Pós-graduação
Engenharia Financeira

Turma Vila Olímpia

Início das aulas: 24/09/2019
Dias e horários: Terça-Feira 19h00 às 23h00 Semanal
Quinta-Feira 19h00 às 23h00 Semanal
Local: Av. Dr. Cardoso de Melo, 1491
Carga horária: 420 horas

Últimas Vagas!

Este programa foi desenvolvido pela equipe técnica do LABFIN (Laboratório de Finanças) com a colaboração de profissionais do mercado financeiro e de tesouraria de empresas, buscando oferecer conceitos, ferramentas e técnicas essenciais ao exercício das funções de um profissional do mercado financeiro, combinando teoria e prática.

Diferenciais da Pós-graduação Engenharia Financeira

O principal diferencial do curso é aliar o aperfeiçoamento em métodos quantitativos ao conhecimento dos produtos e serviços do mercado financeiro e às mais atuais abordagens em gestão de risco, atendendo assim à demanda das empresas e bancos.

Os participantes serão capacitados a utilizar ferramentas de análise estatística e matemática aplicadas a finanças.

Com isso, o curso atende à necessidade apresentada pelo ambiente atual, com o aumento da complexidade dos instrumentos financeiros, maior relevância das questões relacionadas a risco e à importância de utilizar modelagem matemática e econométrica em finanças.

Objetivos

  • Capacitar os profissionais para utilizar técnicas estatísticas e matemáticas em finanças.
  • Aperfeiçoar o conhecimento sobre produtos financeiros e gestão de riscos, permitindo a aplicação prática em estruturação de operações e produtos financeiros para empresas e instituições financeiras.

Perfil do Aluno

  • Profissionais que atuam nas áreas: financeira, desenvolvimento de produtos financeiros, back-office, operações estruturadas, tesouraria, controladoria e contabilidade, que tenham interesse em adquirir conhecimentos sobre instrumentos avançados de análise de decisão, riscos e investimentos
  • Profissionais de finanças que desejam ampliar seus conhecimentos sobre o mercado financeiro utilizando uma visão quantitativa.

Metodologia

A metodologia do curso de Pós-graduação Engenharia Financeira é composta por aulas expositivas, estudos de caso, resolução de exercícios, palestras e simulações empresariais, conferindo maior dinamismo ao desenvolvimento das atividades. O curso também utiliza vários casos estruturados pelo LABFIN para a ilustração de conceitos abordados durante as aulas teóricas e vídeos para motivar o debate e a troca de ideias entre os alunos.

Credenciamentos

ANPAD – Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração
FIA – Fundação instituto de Administração
MEC – Ministério da Educação e Cultura.

Investimento

Consulte a secretaria do curso

Coordenadores

Prof. Dr. José Roberto Securato
Criador e Idealizador do LABFIN e Professor Titular da FEA – USP

Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo
Presidente do Conselho do PROVAR e Professor Titular da FEA – USP


Corpo docente

O corpo docente é composto, em sua maioria, por mestres e doutores, além de contar com especialistas e profissionais com notório saber na área e sólida experiência didática e de mercado, o que garante a excelente capacitação técnica, acadêmica e didática aos alunos.

Sistema de avaliação

Cada módulo é composto por disciplinas. Os alunos serão avaliados em cada uma das disciplinas do programa por meio de prova escrita, além de trabalhos individuais ou em grupo. No caso da avaliação da disciplina ocorrer por prova e trabalhos, a média ponderada da mesma será composta pelos pesos de 70% e 30%, respectivamente. Os trabalhos terão peso máximo de 30%. A nota do módulo será composta pela média das disciplinas que o compõe e deverá ser, no mínimo, 7,0 (sete).

Frequência

O certificado de frequência será fornecido aos alunos que tiverem frequência mínima de 50% nas disciplinas e nos módulos e 75% no total do curso. Somente será permitido o abono de faltas, conforme regulamentação do MEC, em casos de gravidez (licença maternidade) e doenças infectocontagiosas.

Certificação

Será considerado aprovado no curso, o aluno que obtiver simultaneamente: (1) média nos módulos igual ou superior a 7 (sete), (2) atingir frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas-aula do curso, (3) ter sido aprovado no Trabalho de Conclusão do Curso, com média final igual ou superior a 7 (sete). Ao pós-graduando que cumprir tais requisitos é conferido o certificado de pós-graduação lato sensu, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, de acordo com a Resolução CNE/CES nº 1 de 06/04/2018, em nível de Especialização ou MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar.

Pré-requisitos

  • Formação superior completa com título reconhecido pelo MEC
  • Desejável dois anos de experiência profissional relevante
  • Disponibilidade de tempo para estudos extraclasse
  • Leitura na língua inglesa

Seleção

Os interessados no curso de Pós-graduação Engenharia Financeira passam por processo seletivo para a formação das turmas, no qual é realizada uma análise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição, além de uma entrevista individual com a coordenação do programa.

O coordenador buscará entender na entrevista de seleção as expectativas dos candidatos e se as mesmas estão em consonância com os objetivos e fundamentos do próprio curso.

Salientamos que as inscrições e entrevista com o coordenador não acarretam qualquer custo ao candidato.

Carga Horária Total

420 horas/aula, divididas da seguinte forma:

  • 360 h – aulas presenciais;
  • 60 h – estudos dirigidos (Ensino a distância – EaD);

Estudos Digiridos

Tratam-se de atividades mandatórias que serão realizadas, a distância, via portal eletrônico, sendo que o aluno será aprovado apenas se obter nota superior ou igual a 7,0 (sete). Os Estudos Dirigidos devem ser cumpridos antes do término das aulas presenciais do programa.

TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um dos instrumentos utilizados na avaliação do aproveitamento do aluno nos MBAs e Pós-Graduações da FIA. É uma oportunidade orientada para o experimento e a aplicabilidade dos conceitos estudados e debatidos ao longo do curso.

Constitui-se em um trabalho próprio, individual, original, redigido em língua portuguesa, oferecendo uma contribuição relevante para a área de conhecimento em questão, satisfazendo os requisitos de complexidade exigidos para o nível de especialista nos cursos de Pós-Graduação e MBAs da FIA.

Ressalta-se que, para o desenvolvimento do TCC, o aluno deve apresentar um estudo de caso aplicado. Não serão aceitos estudos puramente bibliográficos, fundamentados apenas em informações de livros, Internet e dados disponíveis ao público em geral.

 

Matriz Curricular do curso de Pós-graduação Engenharia Financeira

Mercado Financeiro e de Câmbio (28h)
  • Mercado Financeiro e de Capitais – Aula Inaugural
  • Mercado de Câmbio e Internacional
Cálculo Financeiro e Economia (32h)
  • Cálculo Financeiro
  • Economia e Cenários
Métodos Quantitativos Aplicados a Finanças (28h)
  • Estatística
  • Métodos Quantitativos Aplicados à Decisão
Modelagem Estatística e Econométrica (32h)
  • Regressão e Análise Multivariada (Previsão)
  • Econometria
Análise de Demonstrações Financeiras e Estrutura de Capital (36h)
  • Análise de Demonstrativos Financeiros
  • Estrutura de Capital e Project Finance
Teoria de Carteiras e Modelagem com Big Data (24h)
  • Teoria de Carteiras e Medidas de Risco
  • Modelagem Financeira com Big Data
Renda Fixa e ALM (Asset and Liability Management) (28h)
  • Renda Fixa
  • Asset and Liability Management
Derivativos (36h)
  • Derivativos: Futuros, Termos e Swaps
  • Derivativos: Opções
Gestão de Riscos (32h)
  • Risco de Mercado – VaR
  • Aprimorando Soft Skills por Meio do Coaching
  • Risco de Crédito
Avaliação de Empresas e Operações Estruturadas (28h)
  • Avaliação de Empresas (Valuation)
  • Operações Estruturadas e Derivativos Internacionais
Estudos Dirigidos (60h)
  • Governança Corporativa e Ética Empresarial EAD
  • Empreendedorismo EAD
Simulação Empresarial Aplicada a Finanças (56h)
  • Simulação Empresarial Aplicada a Finanças

Matemática Financeira

ANÁLISE DE INVESTIMENTO: TAXA MÍNIMA DE ATRATIVIDADE

Nesta aula o professor demonstra como funciona a TIR apresentando, em um fluxo de caixa, a relação estabelecida entre as entradas e saídas a partir de uma data estabelecida. Na aula, o professor aponta como este cálculo é feito e o que cada operação significa na HP. Para saber mais sobre os prazos e as relações com o fluxo de caixa, acesse a aula

Atendimento

Telefônico - de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h. 
Email - cursoslabfinprovar@fia.com.br

São Paulo - Unidade Paulista

Presencial – de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e aos sábados das 9h às 12h
Av. Paulista, 302 - 4o. andar - Bela Vista - ao lado do Metrô Brigadeiro

PARCEIRO INSTITUCIONAL

GOWORK

 

FIA - LABFIN.PROVAR:
A primeira escola de negócios
com o coworking integrado.