A gestão de negócios é uma área extremamente importante para qualquer tipo de empresa. Ela é responsável por uma série de ações e tomadas de decisão que repercutem em todo funcionamento organizacional.
Dado o grau de importância desse tipo de profissional, esse é um cargo muito almejado pelas mais diversas pessoas que trabalham na área administrativa.
Se esse é o seu caso, você deve se preparar adequadamente para uma boa execução quando a oportunidade aparecer. Como fazer isso? É o que veremos na sequência.
5 dicas de boas práticas para ter uma boa atuação na área de gestão de negócios
Assim como qualquer função profissional, não há uma receita de bolo para ser um bom gestor de negócios. Feliz ou infelizmente, cada empresa tem suas regras e condições de mercado. Portanto, é preciso apresentar capacidade de adaptação a cada situação que pode exigir um foco maior em alguma determinada característica.
Ainda assim, muitas das ações e comportamentos são válidos para diversas situações enfrentadas no dia-a-dia. A seguir, vamos apresentar as principais sobre as quais é recomendável que você dê uma atenção especial.
1. Dialogar com a própria equipe
Em um passado não muito distante, a gestão de negócios se resumia a ser chefe. Ou seja, uma única pessoa comandava toda a equipe e dava ordens pelos caminhos que deveriam ser seguidos, assim como as atividades de execução necessárias.
No entanto, o cenário atual é completamente diferente. Hoje em dia, um bom gestor é líder — e não apenas um chefe. O líder inspira, dá oportunidades, compartilha e, principalmente, escuta a sua equipe.
Ora, não há melhor forma de encontrar possíveis falhas de processos ou sugerir melhorias do que dar voz a quem efetivamente executa as tarefas da área, não é mesmo? Em função disso, o diálogo tornou-se uma prática essencial para essa função dentro de uma empresa.
Além disso, um bom líder também permite que a sua equipe forneça feedback. A ideia de troca nas avaliações já existe no Brasil (como a metodologia de avaliação 360º, onde diferentes níveis de hierarquia se avaliam entre si), mas acaba sendo pouco efetiva pelo medo que alguns colaboradores têm em apresentar críticas aos superiores. Abrir esse canal possibilita melhorias para toda a equipe.
2. Realizar a mediação de conflitos
Conflitos são normais em uma equipe. São pessoas diferentes, com ideologias distintas e com comportamentos muitas vezes antagônicos. E, dentro da gestão de negócios, lidar com esse tipo de situação faz total diferença para encontrar bons resultados.
É preciso lembrar também que cada colaborador reage de uma forma diferente às situações enfrentadas. Ser enérgico com a equipe pode apresentar excelente resultado em uma determinada ocasião, mas não significa que sempre seguir essa linha vai resolver problemas.
O gestor deve ser capaz de separar questões pessoais, avaliando sempre o contexto da empresa e o que ele deve fazer para buscar os melhores resultados. Registre-se ainda que a capacidade de diálogo, mencionada no tópico anterior, é uma prática essencial para lidar com conflitos também.
3. Organizar a distribuição de tarefas
A organização das atividades de rotina é outra responsabilidade da área de gestão de negócios. Mais do que simplesmente distribuir tarefas, esse profissional deve ser capaz de separar o que deve centralizar em si e o que deve ser repassado aos membros do time de acordo com as capacidades e responsabilidade de cada um.
Além disso, outros cuidados são recomendáveis. É o caso, por exemplo, de estabelecer um processo para a execução da demanda, facilitando ao máximo a compreensão do desafio pela equipe e de entender o contexto geral da organização, especialmente ao elencar prioridades.
Por fim, delegar uma tarefa não significa livrar-se dela ou eximir-se de responsabilidade. O gerenciamento, isto é, o acompanhamento dela, é outra função que a gestão de negócios exige. O gestor segue como principal responsável pelo bom andamento do departamento como um todo.
4. Apresentar iniciativa
Outro aspecto fundamental dentro da gestão de negócios é a iniciativa. Por iniciativa, entenda-se a capacidade de tomar decisões e agir sem precisar que alguém (superior na hierarquia ou não) cobre por essa atitude.
Esse é, afinal, um comportamento esperado de um cargo de liderança. Não há motivo para ficar sentado torcendo para que as metas sejam cumpridas por si só. De uma maneira mais simples, o bom gestor não fica esperando a “bomba estourar”, ele se antecipa e busca soluções para que os resultados possam ser alcançados.
Nesse processo, a confiança no próprio trabalho é fundamental. Tomar boas decisões não significa acertar sempre, mas analisar todo um contexto e, dentro das possibilidades existentes, agir de acordo com o que parece melhor na ocasião.
Ademais, dentro dessa questão de iniciativa, realizar reuniões periódicas com a equipe é um recurso muito utilizado. Além de manter a organização dentro do time, esse hábito tende a deixar os colaboradores mais animados, pois sentem que fazem parte do processo como um todo.
5. Nunca parar de buscar conhecimento
O grande diferencial dos dias atuais é a informação. Um bom gestor jamais vai se acomodar na função, sempre buscando adquirir novos conhecimentos e ficar cada dia mais capacitado para o mercado de trabalho.
Existem vários caminhos para atingir esse objetivo. Um deles é a manter-se conectado com as notícias. Tudo que acontece em termos políticos e econômicos, por exemplo, traz impacto para a organização em que trabalha. Estar atualizado significa ter instrumentos para boas tomadas de decisão.
No entanto, essa não é a única forma de evoluir e especializar-se na função. A gestão de negócios é muito ampla e, portanto, exige que os estudos nunca parem.
Nesse sentido, realizar uma pós-graduação pode ser uma excelente alternativa. Além de agregar novos conhecimentos transmitidos no curso, esse formato ainda possibilita o networking e a conexão com diversos profissionais da área, trocando informações e experiências.
Se você entende que está pronto para dar um novo passo na carreira e se apresentar como um profissional ainda mais completo, precisa então conhecer os nossos cursos de pós-graduação na área de gestão de negócios. Visite o site agora mesmo e confira o que os cursos oferecem.