Cursos de MBA apostam na gamificação do ensino, em que mecanismos e dinâmicas de jogos (como sistemas de pontuação, conquistas e recompensas) são utilizados durante os processos de aprendizado.
O Jornal ESTADÃO publicou uma matéria abordando como a inteligência artificial e a gamificação estão presentes no ensino especializado e qualificação profissional por meio dos cursos de MBA.
A FIA – LABFIN.PROVAR, como uma escola pioneira nesse assunto falou sobre como professores e alunos se adaptam à essas tecnologias e metodologia de ensino.
Metodologia presente nas salas de aula
A metodologia está presente nas salas de aula dos cursos de MBA da FIA Business School. Segundo Carlos Furlanetti, professor da FIA, a ideia é propor aos estudantes uma experiência semelhante à do mundo real, em que eles devem gerir uma empresa fictícia, tomar decisões, propor melhorias, observar os resultados dos caminhos escolhidos e avaliar a performance do grupo.
“Por meio dessa metodologia de gamificação o estudante consegue aprimorar duas competências bastante importantes”, conta Furlanetti. “Ele passa a ter uma visão sistêmica sobre o funcionamento de uma empresa, o que é bastante útil no dia a dia do mercado, e desenvolve experiências de tomada de decisões”, explica Furlanetti.
Melhores profissionais
É uma estratégia que, segundo ele, traz bons resultados e prepara melhores profissionais. “É uma forma de formar executivos que poderão assumir posições de liderança. Não é possível formar um líder sem uma visão sistêmica das empresas, nem sem habilidades para tomada de decisões”, completa ele.

Carlos Furlanetti, professor da FIA, diz que não é possível formar um líder sem uma visão sistêmica das empresas
FIA Business School
A instituição oferece MBA nas modalidades presencial e à distância. Os cursos são nas áreas de administração, recursos humanos, análise de dados, marketing e empreendedorismo. A duração varia entre 18 e 24 meses. O processo seletivo é formado por inscrição gratuita online, análise curricular, avaliação de questionário de aplicação e entrevista com a coordenação do curso {preferencialmente presencial).
Mais informações: fia.com.br/educacao/mba/
Fonte: Adaptação de entrevista do Carlos Furlanetti cedida para o ESTADÃO em matéria publicada em 08/08/2023




