Extensão

Inteligência de Mercado

Informações Gerais

07 de maio de 2018

Quartas e quintas-feiras
das 19h00 às 23h00.

Instalações FIA em São Paulo

Extensão Inteligência de Mercado


Coordenadores:

Prof. Dr. José Roberto Securato
Presidente do Conselho do LABFIN e Professor Titular da FEA – USP.
Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo
Presidente do Conselho do PROVAR e Professor Titular da FEA – USP.

Apresentação do Curso

A competitividade entre as empresas aumenta a necessidade de antecipar os movimentos dos concorrentes, compreender as necessidades dos clientes, desenvolver inteligência para engajar, preparar e apontar a direção para que as equipes alcancem resultados esperados. É preciso, portanto, desenvolver um complexo arcabouço de informações sobre o que está à volta para tomar a melhor direção, na hora certa.

Diferenciais do Curso

O principal diferencial do curso é apresentar aos alunos uma visão de Inteligência de Mercado que permite enxergar os acontecimentos da organização de maneira sistêmica e interdependente.
O foco em trazer à discussão problemas e fatos reais presentes em todas as disciplinas, por meio da grande experiência dos professores e especialistas na área, apresentando na sala de aula, empresas e seus problemas reais para que os alunos possam solucioná-los.

Objetivos:

  • Capacitar os alunos a tomar decisões em ambientes de alta competitividade, com o uso de modernas ferramentas nas diversas disciplinas abordadas no curso.
  • Desenvolver uma visão crítica do processo de Inteligência, na medida em que alunos dos mais variados segmentos podem trocar experiências e ideias, transferindo o conhecimento de uma área para outra e com isso expandindo as possibilidades de compreensão das soluções para os problemas relacionados a informações e gestão.
  • Compreender a relatividade das áreas de conhecimento, fazendo com que a visão da solução de um problema ou da solução relacionada à inteligência seja abrangente e complexa, fugindo de uma solução simplista e óbvia.

Perfil do Aluno:

  • Profissionais da área de pesquisa e inteligência de mercado que buscam reciclagem e especialização.
  • Analistas, planejadores e estrategistas de mercado, gestores de comunicação e relacionamento com o consumidor e demais profissionais que queiram se aprofundar na área de Inteligência de Mercado.
  • Profissionais que estão ingressando na área de pesquisa e inteligência de mercado, e precisam adquirir os conhecimentos necessários para o desempenho das novas funções.

Metodologia:

A metodologia do curso é composta por aulas expositivas, resolução de exercícios, palestras e simulações empresariais, conferindo dinamismo ao desenvolvimento das atividades. O curso também utiliza vários casos estruturados pelo PROVAR para a ilustração de conceitos abordados durante as aulas teóricas e vídeos para motivar o debate e a troca de ideias entre os alunos.

Carga horária Total:

72 horas/aula

Matriz Curricular:

Disciplinas

Carga horária

Planejamento Estratégico e Execução

18

Inteligência de Mercado

18

Análise do Mercado Concorrencial

14

Pesquisa de Mercado

14

Inovação e Geração de Ideias

8

Carga horária total

72

EMENTA DAS DISCIPLINAS

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E EXECUÇÃO

  • Natureza da Estratégia e suas dimensões: desafios, definições e níveis (corporativo, competitivo e funcional).
  • Processos de definição de Estratégia.
  • Etapas de um processo de Planejamento Estratégico formal: Estratégias Deliberadas x Emergentes e Etapas do Planejamento.
  • Conceituação sobre Vantagem Competitiva.
  • Análise de Setores Competitivos (Análise Externa): Avaliação do macroambiente e 5 forças competitivas.
  • Análise dos Recursos e Capacidades Organizacionais: Visão Baseada em Recursos e Análise SWOT.
  • Estratégias Genéricas: Vantagem competitiva de custos e Vantagem competitiva de diferenciação.
  • Execução da Estratégia: Desafios da Execução e Balanced Scorecard.

INTELIGÊNCIA DE MERCADO

  • Fundamentos e conceitos centrais de Inteligência de Mercado.
  • Inteligência de Mercado e tomada de decisões. Ciclo de Inteligência de Mercado: Planejamento e vigilância; Processo de coleta; Proteção e armazenamento; Transformação de dados em inteligência; Disseminação; Feedback e mensuração.
  • Ferramentas de coleta e análise de dados em Inteligência de Mercado.
  • Implantação de uma área de Inteligência de Mercado.
  • Ética em Inteligência de Mercado.
  • Tendências atuais em Inteligência de Mercado.

ANÁLISE DO MERCADO CONCORRENCIAL

  • Importância da análise concorrencial.
  • Princípios de Análise Concorrencial.
  • Estruturas de mercado, posição de mercado e principais manobras de competição.
  • Influência das vantagens competitivas na análise da concorrência.
  • Movimentos competitivos e reações esperadas.
  • Método para análise da concorrência.
  • Ética e contra inteligência.
  • Ferramentas práticas de monitoramento.
  • Estudo de caso.

PESQUISA DE MERCADO

  • Conceito de Pesquisa.
  • O processo de pesquisa.
  • Pesquisa e Processo Decisório.
  • Tipo de dados.
  • Ética em Pesquisa.
  • Problemas e Objetivos de Pesquisa.
  • Pesquisa Qualitativa: Modelos, Técnicas e Amostragem.
  • Pesquisa Quantitativa: Modelos, Técnicas e Amostragem.
  • Técnicas de Pesquisa: Desenvolvimento de Produtos, Preço e Curva de Demanda, Comunicação e Mídia, e Localização e Distribuição.
  • Escalas.

INOVAÇÃO E GERAÇÃO DE IDEIAS

  • Inovação e seus diversos significados.
  • Inovação contemporânea.
  • Ruptura-vetores de inovação.
  • Inovação intracorporativa ou inovação interna.
  • Plataformas estratégicas para inovar: produto, marca, posicionamento, modelo de negócios.
  • A gestão das boas ideias.
  • Criatividade e a geração de ideias – processo criativo.
  • Como as boas ideias podem ser colocadas em prática.
  • Identificando soluções.
  • Estudos de caso de inovação que vão além da tecnologia.

Corpo docente:

O corpo docente é composto, em sua maioria, por mestres e doutores, além de contar com especialistas e profissionais com notório saber na área e sólida experiência didática e de mercado, o que garante a excelente capacitação técnica, acadêmica e didática aos alunos.

Sistema de Avaliação:

Provas; trabalhos individuais e em grupos; demais atividades a critério da Coordenação do curso.

Frequência:

O certificado de frequência será fornecido aos alunos que tiverem frequência mínima de 75% nas disciplinas e no total do curso. Somente será permitido o abono de faltas em casos de gravidez (licença maternidade) e doenças infectocontagiosas (regulamentação do MEC).

Certificação:

Será fornecido o Certificado de Conclusão do Curso, emitido pela Fundação Instituto de Administração; desde que o aluno tenha: (i) acompanhado o curso de modo satisfatório, consoante os padrões exigidos pela Coordenação; (ii) frequentado, ao menos, 75% (setenta e cinco por cento) de cada disciplina oferecida e do total de aulas do Curso; e (iii) obtido aprovação em avaliações e provas a que for submetido.

Os interessados no curso passam por processo seletivo para a formação das turmas, no qual é realizada uma analise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição, além de uma entrevista individual com a coordenação do programa.
O coordenador buscará entender na entrevista de seleção as expectativas dos candidatos e se as mesmas estão em consonância com os objetivos e fundamentos do próprio curso. Salientamos que as inscrições e entrevista com o coordenador não acarretam qualquer custo ao candidato.

Contato:

Relacionamento Labfin/Provar
Tel.: (11) 3894-5004
Email: cursoslabfinprovar@fia.com.br

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