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Análise SWOT: entenda a importância dessa ferramenta para os negócios

maio 20, 2022 | Finanças, Pessoas, Varejo | 0 Comentários

Você certamente já deve ter ouvido falar de análise SWOT, mas sabe realmente no que ela consiste?

Trata-se de uma das ferramentas mais utilizadas e eficientes para a gestão de projetos e negócios. Quer descobrir todo o potencial dela? Então, siga-nos na leitura deste artigo, pois o nosso tema da vez é justamente análise SWOT.

SWOT ou FOFA

SWOT é a sigla formada pela inicial das quatro seguintes palavras em inglês: Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças).

No português, é comum utilizamos a sigla equivalente às iniciais das palavras Forças (Strengths), Oportunidades (Opportunities), Fraquezas (Weaknesses) e Ameaças (Threats) — ou seja, FOFA.

Seja qual for a expressão que você prefira usar, a análise SWOT ou FOFA é definida como uma ferramenta que ajuda os negócios a avaliar a viabilidade de um novo produto, estratégia, projeto, ação…

Por meio dela, gestores, empreendedores e líderes podem embasar a tomada de decisão levando em conta e combinando tanto os aspectos positivos quanto desafiadores antes de iniciar qualquer novo movimento.

Como fazer uma análise SWOT?

Em resumo, então, a análise SWOT colabora na identificação das forças, oportunidades, fraquezas e ameaças para a tomada de decisão.

Tal identificação pode ser feita a partir da construção de uma matriz. Dito de forma mais simples, basta construir uma tabela com quatro quadrantes.

As forças e as fraquezas devem constar nos quadrantes superiores. Já as oportunidades e ameaças devem ocupar as posições inferiores da matriz.

A divisão se dá dessa forma porque, na parte superior, devemos concentrar os fatores internos — ou seja, aqueles sobre os quais temos controle (forças e fraquezas).

Já os quadrantes inferiores dizem respeito a aspectos externos — em outras palavras, aqueles sobre os quais não temos influência direta e imediata, mas que não podem ser desconsiderados de modo algum.

Com a matriz pronta da seguinte forma, é possível fazer uma análise rápida — seja individualmente ou em equipe — antes da tomada de decisão e a definição de prioridades e do plano estratégico propriamente.

Para que a análise SWOT seja realmente eficaz, quanto mais colaborativa ela for, melhor.

Ao longo do processo, é importante também que as informações levantadas não se percam. Por isso, os envolvidos devem tomar nota, organizar, relacionar e esclarecer as ideias para a consolidação final do processo.

O que a SWOT analisa de fato?

Por ser a análise SWOT uma ferramenta bastante simples e prática, a definição de sua sigla por si só já indica os pontos sobre os quais ela se debruça. Mas vamos falar um pouco sobre cada um deles.

As forças são as vantagens que um negócio já tem e que podem favorecer as possibilidades de sucesso de um novo projeto, por exemplo. A análise SWOT colabora, nesse aspecto, para que os gestores consigam avaliar e, posteriormente, executar as melhores estratégias para potencializar tais forças.

Já no caso das fraquezas, ao contrário, são aqueles pontos delicados que podem prejudicar o desempenho e a operação de uma empresa. Por mais que sejam fatores internos, tais fraquezas nem sempre podem ser resolvidas num prazo tão imediato, mas a análise SWOT pode indicar, pelo menos, modos de se trabalhar a médio e longo prazo para minimizá-las.

Quanto às oportunidades, já vimos no tópico anterior que se trata de fatores externos, sobre os quais não temos controle. Porém, podemos tirar proveito delas por meio da análise SWOT, identificando necessidades e tendências do mercado às quais as forças que já temos conseguem corresponder.

Da mesma forma, nosso poder de influência sobre as ameaças é bastante limitado. No entanto, através da análise SWOT podemos nos preparar para monitorá-las com mais atenção, de modo a nos desviarmos dos obstáculos que elas apresentam para o negócio.

Esperamos que esta breve introdução sobre análise SWOT tenha contribuído para o seu aprendizado e seja útil para os seus negócios. Aliás, você já parou pra pensar que cada um pode ter uma forma diferente de aprender melhor? Sabe qual é a sua? Clique aqui e descubra seu estilo de aprendizagem e a forma como você lida com as situações de sua vida

Fonte: FIA – LABFIN.PROVAR

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