MBA

Gestão em Medicina Diagnóstica

Turma Av. Paulista

Início das aulas: 17/05/2019
Dias e horários: Sexta-Feira 14h00 às 18h00 Quinzenal
Sábado 08h30 às 17h30 Quinzenal
Local: CBR – Avenida Paulista, 37
Carga horária: 500 horas

Desenhado em parceria com o CBR – Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem – para profissionais que pretendem desenvolver capacitação em gestão em saúde e/ou compreender a aplicação de conceitos, métodos e técnicas de gestão nesse setor, este curso apresenta-se também como resposta à demanda crescente por profissionais capacitados a compreender os desafios do mundo contemporâneo e a propor e executar soluções inovadoras e de valor no segmento de medicina diagnóstica.

Diferenciais

Conteúdo totalmente focado na gestão de organizações de saúde e na tomada de decisões estratégicas do segmento de medicina diagnóstica. Os temas são desenvolvidos e conduzidos por professores que conjugam conceito, aplicação prática e didática. As atividades são executadas em aulas e em atividades de campo, ambas presenciais. Projetos de campo de curta duração e acompanhados por professores são propostos ao longo do curso. O programa enfatiza o conceito e a prática. Há um forte incentivo para o desenvolvimento de estudos aplicativos com situações reais dos alunos ou propostos por empresas convidadas.

Objetivos

  • Oferecer formação de elevada qualidade para profissionais interessados na compreensão e aplicação prática de conceitos, métodos e técnicas relativas às atividades de gestão em saúde em organizações que atuam no segmento de medicina diagnóstica;
  • Fornecer elementos para que o participante possa desenvolver uma visão crítica a respeito das alternativas de valor possibilitadas por uma gestão de excelência em medicina diagnóstica.

Perfil do Aluno

  • Profissionais médicos formados na área de saúde que pretendem desenvolver capacitação em gestão em medicina diagnóstica;
  • Administradores ou MBA’s que desejam completar e fortalecer sua formação no campo da gestão de saúde;
  • Profissionais dos diferentes setores da economia, organizações públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos interessados em desenvolver e aprofundar conhecimentos de gestão de saúde com foco em medicina diagnóstica;
  • Sendo um programa em nível de MBA, é necessário que o participante evidencie mínimo de quatro anos de experiência profissional após a graduação, mesmo que não seja em organizações do segmento da saúde.

Metodologia

O curso utiliza diferentes métodos de ensino, como aulas expositivas, estudos de casos, resolução de exercícios, palestras e simulações empresariais, que se alternam para imprimir maior dinamismo ao desenvolvimento das atividades. Vários casos estruturados e vivenciados por professores, como também estudados em pesquisas de campo são empregados na ilustração dos conceitos abordados durante as sessões teóricas. Para motivar o debate e a troca de ideias, são empregados também vídeos com trechos de palestras e organizados grupos de discussão.

Credenciamentos

ANPAD – Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração;
FIA – Fundação instituto de Administração;
MEC – Ministério da Educação e Cultura;
AMBA – Association of MBAs;
CBR – Colégio Brasileiro de Radiologia.

Investimento

Consulte a secretaria do curso

Coordenadores

Prof. Dr. Marcelo Caldeira Pedroso
Professor da FEA – USP

Dr. Rogério Pedreschi Caldana
Secretário do CBR

Prof. Dr. Nuno Manoel Martins Dias Fouto
Professor da FEA – USP


Corpo docente

O corpo docente é composto, em sua maioria, por mestres e doutores, além de contar com especialistas e profissionais com notório saber na área e sólida experiência didática e de mercado, o que garante a excelente capacitação técnica, acadêmica e didática aos alunos.

Sistema de avaliação

Cada módulo é composto por disciplinas. Os alunos serão avaliados em cada uma das disciplinas do programa por meio de prova escrita, além de trabalhos individuais ou em grupo. No caso da avaliação da disciplina ocorrer por prova e trabalhos, a média ponderada da mesma será composta pelos pesos de 70% e 30%, respectivamente. Os trabalhos terão peso máximo de 30%. A nota do módulo será composta pela média das disciplinas que o compõe e deverá ser, no mínimo, 7,0 (sete).

Frequência

O certificado de frequência será fornecido aos alunos que tiverem frequência mínima de 50% nas disciplinas e nos módulos e 75% no total do curso. Somente será permitido o abono de faltas, conforme regulamentação do MEC, em casos de gravidez (licença maternidade) e doenças infectocontagiosas.

Certificação

Será considerado aprovado no curso, o aluno que obtiver simultaneamente: (1) média nos módulos igual ou superior a 7 (sete), (2) atingir frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas-aula do curso, (3) ter sido aprovado no Trabalho de Conclusão do Curso, com média final igual ou superior a 7 (sete). Ao pós-graduando que cumprir tais requisitos é conferido o certificado de pós-graduação lato sensu, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, de acordo com a Resolução CNE/CES nº 1 de 06/04/2018, em nível de Especialização ou MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar.

Pré-requisitos

  • Formação superior completa com título reconhecido pelo MEC
  • Disponibilidade de tempo para estudos extraclasse
  • Leitura na língua inglesa

Seleção

Os interessados no curso passam por processo seletivo para a formação das turmas, no qual é realizada uma análise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição, além de uma entrevista individual com a coordenação do programa.

O coordenador buscará entender na entrevista de seleção as expectativas dos candidatos e se as mesmas estão em consonância com os objetivos e fundamentos do próprio curso.

Salientamos que as inscrições e entrevista com o coordenador não acarretam qualquer custo ao candidato.

Carga Horária Total

500 horas/aula, divididas da seguinte forma:

  • 460 h – aulas presenciais;
  • 40 h – horas-aulas presenciais do módulo de campo;

Estudos Digiridos

Tratam-se de atividades mandatórias que serão realizadas, a distância, via portal eletrônico, sendo que o aluno será aprovado apenas se obter nota superior ou igual a 7,0 (sete). Os Estudos Dirigidos devem ser cumpridos antes do término das aulas presenciais do programa.

TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um dos instrumentos utilizados na avaliação do aproveitamento do aluno nos MBAs e Pós-Graduações da FIA. É uma oportunidade orientada para o experimento e a aplicabilidade dos conceitos estudados e debatidos ao longo do curso.

Constitui-se em um trabalho próprio, individual, original, redigido em língua portuguesa, oferecendo uma contribuição relevante para a área de conhecimento em questão, satisfazendo os requisitos de complexidade exigidos para o nível de especialista nos cursos de Pós-Graduação e MBAs da FIA.

Ressalta-se que, para o desenvolvimento do TCC, o aluno deve apresentar um estudo de caso aplicado. Não serão aceitos estudos puramente bibliográficos, fundamentados apenas em informações de livros, Internet e dados disponíveis ao público em geral.

 

Atendimento

Telefônico - de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h. 
Email - cursoslabfinprovar@fia.com.br

São Paulo - Unidade Paulista

Presencial – de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e aos sábados das 9h às 12h
Av. Paulista, 302 - 4o. andar - Bela Vista - ao lado do Metrô Brigadeiro

PARCEIRO INSTITUCIONAL

GOWORK

 

FIA - LABFIN.PROVAR:
A primeira escola de negócios
com o coworking integrado.