MBA

Gestão em Medicina Diagnóstica

Informações Gerais

05/04/2019

Sextas-feiras das 14h00 às 18h00 Quinzenal
Sábado 08h30 às 17h30 Quinzenal

CBR – Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Avenida Paulista, 37, 7º andar, Bela Vista – São Paulo/ SP

MBA Gestão em Medicina Diagnóstica


Coordenadores:

Prof. Dr. Marcelo Caldeira Pedroso – Professor da FEA – USP
Prof. Dr. Nuno Manoel Martins Dias Fouto – Professor da FEA – USP

Este curso é secretariado pelas equipes de apoio dos programas LABFIN e PROVAR, da FIA.

Apresentação do Curso

Desenhado para profissionais que pretendem desenvolver capacitação em gestão em saúde e/ou compreender a aplicação de conceitos, métodos e técnicas de gestão nesse setor, este curso apresenta-se também como resposta à demanda crescente por profissionais capacitados a compreender os desafios do mundo contemporâneo e a propor e executar soluções inovadoras e de valor no segmento de medicina diagnóstica.

Diferencial do Curso

Conteúdo totalmente focado na gestão de organizações de saúde e na tomada de decisões estratégicas do segmento de medicina diagnóstica. Os temas são desenvolvidos e conduzidos por professores que conjugam conceito, aplicação prática e didática. As atividades são executadas em aulas e em atividades de campo, ambas presenciais. Projetos de campo de curta duração e acompanhados por professores são propostos ao longo do curso. O programa enfatiza o conceito e a prática. Há um forte incentivo para o desenvolvimento de estudos aplicativos com situações reais dos alunos ou propostos por empresas convidadas.

Objetivos:

  • Oferecer formação de elevada qualidade para profissionais interessados na compreensão e aplicação prática de conceitos, métodos e técnicas relativas às atividades de gestão em saúde em organizações que atuam no segmento de medicina diagnóstica;
  • Fornecer elementos para que o participante possa desenvolver uma visão crítica a respeito das alternativas de valor possibilitadas por uma gestão de excelência em medicina diagnóstica.

Perfil do Aluno:

Profissionais médicos formados na área de saúde que pretendem desenvolver capacitação em gestão em medicina diagnóstica;
Profissionais não-médicos, com graduação na área de saúde (enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos e educadores físicos) que pretendem desenvolver capacitação em gestão em medicina diagnóstica;
Administradores ou MBA’s que desejam completar e fortalecer sua formação no campo da gestão de saúde;
Profissionais dos diferentes setores da economia, organizações públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos interessados em desenvolver e aprofundar conhecimentos de gestão de saúde com foco em medicina diagnóstica;
-Sendo um programa em nível de MBA, é necessário que o participante evidencie mínimo de quatro anos de experiência profissional após a graduação, mesmo que não seja em organizações do segmento da saúde.

Metodologia:

O curso utiliza diferentes métodos de ensino, como aulas expositivas, estudos de casos, resolução de exercícios, palestras e simulações empresariais, que se alternam para imprimir maior dinamismo ao desenvolvimento das atividades. Vários casos estruturados e vivenciados por professores, como também estudados em pesquisas de campo são empregados na ilustração dos conceitos abordados durante as sessões teóricas. Para motivar o debate e a troca de ideias, são empregados também vídeos com trechos de palestras e organizados grupos de discussão.

Credenciamentos:

ANPAD – Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração;
FIA – Fundação instituto de Administração;
MEC – Ministério da Educação e Cultura;
AMBA – Association of MBAs;
CBR – Colégio Brasileiro de Radiologia.

Carga Horária

Carga horária Total: 500 horas/aula, divididas da seguinte forma:

  • 460 horas-aulas presenciais;
  • 40 horas-aulas presenciais do módulo de campo

O curso compreende um período de aproximadamente 24 meses corridos, com aulas e desenvolvimento simultâneo do TCC.

TCC:

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um dos instrumentos utilizados na avaliação do aproveitamento do aluno nos MBAs da FIA e constitui-se em uma oportunidade orientada para o experimento e a aplicabilidade dos conceitos estudados e debatidos ao longo do curso.
Constitui-se em um trabalho em grupo, redigido em língua portuguesa ou inglesa, oferecendo uma contribuição relevante para a área de conhecimento em questão, satisfazendo os requisitos de complexidade exigidos para o nível de especialista nos cursos de MBAs da FIA.
Ressalta-se que para o desenvolvimento do TCC o aluno deve optar por uma pesquisa aplicada, uma vez que não serão aceitos estudos puramente bibliográficos, fundamentados apenas em informações de livros, internet e dados disponíveis ao público em geral.

Matriz Curricular

 

Disciplinas propostas *

C.H

Visão Sistêmica do Setor de Saúde

40 horas

Gestão Estratégica

40 horas

Operações e Gestão da Qualidade em Saúde

40 horas

Operações de Medicina Diagnóstica

40 horas

Inovação e Empreendedorismo

40 horas

Incorporação de Novas Tecnologias

40 horas

Finanças

40 horas

Marketing e Relacionamento com Clientes

40 horas

Gestão de Pessoas

40 horas

Sistemas de Gestão

40 horas

Atividades Vivenciais

40 horas

Habilidades Interpessoais

60 horas

 

Corpo docente:

O corpo docente é composto, em sua maioria, por mestres e doutores, além de contar com especialistas e profissionais com notório saber na área e sólida experiência didática e de mercado, o que garante a excelente capacitação técnica, acadêmica e didática aos alunos.

Sistema de Avaliação:

Os alunos serão avaliados por meio de provas, trabalhos e apresentação de seminários. Serão aprovados no curso e terão direito ao certificado de conclusão os alunos que tiverem obtido frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas-aula do curso e obtiverem nota igual ou superior a 7,0 em todas as disciplinas, além de aprovação no trabalho de conclusão de curso. Somente será permitido o abono de faltas em casos de gravidez (licença maternidade) e doenças infectocontagiosas (regulamentação do MEC).

Certificação:

Será fornecido o Certificado de Conclusão do Curso, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios – mantida pela Fundação Instituto de Administração – desde que o aluno tenha: (i) acompanhado o curso de modo satisfatório, consoante com os padrões exigidos pela Coordenação; e (ii) nota mínima 7,0 (sete) em todas as atividades desenvolvidas ao longo do Programa.

Pré-requisitos:

  • Formação superior completa com título reconhecido pelo MEC
  • Disponibilidade de tempo para estudos extraclasse
  • Leitura na língua inglesa (desejável)

Estamos à disposição para outros esclarecimentos.

Contato:

Relacionamento Labfin/Provar
Tel.: (11) 3894-5004
Email: cursoslabfinprovar@fia.com.br

Faça sua inscrição

Quer Saber Mais?

Tire suas dúvidas
no formulário abaixo

Horário de atendimento

De seg. a sex. das 9h às 20h