Pós-Graduação Gestão de Negócios e Valorização da Empresa


Coordenadores:

Prof. Dr. José Roberto Securato
Presidente do Conselho do LABFIN e Professor Titular da FEA – USP.
Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo
Presidente do Conselho do PROVAR e Professor Titular da FEA – USP.

Apresentação do Curso

Este programa foi desenvolvido pela equipe técnica do LABFIN/PROVAR com a colaboração de executivos de empresas de renome, com amplo conhecimento do mercado, buscando oferecer conceitos, ferramentas e técnicas para uma gestão eficiente dos negócios, combinando teoria e prática.

Diferenciais do Curso

O programa é composto de um leque variado de disciplinas, levando o aluno a conhecer, na teoria e na prática, todas as áreas de uma empresa. Proporciona uma visão estratégica sobre gestão de negócios e capacita o aluno para atuar em ambientes multifuncionais. Além de apresentar a gestão integrada de negócios que concilia ferramentas e técnicas para uma melhor apuração de informações que beneficiam uma administração efetiva. Adicionalmente, o programa dá ênfase às disciplinas de gestão voltadas ao valor do negócio.

Objetivos:

  • Habilitar os participantes à prática da gestão integrada de negócios corporativos, visando à formação de profissionais focados em administração de empreendimentos e organizações competitivas;
  • Capacitar os alunos a atuarem como gestores de projetos ou unidades de negócios independentes ou que queiram desenvolver seu próprio negócio;
  • O foco do Curso está voltado para criação de valor da empresa, analisando os pontos negativos e as oportunidades para a boa gestão.

Perfil do Aluno:

  • Graduados em diversas especialidades que necessitem aprimorar seus conhecimentos teóricos e práticos em modernas técnicas da administração de negócios de empresas corporativas Multinacionais e Nacionais;
  • Profissionais de outras áreas afins que desejam aprofundar seus conhecimentos em gestão de negócios;
  • Recém-formados que estão ingressando no mercado de trabalho.

Metodologia:

A metodologia do curso é composta por aulas expositivas, estudos de caso, resolução de exercícios, palestras e simulações empresariais, conferindo maior dinamismo ao desenvolvimento das atividades. O curso também utiliza vários casos estruturados pelo LABFIN/PROVAR para a ilustração de conceitos abordados durante as aulas teóricas e vídeos para motivar o debate e a troca de ideias entre os alunos.
O curso é modular, com a possibilidade de ingresso em várias etapas do mesmo, a partir do cronograma a ser estabelecido para a turma.

Credenciamentos

ANPAD – Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração
FIA – Fundação instituto de Administração
MEC – Ministério da Educação e Cultura.

Carga horária Total:

480 horas/aula, divididas da seguinte forma:

  • 320 h – aulas presenciais;
  • 60 h – estudos dirigidos (Ensino a distância – EaD)
  • 100 h – atividades extra-classe e TCC

Estudos Dirigidos

Tratam-se de atividades mandatórias que serão realizadas, a distância, via portal eletrônico, sendo que o aluno será aprovado apenas se obter nota superior ou igual a 7,0 (sete). Os Estudos Dirigidos devem ser cumpridos antes do término das aulas presenciais do programa.

TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um dos instrumentos utilizados na avaliação do aproveitamento do aluno nos MBAs e Pós-Graduações da FIA e constitui-se em uma oportunidade orientada para o experimento e a aplicabilidade dos conceitos estudados e debatidos ao longo do curso.

Constitui-se em um trabalho próprio, individual, original, redigido em língua portuguesa, oferecendo uma contribuição relevante para a área de conhecimento em questão, satisfazendo os requisitos de complexidade exigidos para o nível de especialista nos cursos de Pós-Graduação e MBAs da FIA.

Ressalta-se que, para o desenvolvimento do TCC, o aluno deve apresentar um estudo de caso aplicado. Não serão aceitos estudos puramente bibliográficos, fundamentados apenas em informações de livros, Internet e dados disponíveis ao público em geral.

Matriz Curricular:

MóduloDisciplinaCH
Cenários Econômicos e Mercado FinanceiroAvaliação do Ambiente e Cenários Econômicos36
Mercado Financeiro Nacional e Internacional
Marketing e Pesquisa de MercadoEstratégias e Decisões de Marketing32
Pesquisa e Dimensionamento de Mercado
Gestão da Mudança e Técnicas de NegociaçãoGestão da Mudança28
Técnicas de Negociação
Gestão Estratégica de Marcas e Gestão da InovaçãoGestão Estratégica de Marcas28
Gestão da Inovação
Criação de Valor para o ClienteInternet Marketing e Mídias Sociais28
Gestão do Relacionamento com o Cliente
Gestão de Pessoas e LiderançaGestão Estratégica de Pessoas36
Liderança Contemporânea
FinançasFinanças Corporativas e Contabilidade Gerencial60
Cálculo Financeiro
Valuation e Gestão do Valor do Negócio
Gestão Estratégica de Operações e ProjetosGestão Estratégica de Operações36
Gestão de Projetos
Planejamento Estratégico e Inteligência de MercadoPlanejamento Estratégico dos Negócios36
Inteligência de Mercado
Sustentabilidade e Responsabilidade Social – EADSustentabilidade e Responsabilidade Social20
Empreendedorismo – EADEmpreendedorismo20
Trabalho de Conclusão de Curso100
Carga Horária Total do Curso480

 

EMENTA DAS DISCIPLINAS

CENÁRIOS ECONÔMICOS E MERCADO FINANCEIRO – 36h

a) Avaliação do Ambiente e Cenários Econômicos Principais variáveis macroeconômicas e suas relações. PIB – Produto Interno Bruto, Taxa de Juros, Taxa de Câmbio e Balanço de Pagamentos. Avaliação de cenário econômico e de tendência. b) Mercado Financeiro Nacional e Internacional Estrutura regulatória e participantes do mercado. Operações de Underwriting. Mercado monetário. Mercados de capitais. Títulos de dívida no mercado de capitais brasileiro. Títulos de dívida no mercado internacional. Emissão de ações no mercado nacional e internacional. Mercado de crédito. Recibos de depósito no mercado internacional. Mercado cambial e condições de paridade. Modelos de determinação cambial.

MARKETING E PESQUISA DE MERCADO – 32h

a) Estratégias e Decisões de Marketing Fundamentos de Marketing. Planejamento, implementação e gestão de marketing. O papel do marketing nas organizações. Segmentação, posicionamento e colocação no mercado. Marketing: produto, preço, promoção e distribuição. Processo de abertura de novos mercados e manutenção ou crescimento em mercados correntes. O Marketing usado na criação de novos negócios. Marketing e vendas para novos empreendimentos. b) Pesquisa e Dimensionamento de Mercado Tipos fundamentais de Pesquisa de Marketing. Caracterização de Demanda de Mercado: Mercado Total, Mercado Potencial, Mercado Alvo. Técnicas de estimação de demanda presente e futura. Técnicas de estimação de curvas demanda-preço. Impacto da comunicação sobre a demanda. Tópicos avançados de estudos de sensibilidade.

GESTÃO DA MUDANÇA E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO – 28h

a) Técnicas de Negociação Negociação: principais conceitos e importância. Princípios da negociação. O processo de negociação. A comunicação na negociação. Variáveis básicas da negociação. Habilidades em negociação. Planejamento/fases da negociação. Estilos na negociação de conflitos. Estratégias e táticas da negociação. b) Gestão da Mudança (Change Management) Gestão da mudança (visão macro). A complexidade da mudança: ruptura de modelos e novos paradigmas. Identificando a necessidade de mudança: como analisar, planejar e realizar. Atuação de um agente de mudança.

GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARCAS E GESTÃO DA INOVAÇÃO– 28h

a) Gestão Estratégica de Marcas Importância e função das marcas. Produto x marcas. Construção, manutenção e reposicionamento de marcas. Principais conceitos da marca: Brand equity, Identidade, Posicionamento, Personalidade, Caráter, Imagem. Estratégias de Marcas: Marcas guarda-chuva, Marcas múltiplas, Extensão de imagem, Estratégia mista, Co-branding, Trading-up/trading-dow. Domínios na Internet, Logotipos e símbolos, Personagens, Slogans, Jingles, Embalagens e rótulos; Marcas próprias. Tendências na construção de marcas. b) Gestão da Inovação Inovação e seus diversos significados. Inovação: colocando a teoria em prática. O valor da Inovação: inovação, produtividade e competitividade. Adequação da inovação com a estratégia de negócio. Plataformas estratégicas para inovar: produto/marca/posicionamento/modelo de negócio, serviços, solução. Ferramentas para inovação. Cultura da inovação. O perfil da empresa inovadora e o profissional inovador. Ciclo de vida da inovação. O processo de inovação passo a passo. Estratégias quanto à operacionalização da gestão da inovação. Inovação aplicada ao aumento da performance. Fatores críticos de sucesso na gestão da inovação. Os agentes favorecedores e bloqueios à inovação empresarial. Cases e exemplos práticos.

CRIAÇÃO DE VALOR PARA O CLIENTE – 28h

a) Internet Marketing e Mídias Sociais A Internet e os negócios. A Internet e a estratégia das empresas. Entendendo o público alvo – o consumidor on-line. Os impactos estratégicos da Internet nos negócios. As mudanças no comportamento do consumidor na era digital. As novas técnicas de marketing para a Internet. O futuro do marketing online. Gestão de ações on-line de marketing e vendas. E-Strategy. Internet marketing: tendências e atualidades. Redes Sociais; exemplos e casos práticos. b) Gestão do Relacionamento com o Cliente Estratégias e táticas do marketing de relacionamento. Princípios, objetivos e valores do marketing de relacionamento. O marketing de relacionamento e seu impacto na competitividade das empresas. A importância da retenção e da lealdade dos clientes. O valor do cliente ao longo do tempo (customer equity ou lifetime value). A preparação da empresa para a gestão do relacionamento com o cliente. Programas de relacionamento, lealdade e fidelidade. Casos e Exemplos de ações de relacionamento.

GESTÃO DE PESSOAS E LIDERANÇA – 36h

a) Gestão Estratégica de Pessoas Visão geral da gestão estratégica de pessoas. A importância da gestão estratégica de pessoas nas empresas. Fatores críticos da gestão estratégica de pessoas. O papel do gestor de RH nas organizações contemporâneas. Tendências de mudança na gestão de pessoas no Brasil e no mundo; contratação e rotatividade; treinamento, desenvolvimento e avaliação de carreira; gestão da remuneração. b) Liderança Contemporânea Cenários e tendências em liderança. Teoria sobre liderança. Papel e desafios da liderança. Demandas do líder contemporâneo. Estilos de comunicação.

FINANÇAS – 60h

a) Finanças Corporativas e Contabilidade Gerencial A importância da Contabilidade como um sistema de informações. O Balanço Patrimonial, DRE – Demonstração de Resultado do Exercício, Demonstração de Fluxo de Caixa. As novas alterações na lei das Sociedades Anônimas e seu impacto nos demonstrativos contábeis. Custeio por absorção e custeio variável. Análise de Balanço e DRE. Análise vertical e horizontal. Análise por índices (rentabilidade, liquidez, estrutura de capital, índices operacionais). Projeção de resultados. b) Cálculo Financeiro Regime de capitalização. Operações de desconto. Taxas proporcionais e equivalentes. Séries de pagamento. Sistemas de amortização (Price e SAC). Técnicas de análise de investimentos: Payback, Payback Descontado, VPL-Valor presente líquido, TIR – Taxa Interna de Retorno. c) Valuation e Gestão do Valor do Negócio Fluxos de caixa para orçamento de capital. Custo médio ponderado de capital (CMPC). Avaliação de empresas. Avaliação pelo método de fluxo de caixa descontado. Avaliação por múltiplos. Gestão de valor pelo EVA / MVA.

GESTÃO ESTRATÉGICA DE OPERAÇÕES E PROJETOS – 36h

a) Gestão Estratégica de Operações Operações como ferramenta para a vantagem competitiva. Importância da gestão estratégica das operações para as organizações. A relação benefício x preço x custo. Desenvolvimento de uma estratégia de operações orientada ao cliente. Alinhamento estratégico das operações. Escolha das dimensões competitivas. Ferramentas e técnicas de gestão de operações. Desafios enfrentados na gestão de operações frente à competição global e o dinamismo das mudanças tecnológicas. Tendências na gestão de operações. b) Gestão de Projetos Uso de projetos na implementação das estratégias operacionais. Razões para falhas em projetos. Definição de escopo de objetivos de projetos. Interação cross-functional. Seleção da equipe e gestor do projeto. Planejamento de projetos. Diagrama de redes de projetos. Seqüência das atividades críticas que determinam a duração de um projeto: PERT e COM. Considerações que os gerentes devem se atentar na avaliação de risco de um projeto. Cálculo da probabilidade de completar o projeto no prazo pré-determinado. Cronograma de projeto de mínimo custo. Análise custo x tempo. Monitoramento e controle de projetos.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E INTELIGÊNCIA DE MERCADO – 36h

a) Planejamento Estratégico dos Negócios Definição de Planejamento Estratégico. As Questões Fundamentais do Planejamento Estratégico e Benefícios. Planejamento Estratégico X Plano de Negócios. Elaboração de Diagnóstico – Análise do Ambiente Externo: Identificação de Ameaças e Oportunidades. Elaboração de Diagnóstico: Identificação de Fatores Críticos de Sucesso do Negócio, Análise dos Pontos Fortes e Fracos das Funções Empresariais e Análise das Vantagens Competitivas. BSC -Balanced Scorecard: Modelo de Referência para Planejamento Estratégico. b) Inteligência de Mercado Fundamentos, conceitos centrais e definições do ciclo de inteligência de mercado. Inteligência competitiva e a tomada de decisões. Metodologia de implantação do ciclo de inteligência. Exploração das fases do ciclo de inteligência: planejamento e vigilância; Processo de coleta; Proteção e armazenamento; Transformação das informações em inteligência; Disseminação; Feedback e mensuração dos resultados. Passo a passo da operacionalização de cada etapa. Casos aplicados.

Informações gerais

Corpo docente:

O corpo docente é composto, em sua maioria, por mestres e doutores, além de contar com especialistas e profissionais com notório saber na área e sólida experiência didática e de mercado, o que garante a excelente capacitação técnica, acadêmica e didática aos alunos.

Sistema de Avaliação:

Os alunos serão avaliados em cada uma das disciplinas do programa por meio de prova escrita, além de trabalhos individuais ou em grupo. No caso da avaliação da disciplina ocorrer por prova e trabalhos, a média final da disciplina será composta pelos pesos de 70% e 30%, respectivamente. A nota final mínima para aprovação de cada disciplina será 7,0 (sete).

Frequência:

O certificado de frequência será fornecido aos alunos que tiverem frequência mínima de 50% nas disciplinas e 75% no total do curso. Somente será permitido o abono de faltas em casos de gravidez (licença maternidade) e doenças infectocontagiosas (regulamentação do MEC).

Certificação:

Será fornecido o Certificado de Conclusão do Curso, emitido pela Fundação Instituto de Administração; desde que o aluno tenha: (i) acompanhado o curso de modo satisfatório, consoante os padrões exigidos pela Coordenação; (ii) frequentado, ao menos, 50% (cinquenta por cento) de cada disciplina oferecida e 75% (setenta e cinco por cento) do total de aulas do Curso; e (iii) obtido aprovação em avaliações e provas a que for submetido, incluindo os Estudos Dirigidos e o Trabalho de Conclusão do Curso.

Pré-requisitos:

  • Formação superior completa com título reconhecido pelo MEC
  • Desejável dois anos de experiência profissional relevante
  • Disponibilidade de tempo para estudos extraclasse
  • Leitura na língua inglesa (desejável)

Seleção:

Os interessados no curso passam por processo seletivo para a formação das turmas, no qual é realizada uma análise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição, além de uma entrevista individual com a coordenação do programa.
O coordenador buscará entender na entrevista de seleção as expectativas dos candidatos e se as mesmas estão em consonância com os objetivos e fundamentos do próprio curso.
Salientamos que as inscrições e entrevista com o coordenador não acarretam qualquer custo ao candidato.

Contato:

Relacionamento Labfin/Provar
Tel.: (11) 3894-5004
Email: cursoslabfinprovar@fia.com.br

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