Termo bastante conhecido dos profissionais do varejo, o trade marketing é uma estratégia fundamental para que as empresas mantenham a lucratividade e a competitividade, tendo como grande objetivo a conquista do consumidor dentro do ponto de venda, no momento da compra.
Nos últimos tempos, profissionais da área têm estado ainda mais em evidência em virtude das profundas adaptações dos varejistas frente aos desafios acentuados pela pandemia do coronavírus e suas consequências para o comércio.
Devido à necessidade de isolamento social dos últimos meses e a reabertura gradual das lojas físicas, como as ações de trade marketing estão sendo reformuladas para os meios digitais?
Se, por um lado, os desafios são muitos, há também muitas oportunidades neste cenário em que a transformação digital se impõe não só como caminho sem volta, mas como decisão de sobrevivência para os negócios.
Nesse sentido, também o fortalecimento das marcas por meio do branding, associado ao trade marketing no contexto digital, se mostra como peça-chave na resposta aos desafios e oportunidades do momento.
E é justamente sobre isso que falaremos em nosso próximo webinar, Branding e Trade Marketing Digital – Importância, desafios e oportunidades, no dia 30/07, às 20h.
Para reforçar o convite a essa rica discussão sobre um tema em alta no mercado hoje, selecionamos alguns insights e reflexões do bate-papo prévio que tivemos com os professores Adriano Sá e Teresa Cristina Zanon e a diretora de marketing da rede de Supermercados Dalben, Fernanda Dalben. Acompanhe-nos na leitura e não deixe de se inscrever no webinar!
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Vantagem competitiva como missão do trade marketing
“O trade marketing tem como missão gerar vantagem competitiva sustentada pelo crescimento lucrativo, para atingir com sucesso o varejo e consumidores. Sendo assim, pode analisar os hábitos, comportamentos e preferências do shopper/consumidor para obter o sucesso das estratégias de marketing e vendas das indústrias e do varejo, bem como definir canais de vendas, categorias e marcas.” (Profa. Teresa Cristina)
Informação como grande pilar do trade marketing
“A informação é o principal pilar do trade marketing e deve ser utilizada para elaboração de ações promocionais; gerenciamento de categorias; mensuração de resultados e performance de vendas; definição do mix de produtos, canais de vendas e preços; acompanhamento da concorrência e share.” (Fernanda Dalben)
Centricidade no cliente
“Nos últimos anos, o mercado já vinha dando sinais de transformação, principalmente pelas novas tecnologias da informação. O consumidor já vinha se mostrando mais conectado, muito mais informado e, portanto, mais exigente. A partir desse novo status quo de consumidor, que quer fazer parte da própria co-criação das cadeias de valor e do desenvolvimento de produtos e serviços, surgiu, nos últimos anos, a teoria da centricidade no cliente, que demonstra que as próprias companhias, diante da transformação do mercado e dos consumidores, precisaram também mudar seus modelos de gestão – antes focados nos produtos e serviços – para um modelo de gestão focado no cliente.” (Prof° Adriano Sá)
Profissionais do trade marketing em evidência
“As indústrias e varejo acordaram para esse profissional, que possui um papel importante na interface dos negócios. Desde 2014 e até o início de 2020, a transformação digital vinha rompendo padrões e mudando o mindset dos profissionais. Entretanto, a pandemia trouxe uma ruptura de padrões sem limites, aumentando a procura pela profissionalização e competências que os preparem cada vez mais para atuar num mundo mais volátil, com incertezas e bem mais complexo e ambíguo.” (Profa. Teresa Cristina)
Desafios como oportunidades
“Os principais desafios, que também se refletem em oportunidades, se referem a entender o novo comportamento do consumidor. O perfil de compra e os hábitos de consumo mudaram. Dessa maneira, cabe ao trade marketing monitorar as novas tendências para tomar decisões mais assertivas.” (Fernanda Dalben)
Comunhão do mundo físico e do digital
“Empresários e executivos precisam entender que o conceito phygital não se restringe a lançar um e-commerce apenas. Refere-se, antes, a marcas do meio físico adicionarem, e não substituírem, o meio digital em sua essência. Aqui falamos mais do modelo mental do que de uma ou outra ferramenta. E é exatamente por isso que o branding e o trade marketing estão se unindo também no cenário digital. A importância das marcas não diminui quando passa só do mundo físico para o mundo digital: ao contrário, é preciso ter ainda mais valor e força para competir num contexto mais aberto e competitivo como a web. E o trade marketing também ganha muito mais relevância na atração e influência do shopper/consumidor na jornada de consumo.” (Prof° Adriano Sá)
Trade marketing e omnicanalidade
“As estratégias de trade marketing devem estar presentes em todos os canais, afinal, o conceito de omnicanalidade já é uma realidade e foi instaurado forçadamente após a pandemia que nos atinge. Sendo assim, profissionais, indústria e varejo podem e devem se unir a fim de colaborarem para elaboração de ações que tenham extensões no online e offline, ou seja, no ponto de venda físico e digital.” (Fernanda Dalben)
Importância da associação entre branding e trade marketing no contexto atual
“Se, antes da pandemia, empresas se perguntavam quando e se deveriam adotar a transformação digital, os meios digitais e até mesmo os modelos de negócios digitais, hoje não se trata mais de uma escolha, mas sim de uma decisão de sobrevivência. Neste cenário, então, de centralidade no cliente e nova operação, se torna ainda mais relevante a gestão estratégica de marcas, aumentando a força e gerando valor para os negócios, além das estratégias e técnicas de trade marketing também nos meios digitais.” (Prof. Adriano Sá)
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Clique aqui para se inscrever no webinar Branding e Trade Marketing Digital – Importância, desafios e oportunidades, que acontece no dia 30/07, às 20h