Extensão

Derivativos

Informações Gerais

19/10/2017

Terças e Quintas-feiras
das 19h00 às 23h00

Alameda Santos, 1293 – São Paulo – SP

Extensão: Derivativos


Coordenadores:

Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo
Presidente do Conselho do PROVAR e Professor Titular da FEA – USP.
Prof. Me. Carlos Eduardo Furlanetti
Coordenador-adjunto da FIA e Diretor-executivo do LABFIN.

Apresentação do Curso:

Este programa foi desenvolvido pela equipe técnica do LABFIN (Laboratório de Finanças) com a colaboração de profissionais do mercado financeiro e especialistas em produtos e serviços do mercado financeiro, buscando aprofundar os conhecimentos sobre os diferentes tipos de derivativos existentes no Brasil, permitindo o melhor desenvolvimento das atividades dos profissionais desse mercado.

Diferenciais do Curso:

O principal diferencial do curso é oferecer uma formação específica e voltada para as reais necessidades do mercado financeiro, desde os conceitos dos produtos, aplicações práticas, estratégias de investimento e precificação de derivativos. Além disso, por reunir profissionais e professores com experiência no mercado, o curso oferece um rico ambiente de discussão sobre os novos produtos, estratégias, aplicações práticas e riscos envolvidos nas operações.

Objetivos:

  • Apresentar os diferentes produtos derivativos utilizados no Brasil e no mundo.
  • Estabelecer conexões entre as características dos produtos e sua utilização como proteção contra riscos, especulação e arbitragem.
  • Discutir as diferentes aplicações práticas e estratégias de investimento com o uso de derivativos.
  • Compreender e praticar a precificação de derivativos.

Perfil do Aluno:

  • Profissionais do mercado financeiro atuando em gestão de recursos, tesourarias, mesas de operação, atendimento a investidores, back-office, middle-office, consultorias, auditoria e outros que tenham relação direta com os produtos do mercado financeiro;
  • Outros profissionais de finanças que tenham interesse em aprofundar os conhecimentos sobre derivativos, visando objetivos profissionais.

Metodologia:

A metodologia do curso é composta por aulas expositivas, estudos de caso, resolução de exercícios, e uso intensivo de planilhas eletrônicas, conferindo maior dinamismo ao desenvolvimento das atividades. O curso também utiliza vários casos estruturados pelo LABFIN para a ilustração de conceitos abordados durante as aulas teóricas e vídeos para motivar o debate e a troca de ideias entre os alunos.

Carga horária Total:

36 horas/aula, divididas da seguinte forma:

  • 18 hrs – Derivativos: Futuros, Termos e Swaps;
  • 18 hrs – Derivativos: Opções;

Derivativos: Futuros, Termos e Swaps

Conceitos: Futuros, Termos e Swaps. Participantes dos mercados. Mercados na BM&F. Mercado a Termo – Bovespa. Mercado Futuro. SWAP. Especificações do contrato futuro de taxa média de depósitos interfinanceiros de um dia. Forward Rate Agreement de cupom cambial (FRA de cupom). Estratégias com Futuros. Hedge de operações.

Derivativos: Opções

O conceito de Opção. As opções em bolsas de valores. As opções de compra (call). As operações de financiamento e reversão das opções de compra. As opções de venda (put). Principais estratégias com opções. Volatilidade. Modelo de Black-Scholes. Movimento Browniano. Equação diferencial de Black e Scholes. Gregas. Compra/Venda volatilidade

Informações gerais

Corpo docente:

O corpo docente é composto, em sua maioria, por mestres e doutores, além de contar com especialistas e profissionais com notório saber na área e sólida experiência didática e de mercado, o que garante a excelente capacitação técnica, acadêmica e didática aos alunos.

Sistema de Avaliação:

Provas; trabalhos individuais e em grupos; demais atividades a critério da Coordenação do curso.

Frequência:

O certificado de frequência será fornecido aos alunos que tiverem frequência mínima de 75% nas disciplinas e no total do curso. Somente será permitido o abono de faltas em casos de gravidez (licença maternidade) e doenças infectocontagiosas (regulamentação do MEC).

Certificação:

Será fornecido o Certificado de Conclusão do Curso, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios – mantida pela Fundação Instituto de Administração desde que o aluno tenha: (i) acompanhado o curso de modo satisfatório, consoante os padrões exigidos pela Coordenação; (ii) frequentado, ao menos, 75% (setenta e cinco por cento) de cada disciplina oferecida e do total de aulas do Curso; e (iii) obtido aprovação em avaliações e provas a que for submetido com nota igual ou superior a 7,0 (sete).

Seleção:

Os interessados no curso passam por processo seletivo para a formação das turmas, no qual é realizada uma análise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição.

Salientamos que as inscrições e entrevista com o coordenador não acarretam qualquer custo ao candidato.

Contato:

Relacionamento Labfin/Provar
Leandro Andriani dos Reis
Tel.: (11) 3894-5004
Email: cursoslabfinprovar@fia.com.br

Faça sua inscrição

Quer Saber Mais?

Tire suas dúvidas
no formulário abaixo

Horário de atendimento

De seg. a sex. das 9h às 20h

Compartilhe com amigos