O mercado de trabalho está mudando o tempo todo e, hoje em dia, estamos passando por uma transformação digital. Por isso, é preciso cada vez mais que você se atualize para atuar como um profissional da Era Digital.
Em primeiro lugar, vamos olhar para o contexto atual. Aqui, estamos falando de um mercado que segue o modelo digital como ferramenta de acesso à transformação da informação em conhecimento.
As transformações sociais e tecnológicas são incontroláveis e o profissional que deseja crescer e liderar sua carreira precisa estar em constante processo de adaptação e atualização dos conhecimentos.
Atualize seus conhecimentos
Sem dúvidas, uma das principais características de um profissional da Era Digital é a busca frequente pela atualização de seus conhecimentos.
Afinal de contas, a Indústria 4.0 está trazendo desafios que ainda não têm resposta e oportunidades que podem ser aproveitadas por quem estiver devidamente preparado.
Portanto, o primeiro passo para se tornar um profissional da Era Digital é investir no seu preparo. Nesse sentido, é importante se manter por dentro das novidades do mercado por meio de pesquisas e notícias, participar de webinars, workshops e outros eventos com especialistas e, inclusive, cursar uma Pós-graduação ou um MBA de qualidade.
Aprimore suas soft skills
Além disso, nos dias de hoje não adianta você incrementar seu currículo com cursos de ponta ou acumular diferentes conhecimentos técnicos sem aprimorar suas soft skills.
O que significa isso? Soft skills são as habilidades pessoais ligadas à sua personalidade, que fazem de você uma pessoa mais valorizada no mercado de trabalho.
Nesse sentido, é essencial que você compreenda a importância de conseguir identificar quais são suas potências e em que você precisa melhorar.
Você sabia que a grande maioria das pessoas é demitida por causa da ausência de soft skills? Em outras palavras, não adianta ser um gênio da tecnologia se você não consegue trabalhar em grupo ou não lida bem com críticas.
Aprenda a errar e acertar mais rápido
Definitivamente, as mudanças estão acontecendo cada vez mais rápido. Isso quer dizer que o comportamento do consumidor também está incluído nessas transformações. Para não ficar para trás, é preciso saber tomar as decisões certas.
Para tanto, é imprescindível o desenvolvimento de um mindset ágil. Em outras palavras, é preciso estar atento aos dados coletados e saber fazer uma boa análise para que aumentem a taxa de assertividade das estratégias.
Ou seja, errar e acertar mais rápido significa saber identificar com mais agilidade o que deu certo e o que deu errado e não deve ser repetido. Evitando, assim, que a empresa sofra danos graves.
Desenvolva sua marca pessoal
Além dos itens citados acima, um profissional da Era Digital precisa desenvolver sua marca pessoal. Isso envolve ter o entendimento que seu crescimento não depende apenas da sua atuação diária no ambiente de trabalho.
Para se destacar no mercado, é preciso compreender que você possui sua própria marca, com seus próprios valores, propósitos e formas de se comunicar.
Portanto, tome conhecimento das melhores práticas nesse âmbito e invista na sua comunicação tanto pessoal quanto online, nas redes sociais como o LinkedIn, por exemplo.
Não perca mais tempo. Torne-se agora um profissional da Era Digital! A transformação digital está acontecendo nesse exato momento e muitas oportunidades estão disponíveis para os profissionais que estiverem preparados.
Aproveite e conheça o MBA Gestão de Negócios e Valorização da Empresa, desenvolvido pelo LABFIN.PROVAR – FIA em parceria com o CIEE Educação. Dê o próximo passo na sua carreira!