Uma das principais frentes de atuação do PROVAR é a realização de pesquisas, que têm tido um amplo campo de abrangência em termos dos temas e setores analisados.

Conheça abaixo a relação das pesquisas, divididas em Séries Anuais, Trimestrais, Mensais e por Estudos do Mercado de Consumo.

Série Intenção de Compra no Varejo

Série Intenção de Compra no Varejo

Desde o quarto trimestre de 1999, o PROVAR publica trimestralmente uma série de estudos sobre a demanda de bens de consumo duráveis e semiduráveis. O propósito dessa pesquisa é indicar aos varejistas a intenção de compra e de gasto dos consumidores para o trimestre subseqüente. São investigadas as expectativas com relação à compra de dez categorias de produtos, incluindo: linha branca, eletroeletrônicos, telefonia e celulares, informática, eletroportáteis, automóveis, informática, cine e foto, material de construção, e cama, mesa e banho. Deve-se ressaltar que, mais do que realizar previsões sobre demanda, o objetivo precípuo do trabalho é apontar tendências.

Denominadas Expectativa de Consumo e Expectativa de Consumo na Internet, respectivamente, essas séries tiveram seus nomes alterados para Pesquisas Trimestrais de Intenção de Compra no Varejo e Intenção de Compra na Internet a partir do quarto trimestre de 2007.

Intenção de compra no Varejo

Série Intenção de Compra na Internet

Série Intenção de Compra na Internet

Em Agosto de 2002, o PROVAR estabeleceu uma parceria com a
E-bit, empresa especializada em pesquisas de mercado pela internet, o que possibilitou a realização do estudo de expectativas de consumo (em bases trimestrais) das pessoas que compram pela internet.

Intenção de compra na internet

Série E-flation

Série E-flation

O E-flation – Índice de Inflação na Internet foi concebido com o intuito de monitorar a precificação de produtos consumidos de maneira online, o que possibilita, para consumidores e varejistas, a análise mercadológica e a evolução temporal de preços e consumo por meio desse canal. Dada a dinâmica do comércio virtual, em que decisões são tomadas e postas em prática numa fração de segundos, fica fácil entender que esse canal de vendas adquire vida própria, merecendo um índice que reflita todas as suas peculiaridades.

Dessa forma, o PROVAR, preocupado em acompanhar as tendências do varejo de bens e serviços e o mercado de consumo, criou o E-flation.

Série Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro

Série Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro

O Grupo de Prevenção de Perdas do Provar realiza a Série Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro, estudo que tem como objetivos fornecer aos executivos parâmetros setoriais para comparação com os programas de prevenção de perdas adotados por suas empresas, bem como apresentar tendências do setor.

Estudos do Mercado de Consumo

Estudos do Mercado de Consumo

Uma das principais frentes de atuação do PROVAR é a realização de pesquisas: são mais de cem estudos desenvolvidos sobre o varejo e o mercado de consumo. Desde 1994 o PROVAR realizou em parceria com a Canal Varejo as seguintes pesquisas.