Muitas empresas e marcas têm trabalhado incansavelmente suas estratégias de marketing de conteúdo para fortalecer, aos olhos dos clientes, a sua autoridade em um determinado nicho de mercado frente a seus concorrentes. Já o branded content ainda não é uma prática olhada com o mesmo cuidado e atenção. Os impactos de uma boa estratégia do tipo, entretanto, podem colocar seu negócio muito à frente da concorrência.

Neste artigo, vamos explicar o que é branded content e por que você deve investir nessa estratégia tão importante num mercado cada vez mais acirrado pela competitividade e pelas exigências de um público que não se contenta apenas com a oferta de bons serviços e produtos.

O que é branded content?

Recentemente, vimos aqui no blog as diferenças entre branded content e marketing de conteúdo. De qualquer modo, só para reforçar as definições, vamos fazer um breve resumo neste artigo também.

Muito mais do que a divulgação de fatos sobre um produto ou serviço, o branded content tem como objetivo estabelecer uma conexão mais estreita e afetiva com a sua audiência.

A partir de estudos e coleta prévia e minuciosa de informações sobre seu público alvo, o foco do branded content é entender de que modo os consumidores podem se reconhecer nos valores compartilhados pela marca.

A partir desse entendimento, criam-se estratégias de marketing que quase não querem se mostrar como tal. Antes, procuram construir narrativas para uma dada audiência que, impactada emocionalmente pelo conteúdo produzido e veiculado em diferentes formatos, perceberá aquela marca como uma “aliada” de seus valores, desejos e crenças.

Ou seja, o branded content busca criar um vínculo emocional com sua audiência a partir de uma estratégia positiva de percepção da marca.

Por sua vez, o marketing de conteúdo procura conduzir o consumidor em sua jornada de compra por meio da produção e do compartilhamento de conteúdo relevante, com o intuito de geração de leads (potenciais clientes).

Agora que já definimos o que é branded content, criando o contraponto com o marketing de conteúdo, vamos ver alguns bons motivos para você não se esquecer de olhar para essa estratégia ainda negligenciada em grande medida.

Reconhecimento da sua marca entre os clientes

Como já deve ter sido possível perceber no tópico anterior, o branded content não tem como intuito primeiro a venda de um bem de consumo. Seu principal objetivo é, antes, o posicionamento e divulgação de uma marca.

Para isso, as empresas podem lançar mão de uma campanha que, por mais que deixe claro de onde parte aquele conteúdo, não explicita a intenção de venda de nenhum produto ou serviço. A preocupação é, ao contrário, trabalhar um assunto que se mostre caro tanto para a marca quanto para sua audiência.

A intenção é que essa audiência seja impactada por um conteúdo que não se mostre como um anúncio publicitário na acepção mais comum do termo; mas sim como uma história que engaje emocionalmente o público e que transmita aquilo em que a marca acredita — e, consequentemente, aquilo que a distingue das outras.


Conquista e fidelização de audiência afinada com os seus valores

O branded content se orienta justamente no sentido de fortalecer a posição de uma marca. Sendo assim, é uma estratégia bastante adequada para as empresas que desejam salientar seus valores para atrair e fidelizar o público que compartilha da mesma visão.

Se, por exemplo, uma empresa quer reforçar ou apresentar seu compromisso com a causa LGBT — seja ela de que nicho de atuação for —, criar um conteúdo relevante e oportuno no Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia é uma estratégia que a aproxima de uma audiência também atenta às questões da diversidade sexual e de gênero. Além disso, tal público lembrará da sua marca como uma parceira da causa.

Criação de conexões fortes e duradouras com o seu público

O compartilhamento de valores entre uma marca e uma audiência é condição indispensável para a criação e o fortalecimento de conexões fortes e duradouras.

O branded content se ocupa justamente desses dois processos. Ele mostra ao seu público que sua empresa não está interessada apenas em vender a todo custo; o consumidor é, antes, alguém de quem ela quer se aproximar e entender as questões que o tocam para melhorar sua experiência.

Trata-se o branded content, portanto, de um dedicado processo para o reconhecimento e o estreitamento de vínculos de partilha e confiança entre uma marca e seu público alvo.

Geração de leads para a sua empresa

Já vimos que a intenção primeira do branded content não é a venda de nenhum produto ou serviço. Entretanto, quando há o aumento do reconhecimento de uma marca entre consumidores, a tendência é que haja atração de um público mais amplo que se identifica com ela — assim como a fidelização daqueles consumidores já impactados anteriormente.

Ou seja, indiretamente, por meio do branded content, você pode ampliar a geração de leads para o seu negócio.

A vantagem é ainda maior se levarmos em conta que, impactados por uma campanha que reforça o universo de valores da empresa, tais leads tendem a ser mais bem qualificados, uma vez que se identificam com o que a marca é e defende.

Diferenciação da concorrência

Abrimos o texto comentando justamente que o branded content ainda não é uma estratégia trabalhada tão exaustivamente quanto o marketing de conteúdo.

Por isso mesmo, investir nele pode ser um diferencial importante entre os seus concorrentes, que podem estar mais acostumados a formas mais tradicionais de publicidade.

Sabemos o quanto o público está cada vez mais ávido por aquilo que desperte a sua curiosidade e interesse. São os conteúdos relevantes e conectados com as tendências do momento que ganham a atenção dos consumidores hoje em dia.

Portanto, considere a possibilidade de inovar seu posicionamento de marca com uma boa estratégia de branded content atenta àquilo que pode fazer brilhar os olhos da sua audiência.

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