• A Instituição
    • Nossa História
    • Nossos Pilares
    • Estrutura Organizacional
    • Números e Resultados
  • TCC Gamificado
  • Depoimentos
    • Gestão de Franquias
    • Finanças
    • Pós Moderna
  • Blog
  • Conteúdos
    • E-books Gratuitos
    • Conteúdos Gratuitos
    • Livros
    • Pesquisa e Estudos
    • Teacher´s Lab
    • Vídeos
  • Portal do Aluno
  • Contato
LABFIN.PROVAR-FIA
  • MBA e Pós-graduação
    • Presencial e 100% Live-EaD
    • EaD ao vivo e flexível
    • FIA Online
  • Curta Duração
    • Formação de Broker nos Mercados
    • EaD Curta Duração
    • Valuation
  • In Company
  • Internacional
  • Eventos
    • Webinars
    • Fóruns – Palestras
  • Parceiros
Escolha uma Página

Gamification: conheça os benefícios da prática para o aprendizado

jul 17, 2019 | Inovação | 0 Comentários

A gamification é um método de aprendizado que permite que os alunos desenvolvam habilidades profissionais em um ambiente seguro. Saiba mais!

Você era um fã ardoroso dos jogos de tabuleiro? E do Atari e do Super Nintendo? Gamification tem tudo a ver com esses passatempos: é um método de ensino que, por meio de elementos típicos dos jogos, promove o aprendizado e o treinamento dos alunos.

A ferramenta transforma o processo de aprendizado em uma atividade estimulante que tem como objetivo instigar o engajamento e motivar o aluno a aprender. 

No post de hoje vamos explicar melhor os benefícios dessa prática. Acompanhe!

Elementos da gamification

A gamification estimula o cérebro a reter novas informações usando para isso elementos audiovisuais. Nessa metodologia alguns ítens do mundo dos games são usadas para aprimorar o aprendizado. Aqui estão alguns exemplos:

  • assim como nos jogos de computador, o progresso de cada estudante pode ser compartilhado nas redes sociais, o que estimula a competição e a comunicação interpessoal;
  • indicadores de progresso típicos dos games como pontos, distintivos e tabelas de classificação marcam a evolução do jogador;
  • o aprendizado é estimulado por meio de desafios cujo nível de dificuldade vai aumentando ao longo da jornada do estudante;
  • assim como nos outros jogos eletrônicos, os alunos obtêm feedback imediato das suas ações.

Uma vez que isso esteja explicado, vamos conferir os benefícios da prática para o aprendizado:

5 benefícios da gamification para o aprendizado

1. Aumenta o engajamento

Todos esses elementos do mundo dos games tem como objetivo criar experiências de aprendizado únicas e envolventes. A gamification é capaz de prender a atenção e motivar o aluno, que deve se esforçar para alcançar um determinado objetivo.

Quando o participante sabe que será recompensado ao final de uma etapa de aprendizado se transforma de observador passivo em participante ativo, o que aumenta o engajamento.

2. Torna o aprendizado divertido 

Para você, o estudo é o antônimo da diversão? Acredite, muitas pessoas pensam assim! A gamificação é uma maneira de mudar isso e tornar as coisas não apenas mais divertidas, como também mais produtivas.

De fato, quem se diverte enquanto aprende retêm mais conhecimento e apresenta melhor desempenho do quem estuda pelos métodos mais tradicionais de aprendizado.

3. Permite usar o que foi aprendido no mundo real

A gamification permite que o aluno seja capaz de entender as consequências das suas escolhas. Quando se sai bem é recompensado por suas ações e pode progredir para o próximo nível. 

O método permite explorar um tópico e entender como aplicar o conhecimento adquirido no mundo dos negócios enquanto se está em um ambiente sem riscos. Ao concluir o aprendizado, o aluno poderá usar esse aprendizado recém adquirido, facilmente, no mercado profissional.

4. Melhora a experiência de aprendizagem

Um dos maiores benefícios dessa metodologia é que ela permite que os alunos errem, o que os deixa mais relaxados: caso falhem, podem tentar novamente.

Como você deve saber, a dopamina, um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer, é liberada no nossa corrente sanguínea sempre que nos divertimos.

Um game voltado a aprendizagem libera dopamina em quantidade suficiente para incentivar o “jogador” a continuar a sua tarefa, tornando a experiência de aprendizagem mais fluida. 

Além disso, a ferramenta melhora a retenção de informações, pois cada conteúdo aprendido precisa ser repetido inúmeras vezes. 

Exemplos de Gamification

Agora que sabemos como funciona essa metodologia de ensino e quais os seus benefícios para o aprendizado, que tal conhecer alguns exemplos?

No mundo corporativo, um bom exemplo é o Ribbon Hero 2, que facilita o aprendizado das ferramentas básicas do Microsoft Office. O game permite que os participantes compartilhem seu progresso no Facebook e compitam uns contra os outros. 

Jogado por mais de 1 milhão de alunos em todo o planeta, o Virtomics permite que o participante assuma um cargo em uma empresa, que pode ser de gerente, cientista ou sócio-fundador. Leva o prêmio o competidor que fizer da sua empresa um sucesso.

Gamification é uma ferramenta inovadora capaz de tornar o processo de aprendizado mais dinâmico e divertido. Além disso, por meio dessa metodologia os profissionais se tornarão aptos mais rapidamente a aplicarem tudo o que aprenderam na empresa onde trabalham. 

Agora que você já conhece os benefícios da gamification para o aprendizado, aproveite para conhecer a página do TCC Gamificado do LABFIN.PROVAR, o nosso game empresarial!

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)

Relacionado

Cadastre-se em nossa newsletter!
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Notícias Recentes

  • Ser um bom negociador é uma habilidade que pode ser adquirida28/06/2022
  • Uma boa liderança combina conhecimento, habilidade e atitude27/06/2022
  • A inteligência de mercado torna a empresa mais competitiva24/06/2022
  • Aula aberta destaca a visão estratégica para o sucesso dos negócios23/06/2022
  • A conexão das ciências com os negócios na V SciBiz Conference22/06/2022

Categorias

  • CIEE
  • Coronavírus
  • Finanças
  • Inovação
  • labfinprovar-na-midia
  • Pessoas
  • Varejo
Desenvolvido por LABFIN.PROVAR-FIA . Todos os direitos reservados