Assim como estratégia, o termo VUCA foi extraído do mundo militar para o ambiente de negócios. A sigla em inglês representa o volátil, incerto, complexo e ambíguo que reflete o nosso momento atual e a tendência de futuro. Como ser manter competitivo em uma realidade VUCA?
A resposta é educação, somente é possível oferecer aquilo que temos, portanto precisamos observar os seguintes passos em busca deste desenvolvimento:
- Ter humildade para reconhecer nossas limitações e fazer uma avaliação criteriosa dos pontos de melhoria.
- Traçar planos de ação realistas, que combine os recursos disponíveis (tempo, dinheiro, etc.), o prazo em que as ações acontecerão e as prioridades de desenvolvimento pessoal e profissional.
- Compromisso para executar os planos, ter iniciativa é fundamental, porém, a consistência é o que realmente fará a diferença no processo.
- Avalie o que feito periodicamente, efetue os ajustes e prepare-se para um novo ciclo, tenha em mente dois pontos: não é possível resolver todos os pontos de uma vez e trata-se de um processo contínuo.
Como contador, entendo que um Programa de Educação Profissional Continuada, como estabelecido pela norma do conselho de classe, é uma excelente maneira de colocar em prática os passos destacados. A norma exige que os profissionais da contabilidade atinjam pelo menos 40 pontos anuais em atividades de busca de conhecimentos e capacidades técnicas que elevam a qualidade da prestação do serviço oferecido por estes profissionais.
Para terminar uma variação do pensamento de Darwin:
Sobrevive, não o mais forte, nem o mais veloz, nem o mais inteligente, e sim aquele que melhor se adapta, que consegue perceber as mudanças e se prepara para elas.
Autor: Prof. Me. Rogério Alexandre Gonçalves de Sousa
Conheça o nosso portfólio de cursos




