Extensão

Varejo e Tendências de Consumo

Informações Gerais

01/08/2018

Quartas e Quintas-feiras
das 19h00 às 23h00
Avenida Paulista, 302
– São Paulo – SP

Extensão Varejo e Tendências de Consumo


COORDENADORES:

PROF. DR. CLAUDIO FELISONI DE ANGELO
Presidente do Conselho do PROVAR e Professor Titular da FEA – USP
PROF. ME. CARLOS EDUARDO FURLANETTI
Coordenador-adjunto da FIA e Diretor-executivo do LABFIN

Apresentação do Curso

O segmento varejista brasileiro vive um acelerado processo de mudança, resultando na abertura de oportunidades às empresas que estiverem preparadas para enfrentar a concorrência. O PROVAR, referência como o maior centro acadêmico de investigação nas áreas de varejo e mercado de consumo no Brasil, desenvolveu este curso de extensão sobre Varejo e Tendências de Consumo, onde o participante tem a oportunidade de obter subsídios para embasar suas decisões, conhecer tendências e ampliar horizontes nesse mercado.

Diferenciais do Curso

O curso conta com um diferenciado time de docentes, suportados pela habilidade advinda da experiência profissional nacional e internacional e da área acadêmica, além de grande capacidade didática, tornando o processo de aprendizagem fácil e prazeroso. O participante terá a oportunidade de estar em contato com as últimas tendências e práticas aplicadas na área de varejo e mercado de consumo.

Objetivos:

  • Apresentar e discutir conceitos inovadores de mercado de consumo e ferramentas modernas, capacitando os participantes para aplicação prática e imediata dos conceitos na área.

Perfil do Aluno:

  • Profissionais da área de vendas que buscam reciclagem e especialização.
  • Profissionais que estão ingressando na área de varejo e precisam adquirir os conhecimentos necessários para o desempenho das novas funções.

Metodologia:

A metodologia do curso é composta por aulas expositivas, resolução de exercícios, palestras e simulações empresariais, conferindo dinamismo ao desenvolvimento das atividades. O curso também utiliza vários casos estruturados pelo PROVAR para a ilustração de conceitos abordados durante as aulas teóricas e vídeos para motivar o debate e a troca de ideias entre os alunos.

Carga horária Total:

40 horas/aula, divididas da seguinte forma:

  • 16 hrs – Gestão Estratégica de Marketing;
  • 12 hrs – Antropologia do Consumo e Atitudes de Compra no Varejo (Shopology);
  • 12 hrs – Segmentação e Pesquisa de Mercado;

Gestão Estratégica de Marketing:

Fundamentos e estratégias de marketing no varejo. Decisões do mix de marketing no varejo: decisões de produtos e serviços, de comunicação e propaganda, de localização e de preço. Conceito de Valor. Inteligência competitiva no varejo. Análise da concorrência. A importância das Marcas para o varejo.

Antropologia do Consumo e Atitudes de Compra no Varejo (Shopology):

Contexto histórico do consumo e o surgimento do consumidor moderno. Os novos cenários mercadológicos. Analises preditivas de comportamento e consumo. Conceito e foco estratégico dos estudos de comportamento do consumidor. Os novos consumidores: novas necessidades e demandas, suas características e perfis. O Consumidor 2.0 e as novas Tecnologias. O consumidor colaborativo e o varejo co-criativo. Os novos cenários demográficos e econômicos e as novas fronteiras do consumo. Gerenciando o novo modelo diamante: A evolução das necessidades e a mudança na ‘pirâmide’ de rendas e negócios. Pensando o pós compra e agindo no pós venda. O shopper marketing. Como pensar o PDV como ponto de experiência e interação com o Shopper. O novo shopper e o varejo sensorial, recreativo e consultivo. Apresentação de cases para discussão.

Segmentação e Pesquisa de Mercado:

Métodos de pesquisa: qualitativa e quantitativa. Segmentação de mercado e o posicionamento no contexto das atividades de marketing. Variáveis de segmentação de mercado. Perfis de segmentos. Atratividade de cada segmento. Seleção de segmentos-alvo e definição de estratégias de posicionamento. Pesquisa de marca, satisfação e varejo. Tendências em pesquisa: etnografia, NPS e neuromarketing.

Corpo docente:

O corpo docente é composto, em sua maioria, por mestres e doutores, além de contar com especialistas e profissionais com notório saber na área e sólida experiência didática e de mercado, o que garante a excelente capacitação técnica, acadêmica e didática aos alunos.

Sistema de Avaliação:

Provas; trabalhos individuais e em grupos; demais atividades a critério da Coordenação do curso.

Frequência:

O certificado de frequência será fornecido aos alunos que tiverem frequência mínima de 75% nas disciplinas e no total do curso. Somente será permitido o abono de faltas em casos de gravidez (licença maternidade) e doenças infectocontagiosas (regulamentação do MEC).

Certificação:

Será fornecido o Certificado de Conclusão do Curso, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios – mantida pela Fundação Instituto de Administração desde que o aluno tenha: (i) acompanhado o curso de modo satisfatório, consoante os padrões exigidos pela Coordenação; (ii) frequentado, ao menos, 75% (setenta e cinco por cento) de cada disciplina oferecida e do total de aulas do Curso; e (iii) obtido aprovação em avaliações e provas a que for submetido com nota igual ou superior a 7,0 (sete).

Seleção:

Os interessados no curso passam por processo seletivo para a formação das turmas, no qual é realizada uma análise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição, além de uma entrevista individual com a coordenação do programa.

O coordenador buscará entender na entrevista de seleção as expectativas dos candidatos e se as mesmas estão em consonância com os objetivos e fundamentos do próprio curso.

Salientamos que as inscrições e entrevista com o coordenador não acarretam qualquer custo ao candidato.

Contato:

Relacionamento Labfin/Provar
Tel.: (11) 3894-5004
Email: cursoslabfinprovar@fia.com.br

Faça sua inscrição

Quer Saber Mais?

Tire suas dúvidas
no formulário abaixo

Horário de atendimento

De seg. a sex. das 9h às 20h