Pós-graduação Certificate
Digital Retail Business

Varejo e Mercado de

Consumo na Era Digital

Início: 08/03/2023

Carga horária: 360h

Dias: Aulas síncronas 2 vezes por mês

EaD ao Vivo e Flexível

Supere seus desafios.

Uma pós-graduação conectada com a nova Era Digital, que vai transformar você em um profissional diferenciado.

Para você que está buscando
uma Pós-graduação…

1. PARA SUPERAR OS PRINCIPAIS DESAFIOS DOS NEGÓCIOS DIGITAIS

Saber como implementar/potencializar a transformação digital na sua empresa, considerando os desafios tecnológicos, de cultura, governança e gestão. Adequar seu mindset e de todo o time para a alta performance na era digital. Efetivar o omnichannel e prover uma experiência espetacular aos seus clientes. Ampliar a vantagem competitiva da sua empresa para  melhorar os resultados e sustentabilizar o negócio.

2. EM UMA DAS MELHORES ESCOLAS DE NEGÓCIOS DO MUNDO

 

  • A FIA e ÚNICA do Brasil no ranking das 100 melhores do mundo segundo a QS World University Ranking!
  •  Criada por professores da FEA/USP, com mais de 40 anos de história!
  • A única com nota máxima no ENADE/MEC!
  • Certificada e acreditada por instituições internacionais!
  • Professores especialistas, mestres e doutores, com forte experiência de mercado!
  • Curso realizado pelo Núcleo da FIA (PROVAR) especializado em varejo e mercado de consumo!
3. COM CONTEÚDOS RELEVANTES, SUPER ATUAIS

Escolhemos cuidadosamente para você os conteúdos mais relevantes e atuais relacionados ao varejo e negócios digitais. Veja na grade curricular

4. COM UMA FORMA DE APRENDER ESTIMULANTE E MUITO EFETIVA

Professores/Facilitadores que promovem um processo de aprendizagem, por meio de metodologias ativas e de princípios andragógicos (educação para adultos), correlacionando todo o conteúdo com os principais desafios das empresas, apresentando ferramentas efetivas para a resolução de problemas complexos, utilizando aplicativos de interação, vídeos, podcast, infográficos, jogo(simulador) de negócio….tudo isso em um ambiente/estúdio super moderno, altamente tecnológico e muito dinâmico!

5. QUE AJUDE A ALAVANCAR SUA CARREIRA

O curso vai te ajudar a estar atualizado, ser capaz de solucionar problemas complexos, potencializar suas competências estratégicas, conhecer conceitos e aplicar ferramentas atuais de gestão, ser um líder exponencial, antifrágil, que promove o engajamento do time e alcança resultados admiráveis para o negócio.

Tudo isso para te tornar raro, útil e assim, alavancar sua carreira!

E mais! Ampliar seu networking (rede de relacionamento) para te proporcionar grandes oportunidades de crescimento profissional!

AULAS AO VIVO

Em cada disciplina haverá duas aulas ao vivo de 3h realizadas em um moderno estúdio com interação entre professores e alunos por meio do uso do chat, de aplicativos de interação que permitem o compartilhamento de percepções, a aplicação de quizzes e atividades dinâmicas que tornam a aula ainda mais instigante e efetiva.

AULAS GRAVADAS

Você terá a possibilidade de acessar, via ambiente virtual de aprendizagem, videoaulas gravadas de professores extraordinários, com uso da mais alta tecnologia (Lousa Mágica, Tablet Gigante, 4 câmeras robóticas e outras). O estúdio conta ainda com diferentes ambientes que proporcionam uma dinâmica diferenciada (exposição de conteúdo, vídeos e animações ilustrativas e também convidados notórios que atuam no mercado digital, entre outros).

INFOGRÁFICOS

O infográfico favorece a aprendizagem ao combinar harmoniosamente texto e imagem, potencializando o entendimento e a retenção da informação por meio da memória sensorial. Em diversas disciplinas haverá o resumo com o uso do infográfico, uma maneira de fazer o cérebro trabalhar a seu favor, tornando o seu aprendizado muito mais efetivo.

NETWORKING

Os alunos irão contar com um programa de networking estruturado, visando ampliar sua rede de relacionamento e fomentar o processo de aprendizado compartilhado.

No E-Networking (denominação da FIA), os alunos realizarão encontros com a presença de facilitadores do LABFIN.PROVAR – FIA, para a discussão de assuntos e dilemas relacionados às disciplinas do curso, além da apresentação de projetos, demandas e ofertas de trabalho entre os alunos do curso.

Digital Retail Business

APLICATIVOS DE INTERAÇÃO

Nas aulas ao vivo, serão utilizados aplicativos de interação como o Kahoot, Mentimeter, Socrative e outros, onde o professor poderá obter informações em tempo real dos alunos online, por meio de pesquisas ao vivo, questionários, quizzes lúdicos, nuvens de palavras, perguntas e respostas, e muito mais.

CURADORIA

Os professores realizarão a curadoria de conteúdo pertinente à sua disciplina, indicando fontes confiáveis e adequadas para sustentação dos aprendizados e ampliação do conhecimento. Serão indicados artigos acadêmicos, vídeos, livros, sites, blogs, entrevistas e teses.

GAME BASED LEARNING

O trabalho de conclusão do curso (TCC) será em grupo por meio de um jogo empresarial em ambiente digital. Uma simulação de gestão empresarial em um mercado digital, com tomadas de decisão estratégicas e operacionais visando a aplicação dos principais conceitos de gestão de empresas digitais. Aplicando administração de vendas e precificação, financeira orçamentária, de Relações Humanas e sua gestão, com uma avaliação imediata dos impactos nos resultados das empresas simuladas.

PODCAST

Serão disponibilizados podcasts como complemento dos conteúdos ensinados nas aulas, permitindo também que os alunos possam revisar e relembrar as aulas. O podcast é uma ferramenta que resgata a oralidade (linguagem coloquial e informal), inspira criatividade e, com isso, além de reforçar e relembrar o conteúdo, ajuda na compreensão e interesse sobre os temas abordados.

Matriz Curricular

Era Digital: Transformação e Cultura Digital no Varejo
  • Era Digital, do que se trata e como tem impactado a vida das pessoas e dos negócios.
  • O que é a transformação digital e os desafios das empresas de varejo tradicionais para se adaptarem ao mundo digital.
  • As etapas do processo de transformação digital.
  • Os desafios para implementar a transformação digital e como superá-los.
  • O papel da liderança garantindo o entendimento e o engajamento neste processo.
  • Cultura Organizacional e Cultura digital.
  • A importância da cultura no processo de transformação digital e como implementar.
  • Desenvolvendo a cultura aberta para inovações.
  • A cultura como elemento fundamental para integrar lojas físicas e digitais com experiências online e off-line.
Liderança e Gestão na Era Digital
  • Construção de confiança e colaboração, mobilização e engajamento através da influência e comunicação.

  • Liderança Antifrágil – o líder que se fortalece, melhora e se fortalece com os impactos das constantes mudanças.

  • Líder Exponencial – capaz de atuar no mundo de rápidas mudanças, que constrói um futuro inclusivo, equitativo, positivo e abundante. Com as habilidades necessárias para atuar em organizações exponenciais.

  • Gestão 4.0 - lean management, gerenciamento de squads (projetos multidisciplinares), utilização do framework OKR, metodologias ágeis – Scrum, Sprint, Kanban.

  • Gerenciamento de processos de mudança e inovação.

  • Fomento e gestão da inovação utilizando a inteligência coletiva e técnicas de cocriação. Integração de “silos”.

  • Aplicação dos conceitos de Business Intelligence na tomada de decisão baseada em dados (DDDM). Cadeia de Valor Digital. Análise Exploratória de Dados.

Estratégia Empresarial
  • Por que estudar estratégia?
  • Estratégia e decisão: aspectos racionais e comportamentais.
  • Estratégia e visão sistêmica (tool kit).
  • Estratégia aplicada em diferentes contextos.
  • Discussão sobre modelos de negócios.
  • Reflexões sobre estratégia, cultura e perfil das lideranças.
  • Executando, monitorando e ajustando estratégias.
  • Discussões sobre tendências e futuro.
Marketing no Varejo Digital
  • E-business conceitos e plataformas e os modelos de negócio.

  • Gestão de ações on-line de marketing e vendas no varejo.

  • Barreiras de crescimento dos canais de vendas.

  • Tendências em Comunicação e Marketing Digitais.

  • Consumidor no centro e o Omnichannel – “Drive to Customer on Centric".

  • A definição e formatação ideal de sites, plataformas e aplicativos.

  • Digital Trade Marketing X Trade Marketing.

  • Como minimizar o número de desistências no ponto de venda físico e nas lojas online.

  • Como avaliar a experiência no ambiente online.

Inovação no varejo
  • Conceito de inovação - Inovação X Criatividade.

  • O tripé da inovação – Desejabilidade, Praticabilidade e Viabilidade.

  • Fatores determinantes para inovação.

  • Tipos de inovação: Exploratória, Incremental e Disruptiva ou Radical.

  • Capacidades para inovação: Abrasão criativa, Agilidade criativa, Resolução criativa.

  • Desafios para implementar a inovação.

  • Ferramentas para geração de ideias para uso no dia a dia.

  • Design Thinking: de onde surgiu e o entendimento da abordagem para inovação.

  • Etapas do processo de Design thinking.

  • Aplicação prática da abordagem Design thinking.

Negociação e Vendas na Era Digital
  • Como negociar na era da informação.
  • Como a tecnologia pode impactar a arte da negociação.
  • O processo contínuo de negociações e renegociações internas.
  • Negociação ágil.
  • O novo papel do vendedor nas lojas físicas - modelo de venda assistida.
  • Etapas do processo de vendas na era digital.
  • Como potencializar as vendas na era digital.
  • Streaming Selling: venda ao vivo, a nova tendência do varejo.
  • Boas práticas de um vendedor digital.
  • Sales enablement (onde produtos e proposta de valor devem responder prontamente às modificações da demanda do cliente).
  • Metodologia ágeis em vendas (Agile Onboarding).
Tecnologias digitais na Gestão de Negócios de Varejo
  • Cadeia de Valor Digital.
  • Conceitos básicos relacionados a IoT (Internet das Coisas), Big Data, Inteligência Artificial, ChatBox, Machine Learning, Blockchain, Nuvem: Armazenamento de dados.
  • Aplicações Web Tradicionais vs. Apps.
  • Transformação nos setores tradicionais: Casos de utilização da tecnologia por grandes empresas de varejo. Introdução ao IoT.
  • Introdução a Big Data Analytics e Inteligência Artificial: contexto atual, principais desafios, tipos de aplicação.
  • Aplicação da Cadeia de Valor Digital no varejo.
  • Os benefícios da utilização de tecnologias digitais.
  • A importância da integração das tecnologias por meio de um sistema de gestão.
Operação Digital com Excelência no Varejo
  • A TI da era digital e seu papel estratégico nas organizações.
  • O modelo de atuação integrado com outras áreas (squads).
  • Administrando e modernizando o legado tecnológico.
  • Conceitos básicos de logística e de cadeia de suprimentos.
  • Integração da cadeia de suprimento e planejamento da “rede” (network design). Materialização da cadeia de valor, considerando os modelos de negócios digitais.
  • Como fazer o RH ser digital.
  • As práticas de RH no mundo digital – como ficam a avaliação de desempenho, a meritocracia, o processo seletivo, a integração e a demissão.
  • Tecnologias que estão ajudando o RH a inovar seus processos.
  • Aquisição e retenção de talentos e lideranças na era digital.
Experiência Digital do Cliente no Varejo
  • O que é Customer Centricity.
  • Conceito de Jornada do Consumidor: princípios e abordagens.
  • Mapeando a Jornada do Consumidor: elementos & keypoints. Customer personas creation. Empathy mapping. Casos e melhores práticas de empresas que são centradas no cliente.
  • Design - construção de experiências com base na profunda compreensão do cliente.
  • Capacitação dos colaboradores com recursos necessários para proporcionar as experiências certas.
  • NPS: Net Promoter Score – medição, quantificação da qualidade das experiências.
  • Omnichannel. Do que se trata e como implementar.
  • Casos e exemplos da aplicação do omnichannel, integrando lojas físicas, e-commerces e consumidores.
Empreendedorismo Digital no Varejo
  • O que é um ecossistema empreendedor.
  • Como diagnosticar o nível de maturidade de um ecossistema.
  • Do que se trata o intraempreendedorismo - 04 formas de intraempreendedorismo.
  • Startup de varejo. Exemplos e cases.
  • O impacto das startups e da tecnologia no varejo. O futuro do varejo passa pelas startups.
  • Business Model Canvas. Canvas User Board (Persona, Mapa de influência, Mapa de empatia, Jornada do cliente), Canvas proposta de valor.
  • Como atrair investidores.
  • Técnicas de Pitching.
Finanças na era digital
  • Redefinindo o departamento financeiro no contexto digital.
  • Como a aquisição digital permite que o processo de compra atinja o nível de eficácia esperado.
  • Criação de valor para os investidores na era digital.
  • Gestão de indicadores financeiros - quais as mudanças nas métricas e parâmetros das empresas.
  • Novos produtos financeiros e decisões de investimento, financiamento e proteção (hedge).
  • A utilização atual das criptomoedas, suas restrições e regulamentação.
  • A criação de criptomoedas por empresas e governos.
  • A utilização dos novos meios de pagamento.
  • Criação de moedas por empresas financeiras e não financeiras.
  • A inserção das criptomoedas nos modelos de negócios das empresas.
Simulação Empresarial aplicada aos Negócios
  • Simulação de gestão empresarial em um mercado simulado.
  • Tomada de decisões estratégicas e operacionais visando a aplicação dos principais conceitos de administração geral.
  • Administração de vendas e precificação.
  • Administração financeira orçamentária.
  • Administração de RH e sua gestão com uma avaliação imediata dos impactos nos resultados das empresas simuladas.

Estúdio Super Moderno

ALTA TECNOLOGIA

Um estúdio moderno, desenhado e operado pela True Education, que conta com a mais alta tecnologia utilizada nos melhores canais de televisão do Brasil e do mundo! Com 4 câmeras robóticas e oito monitores interativos, o estúdio possui um Tablet Gigante, uma Lousa Mágica, ambiente para entrevistas, entre outros. Ou seja, um estúdio para oferecer aos alunos e ao professor a melhor experiência possível.

TABLET GIGANTE

O Tablet Gigante, altamente tecnológico, proporciona uma exposição de conteúdo muito mais instigante, destacando texto ou imagens, possibilita o zoom e grifos com a mão, desenhando formas gráficas, clicando em vídeos, imagens, gráficos… Tudo isso para tornar sua exposição muito mais interessante e estimulante.

LOUSA MÁGICA

Diferente de uma lousa tradicional ou um quadro branco, a Lousa Mágica permite ao professor manter o contato “olho no olho” com o aluno enquanto escreve fórmulas, funções e demonstrações ilustrativas do conteúdo que está abordando. Esse contato é fundamental para manter a atenção e o interesse do aprendiz.

TELÕES INTERATIVOS

Diversos telões estão dispostos no moderno estúdio, possibilitando uma interação face a face em toda a aula e promovendo, assim, uma dinâmica que torna a aula muito mais estimulante.

CAMERAS ROBÓTICAS

As 4 câmeras robóticas dispostas no moderno estúdio contribuem para o dinamismo da aula e da apresentação do professor. O aluno poderá ver o professor por diversos ângulos nas diferentes ambientações do estúdio.

AMBIENTAÇÕES DINÂMICAS

O moderno estúdio conta com diferentes ambientações para proporcionar muito mais dinâmica, tanto nas aulas gravadas, como nas aulas ao vivo. O professor pode se posicionar em um púlpito no momento mais expositivo do conteúdo, sentar-se para passar mais informalidade, ou recebendo um convidado em outro ambiente. Pode também estar em pé em frente aos telões interativos, utilizando a Lousa Mágica ou o Tablet Gigante. Tudo isso para promover uma aula com muito dinamismo, prendendo a atenção do aluno e potencializando, assim, o seu aprendizado.

Tudo isso para te proporcionar uma experiência de aprendizagem estimulante e muito efetiva!

Investimento

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Atendimento

Telefônico – de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h. 
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São Paulo – Unidade Paulista

Presencial – de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e aos sábados das 9h às 12h
Av. Paulista, 302 – 4o. andar – Bela Vista – ao lado do Metrô Brigadeiro

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