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Pesquisa e Dimensionamento de Mercado

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EAD Pesquisa e Dimensionamento de Mercado


Coordenador:

Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo

Vice Coordenadores:

Prof. Dr. José Roberto Securato
Prof. Dr. Nuno Manoel Martins Dias Fouto

Apresentação do Curso

Este programa foi desenvolvido pela equipe técnica do PROVAR (Programa de Varejo) com a colaboração de Gestores e Diretores de áreas de Pesquisa e Dimensionamento de Mercado de diversas empresas, nacionais e multinacionais, reunindo conceitos, ferramentas gerenciais e técnicas essenciais para a compreensão dos movimentos dos concorrentes e das necessidades dos clientes, além de engajar, preparar e apontar a direção para que os gestores e suas equipes alcancem resultados esperados.

A versão compacta do curso em sua modalidade a distância (EAD) foi cuidadosamente planejada para garantir um nível de compreensão do conteúdo e sua aplicabilidade de modo similar ao das turmas presenciais. A metodologia EAD privilegia a interação em um ambiente virtual, realizando trocas, sanando dúvidas, recriando, assim, de modo diferenciado, o ambiente acadêmico de elevado nível que diferencia os cursos do LABFIN/PROVAR – FIA.

Diferencial do Curso

O diferencial do programa é apresentar uma visão de Pesquisa e Dimensionamento de Mercado que permita enxergar os acontecimentos da organização de maneira sistêmica e interdependente. O foco em trazer à discussão problemas e fatos reais estão presentes por meio da grande experiência dos professores, especialistas no assunto que ministram.

Objetivos:

  • Possibilitar aos alunos a reflexão sobre os conceitos e ferramentas de Pesquisa, permitindo o desenvolvimento de estratégias eficazes para o crescimento dos negócios.
  • Desenvolver uma visão crítica do processo de Pesquisa e Dimensionamento de Mercado, expandindo as possibilidades de compreensão das soluções para os problemas relacionados a informações e gestão.
  • Compreender a relatividade das áreas de conhecimento, fazendo com que a visão da solução de um problema ou da solução relacionada à pesquisa de mercado seja abrangente e complexa, fugindo do simplista e do óbvio.

Perfil do Aluno:

  • Profissionais da área de marketing, pesquisa e inteligência de mercado que buscam reciclagem e especialização.
  • Analistas, planejadores e estrategistas de mercado, gestores de marketing, comunicação e relacionamento com o consumidor e demais profissionais que queiram se aprofundar na área de Pesquisa de Mercado.
  • Profissionais que estão ingressando na área de marketing, pesquisa e pesquisa de mercado, e precisam adquirir os conhecimentos necessários para o desempenho das novas funções.

Metodologia:

Um aspecto muito importante do curso a distância é sua metodologia de realização, ou seja, a sequência de processos que constroem junto ao aluno uma rotina de atividades com o objetivo de realizar um aprendizado de alto nível.

  • Ênfase nas videoaulas para explicação dos principais conceitos do curso.
  • Aulas com dinâmica muito próxima das aulas presenciais.
  • Material de apoio exclusivo para o curso e associado aos vídeos.
  • Material complementar atualizado.
  • Tutor que auxilia o aluno na resolução de dúvidas.
  • Quizzes para fixar o conteúdo e reforçar a aprendizagem.
  • Fórum que estimula os debates, troca de ideias e conhecimento.
  • Estudos de caso que aproximam a teoria e a prática.

Atividades:

Leitura – o participante deve ler com atenção os conteúdos, casos e conceitos que constam na apostila virtual do programa. O participante recebe a indicação de artigos, outros textos e vídeos que abordam o tema da aula.
Vídeo-aulas – que explicam o conteúdo.
Fórum – aberto desde o primeiro momento, para que o aluno possa debater com seus colegas os desafios que enfrenta quanto a cada conteúdo abordado pelo curso.
Exercícios e estudos de caso – estimulando a interação entre teoria e prática.

Sistema de Avaliação

As atividades dos participantes geram conceitos de notas. Para ser aprovado o aluno precisa obter nota mínima 7,0 no curso.

Carga Horária

12 horas.

  • 20% de vídeo-aulas;
  • 40% de leituras de textos e artigos;
  • 40% de atividades (exercícios, fóruns, cases, etc.).

Ementa das Disciplinas

PESQUISA E DIMENSIONAMENTO DE MERCADO – 12h

  • Pesquisa como suporte à decisão de marketing.
  • Funções de pesquisa na gestão do marketing.
  • A pesquisa e o planejamento de marketing.
  • Etapas de um do processo de pesquisa de marketing.
  • Importância do briefing.
  • Apoio dos Sistemas de Informação a Pesquisa.
  • Pesquisa Qualitativa: modelos, técnicas e amostragem.
  • Pesquisa Quantitativa: modelos, técnicas e amostragem.
  • Técnicas de Pesquisa: desenvolvimento do produtos, preço e curva de demanda, comunicação e mídia, localização e distribuição.
  • Escalas.
  • A pesquisa na internet enquanto coleta de dados e seus desafios.
  • Dimensionamento de Mercado.

Corpo docente:

O docente do curso é o Prof. Me. Fábio Borges Mariano.

Sistema de Avaliação:

As atividades dos participantes geram conceitos de notas e de frequência. Para ser aprovado o aluno precisa obter nota mínima 7,0 e frequência mínima de 75% no curso.

Certificação:

Será fornecido o Certificado de Conclusão do Curso, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios – mantida pela Fundação Instituto de Administração – desde que o aluno tenha: (i) acompanhado o curso de modo satisfatório, consoante com os padrões exigidos pela Coordenação; (ii) assiduidade de 75% (setenta e cinco) no Curso; e (iii) nota mínima 7,0 (sete) em todas as atividades desenvolvidas ao longo do Programa.

Pré-requisitos:

  • Interesse em Pesquisa e Dimensionamento de Mercado.
  • Disponibilidade de tempo para os estudos.
  • Acesso à internet de boa qualidade.

Contato:

Relacionamento Labfin/Provar
Tel.: (11) 3894-5004
Email: cursoslabfinprovar@fia.com.br

Investimento:

Investimento: R$ 300,00* à vista ou em até 12 parcelas*.

Pague com:

Visa MasterCard Diners Amex Elo Boleto

*Consulte outras condições de pagamento na ficha de inscrição.

 

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