MBA Gestão de Shopping Center e Varejo


Coordenadores:

Prof. Dr. José Roberto Securato
Presidente do Conselho do LABFIN e Professor Titular da FEA – USP.
Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo
Presidente do Conselho do PROVAR e Professor Titular da FEA – USP.

Coordenação do Curso:

A coordenação do Programa estará a cargo do LabFin Provar com o Prof. Claudio Felisoni de Angelo e a vice-coordenação dos professores Dr. Nuno Fouto e Dr. José Roberto Securato e, se caracteriza pela seriedade do seu desenvolvimento, a exigência da presença dos alunos às aulas e
a assiduidade dos alunos aos estudos. Também se caracteriza pela frequente avaliação dos conteúdos das disciplinas e desempenho dos professores de forma a manter a excelência da FIA como uma das melhores Escolas de Negócios do Brasil.

Diferenciais do Curso:

Proporcionar aos alunos uma visão inovadora e estratégica sobre a gestão de shopping center e varejo, preparando-os para o processo decisório focado em resultados, fortalecendo as competências de gestão e liderança.

Perfil do Aluno:

Gestores e executivos de shopping centers de diversas áreas funcionais dos empreendimentos.

Metodologia:

O curso utiliza diferentes métodos de ensino, como aulas expositivas, estudos de casos, resolução de exercícios, palestras, jogos empresariais e simulações, que se alternam para imprimir maior dinamismo ao desenvolvimento das atividades. Vários casos estruturados e vivenciados por professores, como também estudados em pesquisas de campo são empregados na ilustração dos conceitos abordados durante as sessões teóricas. Para motivar o debate e a troca de ideias, também são empregados vídeos com trechos de palestras e organizados grupos de discussão.
Todo o Material Didático será disponibilizado aos alunos de forma eletrônica – via portal.

Credenciamentos:

AMBA – The Association of MBAs criada em 1967 e sediada em Londres.
ANAMBA – Associação Nacional de MBA
ANPAD – Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração
FIA – Fundação instituto de Administração
MEC – Ministério da Educação e Cultura.

Carga horária Total:

500 horas/aula, divididas da seguinte forma:

  • 360 hrs – aulas presenciais;
  • 40 hrs – estudos dirigidos (Ensino a distância – EaD);
  • 100 hrs – atividades extra-classe e TCC

Estudos Dirigidos:

A disciplina de Estudos Dirigidos compreende 40 (quarenta) horas/aula de atividades que serão desenvolvidas a distância. Os alunos receberão via portal um conjunto de atividades nos seguintes temas:

  •  Governança Corporativa e Ética Empresarial.
  •  Empreendedorismo.

As atividades serão avaliadas por professores da FIA e o conjunto das notas das mesmas irá compor a avaliação final das disciplinas.

TCC:

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) será desenvolvido ao longo do curso e entregue em data a ser definida. O trabalho será avaliado pela coordenação do curso e sua aprovação é condição necessária para obtenção do certificado. Os temas têm caráter prático e visam proporcionar a melhoria de processos e áreas e/ou inovação no ambiente empresarial.

Matriz Curricular:

MBA em Gestão de Shopping Center e Varejo
Módulos Disciplinas Carga Horária
  Visão e Execução de Estratégia 12
Gestão Estratégica, Relacionamento & Inovação Cenários Macroeconômicos e o Impacto nos Negócios de Varejo e Shopping Center 12
Gestão da Inovação

Relacionamento com Investidores e Demais Stakeholders

Avaliação Presencial

8

8

4

Total 44
Finanças Corporativas Análise da Visibilidade de Projetos de Investimento 16
Gestão do Fluxo de Caixa de Giro 8
Contabilidade Gerencial

Avaliação Presencial

16

4

Total 44
  Contratos e Especificidades do Varejo e Shopping Center 8
Aspectos Jurídicos Mercado Imobiliário 4
Gestão Tributária

Direito do Consumidor

Avaliação Presencial

8

4

4

Total 28
Gestão de Pessoas e Liderança Gestão estratégica de pessoas 12
Liderança Mobilizadora 16
Negociação Estratégica e Gestão de Conflitos

Avaliação Presencial

8

4

Total 40
  Gestão de Operações e Excelência em Serviços 16
Gestão de Operações e Serviços Segurança, Gestão de Riscos e Crises 8
Gestão de Projetos

Avaliação Presencial

12

4

Total 40
Gestão Estratégica de Marketing Marketing de Serviços 8
Gestão de Marcas 8
Comportamento do Consumidor

Avaliação Presencial

12

4

Total 32
Gestão de Shopping Center, Varejo e Franquias Gestão Estratégica de Varejo 8
Gestão de Shopping Center: Estratégia, Indicadores e Oportunidades  

12

 

12

Novas Tecnologias no Varejo

Mercado de Luxo e Mercado da Classe C

Franquias: Mercado e Tendências

Avaliação Presencial

8

8

4

Total 52
Tópicos Avançados em Varejo e Shopping Center Design Thinking 8
Pesquisa de Geomarketing 8
Pesquisa de Tendências e Análises Preditivas de Mercado (Strategic Foresights)

Avaliação Presencial

8

4

Total 28
Módulo Prático Business Game

Business Plan (Tenant Mix)*

Metodologia para Desenvolvimento do Projeto – TCC

Visita Técnica

16

16

4

16

Carga horária presencial 360
  360 
Estudos Dirigidos Governança Corporativa e Ética Empresarial 20
Empreendedorismo 20
Total 40
(TCC) Trabalho de Conclusão de Curso 100
Total Geral 500
* Criação de um Shopping Center, com todas as etapas envolvidas: identificação do local, posicionamento e proposta de valor, pesquisa de mercado, analise de viabilidade, design e projetos e definição de mix.

Informações gerais

Corpo docente:

O corpo docente é composto, em sua maioria, por professores doutores e mestres da FIA e de executivos da Abrasce em constante atividade de aprimoramento frente ao número de artigos publicados, pesquisas aplicadas à prática de mercado e treinamentos internacionais em
importantes Universidades da Europa e dos EUA. Professores com vasta experiência de mercado e visão empresarial, altamente capacitados e com ótima didática, oferecem modernas e eficazes ferramentas de aprendizado, empregando em suas aulas cases reais para facilitar o processo de
aprendizagem.

Sistema de Avaliação:

Cada módulo é composto por disciplinas. Os alunos serão avaliados em cada uma das disciplinas do programa por meio de prova escrita, além de trabalhos individuais ou em grupo. No caso da avaliação da disciplina ocorrer por prova e trabalhos, a média ponderada da mesma será composta pelos pesos de 70% e 30%, respectivamente. Os trabalhos terão peso máximo de 30%. A nota do módulo será composta pela média das disciplinas que o compõe e deverá ser, no mínimo, 7,0 (sete).

Frequência:

A Faculdade FIA de Administração e Negócios – mantida pela Fundação Instituto de Administração – expedirá Certificado de Conclusão do Curso aos alunos que tenham: (i) acompanhado o curso de modo satisfatório, consoante com os padrões exigidos pela Coordenação; (ii) frequentado, ao menos, 50% (cinquenta por cento) de cada módulo oferecido e 75% (setenta e cinco por cento) do total de aulas do Curso; e (iii) obtido aprovação em avaliações e provas a que for submetido, incluindo os Estudos Dirigidos e o Trabalho de Conclusão do Curso.

* Somente será permitido o abono de faltas em casos de gravidez (licença maternidade) e doenças infectocontagiosas (regulamentação do MEC).

Certificação:

Será considerado aprovado no curso, o aluno que obtiver simultaneamente: (1) média nos módulos igual ou superior a 7 (sete), (2) atingir frequência mínima de 50% (cinquenta por cento) das aulas programadas de cada disciplina ou módulo e, também, de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas-aula do curso, (3) ter sido aprovado no Trabalho de Conclusão do Curso, com média final igual ou superior a 7 (sete). Ao pós-graduando que cumprir tais requisitos é conferido o certificado de pós-graduação lato sensu, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, de acordo com a Resolução CNE/CES nº 1 de 8/6/2007, em nível de Especialização ou MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar.

Pré-requisitos:

  • Formação superior completa com título reconhecido pelo MEC
  • Experiência profissional relevante superior a 5 anos
  • Disponibilidade de tempo para estudos extraclasse
  • Leitura na língua inglesa

Seleção:

Os interessados no curso passam por processo seletivo para a formação das turmas, no qual é realizada uma análise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição, além de uma entrevista individual com a coordenação do programa.

O coordenador buscará entender na entrevista de seleção as expectativas dos candidatos e se as mesmas estão em consonância com os objetivos e fundamentos do próprio curso.
Salientamos que as inscrições e entrevista com o coordenador não acarretam qualquer custo ao candidato.

Contato:

Relacionamento Labfin/Provar
Tel.: (11) 3894-5004
Email: cursoslabfinprovar@fia.com.br

Faça sua inscrição

Quer Saber Mais?

Tire suas dúvidas
no formulário abaixo

Horário de atendimento

De seg. a sex. das 9h às 20h

Compartilhe com amigos