“Exhibitor BIG !deas: Sales Tax Compliance Solutions for Retailers”

 

Um dos grandes desafios empresariais é a manutenção do foco no que é relevante para o sucesso nos negócios: conhecer as necessidades dos clientes e consumidores, e se organizar para atendê-las plenamente, obtendo a maior remuneração possível pelos riscos assumidos, desde que as regras do jogo sejam respeitadas. Regras essas que estão formalizadas pelas leis, normas e costumes das localidades nas quais uma companhia atua.

Acontece que respeitar as regras do jogo, na prática, é sinônimo de honrar todas as obrigações que a empresa assume com os seus stakeholders para que consiga realizar o seu objeto social. Por exemplo, toda empresa precisa administrar os contratos que mantêm com seus funcionários, registrando as principais ocorrências e recolhendo as contribuições, taxas e impostos pertinentes.

O mesmo acontece no que diz respeito à gestão tributária de uma empresa. No Brasil, especificamente, as regras tributárias são demasiadas e com alto grau de complexidade. Pior ainda, sofrem frequentes mudanças, o que torna a vida do gestor mais difícil. A administração de impostos tem sido frequentemente apontada como um fator que desvia o foco central das empresas. Por isso, é cada vez mais comum grandes corporações contratarem serviços e soluções de empresas especializadas na gestão de impostos.

Para saber mais sobre o assunto, conheça os cursos de MBA Finanças e Pós-graduação em Moderna Controladoria do Labfin/Provar, que abordam o tema de planejamento tributário.