Como fazer a Gestão Financeira em Clínicas Odontológicas

Data de Início: 27/04/2019
Horários: sábados, das 08h às 17h
Local: Avenida Paulista, 302
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Coordenadores:

Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo
Presidente do Conselho do PROVAR e Professor Titular da FEA – USP.

Apresentação do Curso:

O LABFIN PROVAR, referência como o maior centro acadêmico de investigação nas áreas de varejo, finanças e mercado de consumo no Brasil, apresenta este Curso de Extensão sobre Como fazer a gestão de vendas em Clínicas Odontológicas, onde o participante tem a oportunidade de obter subsídios para aprimorar e atuar de forma prática em suas decisões gerenciais.
O cirurgião dentista, assim como outros profissionais da área da saúde, recebe todo conhecimento teórico, técnico e prático durante sua formação profissional, mas não adquiri capacidade de administrar uma equipe e gerir um consultório ou clínica em sua graduação. Um dentista de sucesso hoje é muito mais que um prático, ele deve ser visto como um empresário. Sabendo disso desenvolvemos um curso completo, no qual participante terá oportunidade de desenvolver seu lado gestor, empreender, conhecer ferramentas que facilitarão seu dia a dia na clínica e desenvolver técnicas administrativas, de vendas e marketing.

Diferenciais do Curso:

Um curso único no mercado pois conta com um time diferenciado de professores, os melhores em suas áreas, empreendedorismo, finanças, vendas, gestão de pessoas, marketing, franquias, todos com grande capacidade didática, tornando o processo de aprendizagem fácil e prazeroso. O participante terá a oportunidade de estar em contato com grandes empresas do setor odontológico, nas áreas de softwares de gestão e de tecnologias em tratamentos.O propósito é uma melhora significativa do resultado financeiro, divulgação, fidelização do cliente (paciente) e visibilidade do consultório.

Objetivos:

  • Inserir os participantes nos principais conceitos de gestão e estratégias de negócios aplicados a clínicas odontológicas com práticas de “como fazer” de maneira eficiente e facilitadora para o cotidiano do negócio.
  • Colocar o dentista a par de teorias e técnicas importantes na gestão de seu consultório ou clínica, de uma forma didática e com conceitos práticos para serem empregados no dia a dia.
  • Discutir tendências e tecnologias empregadas nos processos administrativos e clínicos

Perfil do Aluno:

  • Dentistas e profissionais da área odontológica que buscam melhorar sua performance na área de gestão de seu consultório ou clínica.
  • Dentistas ou profissionais interessados em abrir uma Franquia Odontológica.
  • Dentistas administradores de clínicas. Profissionais da área da saúde, que atuem como sócios e gestores de clínicas ou consultórios médicos, odontológicos, tais como: dentistas, cirurgião dentista, clínico generalista, integrante de equipe odontológica multidisciplinar e outras áreas da saúde.

Metodologia:

A metodologia do curso é composta por aulas expositivas, elaboração, apresentação e discussão de trabalhos sobre oportunidades e modelos de negócios, simulações de situações do dia a dia de um consultório ou clínica, debates e troca de ideias entre os professores e alunos, além de seminários com representantes de grandes empresas do mercado odontológico, conferindo dinamismo ao curso e aproximando os alunos das tendências mercadológicas. Serão utilizados recursos didáticos que facilitem o processo de aprendizagem do grupo com metodologias ativas focando o “Como fazer”.

Carga horária Total:

132 horas/aula

DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA
Como Analisar a Viabilidade Econômica de uma Clínica 16 horas
Como Definir a Precificação dos Serviços Oferecidos em Clínicas 8 horas
Como Definir Planos de Pagamentos Ofertados em Clínicas 8 horas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Como Analisar a Viabilidade Econômica de uma Clínica

Como Analisar a Viabilidade Econômica de uma Clínica

Estimativas de Fluxo de Caixa – escolha de premissas e projeção de fluxo de caixa para unidades clínicas ou de franquias. Determinação do custo de capital próprio e de terceiros na prática para empresas de capital fechado. Cálculo de Valor Residual e Perpetuidade para unidades clínicas, considerando o prazo e características do contrato estipulado. Fluxo de Caixa Descontado. Avaliação Relativa – Múltiplos aplicados a clínicas.
Como Definir a Precificação dos Serviços Oferecidos em Clínicas

Como Definir a Precificação dos Serviços Oferecidos em Clínicas

Visão estratégica de preços. Visão de resultados (DRE por absorção) x Custeio variável x Margem de contribuição. Mark-Up, e Relação Custo x Volume x Lucro. Desconto comercial x desconto financeiro. Tributação sobre preços. Substituição tributária. Custo de Conformidade.
Como Definir Planos de Pagamentos Ofertados em Clínicas

Como Definir Planos de Pagamentos Ofertados em Clínicas

Formas de pagamento e serviços segmentados: boleto, boleto antecipado, cheque, dinheiro, cartões. Planos de Manutenção x Mensalidade. Convênios. Estimativa de definição dos planos de pagamentos ofertados nas clínicas mediante a concorrência.

Informações gerais

Corpo docente:

O corpo docente é composto, em sua maioria, por mestres e doutores, além de contar com especialistas e profissionais com notório saber na área e sólida experiência didática e de mercado, o que garante a excelente capacitação técnica, acadêmica e didática aos alunos.

Sistema de Avaliação:

Estudos dirigidos; trabalhos individuais e em grupos; demais atividades a critério da Coordenação do curso.

Frequência:

O certificado de frequência será fornecido aos alunos que tiverem frequência mínima de 75% nas disciplinas e no total do curso. Somente será permitido o abono de faltas em casos de gravidez (licença maternidade) e doenças infectocontagiosas (regulamentação do MEC).

Certificação:

Será fornecido o Certificado de Conclusão do Curso, emitido pela Fundação Instituto de Administração; desde que o aluno tenha: (i) acompanhado o curso de modo satisfatório, consoante os padrões exigidos pela Coordenação; (ii) frequentado, ao menos, 75% (setenta e cinco por cento) de cada disciplina oferecida e do total de aulas do Curso; e (iii) obtido aprovação em avaliações e provas a que for submetido.

Seleção:

Os interessados no curso passam por processo seletivo para a formação das turmas, no qual é realizada uma análise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição.

Contato:

Relacionamento LABFIN.PROVAR | FIA
Tel.: (11) 3894-5004
Email: cursoslabfinprovar@fia.com.br

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