MBA Gestão de Negócios: Varejo Farmacêutico


Coordenadores:

Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo
Presidente do Conselho do PROVAR e Professor Titular da FEA – USP.

Prof. Dr. José Roberto Securato
Presidente do Conselho do LABFIN e Professor Titular da FEA – USP.

Apresentação do Curso:

O MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS: VAREJO FARMACÊUTICO criado pelo PROVAR – Programa de Administração de Varejo da FIA  tem como objetivo contemplar o estudo aprofundado da Gestão de Negócios de Varejo alinhado às especificidades do Setor Farmacêutico.

Diferenciais do Curso:

Um dos diferenciais do curso é a composição equilibrada entre a teoria e a prática, com a apresentação e discussão de conceitos e métodos relacionados às diferentes áreas da gestão de negócios de varejo farmacêutico, além de apresentação de cases práticos sobre os temas discutidos em aula, em uma linguagem focada no segmento farmacêutico.

Objetivos:

  • Atualizar conhecimentos, apresentando e discutindo conceitos e métodos relacionados com as diferentes áreas de negócios do varejo farmacêutico;
  • Enfatizar e valorizar os aspectos teóricos e instrumentalizar os participantes para que os conceitos estudados possam ser aplicados na prática;
  • Construir um foro de discussão de ideias e de intercâmbio de conhecimentos entre os participantes.

Perfil do Aluno:

Os alunos deste curso buscam aprofundamento e atualização nas questões relativas à gestão, à evolução do varejo farmacêutico e às atividades relacionadas a ele, cujo perfil é composto por profissionais responsáveis pela definição de soluções, administração de processos e estratégias das empresas vinculadas ao varejo farmacêutico, como gestores que ocupam cargos gerenciais ou com perspectivas de virem a assumir posições estratégicas na área.

Metodologia:

A metodologia do curso se utiliza da alta participação dos alunos por meio de aulas expositivas, palestras, aulas práticas, estudos de caso e trabalhos em grupo, desenvolvendo assim o comportamento e as atitudes empreendedoras de seus alunos. Também são realizadas simulações e jogos de empresas, intercâmbio de experiências e a elaboração de projeto de conclusão do curso, onde os conceitos e técnicas estudados são aplicados à realidade dos participantes. Todo o Material Didático também será disponibilizado aos alunos de forma eletrônica – via portal.

Credenciamentos:

AMBA – The Association of MBAs criada em 1967 e sediada em Londres.
ANAMBA – Associação Nacional de MBA
ANPAD – Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração
FIA – Fundação instituto de Administração
MEC – Ministério da Educação e Cultura.

Carga horária Total:

600 horas/aula, divididas da seguinte forma:

  • 410 horas/aula – carga horária presencial
  • 90 horas/aula – disciplina on-line (EaD)
  • 100 horas – atividades extra-classe e TCC

Estudos Dirigidos:

A disciplina de Estudos Dirigidos compreende 90 (sessenta) horas/aula de atividades que serão desenvolvidas a distância. Os alunos receberão via portal um conjunto de atividades nos seguintes temas:

  • Empreendedorismo;
  • Governança Corporativa e Ética Empresarial;
  • Sustentabilidade e Responsabilidade Social .

Para cada um destes temas, os alunos terão que desenvolver uma atividade via portal, e a nota final de aprovação é 7,0 (sete) em cada uma das atividades. Este requisito deve ser cumprido antes do término das aulas presenciais do programa.

TCC:

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um dos instrumentos utilizados na avaliação do aproveitamento do aluno nos MBAs e Pós-Graduações da FIA. É uma oportunidade orientada para o experimento e a aplicabilidade dos conceitos estudados e debatidos ao longo do curso.

Constitui-se em um trabalho próprio, individual, original, redigido em língua portuguesa, oferecendo uma contribuição relevante para a área de conhecimento em questão, satisfazendo os requisitos de complexidade exigidos para o nível de especialista nos cursos de Pós-Graduação e MBAs da FIA.

Ressalta-se que, para o desenvolvimento do TCC, o aluno deve apresentar um estudo de caso aplicado. Não serão aceitos estudos puramente bibliográficos, fundamentados apenas em informações de livros, Internet e dados disponíveis ao público em geral.

Os trabalhos escritos serão avaliados por uma banca composta de 3 (três) professores da FIA e a nota final será a média aritmética dessas três notas. Sua aprovação é condição necessária para obtenção do certificado.

Matriz Curricular:

Módulo GeralDisciplinasCH
Economia e ContabilidadeEconomia Aplicada e Cenários Econômicos Globais18
Contabilidade e Análise de Demonstrações Financeiras18
Estratégia e MarketingEstratégia Empresarial18
Marketing Estratégico18
Gestão Estratégica de PessoasGestão do Capital Humano14
Liderança e Condução de Equipes18
Métodos Quantitativos Aplicados e Finanças CorporativasFinanças Corporativas: Cálculo Financeiro e Análise de Investimentos18
Estatística Aplicada18
Gestão de Operações e Negócios InternacionaisGestão Estratégica de Operações14
Negócios Internacionais10
Gestão da Informação, Inovação, Direito do Consumidor e Introdução a RiscoGestão Estratégica de Informação10
Gestão da Inovação10
Ambiente Legal de Negócios: Direito do Consumidor4
Introdução ao Conceito de Risco4
Sustentabilidade e Responsabilidade SocialSustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa (EaD)30
EmpreendedorismoEmpreendedorismo (EaD)30
Governança Corporativa e Ética EmpresarialGovernança Corporativa e Ética Empresarial (EaD)30
Total Módulo Geral 282
Módulo EspecíficoDisciplinasCH
Gestão VarejistaGestão Varejista: Mercados e Formatos14
Normas internacionais, Organismos de Regulamentação Farmacêutica e Legislação Sanitária14
Gestão e Criação de ValorGestão Estratégica de Marcas14
Pesquisa e Dimensionamento de Mercado14
Comportamento e Atitudes de Compras no Varejo12
Inteligência de Mercado e

Gestão de Projetos

Inteligência de Mercado12
Gestão de Projetos em Sistemas de Saúde8
Planejamento Financeiro no VarejoGestão de Custos e Orçamento14
Formação de Preços e Análise Tributária no Varejo14
E-commerce no Varejo e CRM: Marketing de Relacionamento e Serviços com ClienteE-commerce e mídias sociais8
CRM: Marketing de Relacionamento e Serviços com Cliente8
Gestão de Operações no VarejoTrade Marketing no varejo10
Prevenção de Perdas8
Tópicos Avançados de VarejoTécnicas de Vendas e Negociação12
Simulação Empresarial56
Total Módulo Específico 218

 

EMENTA DAS DISCIPLINAS

Economia e Contabilidade

ECONOMIA APLICADA E CENÁRIOS ECONÔMICOS GLOBAIS

Fundamentos de política econômica e seus Instrumentos. Agregados macroeconômicos. Principais variáveis macroeconômicas e suas relações. PIB-Produto Interno Bruto, taxa de juros, taxa de câmbio e balanço de pagamentos. Cenários econômicos nacionais e internacionais. Regras importantes para elaboração de cenários econômicos. Avaliação de cenário econômico e de tendências. Avaliação de cenários globais: mercados emergentes e mercados desenvolvidos. Impactos do cenário mundial na economia brasileira.

CONTABILIDADE E ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

A importância da Contabilidade como um sistema de informações. Estrutura das Demonstrações Financeiras. Balanço Patrimonial, DRE – Demonstração de Resultado do Exercício. Demonstração de Fluxo de Caixa. Análise das Demonstrações Financeiras. Análise vertical e horizontal. Análise por índices (rentabilidade, liquidez, estrutura de capital, índices operacionais). Ciclo Financeiro e Análise do Capital de Giro.
Estratégia e Marketing

ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

Natureza da Estratégia e suas dimensões: desafios, definições e níveis (corporativo, competitivo e funcional). Processos de definição de Estratégia e etapas de um processo de Planejamento Estratégico – Estratégias Deliberadas X Emergentes. Vantagem Competitiva: conceitos, vantagem competitiva de custos X diferenciação. Análise do ambiente externo: macro ambiente e ambiente competitivo. Análise dos Recursos e Capacidades Organizacionais: Visão Baseada em Recursos, Análise SWOT. Matriz de Decisões Estratégicas. Execução da Estratégia: desafios e modelos. Introdução ao Balanced Scorecard (BSC): visão financeira, clientes, processos internos, aprendizado e crescimento. Processos para organizações voltadas à estratégia. Benefícios de gerenciar com BSC. Alinhamento do BSC à gestão dos negócios. Oportunidades de gerenciar com BSC. Os processos de construção e implementação do BSC.

MARKETING ESTRATÉGICO

Fundamentos de Marketing. Planejamento, implementação e gestão de marketing. O papel do marketing nas organizações. Estratégias competitivas em marketing. Segmentação, posicionamento e colocação no mercado. Desenvolvimento do mix de marketing (produto, preço, canais de distribuição e promoção). Planejamento, implantação e controle de marketing. Processo de abertura de novos mercados e manutenção ou crescimento em mercados correntes. Decisões de Marketing em um ambiente de mercado dinâmico. Casos e exercícios.
Gestão Estratégica de Pessoas

GESTÃO DO CAPITAL HUMANO

 Cenários em gestão de RH. Importância da gestão de RH. Fatores críticos na gestão de RH. Atração, captação e sucessão. Rotatividade. Remuneração. Avaliação de desempenho (como processo). Tendências: Gestão de talentos. 

LIDERANÇA E CONDUÇÃO DE EQUIPES

Cenários e tendências em liderança. Teoria sobre liderança. Papel e desafios da liderança. Demandas do líder contemporâneo. Estilos de comunicação.
Métodos Quantitativos Aplicados e Finanças Corporativas

FINANÇAS CORPORATIVAS: CÁLCULO FINANCEIRO E ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

 Juros simples e compostos. Taxas proporcionais e equivalentes. Taxas reais e nominais. Taxas efetivas e taxas nominais. Estrutura Temporal de Taxas de Juros em reais e dólar. Séries de pagamentos. Sistemas de Amortização (Price, SAC e Americano). Ferramentas para análise de investimentos: Payback, TIR, VPL, TIR-modificada. Precificação de títulos públicos e privados. 

ESTATÍSTICA APLICADA

 Estatística descritiva: Desvio padrão, covariância e coeficiente de correlação. Retorno esperado e retorno histórico. Introdução à probabilidade. Variáveis aleatórias discretas e contínuas. Análise Exploratória de Dados. Testes de hipóteses: H0 e H1; erros tipo I e II, ANOVA, Teste t. Análise de Regressão Linear Simples. Método dos Mínimos Quadrados. Coeficiente de Determinação. Teste de Significância. Regressão Múltipla. Análise de Regressão Linear Múltipla. Modelos para Séries Temporais Estacionárias. Modelos para Séries Temporais não Estacionárias. ARCH – GARCH.
Gestão de Operações e Negócios Internacionais

GESTÃO ESTRATÉGICA DE OPERAÇÕES

Importância da gestão estratégica das operações para as organizações. Cadeia de abastecimento e canais: conceito, estratégias e estruturas. Funções dos canais de distribuição. Papel e importância dos elementos participantes dos canais. Cadeia produtiva e as oportunidades de negócios que estas cadeias apresentam entre os seus membros componentes. Varejo e indústria. Decisões estratégicas de canais. Canais verticais, híbridos e múltiplos. Sistema logístico empresarial: definição e conceitos. Competência e tarefas da logística: Armazenagem, movimentação e transporte. Relacionamento com fornecedores e parceiros. Logística e estratégias de operações. Medidas de desempenho na logística de distribuição. Capacidade de prestação do serviço e gestão da demanda através do atendimento ao pedido perfeito. Centros de distribuição e operadores logísticos. Conceito de estoques e gestão de estoques. Estoque de segurança. Estoque objetivo e como calcular. Erro nos estoques ao longo da cadeia. Estoques x vendas perdidas, Giro estoques x nível de serviço. Estoques x transporte. Estoques x localização. Discussão de cases.

NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

 Relações Internacionais. Análise de Negócios Internacionais. Estratégias de Empresas Globais. Internacionalização de Empresas. Desafios e Tendências para os Negócios Internacionais. 
Gestão da Informação, Inovação, Direito do Consumidor e Introdução a Risco

GESTÃO ESTRATÉGICA DE INFORMAÇÃO

 Os impactos que a TI tem exercido nos negócios. A tecnologia da Informação e suas aplicações no mundo corporativo. Sistemas de informação transacionais e gerenciais. E-business, quadros de referência de gestão de TI. Principais tendências.

GESTÃO DA INOVAÇÃO

Inovação e seus diversos significados. O valor da Inovação: produtividade, competitividade e aumento de performance. Adequação da inovação com a estratégia de negócio. Dimensões estratégicas para inovar: produto, marca, posicionamento, modelo de negócio, serviços. Ferramentas para inovação. Cultura da inovação – o perfil da empresa e do profissional inovador. Ciclo de vida da inovação. Estratégias quanto à operacionalização da gestão da inovação. Fatores críticos de sucesso na gestão da inovação. Cases e exemplos práticos.

AMBIENTE LEGAL DE NEGÓCIOS: DIREITO DO CONSUMIDOR

Definições e Conceitos. Responsabilidade de Fornecedores e Comerciantes. Práticas Comerciais. Práticas Abusivas. Direitos Básicos dos Consumidores. Efeitos em outros Ramos do Direito. Órgão de Apoio.

INTRODUÇÃO AO CONCEITO DE RISCO

Aspectos gerais da gestão de riscos. As quatros dimensões dos riscos: risco de mercado, risco de crédito, risco operacional e risco legal. Outros tipos de risco: Liquidez, Ambiental, Imagem. Introdução à medição dos riscos – aspectos estatísticos. Gestão Integrada de Riscos.
Sustentabilidade e Responsabilidade Social

SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA (EaD)

 Conceito e histórico da responsabilidade social e da sustentabilidade nas empresas. Indicadores de responsabilidade social e sustentabilidade. Visão integrada de sustentabilidade. Balanço social. Sustentabilidade nas empresas brasileiras: casos, aplicações e políticas. Aplicação da responsabilidade social nas empresas: estudos de caso.
Empreendedorismo

Empreendedorismo (EaD)

A importância do empreendedorismo corporativo nas empresas. O desenvolvimento da competência empreendedorismo corporativo em profissionais. Os elementos que constituem um empreendedor nas empresas. Empreendedor Clássico x Empreendedor Corporativo. O DNA de um empreendedor corporativo. Estrutura Geral e Tipos de Planos de Negócios. – Transformando uma ideia em oportunidade. Análise de Mercado (setor, concorrência e segmento de mercado). Plano Financeiro. Plano de Marketing no Plano de Negócios. Desenvolvendo a estratégia do Negócio.
Governança Corporativa e Ética Empresarial

GOVERNANÇA CORPORATIVA E ÉTICA EMPRESARIAL

Práticas, Processos de Gestão e Teoria das Organizações. Conflitos de Agência e Teoria da Firma. Governança Corporativa: Definições e conceitos; Principais mecanismos; Custos e benefícios; Função-objetivo das empresas; Relação entre governança e valor das empresas; Códigos das Melhores Práticas. Ética empresarial. Ética nos Negócios. Código de Ética e Governança.
Gestão Varejista

GESTÃO VAREJISTA: MERCADOS E FORMATOS

 Varejo: Conceitos e classificações. O papel do varejo na economia. Cenários do mercado de varejo farmacêutico no Brasil e no mundo. Principais players e segmentos no varejo farmacêutico. Formatos de varejo. Varejo multicanal e multiformato. Busca pela excelência nos processos e na gestão. Diferenciação versus custos. Relação Indústria Farmacêutica x Varejo de farmácias e drogarias.  Expansão das redes no Brasil e a internacionalização das Drugstores. As Best practices de empresas varejistas brasileiras e internacionais. Tendências e desafios do varejo farmacêutico no Brasil. Discussões de casos. 

NORMAS INTERNACIONAIS, ORGANISMOS DE REGULAMENTAÇÃO FARMACÊUTICA E LEGISLAÇÃO SANITÁRIA

Legislação Brasileira, Normas Internacionais e Órgãos Reguladores da Indústria e Varejo Farmacêutico. Papel da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária e CRF (Conselho Regional de Farmácia). Critérios básicos para a promoção de medicamentos da OMS. Legislação sanitária.
Gestão e Criação de Valor

GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARCAS

Importância e função das marcas. Produto x marcas. Construção, manutenção e reposicionamento de marcas. Principais conceitos da marca: Brand equity, Identidade, Posicionamento, Personalidade, Caráter, Imagem. Estratégias de Marcas: Marcas guarda-chuva, Marcas múltiplas, Extensão de imagem, Estratégia mista, Co-branding, Trading-up/trading-dow. Domínios na Internet, Logotipos e símbolos, Personagens, Slogans, Jingles, Embalagens e rótulos; Marcas próprias. Tendências na construção de marcas.

PESQUISA E DIMENSIONAMENTO DE MERCADO

A pesquisa e o planejamento de marketing. Etapas de um do processo de pesquisa de marketing. Importância do briefing. Tipos de estudos – estudos qualitativos – estudos quantitativos. Análise, tabulação e interpretação de dados. A pesquisa na internet enquanto coleta de dados. Dimensionamento de Mercado. Segmentação de mercado: tipos e variáveis (geográficas, demográficas, psicográficas e comportamentais). Seleção de mercado-alvo: critérios. Posicionamento: definição e estratégias disponíveis. Exemplos e cases. 

COMPORTAMENTO E ATITUDES DE COMPRAS NO VAREJO

 Os novos cenários mercadológicos. Inovação com foco no Cliente. Analises preditivas de comportamento e consumo. Conceito e foco estratégico dos estudos de comportamento do consumidor. Os novos consumidores: novas necessidades e demandas, suas características e perfis. O Consumidor 2.0 e as novas Tecnologias. O consumidor colaborativo e o varejo co-criativo. Os novos cenários demográficos e econômicos e as novas fronteiras do consumo. Gerenciando o novo modelo diamante: A evolução das necessidades e a mudança na ‘pirâmide’ de rendas e negócios. Pensando o pós compra e agindo no pós venda. O shopper marketing. Como pensar o PDV como ponto de experiência e interação com o Shopper. O novo shopper e o varejo sensorial, recreativo e consultivo. Apresentação de cases para discussão.
Inteligência de Mercado e Gestão de Projetos

INTELIGÊNCIA DE MERCADO

Fundamentos, conceitos centrais e definições do ciclo de inteligência de mercado. Inteligência competitiva e a tomada de decisões. Metodologia de implantação do ciclo de inteligência. Exploração das fases do ciclo de inteligência: planejamento e vigilância; Processo de coleta; Proteção e armazenamento; Transformação das informações em inteligência; Disseminação; Feedback e mensuração dos resultados. Passo a passo da operacionalização de cada etapa. Casos aplicados. 

GESTÃO DE PROJETOS EM SISTEMAS DE SAÚDE

Conceitos de gerenciamento de projetos. Uso de projetos na implementação das estratégias operacionais. Áreas de conhecimento do PMBOK® (PMI). Definição de escopo de objetivos de projetos. Interação cross-functional.  Seleção da equipe e gestor do projeto. Planejamento de projetos. Execução de projetos. Diagrama e redes de projetos. Sequência das atividades críticas que determinam a duração de um projeto. Considerações para a avaliação de riscos de um projeto. Razões de falhas em projetos. Cálculo da probabilidade de completar o projeto no prazo pré-determinado. Cronograma de projeto de mínimo custo. Análise custo X tempo. Monitoramento e controle de projetos em Saúde. Encerramento de projetos. Estudo de Caso  PBM, Licitações.
Planejamento Financeiro no Varejo

GESTÃO DE CUSTOS E ORÇAMENTO

Visão sistêmica de custos. Terminologia básica em custos. Classificação de custos e despesas quanto à relação com o volume. Relações custo-volume-lucro (margem de contribuição, ponto de equilíbrio, margem de segurança). Métodos de custeio (Absorção, Variável e Pleno). Introdução ao Custeio ABC. Estrutura Geral: Planejamento, Orçamento e Controle. Panorama atual do orçamento. Orçamento Operacional: Plano de Vendas, Produção, Compras, Estoque, Gastos de Capital, Despesas Operacionais. Orçamento Financeiro: Projeção de Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultados e Demonstrativo de Fluxo de Caixa. Planejamento Financeiro de Curto Prazo: Capital de Giro. Planejamento Financeiro de Longo Prazo: Alavancagens (operacional, financeira e total).

FORMAÇÃO DE PREÇOS E ANÁLISE TRIBUTÁRIA NO VAREJO

Definição de preço e componentes estruturais. Posicionamento estratégico para efeitos de precificação. Normas tributárias brasileiras. Cálculo do custo das mercadorias e serviços. Substituição tributária de ICMS. Modelos quantitativos de precificação. Estratégias de precificação. Análise da margem operacional. Análise de uma cadeia de valor.
E-commerce no Varejo e CRM: Marketing de Relacionamento e Serviços com Cliente

E-COMMERCE E MÍDIAS SOCIAIS

Apresentar os principais conceitos e práticas dos modelos de negócio do varejo na Internet. Comércio Eletrônico – Modelos de Negócio. Os Números do Comércio Eletrônico no Brasil e no Mundo; O Mercado C2C e B2C; Barreiras de Crescimento; O Futuro do  Varejo on line; Ameaças e Oportunidades para o varejo tradicional. Mídias Sociais:  Estimular a Inovação digital, experiência e criatividade digital sobre critérios do social business e a importância das ferramentas de marketing digital.

MARKETING DE RELACIONAMENTO E SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE

Atendimento ao cliente. Mitos do atendimento. Tipos de serviços. Pós-atendimento. Pensamento estratégico: Instintivo, Emocional. Racional e intuitivo. Mente estratégica e os clientes. Vantagem competitiva. Desenvolvendo conhecimentos sobre os clientes. 
Gestão de Operações no Varejo

TRADE MARKETING

Conceito de Trade Marketing. Modelos de atuação entre fabricantes e pontos de vendas. O conceito de marketing mix aplicado aos canais de vendas. Atuação de Trade Marketing no Shopper Marketing.  A importância de Trade Marketing para as organizações. A interface do Trade Marketing na gestão de conflitos entre canais. Calendário Promocional Marketing. Tipos de métricas de desempenho. Estruturas de equipes de Trade Marketing. Cases.

PREVENÇÃO DE PERDAS

Conceitos gerais de perdas e prevenção de perdas. . Principais macros processos geradores de perdas. Direcionamento e principais benefícios da prevenção de perdas para o varejo. Aspectos Jurídicos. Abordagem preventiva e reativa. Casos e exemplos de prevenção de perdas no varejo.
Tópicos Avançados de Varejo

TÉCNICAS DE VENDAS E NEGOCIAÇÃO

 A importância da negociação como diferencial competitivo. As diferenças da negociação por mercados. As fases da negociação. Estratégias e táticas da negociação. Os elementos e as variáveis básicas da negociação. Habilidades do negociador. Perfis dos negociadores e a solução de conflitos. Simulações de negociação. Vendas Consultivas e Pós Vendas. 

SIMULAÇÃO EMPRESARIAL (JOGOS DE EMPRESAS)

Simulação de gestão empresarial em um mercado simulado. Tomada de decisões estratégicas e operacionais visando à aplicação dos principais conceitos de administração geral. Administração de vendas e precificação. Administração financeira orçamentária. Administração de RH e sua gestão com uma avaliação imediata dos impactos nos resultados das empresas simuladas. 
Metodologia de Pesquisa

METODOLOGIA DE PESQUISA

A pesquisa e o método. Tipologias de pesquisa. Elementos pré-textuais (Capa, Folha de rosto, Dedicatória, Agradecimentos, Resumo, Sumário, Lista de Figuras, Tabelas, Gráficos, Quadros). Elementos textuais (Introdução, Revisão da Literatura, Método de Pesquisa, Análise de Dados, Discussão dos Resultados, Conclusão). Elementos pós-textuais (Referências bibliográficas, Anexos, Apêndices).

Informações gerais

Corpo docente:

O corpo docente é composto, em sua maioria, por professores doutores e mestres da Fundação Instituto de Administração em constante atividade de aprimoramento frente ao número de artigos publicados, pesquisas aplicadas à prática de mercado e treinamentos internacionais em importantes Universidades da Europa e dos EUA. Professores com vasta experiência de mercado e visão empresarial, altamente capacitados e com ótima didática, oferecem modernas e eficazes ferramentas de aprendizado, empregando em suas aulas cases reais para facilitar o processo de aprendizagem.

Sistema de Avaliação:

Cada módulo é composto por disciplinas. Os alunos serão avaliados em cada uma das disciplinas do programa por meio de prova escrita, além de trabalhos individuais ou em grupo.

No caso da avaliação da disciplina ocorrer por prova e trabalhos, a média ponderada da mesma será composta pelos pesos de 70% e 30%, respectivamente. Os trabalhos terão peso máximo de 30%. A nota do módulo será composta pela média das disciplinas que o compõe e deverá ser, no mínimo, 7,0 (sete).

Frequência:

O certificado de frequência será fornecido aos alunos que tiverem frequência mínima de 50% nas disciplinas e nos módulos e 75% no total do curso. Somente será permitido o abono de faltas, conforme regulamentação do MEC, em casos de gravidez (licença maternidade) e doenças infectocontagiosas.

Certificação:

A Faculdade FIA de Administração e Negócios – mantida pela Fundação Instituto de Administração – expedirá Certificado de Conclusão do Curso aos alunos que tenham: (i) acompanhado o curso de modo satisfatório, consoante com os padrões exigidos pela Coordenação; (ii) frequentado, ao menos, 50% (cinquenta por cento) de cada disciplina oferecida e 75% (setenta e cinco por cento) do total de aulas do Curso; e (iii) obtido aprovação em avaliações e provas a que for submetido, incluindo os Estudos Dirigidos e o Trabalho de Conclusão do Curso.

Pré-requisitos:

  • Formação superior completa com título reconhecido pelo MEC
  • Disponibilidade de tempo para estudos extraclasse

Seleção:

Os interessados no curso passam por processo seletivo para a formação das turmas, no qual é realizada uma análise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição, além de uma entrevista individual com a coordenação do programa. O coordenador buscará entender na entrevista de seleção as expectativas dos candidatos e se as mesmas estão em consonância com os objetivos e fundamentos do próprio curso.

O processo seletivo ocorrerá nas dependências da FIA.

Salientamos que as inscrições e entrevista com o coordenador não acarretam qualquer custo ao candidato.

Contato:

Relacionamento Labfin/Provar
Tel.: (11) 3894-5004
Email: cursoslabfinprovar@fia.com.br

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