O mercado de luxo é um grande influenciador dos negócios. Para estar atento às tendências e aproveitar as oportunidades do momento, é essencial se manter atualizado sobre o que acontece neste meio.
Por isso, o LABFIN.PROVAR – FIA está organizando o webinar gratuito Luxo Contemporâneo e Tendências para o Futuro, com a Prof. Rosana de Moraes. Confira abaixo a entrevista que fizemos com a especialista.
Por que é importante saber quais são as estratégias dos profissionais e empresários do setor de luxo? Isso é relevante para quais profissionais?
O setor de luxo ocupa parcela representativa da economia mundial, faturando mais de 1,3 trilhão de euros anualmente. E conhecer as estratégias adotadas por marcas dedicadas aos produtos e serviços de alto padrão é fundamental, tanto para os profissionais e empresários dedicados ao setor como para aqueles que participam ou conduzem outros negócios, já que o luxo é fonte de aprimoramento em aspectos como atendimento e oferta de itens de excelência e diferenciação das marcas de todas as naturezas.
Assim, os conhecimentos trazidos por este mercado são de relevância direta para empresários, profissionais de branding, marketing, varejo, comunicação, estratégia e gestão, entre outros, e ainda estudantes que pretendem construir suas carreiras nessas áreas.
De que forma as tendências do mercado de alto padrão influenciam outros negócios?
O luxo se baseia na excelência. E, embora em proporções distintas, todos os negócios que buscam conquistar e manter clientes crescentemente exigentes e se diferenciar da concorrência cada vez mais acirrada devem também buscar a excelência. Assim, as práticas do luxo funcionam como fonte de inspiração.
Por sua grande visibilidade, é fácil enumerar tendências que o luxo criou e foram, na sequência, adotadas por negócios de outras naturezas. São exemplos recentes: a adoção de medidas ligadas à responsabilidade ambiental, a personalização/customização do atendimento e de produtos, a ênfase ao storytelling, entre muitas outras.
Você poderia falar um pouco sobre as principais tendências do mercado de luxo para 2021? Quais são as oportunidades que merecem atenção e como aproveitá-las?
Uma das importantes tendências é a valorização dos itens – funcionais, de conforto ou de decoração – para a casa, que já vinha sendo observada e deve se acentuar. Diversas marcas de luxo dedicadas a vestuário, por exemplo, estão se voltando à oferta de novos itens para utilização nos lares. Esse movimento pode – e deve – ser adotado também por outras marcas.
Outra tendência é a preferência por marcas sólidas e confiáveis e produtos mais duráveis. Os produtos de luxo possuem estreita ligação com essas duas questões, que merecem ser reforçadas. Porém, vale também para as demais marcas: valorizar seus atributos de diferenciação, fortalecer seu storytelling, demonstrar ao consumidor o que a marca é e o que pretende, de forma transparente.
E ainda, num momento que sucede o deslocamento do digital para o centro das estratégias, a busca maior se dará pela humanização do atendimento. Para o cliente de luxo, isso já era uma exigência. Mas as marcas que investirem mais rápido para tornar humanizado e acolhedor seu atendimento digital tendem a sair ganhando.
Participe do Webinar Luxo Contemporâneo e Tendências para o Futuro
Dia 04/03/21
Das 18h às 19h15