Extensão

Administração Estratégica de Compras

Informações Gerais

17/08/2018 – Módulo I & II

17/08/2018 – Módulo I

05/10/2018 – Módulo II

Semana Intensiva das 8h30 às 18h.

Av. Paulista, 302 – Bela Vista

 

Administração Estratégica de Compras


Coordenadores:

Prof. Dr. Nuno Manoel Martins Dias Fouto
Professor da FEA-USP.
Doutor em Administração FEA-USP.
Engenheiro de Aeronáutica ITA.

Visão Geral

Este Curso com 80 horas/aula de duração (2 Módulos) oferece conhecimento abrangente e prático para aperfeiçoar os resultados e a gestão da área de
Suprimentos da sua organização.
Serão abordados de forma profunda os temas mais relevantes e as melhores práticas globais, em Módulos independentes mas que se complementam.

Objetivo

Revisão dos principais temas que fundamentam o Propósito e o Valor de Compras (B2B2S). Estimular uma reflexão das competências pessoais relacionadas a eles, das principais Metodologias disponíveis, e um balanço das prioridades para a Empresa – curto e médio prazos.
A visão de conjunto do negócio deverá sempre estar presente, permitindo uma abordagem crítica da atuação dos profissionais no contexto em que atua.
O pano de fundo deste processo são as mudanças sociais e tecnológicas atuais, que demandam e permitem novas formas de lidar com a rede de Parceiros internos e externos.

Público Alvo

O Curso está estruturado para líderes com significativa experiência em Suprimentos e envolvidos com a estratégia de compras, além de consultores e profissionais que desejam destacar-se.
Nossos alunos têm sido Gerentes, Coordenadores e high-potentials de empresas de médio e grande porte de qualquer segmento.
Pessoas que buscam proativamente uma reciclagem e a oportunidade de crescimento em suas carreiras.

Carga horária Total:

80 horas/aula

Matriz Curricular:

Módulo I:
Disciplina

Carga horária

ANÁLISE DA CADEIA DE VALO R E O PAPEL DE COMPRAS

8h

MEGA TRENDS & INOVAÇÃO EM COMPRAS

8h

ASPECTOS DE LIDERANÇA

8h

GESTÃO DE RISCOS E COMPLIANCE

8h

SUSTENTABILIDADE E COMPRAS

8h

Carga horária total

40h

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

– Importância estratégica de Compras dentro da organização
– A criação de valor através da área de Compras
– Impactos de Compras nos P&L e Balance Account
– Modelos de maturidade de Compras e desenhos organizacionais
– As principais métricas de desempenho

MEGA TRENDS & INOVAÇÃO EM COMPRAS

– As principais tendências de Compras no ambiente global e digital de negócios
– As várias faces e impactos da digitalização: Compras 4.0
– Novas formas de geração de valor através da colaboração com fornecedores
– Inovação em produtos e serviços, processos e sistemas

ASPECTOS DE LIDERANÇA

– Conhecer-se melhor para liderar equipes de alto desempenho
– Gestão da comunicação e dos conflitos com stakeholders
– Noções de Neurociência aplicada à liderança, comunicação e negociação
– Regulação Emocional baseada na Neurociência
– TKI – Instrumento que diagnostica o estilo de negociação

GESTÃO DE RISCOS E COMPLIANCE

– O poder da gestão de riscos aplicado aos processos de Compras
– A gestão de riscos como indutor do processo de criação e proteção do valor
– Governança Corporativa e práticas de controles
– Compliance como prática de negócios
– Gestão de riscos em fornecedores

SUSTENTABILIDADE E COMPRAS

– Ampliação do Conceito: da Responsabilidade à Inovação
– Impactos, riscos e oportunidades: Matriz de Materialidade
– Gestão das Relações (internas e externas)
– Processos, frameworks e ferramentas: oportunidades e desafios
– Visão sistêmica e modelagem de custos
– Criação de valor e novos Modelos de Negócios

Módulo II:
Disciplina

Carga horária

METODOLOGIA SPEND ANALYSIS

8h

IMPLANTANDO STRATEGIC SOURCING (I) – TCO

8h

IMPLANTANDO STRATEGIC SOURCING (II)

8h

MÉTRICAS DE PERFORMANCE

4h

GESTÃO DE CONTRATOS

4h

IMPLANTANDO STRATEGIC SOURCING (III) – PROJETOS

8h

Carga horária total

40h

METODOLOGIA SPEND ANALYSIS

– Importância da Abordagem Estratégica para as Organizações
– Identificação de Categorias de gastos e Matriz de Kraljic
– Alavancas de Redução de Custos
– Plano Estratégico de Suprimentos

IMPLANTANDO STRATEGIC SOURCING (I) – TCO

– Mudança de modelo mental
– O que é a Metodologia de Strategic Sourcing
– Conceituação e exemplos de Baseline
– Análise do custo total (TCO)

IMPLANTANDO STRATEGIC SOURCING (II)

– Modelos Alternativos de Fornecimento
– Implantação das RFXs – Melhores Práticas
– Modelos de Processo de Negociação (mesa X eletrônica)
– Implantação de acordos e garantia dos benefícios projetados

MÉTRICAS DE PERFORMANCE

– O que a área de Compras deve medir?
– Diferença entre Metas, Indicadores e Métricas
– Formas e Ferramentas de Controle de Indicadores de Performance.
– Como serão os indicadores de Compras 4.0

GESTÃO DE CONTRATOS

– Legislação como fundamento dos Contratos de Compras
– Principais tipos de Contratos. Importância das Cláusulas
– Riscos no processo de Contratação Nacional e Internacional
– Melhores Práticas

IMPLANTANDO STRATEGIC SOURCING (III) – PROJETOS

– Apresentação dos Projetos dos Participantes
– Planos para Implementação
– Gestão de Relacionamentos: Comunicação e Venda interna

Corpo docente:

O corpo docente é composto, em sua maioria, por mestres e doutores, além de contar com especialistas e profissionais com notório saber na área e sólida experiência didática e de mercado, o que garante a excelente capacitação técnica, acadêmica e didática aos alunos.

Sistema de Avaliação:

Provas; trabalhos individuais e em grupos; demais atividades a critério da Coordenação do curso.

Frequência:

O certificado de frequência será fornecido aos alunos que tiverem frequência mínima de 75% nas disciplinas e no total do curso. Somente será permitido o abono de faltas em casos de gravidez (licença maternidade) e doenças infectocontagiosas (regulamentação do MEC).

Certificação:

Será fornecido o Certificado de Conclusão do Curso, emitido pela Fundação Instituto de Administração; desde que o aluno tenha: (i) acompanhado o curso de modo satisfatório, consoante os padrões exigidos pela Coordenação; (ii) frequentado, ao menos, 75% (setenta e cinco por cento) de cada disciplina oferecida e do total de aulas do Curso; e (iii) obtido aprovação em avaliações e provas a que for submetido.

Os interessados no curso passam por processo seletivo para a formação das turmas, no qual é realizada uma analise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição, além de uma entrevista individual com a coordenação do programa.
O coordenador buscará entender na entrevista de seleção as expectativas dos candidatos e se as mesmas estão em consonância com os objetivos e fundamentos do próprio curso.
Salientamos que as inscrições e entrevista com o coordenador não acarretam qualquer custo ao candidato.

Contato:

Relacionamento Labfin/Provar
Tel.: (11) 3894-5004
Email: cursoslabfinprovar@fia.com.br

Módulos I & II – 17/08/2018

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Módulo I – 17/08/2018

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Módulo II – 05/10/2018

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