Você precisa cumprir metas e prazos? Realiza reuniões? Precisa tomar inúmeras decisões constantemente? Possui colegas difíceis de se relacionar? Se a sua resposta for positiva, então precisa saber como a Inteligência Emocional nas empresas pode te ajudar.
Todos nós compartilhamos incertezas e inseguranças. Afinal somos seres emocionais. No entanto, estamos acostumados a evitar a expressão de sentimentos no local onde passamos a maior parte do nosso dia: o ambiente de trabalho.
Portanto, não importa a sua função ou cargo na empresa na qual está inserido. É essencial começar a deixar a armadura de lado e permitir a presença da vulnerabilidade no universo corporativo. Em outras palavras, é preciso implementar a Inteligência Emocional nas empresas.
Atualmente, ainda existem muitos preconceitos relacionados aos cuidados da saúde emocional. Porém, quem realiza algum tipo de terapia hoje em dia está saindo na frente.
O que é Inteligência Emocional?
Basicamente, Inteligência Emocional é a capacidade de administrar as próprias emoções e usá-las a nosso favor. Em outras palavras, significa aprender que elas podem contribuir para a nossa vida e saber como fazer isso se tornar uma realidade.
A partir da compreensão das próprias emoções, nos tornamos capazes de compreender também as emoções de outras pessoas.
Dessa forma, construímos relações mais saudáveis e fazemos escolhas mais conscientes. O resultado disso é uma vida com mais qualidade em todos os âmbitos.
Nesse sentido, a Inteligência Emocional nas empresas pode trazer inúmeros benefícios tanto para os colaboradores quanto para os empreendedores do mercado. Vamos saber mais sobre isso.
O papel da Inteligência Emocional nas empresas
Nos dias de hoje, depressão e ansiedade estão em segundo lugar no ranking de causas de afastamento do trabalho no Brasil. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), quase 6% da população brasileira sofre com a doença.
Primeiramente, com esses dados já é possível começar a perceber os danos que podem ser sofridos caso o papel da Inteligência Emocional nas empresas seja ignorado.
Ainda de acordo com a OMS, o impacto que a depressão causa na economia mundial é de aproximadamente 1 trilhão de dólares a cada ano.
Em outras palavras, empreendedores que não implementam a Inteligência Emocional nas empresas estão perdendo dinheiro.
Além disso, a revista Você S/A realizou uma pesquisa em 2019 que demonstra mais um dado preocupante. Segundo o estudo, apesar das contratações serem feitas com base em habilidades técnicas, 87% das demissões são causadas por problemas comportamentais.
Portanto, uma parte importante do seu investimento nos seus colaboradores precisa ser em saúde emocional. Afinal de contas, a Inteligência Emocional nas empresas está diretamente ligada com a qualidade do trabalho desenvolvido.
Benefícios da Inteligência Emocional nas empresas
Em todos os âmbitos da vida, estamos sendo observados e julgados. Dentro do ambiente de trabalho, essa realidade combinada à pressão constante por resultados gera um contexto estressante e desgastante.
Nesse sentido, o papel da Inteligência Emocional nas empresas se conecta totalmente ao trabalho de gestão de pessoas. Portanto, também faz toda diferença na Gestão de Negócios e na Valorização da Empresa.
Grandes negócios como Google, Coca-Cola, Microsoft, IBM, American Express, além de entidades públicas já implementam esses cuidados em suas equipes.
Os benefícios são diversos. Entre eles, podemos citar o aumento da criatividade e o compromisso social. Com um melhor desempenho dos colaboradores, a empresa consequentemente aumenta sua lucratividade.
Olhar sensível sobre as pessoas
Atualmente, é imprescindível um olhar mais sensível sobre as pessoas. Uma empresa que quer crescer com qualidade, precisa trabalhar com pessoas equilibradas e com propósito.
A Inteligência Emocional nas empresas é um investimento hoje em dia tão importante quanto as novas tecnologias. Afinal de contas, gerir negócios significa gerir pessoas.