• A Instituição
    • Nossa História
    • Nossos Pilares
    • Estrutura Organizacional
    • Números e Resultados
  • TCC Gamificado
  • Depoimentos
  • Blog
  • Conteúdos
    • Benefícios
    • Conteúdos Gratuitos
    • Pesquisa e Estudos
    • Teacher´s Lab
  • Portal do Aluno
FIA Business School – Finanças & Varejo
  • MBA e Pós-graduação
  • Curta Duração
    • Formação de Broker nos Mercados
    • EaD Curta Duração
    • Valuation
    • Psicologia para não Psicólogos no Ambiente Organizacional
    • Diversidade e Inclusão: Como entender e como implantar
  • In Company
  • Parceiros
Escolha uma Página

A recuperação de crédito costuma ser recorrente no início do ano

jan 16, 2025 | Finanças | 0 Comentários

O cenário para a recuperação de crédito no Brasil tornou-se mais complexo, resultado de uma combinação de fatores que desafiam empresas e instituições financeiras na busca por soluções que possibilitem a quitação de dívidas.

Após o fechamento do ano e planejamento do próximo, é comum muitas empresas buscarem recuperação de crédito e novos parcelamentos por conta das demandas de início de ano, como impostos, compra de materiais, estoques e outros.

O que pode agravar ainda mais a situação é a instabilidade econômica e o cenário de inflação que o mercado vive.

Aumentar o vínculo com a marca

Por isso, no início de 2025, as empresas brasileiras estão intensificando seus esforços na recuperação de créditos de clientes, aproveitando o período para renegociar dívidas e melhorar o fluxo de caixa.

Lembrando que possuir crédito é tão importante para as empresas quanto para o cliente, afinal o consumidor com histórico positivo tende a efetuar novas compras e dessa forma aumentar seu vínculo com a marca.

Essas iniciativas refletem a importância crescente da recuperação de crédito no Brasil, com empresas buscando soluções tecnológicas e estratégias inovadoras para enfrentar os desafios da inadimplência e otimizar seus processos financeiros.

Profissionais da área Financeira

Quem trabalha na área Financeira entende a importância de realizar uma boa gestão de Cobrança e de Crédito nas organizações privadas.

Para tornar essa gestão mais eficaz e eficiente, você pode recorrer a aprimoramento de técnicas e conceitos específicos nessa área.

Com foco nesses profissionais, a FIA – LABFIN.PROVAR oferece uma Pós-graduação voltada ao tema de Crédito e Cobrança.

Aprimorar competências por meio dos estudos é uma ótima solução para aplicar seu conhecimento no dia a dia na empresa.

O curso aborda a gestão do crédito para pessoas jurídicas de diferentes portes, e também, para pessoas físicas, utilizando as práticas e os conceitos mais adequados a cada situação.

Para citar um exemplo, no curso você terá contato com métodos quantitativos para o processo de tomada de decisão em diferentes etapas do ciclo de crédito.

Aprimoramento na gestão de crédito 

Assim, temas como a gestão do risco de crédito em instituições financeiras, a adequação de produtos de crédito às diferentes necessidades das empresas, regulação bancária e compliance fazem parte da matriz curricular dessa pós-graduação.

Na FIA – LABFIN.PROVAR você se aprofunda nos conceitos teóricos — sem se afastar da realidade do mercado — com quem mais entende do assunto, podendo aplicar diretamente o que aprende em aula no dia a dia de trabalho.

Conheça nossos cursos e invista na sua carreira em 2025!

Fonte: Redação FIA – LABFIN.PROVAR

Cadastre-se em nossa newsletter!

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Notícias Recentes

  • ⚙️ O Varejo Brasileiro está ficando Operacionalmente Exausto? 🛒30/07/2026
  • Ranking IBEVAR–FIA 2026 anuncia empresas vencedoras nas dimensões de Imagem22/07/2026
  • A Loja Física virou Showroom Gratuito do E-commerce?17/07/2026
  • O Cliente É Fiel a Sua Marca ou ao Seu Cupom?01/07/2026
  • QUEM VENDE MAIS HOJE: um Vendedor Treinado ou um Creator com 30 segundos?26/06/2026

Categorias

  • Artigo
  • Cenário econômico
  • Finanças
  • Inovação
  • Na Mídia
  • Pessoas
  • Varejo
Desenvolvido por FIA Business School - núcleo Finanças e Varejo. Todos os direitos reservados