trabalho, quanto à distância, cobrindo cada aspecto do aprendizado e tornando-o mais dinâmico e eficiente. Veja algumas opções a seguir.
1 – E-learning
Faz com que você e/ou seus colaboradores possam gerenciar o próprio tempo de aprendizagem e ter acesso aos melhores conteúdos das melhores empresas e instituições do mundo, sem necessitar de deslocamento para isso. Aqui no LABFIN.PROVAR-FIA, oferecemos várias modalidades Live EaD pensando justamente em pessoas que, por algum motivo, não podem ou querem se deslocar para desenvolver suas habilidades, estudar etc. Conheça nossas modalidades aqui.
2. Plano de desenvolvimento individual
Com o plano de desenvolvimento individual, é possível firmar um acordo entre gestor e colaborador para o desenvolvimento de habilidades. O objetivo, os meios e as metas são definidos previamente, e o profissional busca cumprir suas etapas e tarefas enquanto é acompanhado e avaliado pelo seu superior.
3. Palestras e workshops
Com o isolamento social e as novas tendências no digital, muitas pessoas buscam palestras e worskhops gratuitos na internet para aprenderem, uma vez que sua condição financeira pode não ser a das melhores.
Este também é um dos pontos que o LABFIN.PROVAR-FIA pensou quando teve que se adaptar ao digital devido à pandemia. Então, foi criado fóruns e palestras sobre vários assuntos ministrado por especialistas do segmento de varejo, finanças e mercado de consumo, para facilitar o aprendizado dessas pessoas. Confira aqui os temas já discutidos!
Pensando na evolução do mercado da educação e da necessidade cada vez maior de profissionais se manterem atualizados e treinados desenvolvendo tanto soft como hard skills, os cursos no LABFIN.PROVAR-FIA estão aplicando em seus currículos o aprimoramento do Soft Skills. Conheça nossos MBAs e pós-graduações clicando aqui.