Diante de uma crise de efeitos ainda não totalmente mensuráveis como a da COVID-19, estamos todos nos adaptando às diversas mudanças que a pandemia e o isolamento social necessário para contê-la têm nos imposto diariamente.

Já comentamos aqui no blog como o varejo tem se reinventado em pouquíssimo tempo para atender às demandas de consumo da população em quarentena e driblar o fechamento de suas lojas físicas.

Mesmo que a reabertura de comércios e serviços aconteça nas próximas semanas, imagina-se que parte da população terá receio de retomar a rotina de convívio social com a mesma intensidade do período pré-pandemia. Dessa forma, os hábitos de consumo predominantes até então devem continuar sofrendo transformações significativas.

Frente a tudo isso, muitas questões surgem para o presente e o futuro do setor: como o mercado tem respondido à crise do novo coronavírus? Quais são as estratégias usadas pelas marcas num contexto de crise e onde elas têm um papel estratégico nas empresas? Quais ferramentas podem ajudar o varejo no momento em que as lojas estão parcial/totalmente fechadas? Como o consumidor irá se comportar?

São perguntas ainda sem respostas definitivas, porém, no próximo dia 5 de maio, às 20h, a consultora de estratégia de marketing e negócios Líris Gonçalves vai apontar algumas direções para elas em nosso primeiro webinar gratuito do mês de maio, Quais são as tendências do varejo pós COVID-19?


Com mais de 30 anos de prática de como construir e gerir marcas de sucesso no varejo e na venda direta, Líris avalia que o varejo tem respondido de diferentes formas no contexto brasileiro e mundial, a depender da categoria de produtos que as empresas comercializam.

Como já vimos aqui no blog, as soluções encontradas pelo setor passam, entre outros caminhos, pela implantação ou fortalecimento da venda online e serviços de entrega, integração dos canais de venda e convergência do atendimento online e offline.

O estágio de digitalização de cada varejista é outro ponto que explica, como aponta Líris, por que alguns reagiram melhor que outros. “Além disso, questões como fluxo de caixa, agilidade na tomada de decisões e propósito da empresa também são decisivas em períodos de crise”, acrescenta Líris.

Para ela, o momento atual, como toda crise, acelera mudanças que já vinham acontecendo, sendo a mais evidente a transformação digital, “um caminho sem volta”. O cenário, entretanto, aponta para outras modificações.

Ao redor do mundo, apesar dos receios de novas ondas da pandemia, alguns países já vêm colocando em prática medidas de distensão do isolamento social. “Podemos aprender com eles como o consumidor mudou; porém, o Brasil tem tido algumas reações diferentes do restante do mundo, como em relação aos influencers, que globalmente caíram e aqui se fortaleceram”, ressalta Líris.

Sem dúvidas, as incertezas do momento e dos próximos meses desafiam o setor de varejo. Entretanto, a tecnologia na qual a transformação digital se apoia parece ser um caminho certo, sem volta, para uma resposta eficiente à crise e aos novos hábitos dos consumidores. Mas não só ela isoladamente. “O ‘novo normal’ é a busca pela humanização, pelo propósito colocado em prática. Quem não tiver isso claro pode perder mercado”.

Quer saber mais sobre as tendências do varejo pós-pandemia? Inscreva-se em nosso webinar e aproveite sua visita ao nosso blog para conhecer nossos cursos de varejo e mercado de consumo