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Marketing estratégico e inteligência de mercado

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EAD Marketing estratégico e inteligência de mercado


Coordenadores:

Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo
Prof. Dr. José Roberto Securato

Apresentação do Curso

Este programa foi desenvolvido pela equipe técnica do PROVAR (Programa de Varejo) com a colaboração de Gestores e Diretores de áreas de Marketing e Inteligência de Mercado de diversas empresas, nacionais e multinacionais, reunindo conceitos, ferramentas gerenciais e técnicas essenciais para a compreensão dos movimentos dos concorrentes e das necessidades dos clientes, além de engajar, preparar e apontar a direção para que as equipes alcancem resultados esperados.

A versão compacta do curso em sua modalidade a distância (EAD) foi cuidadosamente planejada para garantir um nível de compreensão do conteúdo e sua aplicabilidade de modo similar ao das turmas presenciais. A metodologia EAD privilegia a interação em um ambiente virtual, realizando trocas, sanando dúvidas, recriando, assim, de modo diferenciado, o ambiente acadêmico de elevado nível que diferencia os cursos do LABFIN/PROVAR – FIA.

Diferencial do Curso

O diferencial do programa é apresentar uma visão de Marketing Estratégico e Inteligência de Mercado que permita enxergar os acontecimentos da organização de maneira sistêmica e interdependente. O foco em trazer à discussão problemas e fatos reais estão presentes em todas as disciplinas, por meio da grande experiência dos professores, especialistas no assunto que ministram.

Objetivos:

  • Possibilitar aos alunos o entendimento de ambientes de alta competitividade, com o uso de modernas ferramentas nas diversas disciplinas abordadas no curso.
  • Desenvolver uma visão crítica do processo de Marketing Estratégico e Inteligência de Mercado, expandindo as possibilidades de compreensão das soluções para os problemas relacionados a informações e gestão.
  • Compreender a relatividade das áreas de conhecimento, fazendo com que a visão da solução de um problema ou da solução relacionada à inteligência e marketing seja abrangente e complexa, fugindo de uma solução simplista e óbvia.

Perfil do Aluno:

  • Profissionais da área de marketing, pesquisa e inteligência de mercado que buscam reciclagem e especialização.
  • Analistas, planejadores e estrategistas de mercado, gestores de marketing, comunicação e relacionamento com o consumidor e demais profissionais que queiram se aprofundar na área de Inteligência de Mercado.
  • Profissionais que estão ingressando na área de marketing, pesquisa e inteligência de mercado, e precisam adquirir os conhecimentos necessários para o desempenho das novas funções.

Metodologia:

Um aspecto muito importante do curso a distância é sua metodologia de realização, ou seja, a sequência de processos que constroem junto ao aluno uma rotina de atividades com o objetivo de realizar um aprendizado de alto nível.
Algumas características deste programa são:

  • Vídeo-aulas para explicação dos principais conceitos do curso.
  • Conteúdo alterna aspectos conceituais e casos em uma apostila disponibilizada de forma on-line.
  • Fórum que estimula os debates, troca de ideias e conhecimento.
  • Estudos de caso que aproximam a teoria e a prática.

Atividades:

Leitura – o participante deve ler com atenção os conteúdos, casos e conceitos que constam na apostila virtual do programa. O participante recebe a indicação de artigos, outros textos e vídeos que abordam o tema da aula.
Vídeo-aulas – que explicam o conteúdo.
Fórum – aberto desde o primeiro momento, para que o aluno possa debater com seus colegas os desafios que enfrenta quanto a cada conteúdo abordado pelo curso.
Exercícios e estudos de caso – estimulando a interação entre teoria e prática.

Sistema de Avaliação

As atividades dos participantes geram conceitos de notas e de frequência. Para ser aprovado o aluno precisa obter nota mínima 7,0 e frequência mínima de 75% no curso.

Carga Horária

64 horas.

  • 20% de vídeo-aulas;
  • 40% de leituras de textos e artigos;
  • 40% de atividades (exercícios, fóruns, cases, etc.).

Ementa das Disciplinas

ESTRATÉGIA EMPRESARIAL – 16h

  • Definição de planejamento estratégico.
  • As questões fundamentais do planejamento estratégico e benefícios.
  • Planejamento estratégico X plano de negócios.
  • Elaboração de diagnóstico.
  • Análise do ambiente externo: identificação de ameaças e oportunidades.
  • Identificação de fatores críticos de sucesso do negócio.
  • Análise dos pontos fortes e fracos das funções empresariais e análise das vantagens competitivas.
  • BSC – Balanced Scorecard.

MARKETING ESTRATÉGICO – 16h

  • Marketing – Natureza, das Necessidades do Cliente ao Valor Percebido, Relevância.
  • Processo de Gestão Marketing e Esferas Estratégica e Tática.
  • Segmentação de Mercado, Seleção de Alvo e Posicionamento.
  • Estratégias para Novos Mercados e Mercados Correntes.
  • Mix de Marketing: Uma Visão Panorâmica.
  • Decisões de Produto, Preço e Distribuição.
  • Plano de Marketing – Consolidação das Decisões Tomadas como Guia de Ação.

PESQUISA E DIMENSIONAMENTO DE MERCADO – 12h

  • Pesquisa como suporte à decisão de marketing.
  • Funções de pesquisa na gestão do marketing.
  • A pesquisa e o planejamento de marketing.
  • Etapas de um do processo de pesquisa de marketing.
  • Importância do briefing.
  • Apoio dos Sistemas de Informação a Pesquisa.
  • Pesquisa Qualitativa: modelos, técnicas e amostragem.
  • Pesquisa Quantitativa: modelos, técnicas e amostragem.
  • Técnicas de Pesquisa: desenvolvimento do produtos, preço e curva de demanda, comunicação e mídia, localização e distribuição.
  • Escalas.
  • A pesquisa na internet enquanto coleta de dados e seus desafios.
  • Dimensionamento de Mercado.

INTELIGÊNCIA DE MERCADO – 12h

  • Fundamentos e conceitos centrais de Inteligência de Mercado.
  • Inteligência competitiva e a tomada de decisões.
  • Ciclo de Inteligência de Mercado: Planejamento e vigilância; Processo de coleta; Proteção e armazenamento; Transformação das informações em inteligência; Disseminação; Feedback e mensuração.
  • Ferramentas de coleta e análise de dados em Inteligência de Mercado.
  • Implantação de uma área de Inteligência de Mercado.
  • Ética em Inteligência de Mercado.
  • Tendências Atuais em Inteligência de Mercado.

INTERNET MARKETING E MÍDIAS SOCIAIS – 12h

  • A Internet e os negócios.
  • A Internet e a estratégia das empresas.
  • Entendendo o público alvo – o consumidor on-line.
  • Os impactos estratégicos da Internet nos negócios.
  • As mudanças no comportamento do consumidor na era digital.
  • As novas técnicas de marketing para a Internet.
  • O futuro do marketing online.
  • Gestão de ações on-line de marketing e vendas.
  • E-Strategy.
  • Internet marketing: tendências e atualidades.
  • Redes Sociais: exemplos e casos práticos.

Corpo docente:

O corpo docente é composto, em sua maioria, por mestres e doutores, além de especialistas e profissionais com notório saber na área e sólida experiência didática e de mercado, o que garante a excelente capacitação técnica e acadêmica aos alunos.

O corpo docente é composto por:
Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo
Prof. Ms. Ricardo Moricci
Prof. Dr. Edson Barbero
Prof. Ms. Fábio Mariano Borges
Prof. Gil Giardelli
Profa. Ms. Heloisa Angelino Massa Giampietro

Pré-requisitos:

  • Interesse na área de marketing e inteligência de mercado.
  • Disponibilidade de tempo para os estudos.
  • Acesso à Internet de boa qualidade.

Certificação:

Será fornecido o Certificado de Conclusão do Curso, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios – mantida pela Fundação Instituto de Administração – desde que o aluno tenha: (i) acompanhado o curso de modo satisfatório, consoante com os padrões exigidos pela Coordenação; (ii) assiduidade de 75% (setenta e cinco) no Curso; e (iii) nota mínima 7,0 (sete) em todas as atividades desenvolvidas ao longo do Programa.
Estamos à disposição para outros esclarecimentos.

Contato:

Relacionamento Labfin/Provar
Tel.: (11) 3894-5004
Email: cursoslabfinprovar@fia.com.br

Investimento:

R$ 2.240,00* à vista ou em até 12 parcelas*.

Pague com:

Visa MasterCard Diners Amex Elo Boleto

*Consulte outras condições de pagamento na ficha de inscrição.

 

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