No começo do ano a necessidade de se planejar é ainda mais evidente. Então, pensar em novos caminhos a partir deste momento pode fazer a diferença no desenvolvimento do seu negócio ao longo do ano.
Você já se perguntou qual estratégia tem utilizado? Qual a meta da equipe comercial da sua empresa? Essas e outras perguntas são importantes para nortear o trabalho da área de Vendas e auxiliar na gestão dos negócios.
Vemos que empresas varejistas têm uma preocupação ainda maior com o setor comercial. Portanto, os gestores elaboram planos de ação com objetivos e prazos relevantes para o faturamento total da companhia.
Ou seja, realizar um planejamento ajuda a se antecipar a possíveis problemas e estar à frente da concorrência.
Levante os tópicos principais e descreva os objetivos
Por ser um documento direcionado à otimização de processos na empresa, o plano de vendas pode ser considerado um mapa para a gestão comercial.
Uma vez desenhado pela liderança e acordado com a equipe, os colaboradores podem seguir as metas com olhar para o negócio e para os objetivos em comum com a empresa.
Embora seja feito com foco nos objetivos, esse tipo de mapa também permite a análise e o monitoramento dos resultados. Dessa forma, todos os envolvidos com o processo de vendas sabem a situação atual e onde pretendem chegar.
Uma ideia é listar as ações de acordo com seu objetivo principal. Coloque as informações abordadas pela equipe, faça ajustes e compartilhe com o grupo antes de iniciar as atividades.
A troca de experiências vai auxiliar no desenho de um novo plano. A equipe pode pensar em conjunto quais são as dificuldades e os desafios encontrados na hora de oferecer seu produto. Dessa maneira, vão refletir juntos e perceber quais são as melhores soluções para a empresa.
Conheça o produto e a concorrência
Conhecer o produto é o primeiro passo. Entenda a fundo o que sua empresa comercializa. Se necessário, consulte departamentos técnicos e de produção para saber detalhes do produto e como é produzido.
Essas informações podem ser a base para uma boa negociação com fornecedores e clientes. Então, não fique com dúvida. Leia sobre o setor que atua e entenda o produto que você vende.
Em seguida, pesquise os produtos similares feitos pela concorrência. É fundamental conhecer a posição da sua empresa no mercado.
Além disso, saber como os concorrentes apresentam o produto vai ajudá-lo no momento da venda.
Quanto mais informações você tiver do seu produto e da concorrência, como preço, benefícios e desvantagens, mais pontos você tem a seu favor na negociação com os compradores.
Analise seu histórico de vendas
Conhecer o que já foi feito, considerando as ações que geraram bons resultados e também o que não deu certo, pode ajudar você e sua equipe a determinar as próximas ações.
Afinal, a tomada de decisão realizada pela gestão envolve normalmente a análise do cenário atual, assim como as situações vividas pela empresa no passado.
Da mesma forma, a equipe de Vendas pode revisitar as atividades realizadas anteriormente e checar os resultados obtidos.
Por isso, é importante levantar pontos positivos e questões a serem resolvidas. Somente a partir dessa análise surgem as necessidades de melhorias no negócio.
Outro ponto de destaque é saber que não basta apenas conquistar novos clientes. Tenha em mente a necessidade de manutenção da carteira que possui.
O bom relacionamento com os consumidores e seu atendimento por diferentes canais contam na qualidade de entrega e, consequentemente, nos resultados e na receita.
Consulte o plano no decorrer do ano
Fique atento se seu plano contém todos os tópicos abordados e reflita se tem mais algum aspecto a incluir. Deixe o documento por perto para consultar no decorrer do ano.
Recorra ao plano quando precisar se lembrar de alguma ação. Além disso, permita que sejam feitos ajustes, conforme as oscilações do mercado em que atua.
Fique atualizado com as tendências do mercado
Para se aprimorar e ficar antenado com as mudanças constantes do mercado de consumo, busque o autodesenvolvimento, que pode ser por leitura, troca de experiências ou até um curso de longa duração.
Para isso, damos a seguinte sugestão: adquira conceitos e técnicas importantes para a área de Vendas ingressando no programa de MBA Gestão de Negócios: Vendas e Planejamento de Vendas.
Afinal, aperfeiçoar suas competências garante uma melhor gestão da sua empresa e seu crescimento no mundo dos negócios. Reveja seu planejamento e invista em você também!
Fonte: FIA – LABFIN.PROVAR