A competitividade e as inovações tecnológicas dos últimos tempos têm evidenciado ainda mais a importância de investirmos em nosso conhecimento continuamente.
Quando ocupamos um cargo de liderança ou de gestão de equipe, essa atenção deve se estender aos nossos parceiros de trabalho para que tanto empresa quanto funcionários possam evoluir juntos.
Neste artigo, vamos compartilhar alguns dos muitos motivos por que investir no conhecimento e na capacitação dos times pode gerar ainda mais valor para uma empresa.
1) É uma oportunidade para rever e aprimorar métodos e processos de trabalho
Ao iniciarmos um curso ou participarmos de um processo de capacitação, por exemplo, muitas vezes somos surpreendidos por novas maneiras de planejar ou executar as tarefas de nosso dia a dia.
Ou, ainda, mesmo que não sejam técnicas ou conhecimentos totalmente novos, nos damos conta de que não haviam sido postos em prática simplesmente porque o costume já havia cristalizado outro modus operandi à rotina.
Investir no conhecimento e na capacitação das equipes oferece às empresas a possibilidade de arejar velhos hábitos e ampliar o horizonte de seus times na busca por soluções mais condizentes com as necessidades do momento.
2) Incentivar o conhecimento gera mais motivação e integração entre as equipes
Quando as equipes reconhecem que a organização ou a liderança se preocupa em possibilitar a qualificação de seus colaboradores, a tendência é que haja mais engajamento e motivação no trabalho e no planejamento e execução das entregas.
Isso porque o profissional se sente valorizado dentro de uma cultura que preza pela evolução de todos.
Seja remoto, seja presencial, um curso ou mesmo um treinamento também oferece a possibilidade de os times pensarem e praticarem mais intensamente a cooperação e a integração no ambiente de trabalho — e também fora dele.
Cada vez mais, o mercado exige aderência e flexibilidade dos profissionais ao trabalho coletivo e integrado.
Investir, então, em soluções de educação executiva que estimulem nos colaboradores a competência-chave da integração e do trabalho em equipe coloca as empresas em consonância com os valores e práticas mais desejadas pelo mundo corporativo hoje.
Um time integrado, que compartilha valores comuns e, ao mesmo tempo, sabe conviver com as diferenças, produz melhor e agrega mais valor à empresa.
3) As equipes entregam melhores resultados e há um aumento da produtividade
Parece óbvio dizer isso, mas, de fato, uma empresa ou uma liderança que estimula o aprendizado contínuo de seus funcionários não está colaborando apenas para a qualificação profissional de cada indivíduo isoladamente.
Os resultados desse investimento, mesmo a curto prazo, se refletem na entrega da equipe. Mais bem preparada e atualizada, ela dispõe de mais instrumentos para encontrar as melhores soluções aos desafios propostos, aprimorar a qualidade das entregas e embasar os processos decisórios dentro da organização.
Se a qualidade das entregas e a tomada de decisão se fortalecem, isso interfere, consequentemente, na produtividade da empresa. E o que é mais importante: tal aumento na produtividade não se dá apenas quantitativamente, mas qualitativamente.
4) O suporte ao conhecimento leva à retenção de talentos
Iniciamos o texto comentando da intensa competitividade do mercado de trabalho nos dias atuais.
As organizações estão cada vez mais criteriosas na busca por novos talentos. Conscientes da disputa acirrada, profissionais atentos à gestão de suas carreiras estão constantemente se reciclando para conquistarem as melhores oportunidades.
É importante, então, entre outras boas práticas de gestão de pessoas, estimular a qualificação e investir no conhecimento dos colaboradores a fim de reter os melhores talentos por mais tempo.
Fonte: LABFIN.PROVAR – FIA
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