Conheça tudo sobre como entrar para o mercado de franquias e ter um negócio de sucesso. Em circunstâncias incertas, nenhum empreendedor está disposto a investir seu capital em negócios de risco, razão pela qual muitas pessoas procuram investimentos com menor risco e maior potencial de crescimento. Esta é a situação no mercado de franquias em rápido crescimento.
Em comparação com empresas que não foram testadas pelo mercado antes, a franquia pode oferecer uma variedade de vantagens e benefícios. Portanto, são uma excelente escolha para quem está interessado em entrar no setor empresarial, mas não quer correr muito risco.
A seguir, apresentaremos a você o que é franquia, como funciona, quais são as vantagens de entrar nesse meio e como se tornar um expert do setor de Franchising.
O que é uma franquia?
Basicamente, uma franquia é uma empresa que utiliza marcas, patentes, infraestrutura e tem o direito de distribuir serviços e produtos. Ou seja, é uma rede a partir da qual o franqueado obtém parte do negócio do franqueador para empreender.
Um dos pontos cruciais da franquia é que ela pode ser utilizada em qualquer parte do mundo, desde que obtenha autorização. Desta forma, é quase possível clonar o negócio seguindo os mesmos parâmetros de serviço e qualidade em diferentes regiões.
Como funciona a lei de franquia no Brasil?
A rede de franquias brasileira é regulamentada pela Lei nº 13.966 / 19. O artigo 2º desta lei define o sistema pelo qual o franqueador concede ao franqueado o uso de marcas ou direitos de patente, o direito exclusivo de distribuição ou semi-produtos ou serviços e o direito de usar tecnologia para implementação e gestão de negócios.
A lei prevê o Aviso de Franquia (COF), que é responsável por divulgar a marca, o modelo de negócio e as obrigações dos contratantes. Além disso, ajuda a confirmar que os investidores estão interessados e compreendem todas as responsabilidades de um franqueado.
Para ser finalizado, o contrato do COF deve ser assinado por duas testemunhas, e contém informações importantes sobre a marca, descrição do negócio, lista de fornecedores, histórico da marca, áreas onde o empreendedor pode atuar e deve ser pago todo o valor da franquia.
Por que investir em franquia?
O empreendedorismo por meio da franquia é muito benéfico, principalmente porque você não precisa criar uma marca completamente do zero e não precisa saber se vai atingir seu público-alvo e se vai alcançá-lo no futuro. Isso porque a marca já se consolidou no mercado e pode ter conquistado a confiança e credibilidade dos compradores.
Outro ponto é que todos os testes de mercado foram realizados, o plano de negócios é seguro e existe a melhor estratégia de vendas. Ou seja, você terá todas as etapas principais para atrair seus clientes, entender os serviços oferecidos e seus concorrentes, portanto, dominar a fórmula costuma garantir o sucesso.
Além disso, a localização da sua empresa será determinada pelo seu franqueador, que fará pesquisas de mercado na sua cidade e entenderá quais são os pontos de negócios mais relevantes para maximizar ainda mais seus resultados.
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O suporte é outro diferencial que o ajuda a expandir seus negócios
O franqueador sempre o apoiará para se tornar um especialista em seu produto ou serviço. Em muitos casos, você terá a oportunidade de obter serviços de consultoria profissional para ajudá-lo a resolver o problema.
Como mencionado anteriormente, quando você possui uma empresa com padrões estabelecidos, a situação é muito mais fácil, mas não se iluda pensando que, ao entrar no mercado de franquia, você terá um trabalho fixo e não desafiador. Isso porque você precisa continuar se aprimorando em termos de estrutura e serviços.
A análise será regular e você poderá entender o que pode ser melhorado e os métodos aplicáveis ao negócio escolhido. Além disso, um dos motivos para a escolha da franquia é que o foco acaba se tornando mais voltado para o cliente, o que melhora a área de atendimento. Não é ótimo?
Dicas para se tornar expert do setor Franchising
Segundo estudo do Sebrae, um dos principais motivos que levaram algumas empresas a encerrar suas atividades no primeiro ano foi a falta de planejamento.
Também mostrou que aproximadamente 39% das pessoas fecharam por não conhecerem o capital de giro necessário para abrir um negócio, 33% não tinham informações sobre o fornecedor e 55% não havia elaborado um plano de negócios.
Optar por abrir uma loja franqueada é uma forma de reduzir o risco, por se tratar de um negócio estruturado e testado, que obviamente depende em grande parte do comprometimento do franqueado.
Relatório de pesquisa da ABF (Associação Brasileira de Franquias) apontou que o setor cresceu 6,1% no terceiro trimestre de 2019.
Com isso, nada melhor do que um empresário bem-sucedido para esclarecer todos os detalhes necessários para quem quer entrar no mundo da franquia. Edmar Mothé, fundador e CEO da cadeia de produtos naturais Bio Mundo, deu alguns conselhos sobre como entrar no mercado. Iremos citá-los, logo abaixo, por isso, siga à risca para tornar-se um expert do setor Franchising!
Pesquise o mercado
O mercado de franquias é muito extenso, com uma variedade de indústrias de investimento e modelos de negócios à sua escolha. Ele ainda está em fase de pesquisa, por isso busque entender quais segmentos de mercado estão se expandindo, fornecer meios adequados para seu investimento inicial e como os franqueados dão suporte e estrutura aos franqueados.
Edmar enfatizou que essa pesquisa é fundamental para a criação e o sucesso da marca. “O primeiro passo é definir o espaço para o mercado de produtos para o desenvolvimento da região. Isso é algo que procuramos, mas não encontramos no dia a dia. A partir daí, pesquisamos a melhor forma de montar uma loja. Modelo que procuramos, construímos o melhor modelo para vendas em massa. Este é o nosso objetivo. ”
Entenda o produto
Vestir uma camisa é mais do que apenas um discurso. Estabelecer uma franquia é entender completamente como funciona a estrutura do produto e da marca. Portanto, use o período de estudo para entender a empresa e escolher um setor com afinidade.
“Muitos de nossos franqueados já eram consumidores de marca antes de decidirem investir em direitos de franquia. Somos a porta de entrada para o mundo empresarial. Alguns hoje possuem mais de uma unidade”, destacou Edmar.
Como entrar no mercado de franquias: empresa de análise
Saber se investir em uma empresa é uma boa ideia requer uma análise completa da marca. “O caminho mais seguro é encontrar um franqueado com força de mercado, produtos de alta qualidade, boa rentabilidade, boas perspectivas para os próximos anos e alto suporte para os franqueados”, sugeriu o empresário.
Converse com franqueados
Buscar aprendizado com outras pessoas é importante para o sucesso do negócio. Portanto, na hora de fazer investimentos, encontrar franqueados da marca para trocar experiências pode se tornar um fator decisivo. “É uma boa oportunidade para tirar dúvidas e resolver inseguranças. Eles resolveram o mesmo problema e podem ajudar os futuros franqueados”, sugeriu.
Como entrar para o mercado de franquias: planeje despesas de negócios
Uma das grandes vantagens de abrir uma franquia estruturada é receber informações de custos de fornecedores e estoque, capital de giro, instalações de loja e custos de pessoal, o que ajuda o empresário a economizar tempo na abertura de um negócio e a reduzir o risco de gastos desnecessários.
Escolha seu time
Construir uma equipe é essencial para o sucesso do negócio. Obter o apoio do franqueador é uma vantagem para o franqueado não só na formulação de planos de negócios, mas também no treinamento de funcionários.
“Sabemos que esta é uma indústria com rotatividade potencialmente muito alta, por isso é importante encontrar maneiras de inspirar e criar um bom ambiente por meio de atividades de incentivo”, comentou Mothé.
Espero que com todas as dicas passadas aqui você possa entrar no mercado de franquias e se tornar um excelente expert no setor Franchising. Não esqueça, também de fazer o nosso curso de gestão de franquias.