Extensão

Gestão de Varejo

Informações Gerais

07 de março de 2018

Quartas e quintas-feiras
das 19h00 às 23h00.

Instalações FIA em São Paulo.

Extensão Gestão de Varejo


Coordenadores:

Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo
Presidente do Conselho do PROVAR e Professor Titular da FEA – USP.
Prof. Dr. José Roberto Securato
Presidente do Conselho do LABFIN e Professor Titular da FEA – USP.

Apresentação do Curso

O segmento varejista brasileiro vive um acelerado processo de mudança, resultando na abertura de oportunidades às empresas que estiverem preparadas para enfrentar a concorrência. O PROVAR, referência como o maior centro acadêmico de investigação nas áreas de varejo e mercado de consumo no Brasil, desenvolveu este curso de extensão sobre Varejo, onde o participante tem a oportunidade de obter subsídios para embasar suas decisões, conhecer tendências e ampliar horizontes nesse mercado.

Diferenciais do Curso

O curso conta com um diferenciado time de docentes, suportados pela habilidade advinda da experiência profissional nacional e internacional e da área acadêmica, além de grande capacidade didática, tornando o processo de aprendizagem fácil e prazeroso. O participante terá a oportunidade de estar em contato com as últimas tendências e práticas aplicadas na área de varejo.

Objetivos:

  • Promover a discussão tanto de conceitos teóricos como de melhores práticas empregadas por empresas varejistas, oferecendo, assim, um conhecimento amplo do varejo e de suas interfaces.
  • Discutir conceitos inovadores de mercado e ferramentas modernas, capacitando os participantes para aplicação prática e imediata dos conceitos mais avançados na área.

Perfil do Aluno:

  • Profissionais da área de varejo que buscam reciclagem e especialização.
  • Profissionais que estão ingressando na área de varejo e precisam adquirir os conhecimentos necessários para o desempenho das novas funções.

Metodologia:

A metodologia do curso é composta por aulas expositivas, resolução de exercícios, palestras e simulações empresariais, conferindo dinamismo ao desenvolvimento das atividades. O curso também utiliza vários casos estruturados pelo PROVAR para a ilustração de conceitos abordados durante as aulas teóricas e vídeos para motivar o debate e a troca de ideias entre os alunos.

Carga horária Total:

72 horas/aula

Matriz Curricular:

DisciplinasCarga Horária
Gestão de Marketing e Comportamento do Consumido14
Formação de Preços no Varejo e Análise Tributária14
Gestão do Sortimento e Ferramentas de Merchandising para Geração de Demanda18
Gestão de Canais de Vendas e Trade Marketing14
Gestão de Pessoas e Relacionamento com o Cliente no Varejo12
CARGA HORÁRIA TOTAL72

Ementa das disciplinas

GESTÃO DE MARKETING E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

  • Fundamentos e estratégias de marketing no varejo.
  • Decisões do mix de marketing no varejo: decisões de produtos e serviços, de comunicação e propaganda, de localização e de preço.
  • Conceito de Valor.
  • Análise da concorrência.
  • Marcas e marcas próprias no varejo.
  • Conceito e foco estratégico dos estudos de comportamento do consumidor.
  • Os novos consumidores: novas necessidades e demandas, suas características e perfis.
  • O Consumidor 2.0 e as novas Tecnologias.
  • O consumidor colaborativo e o varejo co-criativo.
  • Os novos cenários demográficos e econômicos e as novas fronteiras do consumo.
  • Apresentação de cases para discussão.

FORMAÇÃO DE PREÇOS NO VAREJO E ANÁLISE TRIBUTÁRIA

  • Definição de preço e componentes estruturais.
  • Posicionamento estratégico para efeitos de precificação.
  • Normas tributárias brasileiras.
  • Cálculo do custo das mercadorias.
  • Substituição tributária de ICMS.
  • Modelos quantitativos de precificação.
  • Estratégias de precificação. Análise da margem operacional.
  • Análise de uma cadeia de valor.

GESTÃO DO SORTIMENTO E FERRAMENTAS DE MERCHANDISING PARA GERAÇÃO DE DEMANDA

  • Amplitude e profundidade de sortimento.
  • Produtos substitutos e complementares.
  • Posicionamento de preço e processo de qualidade.
  • Fatores que influenciam a decisão do mix de produtos.
  • Necessidades dos Clientes.
  • Sortimento de produtos como solução para gestão de categorias.
  • Indicadores de desempenho para obter excelência no nível de serviço.
  • Apresentação do produto e comunicação dentro da Loja.
  • A Importância da ambientação, do design e da atmosfera de loja como um elemento da estratégia varejista.
  • Layout, tráfego e circulação – principais formatos, características e finalidades de adoção nos diferentes segmentos do varejo.
  • Gerenciamento do espaço.
  • Visual Merchandising – características, objetivos de adoção, planejamento, recursos e ferramentas no ponto de venda.
  • Técnicas e regras práticas para obter os melhores resultados na loja.

GESTÃO DE CANAIS DE VENDAS E TRADE MARKETING

  • Cadeia de abastecimento e canais.
  • Cadeia produtiva e as oportunidades de negócios que estas cadeias apresentam entre os seus membros componentes.
  • Decisões estratégicas de canais de vendas.
  • Canais verticais, híbridos e múltiplos.
  • Sistema logístico empresarial: definição e conceitos.
  • Competência e tarefas da logística: Armazenagem, movimentação e transporte.
  • Medidas de desempenho na logística de distribuição.
  • Centros de distribuição e operadores logísticos.
  • Conceito de estoques e gestão de estoques.
  • Conceito de Trade Marketing.
  • Modelos de atuação entre fabricantes e pontos de vendas.
  • Atuação de Trade Marketing no Shopper Marketing.
  • A importância de Trade Marketing para as organizações.
  • A interface do Trade Marketing na gestão de conflitos entre canais.
  • Calendário Promocional Marketing.
  • Tipos de métricas de desempenho.
  • Estruturas de equipes de Trade Marketing.
  • Estudos de casos.

GESTÃO DE PESSOAS E RELACIONAMENTO COM O CLIENTE NO VAREJO

  • Desafios demandados pelo mercado varejista no processo de gestão de pessoas.
  • Políticas de RH e gestão.
  • Recrutamento e seleção.
  • Treinamento e desenvolvimento de pessoas.
  • Políticas de remuneração.
  • Avaliação e desempenho.
  • Comunicação interna.
  • Atendimento ao cliente.
  • Mitos do atendimento.
  • Tipos de serviços.
  • Pós-atendimento.
  • Pensamento estratégico: Instintivo, Emocional. Racional e intuitivo.

Sistema de Avaliação:

Provas; trabalhos individuais e em grupos; demais atividades a critério da Coordenação do curso.

Frequência:

O certificado de frequência será fornecido aos alunos que tiverem frequência mínima de 75% nas disciplinas e no total do curso. Somente será permitido o abono de faltas em casos de gravidez (licença maternidade) e doenças infectocontagiosas (regulamentação do MEC).

Certificação:

Será fornecido o Certificado de Conclusão do Curso, emitido pela Fundação Instituto de Administração; desde que o aluno tenha: (i) acompanhado o curso de modo satisfatório, consoante os padrões exigidos pela Coordenação; (ii) frequentado, ao menos, 75% (setenta e cinco por cento) de cada disciplina oferecida e do total de aulas do Curso; e (iii) obtido aprovação em avaliações e provas a que for submetido.

Seleção:

Os interessados no curso passam por processo seletivo para a formação das turmas, no qual é realizada uma análise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição, além de uma entrevista individual com a coordenação do programa. O coordenador buscará entender na entrevista de seleção as expectativas dos candidatos e se as mesmas estão em consonância com os objetivos e fundamentos do próprio curso.

Salientamos que as inscrições e entrevista com o coordenador não acarretam qualquer custo ao candidato.

Contato:

Relacionamento Labfin/Provar
Tel.: (11) 3894-5004
Email: cursoslabfinprovar@fia.com.br

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