Extensão

Gestão de Consultórios e Clínicas Odontológicas

Informações Gerais

06/04/2018 – Sexta-Feira 08h30 às 17h30
07/04/2018 – Sábado 08h30 às 12h30
13/04/2018 – Sexta-Feira 08h30 às 17h30
14/04/2018 – Sábado 08h30 às 12h30
27/04/2018 – Sexta-Feira 08h30 às 17h30
28/04/2018 – Sábado 08h30 às 12h30
11/05/2018 – Sexta-Feira 08h30 às 17h30
12/05/2018 – Sábado 08h30 às 12h30

Avenida Paulista, 302

Extensão Gestão de Consultórios e Clínicas Odontológicas


Coordenadores:

Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo
Presidente do Conselho do PROVAR e Professor Titular da FEA – USP.

Prof. Dr. José Roberto Securato
Presidente do Conselho do LABFIN e Professor Titular da FEA – USP.

Apresentação do Curso:

O segmento varejista brasileiro vive um acelerado processo de mudança, resultando na abertura de oportunidades às empresas que estiverem preparadas para enfrentar a concorrência.

O PROVAR, referência como o maior centro acadêmico de investigação nas áreas de varejo e mercado de consumo no Brasil, apresenta este curso de extensão sobre Gestão de Consultórios e Clínicas Odontológicas, onde o participante tem a oportunidade de obter subsídios para aprimorar suas decisões gerenciais.

O cirurgião dentista, assim como outros profissionais da área da saúde, recebe todo conhecimento teórico, técnico e prático durante sua formação profissional, mas não adquiri capacidade de administrar uma equipe e gerir um consultório ou clínica em sua graduação. Um dentista de sucesso hoje é muito mais que um prático, ele deve ser visto como um empresário. Sabendo disso desenvolvemos um curso completo, no qual participante terá oportunidade de desenvolver seu lado gestor, empreender, conhecer ferramentas que facilitarão seu dia a dia na clínica e desenvolver técnicas administrativas, de vendas e marketing.

Diferenciais do Curso:

Um curso único no mercado pois conta com um time diferenciado de professores, os melhores em suas áreas, empreendedorismo, finanças, vendas, gestão de pessoas, marketing, franquias, todos com grande capacidade didática, tornando o processo de aprendizagem fácil e prazeroso. O participante terá a oportunidade de estar em contato com grandes empresas do setor odontológico, nas áreas de softwares de gestão, franquias e de tecnologias em tratamentos.

Objetivos:

  • Colocar o dentista a par de teorias e técnicas importantes na gestão de seu consultório ou clínica, de uma forma didática e com conceitos práticos para serem empregados no dia a dia.
  • Discutir tendências e tecnologias empregadas nos processos administrativos e clínicos.

Perfil do Aluno:

  • Dentistas e profissionais da área odontológica que buscam melhorar sua performance na área de gestão de seu consultório ou clínica.
  • Dentistas ou profissionais interessados em abrir uma Franquia Odontológica.
  • Dentistas administradores de clínicas.

Metodologia:

A metodologia do curso é composta por aulas expositivas, elaboração, apresentação e discussão de trabalhos sobre oportunidades e modelos de negócios, simulações de situações do dia a dia de um consultório ou clínica, debates e troca de ideias entre os professores e alunos, além de seminários com representantes de grandes empresas do mercado odontológico, conferindo dinamismo ao curso e aproximando os alunos das tendências mercadológicas.

Credenciamentos:

AMBA – The Association of MBAs criada em 1967 e sediada em Londres.
ANAMBA – Associação Nacional de MBA
ANPAD – Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração
FIA – Fundação instituto de Administração
MEC – Ministério da Educação e Cultura.

Carga horária Total:

48 horas/aula

DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA
Empreendedorismo 8 horas
Liderança no Trabalho 8 horas
Finanças 8 horas
Vendas 8 horas
Tendências Mercadológicas 6 horas
Marketing Digital 8 horas
Tópicos Avançados em Gestão 2 horas
CARGA HORÁRIA TOTAL 48 horas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Empreendedorismo

EMPREENDEDORISMO

Conceitos de empreendedorismo, competências para o empreendedorismo, identificação e análise de oportunidades, estruturação de modelo de negócio.
Liderança no Trabalho

LIDERANÇA NO TRABALHO

 Inteligência Intrapessoal: Gestão de si mesmo e das circunstâncias. Gestão de intenção e Gestão de Expetativas. Qual a minha intenção? Adversidades de um dentista multi funções. Identificação do seu diferencial competitivo. Planejamento: identificando a sua rede de apoio (parceria e fornecedores). Gestão: Gestão de equipes/ fornecedores/ parcerias. Inteligência Interpessoal, Interdependência, Diálogo e Comunicação Assertiva. Excelência no Atendimento: O paciente no centro das ações. Os 4 diferentes estilos comportamentais. Produtividade: Plano de Ação, Indicadores de Resultados.
Finanças

FINANÇAS

Formação de preços e Impostos: Cálculo Hora Clínica, Valor 1ª. Consulta. Como calcular o custo dos procedimentos, Como cobrar determinados procedimentos ou especialidades, Administração de impostos e taxas incidentes: (TRSS, ISS, IR, PIS , COFINS, CONTRIBUIÇÃO SOCIAL). Gestão de Custos: Secretária X Escritório Virtual, Tempo das consultas e custos. Despesas compartilhadas com outros profissionais (dentistas), O que muda de PJ para PF?
Vendas

VENDAS

Análise estratégica – matriz SWOT. Técnicas de vendas (modelo Harvard de negociação) – planejamento, abordagem, motivação de compra, ofertas de valor, critérios de decisão. Estilos/perfis de pacientes e formas de relacionamento – analítico, pragmático, expressivo, integrador. Aspectos culturais e sociais na venda.
Tendências Mercadológicas

TENDÊNCIAS MERCADOLÓGICAS

 Franquias – A Essência do Franchising, Números do mercado brasileiro, Vantagens e desvantagens para Franqueadores e Franqueados, Aspectos legais e financeiros, Segmento de Odontologia no Franchising, Desafios e Tendências, Conclusões. Software de gestão odontológica. Necessidade e soluções, vantagens no uso para pacientes particulares, convênios e operadoras, padrão de troca de informação em saúde suplementar (TISS/ANS) com convênios e operadoras, Software instalado na clínica ou na nuvem? Demandas legais que seu consultório precisa cumprir e o software deverá atender, módulos mínimos e desejados para seu consultório ou clínica. Uso de tecnologia em tratamentos. O que existe hoje no mercado, qual a tendência para futuros tratamentos, como a tecnologia facilita nossos tratamentos.
Marketing Digital

MARKETING DIGITAL

Objetivos estratégicos da presença em ambientes digitais: ambiente de negócios e concorrência; comportamento do consumidor digital; comunicação digital; pesquisa netnográfica e monitoramento; qualificação de leads; publicidade digital e patrocínios; assessoria de imprensa e RP digital. Seleção de mídias digitais: site próprio; blogs; redes sociais – principais formatos, estruturas, vantagens e pontos de atenção; marketing de conteúdo e storytelling; marketing de influência. Planejamento estratégico de marketing digital: elaboração de plano de marketing digital para clínicas e/ou visibilidade pessoal do dentista.
Tópicos avançados em gestão

TÓPICOS AVANÇADOS EM GESTÃO

Discussão e troca de informações com representantes de grandes empresas odontológicas nas áreas de tecnologia, franquia e software de gestão.

Informações gerais

Corpo docente:

O corpo docente é composto, em sua maioria, por mestres e doutores, além de contar com especialistas e profissionais com notório saber na área e sólida experiência didática e de mercado, o que garante a excelente capacitação técnica, acadêmica e didática aos alunos.

Sistema de Avaliação:

Provas; trabalhos individuais e em grupos; demais atividades a critério da Coordenação do curso.

Frequência:

O certificado de frequência será fornecido aos alunos que tiverem frequência mínima de 75% nas disciplinas e no total do curso. Somente será permitido o abono de faltas em casos de gravidez (licença maternidade) e doenças infectocontagiosas (regulamentação do MEC).

Certificação:

Será fornecido o Certificado de Conclusão do Curso, emitido pela Fundação Instituto de Administração; desde que o aluno tenha: (i) acompanhado o curso de modo satisfatório, consoante os padrões exigidos pela Coordenação; (ii) frequentado, ao menos, 75% (setenta e cinco por cento) de cada disciplina oferecida e do total de aulas do Curso; e (iii) obtido aprovação em avaliações e provas a que for submetido.

Seleção:

Os interessados no curso passam por processo seletivo para a formação das turmas, no qual é realizada uma análise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição.

Contato:

Relacionamento Labfin/Provar
Tel.: (11)  97138-4059
Email: cursoslabfinprovar@fia.com.br

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